Autores

França, M. (COLEGIO PEDRO II)

Resumo

O crescente avanço tecnológico tem mudado profundamente o cenário que envolve professores, alunos e escolas. Nesse sentido, é inevitável que o uso da tecnologia faça parte da rotina escolar, podendo ser importante aliada no processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho analisou a utilização da plataforma digital Schoology no ensino de química, com alunos da segunda série do Ensino Médio do Colégio Pedro II-Campus Humaitá II. Observou-se que a maioria dos alunos avaliou positivamente os recursos digitais propostos pela ferramenta, reconhecendo que sua utilização facilitou o processo de aprendizagem.

Palavras chaves

Schoology; plataforma digital; ensino de quimica

Introdução

O avanço da tecnologia iniciado no século XX tem promovido profundas alterações na sociedade moderna. Ao longo da primeira década do século XXI um aparato tecnológico invadiu em larga escala escolas, como também alterou a rotina diária de professores e alunos, trazendo novas variáveis ao processo de ensino-aprendizagem (MORENO E HELDELMANN, 2017). Desde sempre, o compromisso das escolas de nível básico foi o de promover a participação e o engajamento de alunos, fornecendo os requisitos fundamentais para a construção de cidadãos autônomos e conscientes. Nesse sentido, é necessário que ocorra uma transformação educacional, onde o uso da tecnologia passe a fazer parte do processo de aprendizagem, despertando o interesse de discentes e docentes a criarem algo inovador na sala de aula. Em particular para o ensino de química tais tecnologias podem representar significativos avanços na construção adequada de modelos e conceitos abstratos. Entre as recentes alternativas tecnológicas apresentadas para a sala de aula está o uso de plataformas digitais. Schoology é uma dessas plataformas colaborativas promissoras, gratuitas, desenvolvidas para alunos, professores e responsáveis. Seu principal objetivo está em criar um suporte educacional dinâmico que pode ser constantemente adaptado a novas ideias de professores e diferentes realidades escolares. Desta forma, a plataforma se mostra adequadamente alinhada com as atividades de aprendizado e formação dos alunos na sala de aula atual (BISWAS, 2013). Assim, o presente trabalho se propôs a avaliar a viabilidade da utilização de Schoology no ensino de química em turmas de 2ª série do Ensino Médio (EM) do Colégio Pedro II – Campus Humaitá II (CPII-HII).

Material e métodos

A plataforma Schoology foi utilizada com todas as cinco turmas de 2ª serie do EM, do 1º e 2º turnos do CPII-HII, ao longo do ano de 2017. Para isso foi criado na plataforma, pelo professor, uma página individual para cada turma. Para cada página criada foi gerado um código de acesso, entregue aos alunos. Os discentes se inscreveram de maneira online, indicando apenas o código de acesso, um endereço eletrônico em funcionamento, login e senha individual. A inscrição na plataforma permitiu também o uso do aplicativo para celular e tablets, disponível para os principais sistemas operacionais. Ao longo do período letivo todos os materiais, exercícios, Fóruns, links, entre outros, foram organizados na plataforma de acordo com o trimestre e os assuntos aos quais se referiam. Todas as avaliações não formais do CPII-HII, que representam 30% da média final, também foram realizadas utilizando Schoology. As tarefas foram divididas por semanas, ficando os alunos livres para realizá-las, dentro daquele período, no horário que desejassem. Dentro das avaliações foram utilizadas questões objetivas, falso/verdadeiro, análise de vídeos, fóruns de discussão e trabalhos em grupo. As tarefas mais gerais foram corrigidas pela própria plataforma, mediante gabarito programado pelo professor, tendo o aluno a possibilidade de refazê-la. Durante as aulas os alunos foram liberados a utilizar celulares ou tablets para acessarem os recursos disponibilizados via aplicativo. Ao final do ano letivo os discentes responderam a um questionário de avaliação, de maneira voluntária e anômina, de modo a quantificar a viabilidade do uso da plataforma.

Resultado e discussão

Para cada uma das cinco turmas da 2ª série do EM do CPII-HII foi criada uma página em Schoology, como a representada na Figura 1. A variedade de possibilidades oferecida pela plataforma permitiu a flexibilização das atividades propostas, que foram divididas por assuntos. O acesso online aos materiais representou a não impressão de 5.700 cópias, além de minimizar a falta de material em sala de aula. Não obstante, a realização de diferentes tarefas semanais permitiu a diversificação no formato de avaliação seja através de tarefas tradicionais, seja em trabalhos realizados através de fóruns de discussão e análise de vídeos. Somou-se ainda a possibilidade do discente realizar as tarefas em um período maior de tempo, fora da sala de aula, e a oportunidade de refazê-las, diminuindo assim a cobrança do termo “avaliação”. Nas palavras de um aluno a plataforma, “foi uma forma mais fácil e tranquila para estudar dando maior autonomia e liberdade”. Do ponto de vista docente, a possibilidade da correção de algumas atividades pela própria plataforma diminuiu o trabalho mecânico. Assim, o tempo gasto nessa atividade pode ser melhor empregado no desenvolvimento de atividades diferenciadas. O Gráfico 1 apresenta o percentual de respostas Sim ou Não para três perguntas distintas. Verificou-se que 92% dos alunos entenderam que a plataforma facilitou o aprendizado, e 99% afirmaram que as atividades online contribuíram para a diminuição de avaliações formais. Esses resultados sugerem que as práticas pedagógicas aplicadas influenciam diretamente o processo de ensino-aprendizagem (FRESCHI e RAMOS, 2009). Além disso, 87% afirmaram que a realização de tarefas semanais contribuiu para um estudo contínuo e sistemático.

Figura 1

Layout de Schoology

Gráfico 1

Quantificação dos questionário de avaliação para três perguntas distintas

Conclusões

A utilização da plataforma Schoology mostrou-se viável em aulas de química sendo uma ferramenta relevante no processo de ensino-aprendizagem. A partir dos resultados obtidos, verificou-se que os alunos responderam positivamente às atividades propostas, tornando seus estudos mais sistemáticos e contínuos, refletindo em aumento de aprendizagem.

Agradecimentos

Referências

1) BISWAS, S. Schoology-Supported Classroom Management: A Curriculum Review. Northwest Journal of Teacher Education [S.l], v.11, n.2, p. 187-196, 2013. 2) FRESCHI, M. ; RAMOS, G.M. Unidade de Aprendizagem: um processo em construção que possibilita o trânsito entre senso comum e conhecimento científico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 8, n. 1, p. 156-170, 2009. 3) MORENO, E. S.; HELDELMANN, S. P. Recursos Instrucionais Inovadores para o Ensino de Química. Química Nova na Escola. São Paulo, v. 39, n.1, p. 12-18, 2017.