Autores

Assai, N.D.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA) ; Broietti, F.C.D. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA) ; Delamuta, B.H. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ) ; Arruda, S.M. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA)

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados de um mapeamento realizado em 56 periódicos da área de Ensino de Ciências acerca da temática estágio supervisionado na formação inicial de professores de Química. Encontramos um total de 18 artigos, os quais foram submetidos aos procedimentos de análise de conteúdo. Os principais aspectos abordados por pesquisadores acerca dos estágios supervisionados se referem a propostas de estraégias didáticas a serem desenvolvidas durante a disciplina e a utilização de instrumentos formativos para a formação docente. Ressaltamos ainda, a ausência de trabalhos que enfatizam a ação do estagiário e também a interação entre os sujeitos envolvidos (professor formador/supervisor/estagiário), identificadas como lacunas para possíveis investigações futuras.

Palavras chaves

Estágio Supervisionado; Formação Inicial ; Química

Introdução

O estágio supervisionado se trata de um componente curricular obrigatório nos cursos de nível superior, inclusive nos cursos destinados a formação de professores (licenciaturas). Pimenta e Lima (2012) destacam o estágio como eixo central desses cursos, pois apresenta características indispensáveis à construção do profissional docente, no que se refere à atribuição de sentido da profissão; aquisição de competências e habilidades, e emancipação profissional e construção da identidade profissional. No Brasil, a preocupação com a formação de professores resultou na efetivação de políticas voltadas para os cursos de formação inicial após a Lei n. 9.294/96 – Lei de Diretrizes e Bases (Brasil, 1996). Desde então, o Brasil tem adotado políticas específicas para a formação dos professores (Brasil, 2002; 2009a, 2009b, 2015). Estes documentos apontam diretrizes para a Política Nacional de Formação de Professores e estabelecem princípios, dinâmicas formativas e procedimentos a serem observados nos programas e cursos de formação. Trata-se de um conjunto de procedimentos a serem observados na organização institucional e curricular dos estabelecimentos de ensino superior. Nesse contexto, as Diretrizes Curriculares Nacionais para formação de professores emergem com a perspectiva de mudança de concepção educacional, pressupondo uma reformulação para os cursos de licenciatura plena e regulamentação para os estágios. Dentre as características citadas no documento, refere-se ao papel atribuído ao estágio supervisionado durante a formação inicial e a sua desarticulação com as demais disciplinas que compõem o corpo de conhecimentos específicos (BRASIL, 2002). O espaço destinado ao estágio supervisionado oportuniza ao licenciando o contato com o seu futuro campo de trabalho, embora, por muito tempo, tenha sido considerado um mero campo de aplicação das teorias, estabelecendo uma dicotomia nos cursos de formação inicial de professores. No caso da formação de professores de Química, Silva e Schnetzler (2008) argumentam que o estágio é o espaço de interface da formação teórica com a experiência profissional. O momento de transição de aluno a professor, em um movimento de interação entre o saber e o fazer, entre os conhecimentos disciplinares e o enfrentamento de problemas decorrentes de situações próprias do cotidiano escolar. Considerando o estágio supervisionado como um dos pilares da formação inicial, nossa proposta neste artigo consiste em apresentar um recorte de um mapeamento realizado em periódicos da área de Ensino de Ciências, a respeito da organização curricular e o desenvolvimento dos estágios supervisionados nos cursos de licenciatura em Química.

Material e métodos

O mapeamento das produções científicas sobre os estágios supervisionados na formação inicial de professores da área de Ensino de Ciências pautou- -se no instrumento proposto por Assai, Arrigo e Broietti (2018) , o qual apresenta uma lista representativa de 56 periódicos concernentes à referida área para consulta em trabalhos de levantamentos bibliográficos. Tal lista compõe periódicos nacionais com Qualis A1, A2 e B1 (os maiores estratos), selecionados em um movimento minucioso de utilização de alguns filtros de busca (Ciência, Ensino, Química e Educação) associados ao Ensino de Ciências. Com o intuito de realizar o levantamento dos artigos utilizamos a ferramenta “Pesquisar”, e o campo de busca denominado “pesquisar termo em todas as categorias”, inserindo as palavras-chave “estágio”. A busca nas páginas dos periódicos resultou em um acervo que totalizou 495 artigos. Entretanto, para averiguar se os artigos selecionados estavam em consonância com o objetivo dessa pesquisa, foi necessário acessar cada artigo localizado na página de cada periódico, verificando se estes possuíam como foco de pesquisa o estágio supervisionado nos cursos de formação inicial de professores da área de Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia). Os artigos que não atendiam a essa solicitação foram excluídos do acervo. Esse movimento de exclusão resultou em 87 artigos, que representam 17,5% do acervo inicial disponível nas páginas dos periódicos (495 artigos). Em um terceiro movimento, foram selecionados apenas os artigos que versam sobre o estágio supervisionado nos cursos de formação de professores de Química, os quais foram analisados utilizando os procedimentos da Análise de Conteúdo proposto por Bardin (2011). Segundo a autora, as etapas da análise são i) pré-análise, ii) exploração do material e iii) tratamento dos resultados. A pré-análise contempla a organização do material, a qual consideramos todo o movimento de seleção do corpus e a codificação dos artigos que o compõem. A codificação e a identificação para cada artigo está de acordo com o nome da revista, ano de publicação e a ordem crescente de relação na página do periódico, por exemplo, ACTA2013_1; AMAZÔNIA2017_5; etc. Mediante uma primeira leitura para identificação do objetivo de cada trabalho, passamos à interpretação das discussões envolvidas em cada uma das produções para averiguar se os objetivos haviam sido contemplados, de forma a agrupá-los conforme características comuns, resultando no processo de categorização. O tratamento dos resultados compreende a interpretação dos dados, pautados em inferências embasadas no referencial teórico adotado, análise crítica e também intuição do pesquisador.

Resultado e discussão

Diante dos 56 periódicos utilizados como base para a o mapeamento, selecionamos 87 artigos, oriundos de 34 periódicos distintos, que versam sobre o estágio supervisionado na área de Ensino de Ciências, estes publicados até o mês de abril de 2018 (período final estabelecido para o levantamento). No que tange à distribuição dos artigos por cursos específicos, relacionados à área de Ensino de Ciências. Encontramos 30 artigos que versam sobre a disciplina de estágio supervisionado no curso de Ciências Biológicas, representando a área com maior quantidade de pesquisas. Os cursos de formação inicial de professores de Física e Química abrangem uma quantidade de pesquisas semelhantes, 20 e 18, respectivamente. Encontramos também alguns artigos (5) que discutem sobre o estágio supervisionado nos cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza, que possuem como foco formar professores com uma visão abrangente dessas ciências (Astronomia, Geociências, Biologia, Física e Química). Encontramos também uma quantidade considerável (14) de artigos que versam sobre o estágio supervisionado de forma interdisciplinar, sem uma área definida com o predomínio de discussões teóricas a respeito da temática em questão. Os artigos selecionados foram analisados e posteriormente categorizados mediante a leitura e interpretação dos objetivos e discussões envolvidas em cada uma das produções. O processo de categorização para os 87 artigos da área de Ensino de Ciências resultou em 8 categorias, a saber: estratégias didáticas; discussões teóricas sobre o campo de estágio supervisionado; instrumentos formativos; ação docente; concepções dos estagiários; aprendizagem docente; evidências da constituição da identidade docente e a relação entre os sujeitos envolvidos na tríade formativa. Para o presente trabalho, analisamos os 18 artigos da área de Química, para compreender quais desses aspectos estão sendo investigados nos cursos de formação inicial dessa área. O Quadro 1 apresenta o resultado do processo de categorização, a descrição das categorias e o total de artigos por categoria. No que concerne às pesquisas específicas da área de Química foram encontrados 18 artigos publicados em 10 periódicos distintos, no período de 2008-2018. A Figura 1 demonstra a distribuição de artigos por eixo temático, ilustrando melhor a categorização descrita no Quadro 1. É possível observar que há uma predominância das pesquisas sobre as categorias C1 – estratégias didáticas e C3 – Instrumentos formativos, com 5 artigos em cada uma, abarcando mais de 60% do total de artigos para a formação de professores de Química. As abordagens que fazem uso de estratégias didáticas (C1) discorrem sobre várias delas: textos de divulgação científica, blogs, contextualização na abordagem CTSA aliada a experimentação e metodologia por projetos. Já os Instrumentos formativos (C3) empregados para auxiliar os estagiários e professores formadores para avaliar a aprendizagem docente giram em torno de práticas de escrita. Dos 5 trabalhos pertencentes a essa categoria, 4 tratam sobre narrativas produzidas pelos licenciandos; livro de relatos ou diários de campo. O artigo IENCI_4 difere dos demais por apresentar a articulação do microensino com a autoscopia bifásica durante a realização dos estágios para auxiliar na aprendizagem dos futuros professores. As categorias Legislação e currículo (C2), Concepções de estagiários (C5) e Identidade docente (C7) possuem a mesma quantidade de trabalhos, 2 artigos cada. Pesquisas que investigam a Ação docente (C4) e Aprendizagem dos futuros docentes do curso de licenciatura em Química (C6) estão em menor quantidade contando com apenas um trabalho em cada categoria. Somado a isso, há a ausência de trabalhos na categoria C8 − Tríade formativa, indicando que não há pesquisas que abordam a relação dos estagiários com os seus professores (formador ou supervisor) na área de Química.

Quadro 1: Categorias emergentes e suas descrições

Descrição das categorias emergentes durante o processo de Análise de Conteúdo, exemplos e quantidade de artigos.

Figura 1: Distribuição de artigos da área de Química por categoria

Descrição de artigos sobre o estágio na formação de professores de Química por categoria.

Conclusões

O mapeamento das pesquisas sobre o desenvolvimento dos estágios supervisionados na área de Química, possibilitou uma melhor compreensão acerca das tendências, preocupações e anseios que interessam aos pesquisadores/professores da área. De um montante de 87 artigos da área de Ensino de Ciências, foram encontradas 18 produções para cursos de licenciatura em Química no período de 2000-2018, resultando em um percentual de 21% das pesquisas da área. Das 8 categorias que expressam os principais aspectos abordados nos trabalhos analisados, há uma predominância de trabalhos nas categorias Estratégias didáticas (C1); e Instrumentos formativos (C3), totalizando 55% das pesquisas nos cursos de licenciatura em Química. As categorias Legislação e currículo (C2), Concepções dos estagiários (C5) e Identidade Docente (6) possuem 2 trabalhos cada. Já os trabalhos que pesquisam Ação docente (C4); Aprendizagem docente (C6) possuem apenas um trabalho cada. Evidencia-se ainda a ausência de trabalhos na categoria Tríade formativa (C8) que considera o estágio como espaço de formação coletiva, com o necessário envolvimento dos professores (orientador e supervisor) na formação dos estagiários. Logo, é possível observar que os trabalhos possuem como foco o estagiário e ainda não consideram os demais sujeitos envolvidos na formação docente (professor formador e supervisor). De maneira geral, pela massiva quantidade de pesquisas nas categorias C1 e C3 a tendência se mantém com uma quantidade expressiva de pesquisas propositivas e uma menor quantidade de pesquisas avaliativas. A realização desta investigação nos permitiu visualizar uma discussão plural e inédita em torno dos diferentes eixos/categorias estabelecidas em torno da temática – Estágios Supervisionados, suscitando reflexões acerca das tendências de pesquisas nesta área e de lacunas ainda a serem investigadas com a finalidade de colocar em evidência a formação docente.

Agradecimentos

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. 229p.

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SILVA, R. M.; SCHNETZLER, R. P. Concepções e ações de formadores de professores de Química sobre o estágio supervisionado: propostas brasileiras e portuguesas. Química Nova, v. 31, n. 8, p. 2174-2183, 2008.