Autores

Farias, A.T. (UFPA) ; Fonseca, D.C. (UFPA) ; Machado, J.R.C. (UFPA)

Resumo

Um dos principais objetivos da educação básica e das Ciências Naturais é a formação de cidadãos críticos que possam ser atuantes na sociedade em que estão inseridos. Tendo isto em vista, o objetivo deste é trabalho introduzir uma abordagem CTS no ensino-aprendizagem de Eletrólise a partir da produção do Alumínio (Al) em função da questão social “Mineração de Bauxita na Amazônia”. A proposta foi aplicada na turma do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual Edmundo Queiroz, Marituba-Pa. Os dados foram obtidos por meio de uma de investigação qualitativa; através de um questionário que apontou uma contribuição significativa na compreensão sobre Eletrólise e na construção de um pensamento crítico.

Palavras chaves

Ensino de Química; CTS; Mineração na Amazônia

Introdução

Um dos principais desafios do século XXI é formar gerações mais conscientes de suas responsabilidades socioambientais. Entretanto, sob um ensino ainda descontextualizado, as Ciências Naturais -que deveriam preparar os cidadãos para agir com consciência e responsabilidade frente as questões sociais pertencentes à ciência, como defende Pogge e Yager (1987)- apresentadas em sala de aula seguem em “um mundo à parte” para os estudantes. No ensino de Química, observa-se em geral, que os alunos demonstram dificuldade em relacionar os conteúdos com eventos de seu cotidiano. Presente nos currículos escolares do ensino médio, a Eletrólise é um processo de grande importância industrial, principalmente na produção do Alumínio (Al), elemento químico presente em quase tudo que utilizamos, contudo, é um conteúdo de pouco entendimento dos alunos principalmente no que concerne aos aspectos sociotécnicos da mineração de Bauxita, principal minério que origina o Alumínio metálico, e seu processamento posterior até a obtenção da Alumina (Al2O3), o óxido de onde o metal é reduzido. Por conseguinte, diante das necessidades percebidas no que diz respeito a “o que e como ensinar”, defendemos que uma abordagem CTS possa atenuar significativamente as dificuldades e carências percebidas. A extração de substâncias minerais é uma das atividades mais antigas exercidas pelo homem, visto que é a partir da natureza que nos alimentamos, vestimos, etc. Em contrapartida, “mineração e sustentabilidade ambiental são processos antagônicos” (WANDERLEY, L. J. M. - 2008). As ocorrências registradas na Amazônia salientam a dimensão dos impactos socioambientais advindos da mineração. Neste contexto, propomos um Ensino-Aprendizagem de Eletrólise a partir da Mineração de Bauxita na Amazônia para a produção do Alumínio como ferramenta de apoio no entendimento dos conceitos científicos, acentuando as problemáticas vivenciadas por povos de Oriximiná (PA), Juruti (PA) e Barcarena (PA), oriundas da chegada e funcionamento das mineradoras e indústrias, a fim de oportunizar ao discente relacionar os temas de estudo aos diversos eventos onde se encontram inseridos, fomentando assim, a construção do pensamento crítico.

Material e métodos

A proposta foi aplicada na turma de segundo ano da Escola Estadual Edmundo de Queiroz, em Marituba-Pa. A investigação realizada em sala de aula teve como objetivo avaliar se os alunos percebem as influências econômicas, sociais e políticas no tema social e a contribuição de uma abordagem CTS no entendimento dos processos de Eletrólise. Tomando como base o Esquema de Aikenhead, a aula foi dividida em três partes: 1ª PARTE (introdução da questão social): Realizamos uma sondagem teórica para avaliar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito do que consiste a mineração, qual a influência dela sob a sociedade e a produção do Alumínio (Al). Em seguida, introduzimos conceitos e definições relacionadas à mineração de Bauxita e disponibilizamos a classe fotos e relatos de povos de Oriximiná (PA), Juruti (PA) e Barcarena (PA), na Amazônia Legal, que sofrem com os impactos negativos das atividades de mineração. 2ª PARTE (relação tecnologia e conteúdo científico): Introduzimos o conteúdo (Eletrólise) paralelamente às etapas de produção do Alumínio (Al), como meio de exemplificar os aspectos químicos dos conteúdos da aula. 3ª PARTE (retomada da questão social): No término da aula instigamos a classe a rediscutir os problemas de interesse social, e aplicamos um questionário de caráter qualitativo, com o objetivo de coletar opiniões e impressões de questões sociais da mineração de Bauxita na Amazônia, tal como avaliar a contribuição da metodologia no ensino-aprendizagem do conteúdo científico relacionado.

Resultado e discussão

Ainda durante a aula, a metodologia aplicada nos permitiu perceber que os alunos demonstravam-se significativamente mais curiosos e interessados no conteúdo. Uma análise geral do questionário respondido pelos alunos ao final da aula, constatou que a abordagem CTS ajudou na compreensão dos conceitos e aspectos químicos dos processos de Eletrólise. Além disso, através das discussões ocorridas entre/com os alunos, percebemos mudanças consideráveis no posicionamento às questões sociais relacionadas às tecnologias e, também, no significado social que atribuem à Química e demais ciências.

Conclusões

O estudo de Eletrólise desenvolvido de forma interligada a questões sociais pertinentes a mineração de Bauxita na Amazônia pode ser uma abordagem que além de acrescentar no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo, pode contribuir para a construção da cidadania e criticidade do aluno, de modo a, possibilitá- lo se posicionar de forma consciente mediante as informações que a mídia e outros canais de informação propagam. Nesta perspectiva, conclui-se que a utilização desta abordagem foi satisfatória e proporcionou aos estudantes um aprendizado significativo através da correlação entre os conteúdos escolares e o contexto social em que estão inseridos. Por fim, a pesquisa ressaltou a importância de desempenhar no ensino escolar o estudo da Química e demais ciências estabelecendo uma relação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS).

Agradecimentos

Referências

BARRETO, M. L. Mineração e Desenvolvimento Sustentável: Desafios para o Brasil. Rio de Janeiro: CETEM/MCT, 2001.

CHASSOT, A. I.; OLIVEIRA, R. J. Ciência, Ética e Cultura na Educação São Leopoldo, Editora UNISINOS, 1998.

SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. Ijuí, Editora Unijuí, 1993.

TEIXEIRA, P. M. M. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 177-190, 2003.

WANDERLEY, L. J. M. Conflitos e Movimentos Sociais Populares em Área de Mineração na Amazônia Brasileira. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Programa de Pós-Graduação em Geografia, Rio de Janeiro, 2008.