Autores
das Neves Moreira, D. (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) ; Lima Araujo, A.C. (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) ; Gouveia Andrade, I.M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) ; Hermenegildo dos Santos, M.B. (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) ; Geglio, P.C. (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA)
Resumo
O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), foi implementado em 2007 com intuito de ampliar o acesso dos estudantes à educação superior em nível de graduação. Os principais aspectos que marcaram a expansão do Ensino Superior no Brasil, estão relacionados ao aumento nos números de instituições, cursos, vagas, ingressantes e concluintes. No entanto, um dos desafios é o de aumentar o número de professores formados nas áreas das ciências exatas. Neste contexto, apresentamos um mapeamento da expansão dos cursos de Química no Brasil no período de 2007 a 2016. Os dados demonstram um crescimento na formação de professores, embora ainda em um número reduzido quando comparado ao de ingressantes.
Palavras chaves
Ensino Superior; Professores de Química; Relatórios INEP
Introdução
O Ministério da Educação (MEC) implementou em 2007 um programa chamado de REUNI, Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, em função da necessidade de democratizar o acesso a esse nível de formação e de inserir as universidades no projeto de desenvolvimento nacional. O REUNI foi implementado com a finalidade de criar condições para a ampliação do acesso e permanência na educação superior em nível de graduação, aproveitando a estrutura física e os recursos humanos existentes nas Instituições de Ensino Superior - IES (BRASIL, 2007). Assim, a adesão a este programa propiciaria a aquisição de recursos para a ampliação de estruturas físicas e tecnológicas, contratação de docentes e técnicos, e como contrapartida as universidades deveriam apresentar um maior percentual de conclusões nos cursos de graduação (SOUZA et al., 2015). A sociedade atual requer uma universidade reconfigurada e que desenvolvam atividades que resultem em um impacto econômico e social positivo. Essa reconfiguração do papel da universidade se relaciona, entre outros aspectos, com a pressão crescente pela ampliação da formação de profissionais para o mercado de trabalho, pela participação de grupos sociais que sempre estiveram marginalizados na vida acadêmica, além da pressão sobre os orçamentos públicos e a alocação desses recursos, o que acaba por impactar igualmente a instituição universitária no contexto brasileiro (CAMARGO & CASTRO, 2016). Assim, o objetivo principal deste trabalho é o de realizar o mapeamento da expansão da educação superior brasileira, tendo como ponto de partida as políticas de inclusão implementadas na última década e sua influência sobre a formação de professores de Química.
Material e métodos
Nossa pesquisa tem como foco realizar um mapeamento acerca da formação de professores de Química no período de 2007 a 2016 através de informações quantitativas que compreendem, principalmente, dados educacionais obtidos a partir dos Censos do Ensino Superior do MEC/INEP, considerando as respectivas Sinopses Estatísticas. Além disso, também utilizamos os relatórios síntese do Enade para os cursos de Química, os quais foram realizados nos anos de 2005, 2008, 2011 e 2014. Todos os dados utilizados nesta pesquisa foram retirados do ambiente virtual do INEP.
Resultado e discussão
No último Censo do Ensino Superior do MEC/INEP, realizado em 2016, havia um total de 194
Instituições de Ensino Superior que ofereciam o Curso de Licenciatura em Química, sendo
127 IES públicas e 67 privadas. Considerando o quantitativo de IES total em 2011, não houve
diferença significativa, no entanto, quando analisamos a distribuição entre as diferentes
categorias administrativas, observa-se uma diminuição das IES privadas e um aumento no
número de IES públicas.
Com relação ao número de cursos de formação de professores em Química, em 2007
existiam apenas 148, sendo 86 ofertados por IES públicas e 62 em IES privadas (Gráfico 1).
Já no ano de 2016 o total de cursos aumentou para 355, um aumento de aproximadamente
140% em um período de 10 anos da implementação do Reuni. O reflexo desse aumento se
deu principalmente sobre as IES públicas que absorveram 191 novos cursos de licenciatura
em Química.
A ampliação no número de vagas também resultou em um aumento significativo no percentual
de estudantes ingressantes no curso de Licenciatura em Química, como mostra o Gráfico 2.
No ano de 2007, havia apenas 4.812 estudantes ingressantes, número que quase triplicou em
2016, quando a entrada foi de 11.904 estudantes. Deste total de estudantes,
aproximadamente 79% são ingressantes de IES públicas.
Um dado que traz preocupação está relacionado ao número de estudantes concluintes. Em
2007, por exemplo, apenas 1.733 obtiveram o grau de licenciados em Química, com
aproximadamente 50% para cada organização administrativa. Dez anos depois, 3978 foi o
número total de concluintes, um aumento de aproximadamente 130%. Se por um lado,
percebemos um aumento significativo no percentual de egressos, por outro este resultado
inspira uma maior investigação.
Distribuição dos cursos de Licenciatura em Química nas IES do Brasil ao longo do período entre 2007 e 2016.
Número de estudantes ingressantes e concluintes nos cursos de Licenciatura em Química no período entre 2007 e 2016.
Conclusões
A partir da análise realizada neste trabalho podemos verificar que a política de expansão das universidades implementada em 2007 através do Reuni aumentou consideravelmente a inserção de cursos de licenciatura em Química e, consequentemente, um maior número de vagas para este curso, principalmente no âmbito das IES públicas. No entanto, o baixo número de concluintes oriundos das IES públicas, em relação ao de ingressantes necessita de maior investigação.
Agradecimentos
À CAPES e a UFPB
Referências
BRASIL. Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Diário Oficial [da] União, Brasília, DF, 2007.
SOUZA, D. C.; FILIPPO, D.; CASADO, E. S. Impacto do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (REUNI) na atividade investigativa: crescimento, qualidade e internacionalização. Em Questão. v. 21, p. 336-367, 2015.
CAMARGO, A. M. M.; CASTRO, A. M. D. A. Expansão da educação superior e formação de professores nos estados do Pará e do Rio Grande do Norte. Educação em Revista. v. 32, n. 4, p. 119-146, 2016.