Autores

Félix, H. (UECE) ; Portela, M. (UFC)

Resumo

Os resíduos sólidos causam problemas para toda a população que convive com eles e educar pessoas para compreender os danos e toda a problemática causada pelo acúmulo de lixo é algo de extrema relevância para iniciativas que visem a diminuição da poluição ambiental. Este trabalho teve como objetivo fazer uma sondagem sobre a compreensão do assunto lixo e seus impactos no meio ambiente com alunos do Ensino Médio. Um questionário com cinco questões de múltiplas escolhas sobre problemas ambientais causados pelo lixo e soluções práticas foi aplicado em quatro turmas de terceiro ano. Foi possível notar que há um entendimento correto e adequado sobre a questão do lixo entre os alunos e que 97% considerou como importante a educação ambiental na escola e 93% apoiam como solução a coleta seletiva.

Palavras chaves

Lixo; Percepção ambiental; Educação

Introdução

Os resíduos sólidos causam problemas para toda a população que convive com ele. Com o advento da modernização e do aumento de cidades, observa-se o aumento da quantidade e diversidade do lixo (IPT/CEMPRE, 1995). Caderoni (2003) aborda que existem classificações quanto ao tipo: lixo orgânico, eletrônico, hospitalar, radioativo, industrial, entre outros. Existem tentativas para resolver esse problema, entre elas a coleta seletiva do lixo, a reciclagem de produtos e a reutilização, com a finalidade de minimizar os efeitos indesejados para o meio ambiente e para as pessoas. Propondo a educação ambiental (TREVISOL, 2003), pessoas são capazes de mudar hábitos e cultivar novas formas de trabalhar com os materiais sem causar danos ao meio ambiente, inclusive isso sendo feito com alunos de nível médio. Pensando nisso, o objetivo deste trabalho foi fazer uma sondagem sobre os conhecimentos dos alunos de terceiro ano do Ensino Médio da Escola Professor Francisco Aristóteles de Sousa, localizada no município de Itaitinga - CE.

Material e métodos

O referente estudo teve um embasamento teórico que apresenta uma descrição de características, envolvendo a ligação dos resíduos sólidos e seus impactos ambientais, ocasionados pelo descarte indevido do lixo e de seu excesso nas cidades. A pesquisa bibliográfica se utilizou de várias fontes literárias, desde livros a artigos, fazendo uma relação com vários temas interdisciplinares das ciências humanas e sociais. No trabalho experimental, foi utilizado um questionário com cinco questões de múltiplas escolhas aplicado em quatro turmas de terceiro ano do ensino médio. Cada questão possuía três alternativas, sendo possível marcar somente uma de acordo com o conhecimento do aluno sobre o assunto. O questionário foi respondido individualmente e os alunos tiveram o tempo de uma hora para responder.

Resultado e discussão

Foi possível observar que os discentes possuíam conhecimentos adequados e coerentes com soluções viáveis a serem tomadas diante da problemática do lixo e seus impactos no meio ambiente. Para Dias (2002), o cuidado com o meio ambiente é uma tarefa diária de todos os cidadãos, da conscientização à ação. Segundo Currie (2000), quando se trabalha com o eixo escolar e o meio ambiente, o docente tem como objetivo enfatizar sobre a importância do papel da escola para a comunidade que ela está inserida, o qual a escola deve oferecer um espaço ideal para a mobilização e desenvolvimento de ações. De acordo com o que foi respondido no questionário, na primeira pergunta, 21,48% dos alunos responderam que o consumismo está descontrolado, 70,37% afirmaram que o consumismo é um reflexo do mundo globalizado e 8,15% não souberam opinar, ou seja, a maior parte acredita que o alto grau de consumismo presente na sociedade moderna é apenas um reflexo dos efeitos da globalização, o que pode acabar acarretando em grande acúmulo de lixo. Na segunda pergunta, que tratava da grande preocupação com a enorme quantidade de lixo produzida mundialmente, 77,04% optaram pela degradação do meio ambiente e dos recursos naturais, 20% marcaram que a grande preocupação era o aumento de doenças e 2,96% marcaram que a preocupação era as condições deploráveis para os mais pobres, o que mostra que a grande maioria compreende como o acúmulo e aumento de lixo interfere diretamente no meio ambiente e consequentemente acaba atingindo o ser humano. Do total de alunos, na terceira pergunta, 93,33% disseram que a opção mais viável para reduzir os problemas do lixo era a coleta seletiva do lixo e os outros 6,67% afirmaram que seria os aterros sanitários a melhor solução.

Conclusões

Tomando como base todo o exposto, foi possível notar como os alunos da escola onde a pesquisa foi realizada possuem um bom conhecimento sobre o assunto do lixo e possuem também soluções viáveis para o correto e adequado tratamento do lixo, fazendo relações não somente com a questão ambiental, mas também com as questões sociais e econômicas. A prática ambiental e o incentivo à educação ambiental são pontos importantes a serem considerados dentro das escolas e discutido entre os alunos e os docentes.

Agradecimentos

À coordenadora Josiane Fernandes e ao diretor Mário Miranda por permitirem que o estudo fosse realizado na Escola Profissional de Itaitinga. À professora Marcela Porte

Referências

CADERONI,S. Os bilhões perdidos no lixo, 4 edição São Paulo: Humanitas Editora 2003.
CURRIE, K. Meio Ambiente: Interdisciplinaridade na prática. Campinas-SP, Papirus, 2000.
DIAS, Sonia M. Lixo e Cidadania: os impactos da política de resíduos sólidos de Belo Horizonte no mundo do trabalho do catador da ASMARE. In: XIII Encontro da Associação Brasileirade Estudos Populacionais, realizado em Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil de 4 a 8 de novembro de 2002.
IPT/CEMPRE. Lixo municipal: manual de gerenciamento integrado. Instituto de Pesquisas Tecnológicas. São Paulo: IPT 2163, 1995.
TREVISOL, Joviles Vitório. A educação em uma sociedade de risco: tarefas e
desafios na construção da sustentabilidade. Joaçaba: UNOESC, 2003. P.166.