Autores

Sousa, B. (UFMA-CAMPUS BACANGA) ; Bezerra, C. (UFMA-CAMPUS BACANGA) ; Costa, H. (UFMA-CAMPUS BACABAL)

Resumo

Considerando as atuais exigências do ensino de Química e o cenário dos pressupostos Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA, bem como as lacunas existentes no desenvolvimento de práticas educacionais que tenham como foco o contexto local, temos como objetivo apresentar a estrutura de uma sequência didática como material possivelmente capaz de auxiliar o ensino-aprendizado na perspectiva CTSA com foco na temática central Manguezal, ecossistema local da capital de São Luís-MA. A sequência didática busca, de acordo com a investigação das problemáticas inerente aos Manguezais, à contextualização dos assuntos químicos sob a perspectiva das relações CTSA com ênfase na Teoria Cinética dos Gases, conteúdo integrante do currículo programático para a série do 2º ano do ensino médio.

Palavras chaves

Ensino De Química; CTSA; Manguezais

Introdução

O trabalho foi desenvolvido no contexto da disciplina Metodologia do Ensino de Ciências Naturais do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Maranhão -PPECEM da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, que apresenta em sua grade curricular a investigação das metodologias atualmente propostas ao ensino de ciências.Considerando as perspectivas sugeridas pelos PCN (2002) ao ensino de química, que visam o cotidiano dos estudantes e as relações intrínsecas a sociedade e ao mundo como um todo, é possivel destacar a importância da contextualização em torno das temáticas que incentivem o despertar do espírito crítico e reflexivo do alunado, sobre as problemáticas mundiais, nacionais e locais inerentes a vida em sociedade. Um tema contextualizador que pode ser de grande relevância para discussões no contexto local, são os manguezais, pois servem importante indicador ecológico da zona costeira mundial e parte do bioma local, é configurado como um ambiente rico e diversificado, tanto no âmbito ambiental, como berço e habitat de muitas espécies dentre outras características, quanto no campo educacional, visto que se configura como esfera de informações históricas e socioambientais intrínsecas a configuração geográfica, social e ambiental de regiões costeiras, tais como a que vivemos.Neste sentido, considerando o contexto do ensino de Química e o cenário dos pressupostos CTSA, bem como as lacunas existentes no desenvolvimento de práticas educacionais que tenham como foco o contexto local, temos como objetivo propor uma sequência didática pautada no Manguezal, para a contextualização dos conteúdos químicos da Teoria Cinética dos Gases, assunto da série do 2º ano do ensino médio.

Material e métodos

Considerando as temáticas sóciocientíficas e a possibilidade de aplicação de temas para a contextualização de conteúdos na transversalidade das disciplinas cientificas, partimos nossa investigação através da compilação de dados em portal de periódicos e livros didáticos sobre o tema Manguezal e o conteúdo químico sobre Gases para a 2ª série do ensino médio. Escolhemos esta série, tendo em vista a maior incidência de cálculos e equações que são apresentadas para o currículo programático desta, porém a sequência didática pode ser facilmente empregada em outras séries, tanto do ensino médio como ensino fundamental. A sequência didática foi elaborada partindo especificamente da falta de conhecimento sobre o ecossistema Manguezal típico da região de São Luís-MA. A estruturação da sequência foi pautada na possibilidade de contextualização dos conhecimentos científicos a reflexão da importância do domínio destes, para uma possível preservação.

Resultado e discussão

A sequência didática proposta é pautada através de uma investigação sobre as causas do cheiro de ovo podre no Manguezal, e é direcionada ao estudo da teoria Cinética dos gases e misturas gasosas. Toda problematização apresentada na sequência, tem o objetivo de proporcionar a investigação dos processos químicos, bem como discussão das relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente – CTSA intrínsecas aos manguezais. Para a realização da sequência didática é sugerida a utilização de matérias jornalísticas como ferramenta didática, visto que apresentam linguagem acessível e informações potencialmente viáveis para o estudo e investigação das problemáticas inerentes ao contexto local, social e ambiental. Neste âmbito, sugerimos as seguintes etapas para aplicação de uma sequência didática composta por cinco aulas, com a mesma estrutura e temática para a contextualização de dois conteúdos químicos distintos: Proposição da Questão Problema, Investigação de matérias jornalísticas, Levantamento de hipóteses, Aula expositiva dialogada, Socialização das ideias e apresentação das possíveis conclusões para a questão problema, que será detalhada na figura 1.

Sequencia Didática: Manguezais educar para proteger

A sequência didática busca a investigação dos Manguezais, à contextualização dos assuntos químicos sob a perspectiva CTSA.

Conclusões

Considerando as orientações curriculares nacionais, quanto a utilização de metodologias, ferramentas e recursos que auxiliem o ensino-aprendizado em Química, pontuamos através da proposta, um material que possibilita a utilização de múltiplos recursos e enfoques, sugeridos na literatura atual, como pertinentes a construção do espirito critico e reflexivo, e possível formação cidadã. Destacamos a interpretação de matérias jornalísticas locais, sobre o ecossistema Manguezal, um objeto potencialmente viável para contextualização de conhecimentos científicos e inserção de temáticas CTSA.

Agradecimentos

Ao apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES,Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico d

Referências

ABREU, T. B.; FERNANDES, J.; MARTINS, I. Levantamento sobre a produção CTS no Brasil no período de 1980-2008 no campo de ensino de ciências. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 2, p. 3-32, 2013. ALVES, J. R. P. Manguezais: educar para proteger. Rio de Janeiro: Femar: Semads, v. 96, 2001. BASTOS, A. Bendito Mar de Lama. Diário Catarinense. Florianópolis, p. 10-20. jul. 2015. Disponível em: Acesso em: 09 abril 2018.
BRASIL. Ministério da Educação – Parâmetros Curriculares Nacionais; MÉDIO, Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino. PCN+ para o Ensino de Ciências e Matemática. Brasília: Ministério da Educação, 2002.
CANTANHEDE, S. C. S. Textos da Revista Ciência Hoje como Recurso Didático: Análise e Possibilidades de Uso no Ensino Médio de Química. 2012. São Carlos, SP. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), 2012. Dissertação de Mestrado, 223. CESCHINI, E. B. Estudo da distribuição de metais numa área de recuperação de manguezal na Baía de Guanabara (RJ), com enfoque na aplicação da geoquímica no ensino básico. Dissertação (Mestrado em Geociências - Geoquímica ambiental) - Universidade Federal Fluminense, 2011.
FIRME, R. N.; AMARAL, E. M. R. Analisando atividades e ações em uma sequência didática com abordagem CTS: Contribuições da elaboração de texto para a aprendizagem de química. Revista Amazônica, v. 6, n. 2, p.369-387, 2013.
FIRME, R. N.; AMARAL, E. M. R; BARBOSA, R. M. N. Análise de uma sequência didática sobre pilhas e baterias: Uma abordagem CTS em sala de aula de química. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, Curitiba, 2008.
GIORDAN, M.; GUIMARÃES, Y.; MASSI, L. Uma análise das abordagens investigativas de trabalhos sobre sequências didáticas: tendências no ensino de ciências. VIIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas, 2011.
GUIMARÃES, Y. AF.; GIORDAN, M. Instrumento para construção e validação de sequências didáticas em um curso a distância de formação continuada de professores. VIIII Encontro Nacional De Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas, 2011.