Autores

Barbosa, J.N.P. (UEAP) ; Farias, A.L. (UEAP) ; Furtado, H.S. (UEAP) ; Santos, I.T.C.P. (UEAP) ; Santana, R.O. (UEAP) ; Ferreira, T.S. (UEAP)

Resumo

A tabela periódica é uma importante ferramenta para o ensino de química e o seu estudo possui papel fundamental no desenvolvimento da formação cognitiva do pensamento químico. Dessa forma, este trabalho mostra o método utilizado por acadêmicos de Licenciatura em Química da Universidade do Estado do Amapá-UEAP, para facilitar o ensino de química e de alguns dos seus conceitos através de uma tabela periódica interativa, relacionando a este objeto o ensino por meio de um celular e suas peças, para levar a alunos do ensino médio conhecimentos e curiosidades sobre as propriedades dos elementos químicos. Verificou-se compreensão de forma precisa por parte dos alunos, unindo novos conhecimentos aos já existentes, possibilitando-os crescimento investigativo e mais interesse ao estudo de química

Palavras chaves

ensino de química; tabela periódica; cotidiano

Introdução

Por diversas vezes o ensino de Química é abstratizado em escolas por todo o país. Dessa forma, novos métodos de ensino necessitam ser criados a cada momento para possibilitar aos alunos a compreensão e aprendizagem dos conhecimentos químicos para a sua vida. Segundo Nunes e Adorni (2010) os alunos, diversas vezes, não conseguem aprender, pois não são capazes de associar o conteúdo estudado com seu cotidiano, tornando-se desinteressados pela disciplina. Entende-se que o ensino/aprendizagem de disciplinas como a Química ainda enfrentam inúmeras dificuldades e que ao término dos três anos de ensino médio poucos são os conhecimentos a respeito de tal ciência pela maioria dos alunos. De acordo com pesquisas na literatura percebe-se que os estudantes possuem grande dificuldade em compreender e interpretar a Tabela Periódica (LIMA, 1996). Assim, o trabalho realizado pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Química da Universidade do Estado do Amapá(UEAP) demonstra que a criação de métodos de ensino de Química pode ser feita com materiais do cotidiano. Considerando a importância de buscar mecanismos de ensino que sejam de fácil conhecimento pelos estudantes, o grupo decidiu por realizar o ensino da Tabela Periódica e seus elementos com o auxílio de um celular, permitindo ao professor fazer a relação da química presente naquele objeto com o cotidiano de seus alunos de maneira estruturada, levando seus alunos pelas mudanças e transformações no decorrer da história da humanidade (MENDES, 2012). Este trabalho demonstra que a criação de métodos de ensino de Química pode ser feita com materiais de fácil acesso aos alunos, facilitando o ensino dessa disciplina.

Material e métodos

É de fundamental importância que ao planejar uma metodologia a mesma se encaixe no determinado ambiente de ensino, não deixando de enfatizar a relevância do professor como condutor e orientador de todas as atividades. A atividade foi desenvolvida em 5 turmas do 1º do ensino médio integrado, do Colégio Amapaense, localizado no Município de Macapá, Amapá. O objeto norteador da aula foi o celular, já que em sua composição há uma grande variedade de componentes químicos. Par dar início as atividades relatou-se aos alunos a história dos aparelhos móveis, desde sua invenção até os avanços que esses aparelhos vem sofrendo ao longo dos anos. Em seguida, foram depositados sobre uma mesa um telefone móvel totalmente desmontado, e fichas com os devidos elementos contidos em cada peça do aparelho, e então solicitou-se que os alunos escolhessem uma peça e retirassem as cartas com os elementos de composição, após isto os mesmos iriam identificar em uma folha: a peça do celular; o(s) elemento(s) presente(s) nele; a massa do elemento; seu número atômico; período; família; aplicações. Os acadêmicos reproduziram uma tabela já existente, envolvendo todos os elementos e suas aplicações, ou seja, de que forma determinado elemento pode ser encontrado. É importante citar que a tabela e suas aplicações estavam em inglês, porém o conteúdo ali descrito era de fácil compreensão por parte dos alunos, se considerarmos que os mesmos fazem parte do ensino médio integral que oferta a língua inglesa, intensificando assim uma segunda língua. Por fim, os alunos iriam fazer uma rápida apresentação, como se cada um deles fosse o elemento químico escolhido, citando assim tudo o que foi pedido aos mesmos.

Resultado e discussão

A aplicação de uma contextualização para iniciar uma abordagem de termos químicos facilitou a participação e comunicação dos alunos em ambiente sala de aula, o que foi notório em todas as turmas onde o projeto foi aplicado. Diante das anotações e apresentações, percebe-se que houve um entendimento de forma nítida por parte dos alunos, absorvendo e unindo conceitos novos com os conceitos já existentes, o que vem possibilitar uma evolução conceitual, por parte dos mesmos, para o conteúdo referente a tabela periódica. Foi notório o quanto eles se mostraram interessados no assunto quando iniciamos a atividade contando a respeito de como surgiu o celular, que é um objeto tão presente na vida deles. Após identificarem os elementos químicos na tabela periódica interativa e anotarem as informações necessárias, os alunos foram frente à classe apresentar suas descobertas de elementos no celular, informando as demais aplicações do elemento que foi retirado, de que forma ele seria utilizado além da fabricação do celular, bem como apresentar: massa, número atômico, família, período. O principal objetivo desse trabalho foi alcançado, havendo êxito na explanação e compreensão sobre a necessidade do estudo da tabela periódica. Foi possível perceber as ideias criadas nesta atividade diante da absorção das utilidades de cada elemento presente na tabela interativa, sua importância e o quanto que a matéria é rica destes componentes, e como podemos associar os elementos nela presentes em nosso cotidiano. Acredita-se que o uso desta atividade pode ser ampliado em processos de mais elaborações conceituais, com novas contextualizações, mas no momento, entendemos que a atividade é simples e proveitosa de ser realizada em qualquer ambiente de ensino e aprendizagem de acordo com a abordagem.

Conclusões

O objetivo central deste trabalho foi apresentar uma metodologia diferenciada, que nos permitisse relacionar o assunto estudado a um objeto de bastante presença na vida dos jovens, na tentativa de facilitar a compreensão do conteúdo por parte dos alunos. Este trabalho visou a contribuição para um exemplo dentro da educação, que vem alterando alguns significados dentro da área de ensino, propondo metodologias novas, uma nova organização nos processos educativos, bem como métodos avaliativos. Estimulando eventos consecutivos de elaboração e construção de um novo método de ensino e voltado para a formação de pessoas dentro de suas realidades e contexto.

Agradecimentos

Agradecidos a Deus, e posteriormente a escola e professora do 1º ano do ensino médio de tempo integral do Colégio Amapaense, e a Universidade do Estado do Amapá.

Referências

LIMA, M.E.C.C. Formação continuada de professores de química. Química Nova na Escola. n.4, 1996

MENDES, P; Breve história da Tabela Periódica. Centro de Química de Évora. São Paulo- 2012.

NUNES, A. S.; Adorni, D.S . O ensino de química nas escolas da rede pública de ensino fundamental e médio do município de Itapetinga-BA: O olhar dos alunos.. In: Encontro Dialógico Transdisciplinar- Enditrans, 2010, Vitória da Conquista, BA. -Educação e conhecimento científico, 2010.