Autores

Silva, C.S. (UFG) ; Machado, E.S. (IFG) ; Loja, L.F.B. (IFG) ; Pires, D.A.T. (IFG)

Resumo

A educação precisa entusiasmar o aprender no aluno, caso contrário, o processo educativo pode ser tachado de chato e desinteressante, tornando a aprendizagem menos eficiente. Com isso, novas práticas pedagógicas se fazem necessárias, como por exemplo, a utilização de atividades lúdicas em sala de aula. Tais jogos podem tornar as aulas mais dinâmicas, interessantes, divertidas e facilitar o processo de ensino-aprendizado. Neste trabalho, realizou-se o desenvolvimento de um jogo, denominado “Quiz Periódico”. O jogo foi desenvolvido em formato digital, e aborda o conteúdo de Tabela Periódica. A atividade lúdica proposta foi avaliada a aplicada com alunos do Ensino Médio, se mostrando eficiente para a mediação de conteúdos relacionados com o tema Tabela Periódica.

Palavras chaves

Ensino de Química; Jogos Lúdicos; Tecnologias no Ensino

Introdução

A Química é uma ciência que faz parte do dia a dia das pessoas o tempo todo, desde o preparo do café, preparo de alimentos, até as funções do corpo, como exemplo a respiração (FIALHO, 2013). A partir da introdução da Química como disciplina obrigatória no currículo escolar, os olhares aos poucos se voltaram aos estudos desta Ciência, e foram observados sobre as dificuldades do ensino e da aprendizagem da mesma (LIMA, 2008). Para que o professor seja capaz de ensinar os conteúdos de Química com qualidade, primeiro é preciso que ele tenha compreensão e domínio do que propõe a grade estabelecida a ser ensinada (VASCONCELOS et. al, 2010). A Química estuda a matéria e suas transformações, e isso exige que os alunos tenham uma compreensão e capacidade de relacionar as ideias dessa Ciência com o mundo macroscópico, como conhecemos, mas também com o mundo microscópico, ou seja, o de mais difícil visualização, e sem algo concreto para observação (SANTANA & NASCIMENTO, 2011). A dificuldade nos estudos da disciplina é agravada pela infraestrutura da maioria das escolas, que mesmo tendo o ensino de ciências como obrigatório, não investem em laboratórios especializados, em práticas pedagógicas de qualidade para mediação do conteúdo teórico, e isso faz com o que as aulas de ciências, principalmente as aulas de Química, se tornem desagradáveis, pouco produtivas e nada atrativas (SOARES, 2004). Por isso, muitas alternativas vem sendo estudadas, testadas e já incorporadas a rotina das atividades escolares, como a implementação da experimentação e de atividades lúdicas no ensino de Química (HORA, 2016). Este trabalho teve como objetivo desenvolver e aplicar um Jogo para computador sobre o tema Tabela Periódica em Escolas Públicas de Ensino Fundamental de Goiás.

Material e métodos

Foi realizada uma pesquisa de campo, através de aplicação de questionário em escolas da rede de escolas pública para a escolha do tema. Posteriormente, foi desenvolvido um Jogo para computador e, em seguida foi realizada a avaliação desta atividade por alunos do Ensino Médio. A escolha do tema/conteúdo de Química que seria abordado pelo futuro jogo foi baseada em uma pesquisa realizada com três professores de Química do Ensino Médio de três escolas da rede pública da cidade de Luziânia, no interior de Goiás. Com o tema decidido (Tabela Periódica), partiu-se para a programação do Jogo que foi baseado em perguntas e respostas, que contemplasse tanto a interatividade entre os alunos, isto é, podendo ser jogado em duplas, como a interatividade com a tecnologia, ou seja, jogado no computador. O jogo foi chamado de “Quiz Períodico”. O jogo foi desenvolvido usando diagramas construídos por meio de ferramentas CASE. A linguagem de modelagem utilizada foi a UML 2.0 e, para codificar o software, utilizou-se a linguagem Java. Após o desenvolvimento do jogo, este foi testado e avaliado com 12 alunos da primeira série do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino. Os alunos participaram de forma voluntária, e a atividade foi realizada em um laboratório de informática da própria instituição de ensino. Os alunos foram divididos em duplas, e inicialmente, foi explicado aos alunos que se tratava de uma avaliação para um novo jogo educacional. Em seguida, as regras do jogo foram passadas aos alunos, abrindo espaço para dúvidas e discussões. Em continuidade, os alunos iniciaram o jogo “Quiz Periódico”, jogado um aluno contra o outro. Para finalizar, os alunos responderam a um questionário com questões objetivas e subjetivas em que os alunos opinar.

Resultado e discussão

Uma das maiores dificuldades por parte dos alunos, segundo os profissionais entrevistados, é o aprendizado do conteúdo de Tabela Periódica. Com isso, para tentar auxiliar nesse obstáculo relatado e também suprir esta demanda apresentada pelos professores, decidiu-se que o jogo proposto seria então relacionado ao conteúdo de Tabela Periódica (FIGURA 1). O conteúdo de Tabela Periódica é de extrema importância para a compreensão de outros conteúdos vinculados à Química, como Ligações Químicas, Forças Intermoleculares e Geometria Molecular. Com isso, uma mediação mais divertida e prazerosa desse conteúdo pode ser de extrema importância para a vida escolar do aluno. Além disso, o conteúdo de Tabela Periódica geralmente é ministrado no início do curso de Química ao longo do Ensino Médio, ou mesmo no novo ano do Ensino Fundamental. Portanto, tornar o primeiro contato com a Química algo prazeroso e divertido pode tornar este Ciência mais interessante e atrativa para os alunos. Ter uma primeira boa impressão com a Química pode ser um primeiro passo para um maior engajamento dos alunos com a disciplina. Quando os alunos do Ensino Médio avaliaram o jogo, observou-se grande animação e entusiasmo dos alunos durante a atividade. Foi possível observar, ainda, que os alunos discutiram o conteúdo da Tabela Periódica entre si, relembrando, por diversas vezes, o que o professor havia ministrado em sala de aula. No questionário foi perguntado aos alunos se o Jogo poderia ser utilizado como alternativa de Avaliação. Todos os alunos entrevistados afirmaram que a utilização de jogos como forma de avaliação seria um fator positivo. Fato este que pode ser corroborado quando analisa-se toda a ludicidade, divertimento e modo diferenciado que o jogo trás para a sala de aula.

Figura 1

Layout do Jogo "Quiz Periódico" mostrando uma das suas várias perguntas.

Conclusões

As novas tecnologias estão a serviço de todos, e deve-se fazer um melhor uso delas. Como a sua utilização voltada para o ensino, tanto em sala de aula, quanto fora dela. Nota-se uma grande interesse dos alunos pelas tecnologias e por jogos, instrumentos que podem ser aliados do professor para deixar as aulas de Química mais dinâmicas e interessantes, levando prazer e divertimento para os alunos. Além disso, foi possível desenvolver um jogo, abordando o tema Tabela Periódica, para tornar as aulas de Química mais dinâmicas, interesses, prazerosas e divertidas.

Agradecimentos

Ao CNPq pela Bolsa de Iniciação Científica e pela Bolsa de Mestrado e a CAPES pela Bolsa do PIBID.

Referências

FIALHO, N. N. Jogos no Ensino de Química e Biologia. Ed. Intersaberes, 1º edição, Curitiba, 2013.

HORA, M. R. O. P. Jogo do Césio: Utilizando Jogos Lúdicos para o Ensino de Cálculo Estequiométrico. 2016. 50p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás, Campus Luziânia. Luziânia, 2016.

LIMA, J.M. O jogo como recurso pedagógico no contexto educacional. São Paulo: Cultura Acadêmica: Universidade Estadual Paulista. Pró - Reitoria de Graduação, 2008. 157p.

SANTANNA, A., NASCMENTO, P. R. A história do lúdico na Educação. REVEMAT, Florianópolis (SC), v. 06, n.2, p. 19-36, 2011.

SOARES, M. H. F. B. O lúdico em química: Jogos e atividades aplicados ao ensino de química. Universidade Federal de São Carlos, p.01-218, 2004.

VASCONCELOS, M.A.M., Deize, Fabíola, Francielle, Jucely, Luciana, Priscila, Rosângela, Suzana. As Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, 2010.