Autores
Fernandes, L.H.D. (UFRJ) ; dos Santos, A.F. (UFRJ) ; da Silva, L.E.A. (UFRJ) ; Endlich, R.R.F.G. (UFRJ) ; Guerra, A.C.O.G. (UFRJ) ; da Silva, J.F.M. (UFRJ)
Resumo
A revista “A Química em Tudo” é uma iniciativa do projeto homônimo desenvolvido pelo Laboratório Didático de Química (LadQuim). Destinada a alunos do Ensino Médio, a revista tem a finalidade de integrar o ensino tradicional à realidade das tecnologias de informação e comunicação. A revista é distribuída em uma plataforma digital e interativa, disponibilizando textos, imagens, vídeos, áudios e quizzes. Cada edição opera com um tema central, sendo o mesmo voltado a assuntos da atualidade e capazes de captar a atenção de alunos do Ensino Médio. A produção alcançou um total de quatro mil visualizações em sua trajetória de um ano, atingindo com sucesso o seu público alvo.
Palavras chaves
TICs; Divulgação Científica; Mídias eletrônicas
Introdução
A revista “A Química em Tudo” é uma das iniciativas do projeto homônimo desenvolvido pelo Laboratório Didático de Química (LaDQuim), fundado em 2011 por integrantes do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Destinada a alunos do Ensino Médio, a revista é formatada para atender da melhor forma possível a este público e toma como base a cultura contemporânea para a definição da pauta, da linguagem e do tratamento editorial das publicações, de forma a transparecer seus valores. A fim de integrar o ensino tradicional à realidade das tecnologias de informação e comunicação, já que a sociedade contemporânea vem transitando pela experiência da dinâmica de redes (CASTELLS, 2006), a revista é distribuída em uma plataforma digital e interativa, disponibilizando textos, imagens, vídeos, áudios e quizzes. Devido o seu caráter institucional, existe o propósito de alinhar a comunicação com os leitores, dar visibilidade aos conteúdos que tangem à esfera das Ciências da Natureza, destacar assuntos importantes da área e registrar a história do núcleo que a concebeu. Ao pensar na interação entre ensino, sociedade e tecnologia, o projeto da revista “A Química em Tudo”, tem por objetivo despertar em seu público o interesse pelo aprendizado e aprofundar os seus conhecimentos sobre os avanços científicos e tecnológicos, através das conexões entre Química, Tecnologia, História e Sociedade. Tendo na figura do professor um mediador de tais abordagens, a revista propõe dialogar com alunos e mestres, e fornecer um material que visa apoiar o ensino da química em sala de aula.
Material e métodos
A revista “A Química em Tudo” opera com um tema central em cada edição, sendo o mesmo voltado a assuntos da atualidade e capazes de captar a atenção de alunos do Ensino Médio. Ela é dividida em cinco seções: “Tá rolando”, que contextualiza as questões atuais; “Tá no ar”, que sugere livros e conteúdo audiovisual; “Tá na capa”, que aborda o tema por perspectivas científicas, históricas, ambientais e sociais; “Tá sabendo?”, que engloba curiosidades e quizzes, e a “Tá com eles”, que apresenta perfis de cientistas e de profissões por meio de entrevistas que funcionam como uma aproximação dos temas tratados à realidade do leitor. Por meio de depoimentos de estudantes e especialistas das áreas abordadas em cada edição, procura-se nutrir o leitor com informações relevantes acerca do dia a dia do profissional. Como os jovens são o público-alvo da revista, existe um grande desafio de capturar a atenção destes e tornar esse momento de aprendizagem descontraído e leve. Uma das apostas é a realização de quizzes, sendo os mesmos criados na plataforma do Buzzfeed e pensados para que o aluno possa testar os seus conhecimentos adquiridos ao longo de toda a edição. Uma das ferramentas utilizadas para a divulgação e interação com os nossos leitores é a própria página da revista no Facebook. Através dela foi possível não apenas ampliar as possibilidades de comunicação e interação com o público, mas também, divulgar diversas informações e conteúdos relacionados à Química, promovendo discussões e fomentando o acesso a divulgação de vários dados que não foram necessariamente publicados na revista.
Resultado e discussão
A primeira edição da revista foi lançada em agosto de 2017. Tendo a
Radioatividade como tema principal, alcançou um total de 2.100
visualizações, sendo o seu público oriundo do Brasil, Portugal, Timor Leste
e Moçambique. A trajetória da revista permanece com a publicação de mais
três edições, abordando em seus temas: alimentos, moda e esportes. A última
edição lançada em junho, com o tema “Esportes” relaciona-se com a data da
Copa do Mundo da Rússia, demonstrando o laço entre assuntos atuais e a
produção da revista.
A maior fonte de resultados da revista é a fanpage no Facebook. Nesta, é
possível realizar uma análise do público para a qual a produção é voltada.
Os dados demonstram uma maior concentração de indivíduos do Timor Leste,
Moçambique e Brasil, sendo 1380 usuários apenas no país asiático. Além
disso, existe uma maior percentagem de jovens entre 18-24 anos
correspondendo a 53% do público, seguido de 44% de jovens entre 13-17 anos,
correspondendo à idade escolar de Ensino Médio. O maior percentual de gênero
é do sexo masculino, correspondendo a 58% dos usuários.
A utilização da revista como fonte de integração virtual, visou expandir o
sistema de aprendizagem, sendo um modo de operar tanto em aspectos que
tangem às tecnologias informacionais e comunicacionais quanto na maneira
como o aluno, enquanto cidadão, enxerga e transforma o mundo.
Conclusões
Através dos resultados obtidos pela fanpage, foi possível observar uma maior concentração de leitores na idade escolar e idade adulta, sendo possível concluir que o público-alvo foi alcançado de forma bem sucedida. Além disso, tais dados demonstram uma maior concentração de usuários de países como Timor Leste, Moçambique e Brasil. Estas informações nos levam à crítica sobre a carência de material didático de Química voltada a alunos do Ensino Médio, indicando a necessidade de criação de materiais voltados ao interesse dos alunos e adequados à realidade em que vivem.
Agradecimentos
UFRJ, LadQuim, CNPQ, FAPERJ, CAPES.
Referências
CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. 7ª edição, São Paulo: Paz e Terra, 2003.
STEINBERG, S., KINCHELOE, J. Cultura Infantil: a construção coorporativa da infância. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.