Autores

das Neves Moreira, D. (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) ; Lima Araujo, A.C. (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) ; Gouveia Andrade, I.M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) ; Hermenegildo dos Santos, M.B. (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) ; Geglio, P.C. (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA)

Resumo

O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), foi implementado em 2007 com intuito de ampliar o acesso dos estudantes à educação superior em nível de graduação. Os principais aspectos que marcaram a expansão do Ensino Superior no Brasil, estão relacionados ao aumento nos números de instituições, cursos, vagas, ingressantes e concluintes. No entanto, um dos desafios é o de aumentar o número de professores formados nas áreas das ciências exatas. Neste contexto, apresentamos um mapeamento da expansão dos cursos de Química no Brasil no período de 2007 a 2016. Os dados demonstram um crescimento na formação de professores, embora ainda em um número reduzido quando comparado ao de ingressantes.

Palavras chaves

Ensino Superior; Professores de Química; Relatórios INEP

Introdução

O Ministério da Educação (MEC) implementou em 2007 um programa chamado de REUNI, Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, em função da necessidade de democratizar o acesso a esse nível de formação e de inserir as universidades no projeto de desenvolvimento nacional. O REUNI foi implementado com a finalidade de criar condições para a ampliação do acesso e permanência na educação superior em nível de graduação, aproveitando a estrutura física e os recursos humanos existentes nas Instituições de Ensino Superior - IES (BRASIL, 2007). Assim, a adesão a este programa propiciaria a aquisição de recursos para a ampliação de estruturas físicas e tecnológicas, contratação de docentes e técnicos, e como contrapartida as universidades deveriam apresentar um maior percentual de conclusões nos cursos de graduação (SOUZA et al., 2015). A sociedade atual requer uma universidade reconfigurada e que desenvolvam atividades que resultem em um impacto econômico e social positivo. Essa reconfiguração do papel da universidade se relaciona, entre outros aspectos, com a pressão crescente pela ampliação da formação de profissionais para o mercado de trabalho, pela participação de grupos sociais que sempre estiveram marginalizados na vida acadêmica, além da pressão sobre os orçamentos públicos e a alocação desses recursos, o que acaba por impactar igualmente a instituição universitária no contexto brasileiro (CAMARGO & CASTRO, 2016). Assim, o objetivo principal deste trabalho é o de realizar o mapeamento da expansão da educação superior brasileira, tendo como ponto de partida as políticas de inclusão implementadas na última década e sua influência sobre a formação de professores de Química.

Material e métodos

Nossa pesquisa tem como foco realizar um mapeamento acerca da formação de professores de Química no período de 2007 a 2016 através de informações quantitativas que compreendem, principalmente, dados educacionais obtidos a partir dos Censos do Ensino Superior do MEC/INEP, considerando as respectivas Sinopses Estatísticas. Além disso, também utilizamos os relatórios síntese do Enade para os cursos de Química, os quais foram realizados nos anos de 2005, 2008, 2011 e 2014. Todos os dados utilizados nesta pesquisa foram retirados do ambiente virtual do INEP.

Resultado e discussão

No último Censo do Ensino Superior do MEC/INEP, realizado em 2016, havia um total de 194 Instituições de Ensino Superior que ofereciam o Curso de Licenciatura em Química, sendo 127 IES públicas e 67 privadas. Considerando o quantitativo de IES total em 2011, não houve diferença significativa, no entanto, quando analisamos a distribuição entre as diferentes categorias administrativas, observa-se uma diminuição das IES privadas e um aumento no número de IES públicas. Com relação ao número de cursos de formação de professores em Química, em 2007 existiam apenas 148, sendo 86 ofertados por IES públicas e 62 em IES privadas (Gráfico 1). Já no ano de 2016 o total de cursos aumentou para 355, um aumento de aproximadamente 140% em um período de 10 anos da implementação do Reuni. O reflexo desse aumento se deu principalmente sobre as IES públicas que absorveram 191 novos cursos de licenciatura em Química. A ampliação no número de vagas também resultou em um aumento significativo no percentual de estudantes ingressantes no curso de Licenciatura em Química, como mostra o Gráfico 2. No ano de 2007, havia apenas 4.812 estudantes ingressantes, número que quase triplicou em 2016, quando a entrada foi de 11.904 estudantes. Deste total de estudantes, aproximadamente 79% são ingressantes de IES públicas. Um dado que traz preocupação está relacionado ao número de estudantes concluintes. Em 2007, por exemplo, apenas 1.733 obtiveram o grau de licenciados em Química, com aproximadamente 50% para cada organização administrativa. Dez anos depois, 3978 foi o número total de concluintes, um aumento de aproximadamente 130%. Se por um lado, percebemos um aumento significativo no percentual de egressos, por outro este resultado inspira uma maior investigação.

Gráfico 1

Distribuição dos cursos de Licenciatura em Química nas IES do Brasil ao longo do período entre 2007 e 2016.

Gráfico 2

Número de estudantes ingressantes e concluintes nos cursos de Licenciatura em Química no período entre 2007 e 2016.

Conclusões

A partir da análise realizada neste trabalho podemos verificar que a política de expansão das universidades implementada em 2007 através do Reuni aumentou consideravelmente a inserção de cursos de licenciatura em Química e, consequentemente, um maior número de vagas para este curso, principalmente no âmbito das IES públicas. No entanto, o baixo número de concluintes oriundos das IES públicas, em relação ao de ingressantes necessita de maior investigação.

Agradecimentos

À CAPES e a UFPB

Referências

BRASIL. Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Diário Oficial [da] União, Brasília, DF, 2007.
SOUZA, D. C.; FILIPPO, D.; CASADO, E. S. Impacto do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (REUNI) na atividade investigativa: crescimento, qualidade e internacionalização. Em Questão. v. 21, p. 336-367, 2015.
CAMARGO, A. M. M.; CASTRO, A. M. D. A. Expansão da educação superior e formação de professores nos estados do Pará e do Rio Grande do Norte. Educação em Revista. v. 32, n. 4, p. 119-146, 2016.