Nº | Título | Autores |
---|---|---|
711 | Ensino de Química e CTS: Análise das publicações no SIMPEQUI (2008-2017) | MARCELO FRANCO LEÃO (UFRGS E IFMT) NILMA SILVANIA IZARIAS (IFG E UNIVATES) ENIZ CONCEIÇÃO OLIVEIRA (UNIVATES) JOSÉ CLAUDIO DEL PINO (UFRGS E UNIVATES) |
720 | A abordagem CTS-Arte numa atividade didática permeada pela Química e pela Arte para favorecer a educação ambiental | LEONARDO MACIEL MOREIRA (UFRJ) FILIPE ADOLPHO PESSANHA FÉLIX (UFRJ) LETÍCIA DE OLIVEIRA BEZERRA (IFRJ) |
579 | A CIÊNCIA NO UNIVERSO CINEMATOGRÁFICO DE SUPER-HERÓIS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DE CENAS DO FILME HOMEM ARANHA 2 | MIRELLY ALEXANDRE GOMES (IFPB) FRANCISCO FURTADO NETO (DEMÓCRITO DE SOUSA) JOÃO BATISTA MELO RESENDE FILHO (IFPB) |
622 | A CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO EM ESTUDOS PUBLICADOS NOS ANAIS DO SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUÍMICA NO PERÍODO DE 2006 A 2017 | RAFAEL MARTINS MENDES (FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FACED/UFU) OLENIR MARIA MENDES (FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FACED/UFU) |
614 | A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE PESQUISA E PRODUÇÃO DE SABER | AIRTON MARQUES DA SILVA (UFC) ANA LAURA SOUZA ALVES (UFC) |
332 | A Difusão da Química Verde nos artigos da Revista Química Nova no período de 2010 à 2017 | FRANCISNARA TONHOLI (INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS PALMAS) SANDRA INÊS ADAMS ANGNES (INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS PALMAS) MARILEI CASTURINA MENDES SANDRI (INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS PALMAS) |
652 | A divulgação científica no facebook: Uma análise do perfil de algumas páginas. | LUCAS VIVAS DE SÁ (UFBA) EDVALDO COUTO (UFBA) |
666 | A expansão do ensino superior no Brasil e a formação de professores de Química: um mapeamento do período entre 2007 e 2016 | DAYSE DAS NEVES MOREIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) ANA CLAUDIA LIMA ARAUJO (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) ISADORA MARIA GOUVEIA ANDRADE (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) MARIA BETANIA HERMENEGILDO DOS SANTOS (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) PAULO CÉSAR GEGLIO (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) |
649 | A IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DE UM MINICURSO TEMÁTICO SOBRE A QUÍMICA DAS DROGAS APLICADOS AOS ALUNOS DA 3ª SÉRIE DA EEM ESCOLA JOÃO ALVES MOREIRA - VAZANTES/IDEAL EM ARACOIABA-CEARÁ | AIRTON MARQUES DA SILVA (UFC) BEATRIZ SIMÃO GERMANO (UFC) |
665 | A IMPORTÂNCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS DOS CONTEÚDOS DE FÍSICO-QUÍMICA APLICADOS AOS ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ZÉLIA DE MATOS BRITO DO MUNICÍPIO DE GUARAMIRANGA-CE | AIRTON MARQUES DA SILVA (UFC) JOÃO PAULO GOMES DA SILVA (UFC) |
532 | A lei periódica em livros didáticos de Química selecionados pelo PNLD 2018: uma análise sob a ótica da Teoria do Conhecimento. | ADRIANO LOPES ROMERO (UTFPR / UNIOESTE) MÁRCIA BORIN DA CUNHA (UNIOESTE) |
722 | A PERCEPÇÃO DISCENTE SOBRE QUESTÕES DE GÊNERO NAS CIÊNCIAS EXATAS | CÁSSIA FERREIRA COUTINHO PEREIRA (UFRJ) PRISCILA TAMIASSO MARTINHON (UFRJ) SIMONE BECKER (UFGD) ANGELA SANCHES ROCHA (UERJ) CÉLIA SOUSA (UFRJ) |
596 | A Problematização com o Arco de Maguerez: uma proposta metodológica para o ensino de química contextualizado | LIDIANE JANAIARA CARVALHO NASCIMENTO (IFRJ-NILÓPOLIS) JORGE CARDOSO MESSEDER (IFRJ-NILÓPOLIS) |
368 | A QUÍMICA, A ALIMENTAÇÃO E O ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS COM ENFOQUE CTS | JULIANNA PRATA (UFRJ) JOAQUIM DA SILVA (UFRJ) |
404 | A tabela periódica escalariforme de Charles Janet e algumas (tentativas de) adaptações ao longo dos anos. | ADRIANO LOPES ROMERO (UTFPR / UNIOESTE) MÁRCIA BORIN CUNHA (UNIOESTE) |
671 | A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS ATRAVÉS DE MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NAS TURMAS DE 1° ANO DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO MARIA AMÉLIA PERDIGÃO SAMPAIO DO MUNICÍPIO DE PALMÁCIA-CEARÁ. | AIRTON MARQUES DA SILVA (UFC) JOCILANE DE OLIVEIRA MELO (UFC) |
601 | A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS /QUÍMICA NO ÂMBITO DO PIBID IF BAIANO CAMPUS GUANAMBI | JANE GERALDA FERREIRA SANTANA (IF BAIANO) MONIQUE BERTOLDO FERNANDES (IF BAIANO) SÍLVIA CLÁUDIA MARQUES LIMA (IF BAIANO) |
727 | A Utilização de uma crônica para trabalhar conceitos de Eletroquímica | CLAUDIANA DANTAS CALIXTO (UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA) ANDRÉ LUÍS PEREIRA DE SOUSA FÉLIX (UNIVERSIDADE FEDERALDO VALE DO SÃO FRANCISCO) WELSON DIAS DE OLIVEIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO) THIAGO PEREIRA DA SILVA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO) |
654 | A UTILIZAÇÃO DO EXTRATO DA FLOR DE BANANEIRA COMO INDICADOR DE ÁCIDO-BASE ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS APLICADO AOS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA MARIA AMÉLIA PERDIGÃO SAMPAIO EM PALMÁCIA-CE | AIRTON MARQUES DA SILVA (UFC) BRENA CLÉSIA LUZ DOMINGOS (UFC) |
670 | A utilização do jogo “Química na realidade” como um instrumento de aprendizagem significativa no Ensino Médio. | THIAGO MOEIRA OLIVEIRA (UFRJ) ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA GUERRA (UFRJ) |
683 | ABORDAGEM EXPERIMENTAL E LÚDICA DOS FUNDAMENTOS DO EQUÍLIBRIO QUÍMICO BASEADOS NO PRINCÍPIO DE LE CHATELIER | TALITA ARAUJO OLIVEIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) HELENE CÍCERA SOARES BIZERRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) SOLANGE CHAGAS MOREIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) VIVIANE GOMES TEIXEIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) ANDREZA AIKO CORRÊA TAKAIZUMI SANTOS (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) |
342 | Abordagem investigativa para o ensino de princípios de espectrometria atômica em cursos técnico em química | PEDRO JOSÉ SANCHES FILHO (IFSUL) |
595 | ABORDAGEM SOBRE BIOSSEGURANÇA NO ENSINO DE QUÍMICA | MICHELINE SOARES COSTA OLIVEIRA (UECE) VICTORIA REGGNA PAULINO ALBUQUERQUE (UECE) CRISTIANE DUARTE ALEXANDRINO TAVARES (CISNE) MARIA DANIELLE DE SOUSA MARTINS (SEDUC) |
718 | ABORDANDO A SÍNDROME DE DOWN EM AULAS DE QUÍMICA: conhecer para desmistificar | LOUISE COSTA DA SILVA ALMEIDA (CEEQUIM/UFRJ) IARA DÉNIZ ORNELLAS (UFRJ) ALCINDO MIGUEL MARTINS FILHO (UFRJ) ANGELA SANCHES ROCHA (UERJ) CÉLIA SOUSA (UFRJ) PRISCILA TAMIASSO MARTINHON (UFRJ) |
587 | Além do mar de elétrons | ALVARO BARCELOS (COLEGIO CRUZEIRO) |
315 | Alternativa para tratamento e recuperação de sulfato de cobre de rejeitos de experimentos | BRUNA MÉDICE CHINELATE (IF SUDESTE MG) GABRIELA TROTTA LINHARES (IF SUDESTE MG) DENISE BARROS DE ALMEIDA BARBOSA (IF SUDESTE MG) BRUNA LAYZA MOURA VIEIRA (IF SUDESTE MG) TATIANA ALVES TOLEDO (UFU) |
604 | ANÁLISE DE ANALOGIAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO | MARTA DA SILVA TRINDADE (UFPA) JORGE RAIMUNDO DA TRINDADE SOUZA (UFPA) LICURGO PEIXOTO DE BRITO (UFPA) JOSÉ ALEXANDRE DA SILVA VALENTE (EAUFPA) |
724 | ANÁLISE DE UM JOGO DIDÁTICO PARA O ESTUDO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE SÃO RAIMUNDO NONATO-PIAUÍ. | ANDRÉ LUÍS PEREIRA DE SOUSA FÉLIX (UNIVERSIDADE FEDERALDO VALE DO SÃO FRANCISCO) THIAGO PEREIRA DA SILVA (UNIVERSIDADE FEDERALDO VALE DO SÃO FRANCISCO) SABRINA DA CONCEIÇÃO SOUSA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO) |
593 | APLICAÇÃO DO JOGO CHEMICAL DECK EM AULAS DE QUÍMICA | MICHELINE SOARES COSTA OLIVEIRA (UECE) VICTORIA REGGNA PAULINO ALBUQUERQUE (UECE) CRISTIANE DUARTE ALEXANDRINO TAVARES (CISNE) MARIA JULIETE FERREIRA DE SOUZA (SEDUC) |
600 | APLICAÇÃO DO JOGO QUIMINÓ EM AULAS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO | CRISTIANE DUARTE ALEXANDRINO TAVARES (CISNE) ANDRÉIA MOURA MACHADO (SEDUC) VICTORIA REGGNA PAULINO ALBUQUERQUE (UECE) MICHELINE SOARES COSTA OLIVEIRA (UECE) |
569 | Apresentação de sequência didática para o ensino de Química Ambiental | JAMILE MARIANO MACEDO MACEDO (IFRO) |
663 | AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DO SERIDÓ SOBRE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS | FILIPE DE SOUZA DANTAS (IFRN) RAQUEL DE SOUZA BORGES (IFRN) LYANNE XAVIER DA SILVA (IFRN) MAURA COSTA BEZERRA (IFRN) MICHELLE MENEZES DE OLIVEIRA (IFRN) |
721 | Atividade adaptada no ensino de distribuição eletrônica para alunos com Autismo no 9o ano. | PAMELLA CAROLINE ABREU DA SILVA (UFPA) FABIO LUIZ PARANHO COSTA (UFG) GUNAR VINGRE DA SILVA MOTA (UFPA) |
733 | Atividades Lúdicas Computacionais Visando um Primeiro Contato com a Química no Ensino Fundamental | CLEBERSON SOUZA SILVA (UFG) EDIELEN SILVA MACHADO (IFG) LUIZ FERNANDO BATISTA LOJA (IFG) DIEGO ARANTES TEIXEIRA PIRES (IFG) |
423 | AULAS PRÁTICAS NA PÓS-GRADUAÇÃO: UMA NECESSIDADE DISCENTE | ADEIRTON FREIRE MOREIRA (PPGECM (PROFISSIONAL)) FRANCISCO JOSÉ DA COSTA (PPGECM (PROFISSIONAL)) JOÃO BATISTA VASCONCELOS JÚNIOR (PPGECM (PROFISSIONAL)) SERGIO DE OLIVEIRA QUEIROZ (PPGECM (PROFISSIONAL)) ATHUS TORRES FLORAMBEL (PPGECM (PROFISSIONAL)) JACKSON ALVES RODRIGUES PAIVA (PPGECM (PROFISSIONAL)) LEONARDO FIGUEIREDO SOARES (PPGECM (PROFISSIONAL)) ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PPGECM (PROFISSIONAL) /DQAFQ-UFC) |
669 | AULAS TEMÁTICAS E VISITA PLANEJADA À FEIRA-LIVRE EM PRODUTO EDUCACIONAL: ESTUDO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS | LUIS CARLOS DE ABREU GOMES (COLÉGIO PEDRO II) MARIA CRISTINA DO AMARAL MOREIRA (IFRJ) |
608 | Avaliação do Ambiente Virtual de Aprendizagem e seus recursos midiáticos segundo os estudantes do curso de Licenciatura em Química do IFMT em EaD | MARCELO FRANCO LEÃO (UFRGS E IFMT) ALINE SILVA DE ASSIS (IFMT) ENIZ CONCEIÇÃO OLIVEIRA (UNIVATES) JOSÉ CLAUDIO DEL PINO (UFRGS) |
647 | AVALIAÇÃO NO ENSINO QUÍMICA: UM ESTUDO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES INGRESSANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFPA | GABRIEL LUCAS DOS ANJOS FERREIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) MURILO HENRIQUE DOS SANTOS LIMA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ADRIANO CALDEIRA FERNANDES (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) |
730 | Bolo de Caneca: uma experiência saborosa! | FREDERICO SCHOENE (IMA) LEONARDO DANTAS LEANDRO (ESCOLA SESC DE ENSINO MÉDIO) |
716 | BRINCANDO COM A QUÍMICA – RELATO DE UMA GINCANA MOTIVACIONAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES | ELUZIR PEDRAZZI CHACON (UFF) MARCIA NARCIZO BORGES (UFF) ANA BEATRIZ DA SILVA JOVÊNCIO MARTINS (IEPIC) MATHEUS PORTO MARÇAL (UFF) THIAGO DUARTE RODRIGUES (UFF) |
364 | Caminho Radioativo: Um jogo didático vinculado ao Ciclo de Experiência Kellyana. | SANDRO MARCIO ARAUJO PAES (UFRJ) A.C.O GUERRA (UFRJ) |
682 | Ciência, Tecnologia e Sociedade: reflexões e implicações sobre o ensino de Química nas publicações dos eventos científicos | BARBARA SOUSA (UFMA-CAMPUS BACANGA) CICERO BEZERRA (UFMA-CAMPUS BACANGA) SEVERINA CANTANHEDE (UFMA CAMPUS CODÓ) LEONARDO CANTANHEDE (IFMA-CAMPUS CODO) |
582 | CONEXÕES ENTRE O ETNOCONHECIMENTO E OS CONTEÚDOS CLÁSSICOS DA QUÍMICA MODERNA: ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS UTILIZADOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES | CAMILA BRANDÃO SOUSA (UEA) CÉLIA MARIA SERRÃO ELEUTÉRIO (UEA) SEBASTIÃO VITOR TRINDADE COLARES (UEA) PEDRO CAMPELO DE ASSIS JÚNIOR (UEA) FERNANDO SÉRGIO DOS SANTOS FARIAS (UEA) RAFAEL JOVITO (UEA) |
607 | CONSTRUÇÃO DE MODELOS CONCRETOS: RELATOS DE UM CURSO DE EXTENSÃO | DIJAN FILLIPPI DE SOUSA ALVES (UFRJ) IZABEL JALES FERREIRA (UFRJ) |
528 | CONSTRUÇÃO DE UM LABORATÓRIO MÓVEL COM MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II | ALINE GOMES LOPES PINHEIRO (IFRO) ANGÉLICA FERNANDES ESTOK (IFRO) |
636 | Contextualizando o ensino de Química a partir de um tema ambiental. | LETICIA OLIVEIRA BEZERRA (IFRJ CAMPUS NILÓPOLIS) ISMARCIA GONÇALVES SILVA (IFRJ CAMPUS NILÓPOLIS) FILIPE ADOLFO PESSANHA FELIX (UFRJ) |
638 | Contribuições da experimentação para a difusão do ensino de química no Ensino Fundamental I | LUIZA HELENA DUARTE FERNANDES (UFRJ) BIANCA DA LUZ PEREIRA (UFRJ) CAMILLA LIMA GONÇALVES (UFRJ) GABRIELA MENEZES ARAUJO (UFRJ) NEUZA DE ALMEIDA ARAUJO VITAL (UFRJ) JOAQUIM FERNANDO MENDES DA SILVA (UFRJ) ANTONIO CARLOS OLIVEIRA GUERRA (UFRJ) |
341 | Contribuições do método de aprendizagem cooperativa Jigsaw no entendimento dos Modelos Atômicos e para a inserção da História da Química no Ensino Médio | LUCAS GUIMARÃES (IFRJ) DENISE CASTRO (IFRJ) |
678 | Contribuições do método Estudo de Caso na articulação dos conceitos de polaridade, solubilidade e geometria molecular. | RAYSSA FERREIRA (IFRJ NILÓPOLIS) VICTOR MAGALHAES (IFRJ NILÓPOLIS) |
681 | CTS E INVESTIGAÇÃO: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SOLUÇÕES E PARA O FOMENTO DE POSTURA CRÍTICA NOS EDUCANDOS | ALANA JÉSSICA PANTOJA DOS SANTOS MONTEIRO (UFPA- UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) RAMIELY YASMINE ROSA PEREIRA (UFPA- UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) MURILO HENRIQUE DOS SANTOS LIMA (UFPA- UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) JOÃO BATISTA MENDES NUNES (UFPA- UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) |
629 | Desenvolvimento e avaliação de atividades com enfoque CTS ocorridas no Curso de Especialização em Ensino de Ciências do IFMT | MARCELO FRANCO LEÃO (UFRGS E IFMT) BRUNO PEREIRA GARCÊS (IFTM) NILMA SILVANIA IZARIAS (UNIVATES E IFG) ENIZ CONCEIÇÃO OLIVEIRA (UNIVATES) |
656 | É MISTURA OU SOLUÇÃO? UMA PROPOSTA EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA PARA O ESTUDO DAS SOLUÇÕES | FERNANDA GARCIA DE ALMEIDA (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA) VIVIANE ARRIGO (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA) CAMILA MARQUES DE GIULI (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA) |
588 | Ensinando química através de placas de leds coloridos | BARCELOS ALVARO (COLÉGIO CRUZEIRO) |
334 | ENSINO HÍBRIDO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM A DISCIPLINA DE QUÍMICA ORGÂNICA I PARA OS CURSOS DE LICENCIATURA E DE BACHARELADO EM QUÍMICA DA UFRJ | JOAQUIM FERNANDO MENDES DA SILVA (UFRJ) |
603 | Ensino-Aprendizagem de Eletrólise a partir da Mineração de Bauxita na Amazônia para a produção de Alumínio: uma abordagem CTS | AMANDA TABOSA FARIAS (UFPA) DEBORAH DA CUNHA FONSECA (UFPA) JORGE RICARDO COUTINHO MACHADO (UFPA) |
643 | ESCALA TÁTIL DE pH: A TEMÁTICA DAS FUNÇÕES INORGÂNICAS ÁCIDO-BASE UTILIZANDO O INDICADOR NATURAL EXTRATO DE REPOLHO ROXO. | LUCAS MAIA DANTAS (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA) ANDRÉ DE AZAMBUJA MARASCHIN (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA) AMELIA ROTA BORGES DE BASTOS (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA) |
380 | ESTEROIDES ANABÓLICOS-ANDROGÊNICOS COMO RECURSO MOTIVADOR PARA O ENSINO DE QUÍMICA | AMANDA TORRES VIEIRA DA COSTA (IFRJ) JORGE CARDOSO MESSEDER (IFRJ) |
305 | Estrela Verde: análise semiquantitativa para avaliar a verdura química do método de extração da cafeína do chá preto | THAYANE MARIA SILVA (IFPR) JULIANA APARECIDA BOLZAN (IFPR) SANDRA INÊS ADAMS ANGNES GOMES (IFPR) MARILEI CASTURINA MENDES SANDRI (IFPR) |
581 | EXPERIMENTAÇÃO COM TEMA MOTIVADOR CALORIMETRIA DE COMBUSTÍVEIS PARA ALUNOS DO ENSINO | LOHRENE DE LIMA DA SILVA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) PEDRO LUIZ ARANZATE DIAS (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) JÚLIA MARIA LIMA PINHEIRO (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) ERICA XAVIER DE OLIVEIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) ADRIANA DOS SANTOS LAGES (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) |
704 | EXPERIMENTANDO SOLUÇÕES: UMA ESTRATÉGIA PRÁTICA PARA ENSINO DE DILUIÇÃO PARA ALUNOS CEGOS | LOUISE COSTA DA SILVA ALMEIDA (CEEQUIM/UFRJ) PRISCILA TAMIASSO MARTINHON (UFRJ) KEDMA GRASIELE SOUSA DA SILVA LENCASTRE (CEDERJ) ANGELA SANCHES ROCHA (UERJ) ALCINDO MIGUEL MARTINS FILHO (UFRJ) CÉLIA SOUSA (UFRJ) |
661 | EXPLORANDO A MOTIVAÇÃO DE ALUNOS NO ENSINO DE QUÍMICA POR MEIO DO PROGRAMA PIBID-UEAP ATRAVÉS DE EXPERIMENTAÇÃO | JIMAINE NASCIMENTO GUEDES (UEAP) LELIANE DA COSTA FERREIRA (UEAP) RENATA CAROLINE SOARES DE QUEIROZ (UEAP) JOÃO FELIPE LEITE DO VALE (UEAP) ROSSI MARLON DE LIMA ARAGÃO (UEAP) WENDEL FAVACHO DA COSTA (UEAP) JOANE NATALIA PINHEIRO BARBOSA (UEAP) FILIPE DOS ANJOS QUEIROZ (FM) RAMON DE OLIVEIRA SANTANA (UEAP) |
662 | GUIA EXPERIMENTAL BASEADO NO CURRÍCULO MÍNIMO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO COMO RECURSO FACILITADOR DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA. | DENISE LEAL DE CASTRO (IFRJ) RAISA OLIVEIRA DE SOUZA CASTRO (IFRJ) |
354 | HIDROCARBONETOS NO LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA PARA O ENSINO MÉDIO: CONTEXTO E SUAS DERIVAÇÕES | AMANDA MORAES VITOR PINTO (IFRJ) MARIA CRISTINA DO AMARAL MOREIRA (IFRJ) |
546 | Indícios da aprendizagem docente de um licenciando de Química. | MIRIAM CRISTINA COVRE SOUZA (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL) FABIELE CRISTIANE DIAS BROIETTI (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL) MARINEZ MENEGHELO PASSOS (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL) |
645 | INSERÇÃO DO POE E DO ADI EM AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. | YASMIN LETICIA NUNES ARAUJO (UFRJ) JULIANA MILANEZ (UFRJ) LEONARDO MACIEL MOREIRA (UFRJ) |
420 | Interfaces das práticas pedagógicas educacionais na disciplina de química | ELLEN DOS SANTOS SILVA BARROS (UFAL) DENIZE SILVA DE FREITAS (UFAL) BEATRIZ DO NASCIMENTO OLIVEIRA (UFAL) VALÉRIA RODRIGUES DOS SANTOS MALTA (UFAL) |
623 | Intervenção CTS no Ensino de Química baseada em uma abordagem congruente entre a teoria da ação de Hannah Arendt e a natureza estética em Friedrich Schiller | DANIEL PAES DA SILVA (UFRJ) JOAQUIM FERNANDO MENDES DA SILVA (UFRJ) |
418 | INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: AS RELAÇÕES DAS CRIANÇAS COM O MEIO AMBIENTE | ANA CAROLYNE DE OLIVEIRA CARDOSO (IFRJ-NILÓPOLIS) HUGO NORONHA DA SILVA BARROS (IFRJ-NILÓPOLIS) DENISE ANA AUGUSTA DOS SANTOS OLIVEIRA (SME-DUQUE DE CAXIAS) JORGE CARDOSO MESSEDER (IFRJ-NILÓPOLIS) |
648 | INVESTIGAÇÃO ORIENTADA: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA | MURILO HENRIQUE DOS SANTOS LIMA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) RAMIELY YASMINE ROSA PEREIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ALANA JÉSSICA PANTOJA DOS SANTOS MONTEIRO (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) JOÃO BATISTA MENDES NUNES (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) |
552 | ISO-CARDS – A CONSTRUÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DE ISOMERIA QUÍMICA | MATEUS DUARTE VIEIRA (IFRO) ISABELLE MARIA ALVES FURHMANN (IFRO) POLIANA RECHE RIGON (IFRO) AGNES DOURADO (IFRO) ALECSANDRA OLIVEIRA DE SOUZA (IFRO) |
530 | JOGOS DE CARTAS E SUA INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA | MARCELI SANTOS (CONEXÃO AQUARELA) |
378 | LETRAMENTO CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO AÇÃO PEDAGÓGICA PARA DESMISTIFICAR A QUÍMICA: relatos e propostas de um curso para professores | CAMILA DE FATIMA SANT'ANA (IFRJ CAMPUS NILÓPOLIS) ALBA VALÉRIA DE SANT'ANNA DE FREITAS LOIOLA (IFRJ CAMPUS NILÓPOLIS) JORGE CARDOSO MESSEDER (IFRJ CAMPUS NILÓPOLIS) |
602 | LIGAÇÕES QUÍMICAS EM LIVROS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE PARA O ENSINO DE QUÍMICA | DAVI MACIEL CAVALCANTE (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) GABRIEL LUCAS DOS ANJOS FERREIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) MURILO HENRIQUE DOS SANTOS LIMA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) RAMIELY YASMINE ROSA PEREIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) JORGE RAIMUNDO DA TRINDADE SOUZA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) |
630 | LIXO E IMPACTO AMBIENTAL: PERCEPÇÕES E CONSCIENTIZAÇÃO | HÉLIO FÉLIX (UECE) MARCELA PORTELA (UFC) |
651 | Manguezal em foco: uma proposta para o ensino de química com enfoque CTSA | BÁRBARA SOUSA (UFMA-CAMPUS BACANGA) CÍCERO BEZERRA (UFMA-CAMPUS BACANGA) HAWBERT COSTA (UFMA-CAMPUS BACABAL) |
463 | Meninas na Química: Oficina de produtos naturais | LOHRENE LIMA DA SILVA (UFRJ) RAYSSA PAULA PAZ FURLANETTO (UFRJ) ESTER DA SILVA BARBOSA DO NASCIMENTO (UFRJ) SARAH CORREA MOREIRA DE SEQUEIRA (UFRJ) FERNANDA ARRUDA NOGUEIRA GOMES DA SILVA (UFRJ) VIVIANE GOMES TEIXEIRA (UFRJ) |
564 | METEORITO DE BENDEGÓ: HISTÓRIA E QUÍMICA NO TEMPO DO IMPÉRIO | PAULO CHAGAS (IFRJ) CASSIA NUNES (IFRJ) DANIEL CARVALHAIS (IFRJ) ELISEU MAGALHAES (IFRJ) KARINA MAIA (IFRJ) LARISSA RICARDINO (IFRJ) YURI MENEZES (IFRJ) |
573 | MÉTODO ALTERNATIVO PARA A PRODUÇÃO DO REATIVO DE TOLLENS | CARLOS ALBERTO PEREIRA DOMINGUES (COLEGIO OBJETIVO ARUJA) FABRICIO BISPO (COLEGIO OBJETIVO ARUJA) CATARINA GUERRA (COLEGIO OBJETIVO ARUJA) ALEXANDRE FILHO (COLEGIO OBJETIVO ARUJA) LAURA NUNES (COLEGIO OBJETIVO ARUJA) |
725 | Moda hippie: cinética química na contracultura | HELENA PESSANHA MARTINS (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) CAROLAINE DA SILVA (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) LUIZ GUSTAVO MONTEIRO MESQUITA (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) BERNARDO PORPHIRIO BALADO (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ELUZIR PEDRAZZI CHACON (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) MARCIA NARCIZO BORGES (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) |
585 | MODELOS MOLECULARES NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL | KATIANE FREIRE CORREA (UFAM) GEONE MAIA CORREA (UFAM) DOMINIQUE FERNANDES DE MOURA DO CARMO (UFAM) |
594 | Mostra Científica como Prática Diferenciada na Formação Inicial de Professores | LAVINIA KELLY DE SA LEITAO VARELA (IFRN) JANETY BRUNNA DE SOUZA OLIVEIRA (IFRN) FRANCISCA FRANCILENE CANDIDO AZEVEDO (IFRN) PAULO HENRIQUE DE MACEDO LEMOS (IFRN) DIOGO PEREIRA BEZERRA (IFRN) |
586 | NOVAS METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: RELACIONANDO O APARELHO CELULAR COM A TABELA PERIÓDICA | JOANE NATALIA PINHEIRO BARBOSA (UEAP) ANA LUZIA FARIAS (UEAP) HINA SILVA FURTADO (UEAP) IGOR TIAGO COSTA PEREIRA SANTOS (UEAP) RAMON OLIVEIRA SANTANA (UEAP) TAYNÁ SILVA FERREIRA (UEAP) |
591 | NÚCLEO DE PESQUISA EM ENSINO DE QUÍMICA DA UFBA: DEZ ANOS DA ABORDAGEM SÓCIO-HISTÓRICA NA DIMENSÃO PRÁTICA DA LICENCIATURA EM QUÍMICA | LUCAS VIVAS SÁ (UFBA) EDILSON FORTUNA MORADILLO (UFBA) JOSÉ ROQUE MOTA CARVALHO (UFBA) HÉLIO OLIVEIRA PIMENTEL (UFBA) HÉLIO DA SILVA MESSEDER NETO (UFBA) BÁRBARA CARINE SOARES PINHEIRO (UFBA) DJALMA JORGE DE SANTANA NUNES (CRQ) MAXIMILLER SOUZA SANTOS (UFRB) |
619 | O ensino de Ligações Químicas: com a palavra os professores! | NATANY DAYANI DE SOUZA ASSAI (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA) BEATRIZ HAAS DELAMUTA (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ) MARLIZE SPAGOLLA BERNARDELLI (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)) |
676 | O ENSINO DE QUÍMICA POR PROFESSORES QUE NÃO SÃO FORMADOS NA ÁREA - UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE CASCAVEL-CE. | AIRTON MARQUES DA SILVA (UECE) DALMÍ ANASTÁCIO COSTA (UECE) |
563 | O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UM MAPEAMENTO DAS PESQUISAS NACIONAIS | NATANY DAYANI DE SOUZA ASSAI (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA) FABIELE CRISTIANE DIAS BROIETTI (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA) BEATRIZ HAAS DELAMUTA (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ) SERGIO DE MELLO ARRUDA (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA) |
635 | O estudo de periculosidade química a partir da associação de metodologias ativas de ensino. | MANOELA BARROS GUIMARÃES (IFRJ- NILÓPOLIS) DENISE LEAL DE CASTRO (IFRJ- NILÓPOLIS) |
677 | O estudo sobre metais a partir de uma abordagem com enfoque CTSA | YULIA MORAIS (IFRJ NILÓPOLIS) IGOR CASITTA (IFRJ NILÓPOLIS) VICTOR MAGALHAES (IFRJ NILÓPOLIS) |
631 | O PAPEL DO MEMORIAL ACADÊMICO NA FORMAÇÃO DOCENTE | PRISCILA TAMIASSO MARTINHON (UFRJ) ANGELA SANCHES ROCHA (UERJ) CÉLIA SOUSA (UFRJ) |
637 | O PAPEL DO PLANEJAMENTO NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDAS(OS) DE QUÍMICA | RAFAEL MARTINS MENDES (FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FACED/UFU) SILVANIO DE CASSIO DA SILVA (FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL - FACIP) |
615 | O SABÃO RECICLADO DE ÓLEO DE COZINHA: A INSERÇÃO DO SABER POPULAR COMO PROPOSTA DE ENSINO DE QUÍMICA NUMA ESCOLA ESTADUAL, EM MACEIÓ-AL. | KARINE GARCIA MATOS (UNINTER) JAKSON JOSÉ SILVA SANTOS (SEDUC-AL) CRISTIANE GOMES SOUZA (SEBRAE/MAC) |
641 | O TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA POR MÉTODOS TEÓRICOS E EXPERIMENTAIS ABORDADO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO | VICENTE SILVA LIMA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) LINDSEY BIANCA ARAÚJO FIALHO (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) GERALDO NARCISO ROCHA FILHO (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) J.R.C MACHADO (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) |
605 | O TRATAMENTO DE CONCEITOS E FENÔMENOS QUÍMICOS NO ÂMBITO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA VISÃO DE ESTAGIÁRIOS DE QUÍMICA E DE CIÊNCIAS NATURAIS | JORGE RAIMUNDO DA TRINDADE SOUZA (UFPA) LICURGO PEIXOTO DE BRITO (UFPA) JOSÉ ALEXANDRE DA SILVA VALENTE (EAUFPA) |
703 | O uso de experimentos simples de reação de estireno para consolidação dos conhecimentos em química de polímeros. | LETICIA QUINELO PEREIRA (SENAI CETIQT) ANDRÉ LUIZ CARNEIRO SIMÕES (SENAI CETIQT) CLAUDIA DE ABREU GIMENEZ (SENAI CETIQT) PEDRO VINICIUS NETTO AZEVEDO (SENAI CETIQT) |
548 | O USO DE QUEBRA-CABEÇA COMO ATIVIDADE LÚDICA PARA A APRESENTAÇÃO DO CONCEITO DE ÁTOMO | ALEXANDRA GERONIMO (IFRJ) SHEILA PRESSENTIN CARDOSO (IFRJ) |
572 | O USO DE SCHOOLOGY NO ENSINO DE QUÍMICA | MAURO FRANÇA (COLEGIO PEDRO II) |
660 | O USO DE SEMINÁRIOS EDUCATIVOS SOBRE BIOCOMBUSTÍVEIS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NOS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO CENTRO DOS RETALHISTAS DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE | AIRTON MARQUES DA SILVA (UFC) SUELY DE OLIVEIRA APOLONIO (UFC) |
610 | O uso de TIC na contextualização do tema combustíveis no Ensino de Química | CINTHIA DINIZ DE ALMEIDA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) JUSSARA LOPES DE MIRANDA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) |
325 | Obtenção do Salicilato de Metila: propostas mais verdes aplicáveis ao Ensino de Química | JAINE BANZATTO (IFPR) JULIANA APARECIDA BOLZAN (IFPR) SANDRA INÊS ADAMS ANGNES GOMES (IFPR) MARILEI CASTURINA MENDES SANDRI (IFPR) |
728 | Os saberes de química na produção de cerâmica Guarani | SILVIA REGINA GRANDO (IFRS-CAMPUS VIAMÃO) VIVIANE DIEHL (IFRS-CAMPUS FELIZ) ROBSON GARCIA DA SILVA (IFRS-CAMPUS VIAMÃO) |
491 | PERFIL DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EM BUSCA DE NOVAS TECNOLOGIAS PARA AULAS DE QUÍMICA. | VICTORIA REGGNA PAULINO ALBUQUERQUE (UECE) MICHELINE SOARES COSTA OLIVEIRA (UECE) CRISTIANE DUARTE ALEXANDRINO TAVARES (CISNE) MAYRA PONTES DE QUEIROZ (SEDUC) |
617 | PESQUISA DA RELAÇÃO ENTRE A QUÍMICA ORGÂNICA E O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM, PELO USO DE SEMINÁRIOS AOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DR. BRUNILO JACÓ DO MUNICÍPIO DE REDENÇÃO-CEARÁ | AIRTON MARQUES DA SILVA (UFC) FRANCISCA ALEXSANDRA DA SILVEIRA SOUZA (UFC) |
696 | Plantas medicinais como tema gerador de aprendizagem: entrelaçando os conhecimentos popular e científico em uma turma de 7º ano | TAYLLEN SILVA BARBOSA (PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVATERRA) ARILSON SILVA DA SILVA (UEPA) ANTONIO RAIOL PALHETA JUNIOR (UEPA) DEHMY JEANNY PEDROSA DE BARROS (UEPA) LAIS CRISTINA CAMPOS PANTOJA (UEPA) |
366 | QUILIBRAS - Sinais de uma boa reação | LIGIA SAMARA DA SILVA BALDUINO (IFCE CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE) GEANE KELLY DE SOUSA (IFCE CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE) MIKAELLE SANTOS DA COSTA (IFCE CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE) IEDA PRISCILA MELO SILVA (IFCE CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE) RENATA CHASTINET BRAGA (IFCE CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE) |
719 | Química nas séries iniciais, é possível? | THAIS PETIZERO DIONIZIO (UFRJ) FELIPE PEREIRA SILVA (UFRJ) FAGNER DA SILVA MOURA (UFRJ) |
626 | "Radioatividade" em quadrinhos | G. BIANCO PQ (UFES) R.T. FRANCISCHETO PG (UFES) J.C.S. DA SILVA PG (UFES) |
734 | REVISITANDO EXPERIMENTOS DIDÁTICOS DE ELETROQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO | ANA CAROLINA SILVA GONÇALVES (UFRJ) PRISCILA TAMIASSO-MARTINHON (UFRJ) ANGELA SANCHES ROCHA (UERJ) SILVIA MARIA LEITE AGOSTINHO (USP) CÉLIA SOUSA (UFRJ) |
640 | Revista "A Química em Tudo" | LUIZA HELENA DUARTE FERNANDES (UFRJ) ALINE FERREIRA DOS SANTOS (UFRJ) LAVINYA EMILLY ANDRADE DA SILVA (UFRJ) RAFAELA RELVA DA FONTE GONÇALVES ENDLICH (UFRJ) ANTONIO CARLOS OLIVEIRA GUERRA GUERRA (UFRJ) JOAQUIM FERNANDO MENDES DA SILVA (UFRJ) |
592 | REVITALIZANDO A AÇÃO PEDAGÓGICA POR MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO E USO DE TECNOLOGIAS | TAIANE BACEGA (UPF) ALANA NETO ZOCH (UPF) |
624 | Semana de Química do Colégio Pedro II: a possibilidade de novos olhares para os alunos do Campus Humaitá | MAURO BRAGA FRANÇA (COLEGIO PEDRO II) POLYANA WALLIER (COLEGIO PEDRO II) ISABELLA RIBEIRO FARIA (COLEGIO PEDRO II) |
644 | SEPARAÇÃO DE MISTURAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL | ARIANE VARELLA DA SILVA (UERJ) PRISCILA TAMIASSO-MARTINHON (UFRJ) CÉLIA SOUSA (UFRJ) ANGELA SANCHES ROCHA (UERJ) |
481 | SER PROFESSOR NA VISÃO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA: INFLUÊNCIAS DA TRAJETÓRIA PESSOAL E ESCOLAR NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE | BRENNO RALF MACIEL OLIVEIRA (UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA) |
658 | SOLUÇÕES: INTERPRETAÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ACERCA DA CONCENTRAÇÃO E SUAS UNIDADES | CAMILA MARQUES DE GIULI (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA) VIVIANE ARRIGO (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA) FERNANDA GARCIA DE ALMEIDA (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA) |
584 | TABELA PERIÓDICA:JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA | ENDI CLÁUDIA SILVA NASCIMENTO (UFAM) GEONE MAIA CORREA (UFAM) DOMINIQUE CARMO (UFAM) |
657 | TECNOLOGIA ASSISTIVA: UMA ADAPTAÇÃO EM AULA EXPERIMENTAL DE QUÍMICA PARA ESTUDANTES COM PARALISIA CEREBRAL | MICHELLE MENEZES DE OLIVEIRA (IFRN) FILIPE DE SOUZA DANTAS (IFRN) RÔMULO FLÁVIO DE OLIVEIRA SANTOS (IFRN) |
322 | Transformando a Química em Magia | LAIANNE COSTA BATISTA (IFCE - CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE) CÍNTIA LARISSA CARNEIRO GOMES (IFCE - CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE) RENATA CHASTINET BRAGA (IFCE - CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE) |
668 | UM ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA | ANDRIELE CORAIOLA DE SOUZA (UEL) FABIELE CRISTIANE DIAS BROIETTI (UEL) |
333 | Uma proposta prática para o ensino de pilhas e baterias sob perspectiva socioambiental | JILVANA BARBARA WALTER (INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS PALMAS) FRANCISNARA TONHOLI (INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS PALMAS) DIONATAM CORTESE (INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS PALMAS) SANDRA INÊS ADAMS ANGNES (INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS PALMAS) EDNEIA DURLI GIUSTI (INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS PALMAS) DOUGLAS EDUARDO SOARES PEREIRA (INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS PALMAS) |
628 | USO DE VÍDEOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO | NILMA SILVANIA IZARIAS (IFG) GISLÉIA APARECIDA CHAVES VIEIRA (IFG) MARCELO FRANCO LEÃO (IFMT) ROMILDO PEREIRA DA CRUZ (UNIVATES) ENIZ CONCEIÇÃO OLIVEIRA (UNIVATES) |
675 | Utilização da programação em MATLAB como ferramenta no ensino de engenharia química | LETÍCIA QUINELLO PEREIRA (SENAI/CETIQT) FLÁVIA DUTA PIMENTA (SENAI/CETIQT) LUCIANO ROBERTO PADILHA ANDRADE (SENAI/CETIQT) GENECI ALVES SOUSA (SENAI/CETIQT) |
409 | UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS COM MATERIAL DE BAIXO CUSTO PARA MELHORIA DO RENDIMENTO ESCOLAR | MARCELO DE BARROS LIMA (PPGECM (PROFISSIONAL)-UFC) ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PPGECM (PROFISSIONAL)-UFC/DQAFQ-UFC) |
374 | Utilização de jogos como meio de ensino | ELLEN S. S. BARROS (UFAL) BEATRIZ N. OLIVEIRA (UFAL) VALÉRIA R. S. MALTA (UFAL) |
627 | “Natureza sempre se transforma”: O ensino da lei de conservação das massas nos anos iniciais. | LUCAS PERES GUIMARÃES (IFRJ) DENISE LEAL CASTRO (IFRJ) |
616 | #OCUPAIQ: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR | MAIRON OSLAY CORTES ALONSO (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) SONIA CRISTINA VERMELHO (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) VALENTINA CARRANZA WEIHMULLER (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) |