Autores
Silva, A.M. (UFC) ; Alves, A.L.S. (UFC)
Resumo
Este trabalho é uma reflexão acerca da pesquisa científica aplicada ao Ensino Médio. Os conceitos de pesquisa e iniciação científica são apresentados como temas para uma abordagem metodológica diferenciada em sala de aula, tornando a escola um espaço favorável à atividade investigativa. A base da educação escolar é a pesquisa, não a aula, o ambiente de socialização, a ambiência física, ou o mero contato entre professor e aluno (DEMO apud EDUCAR, 2013). Segundo Bagno (2007), a pesquisa é uma atividade que está presente em diversos momentos do cotidiano. Os alunos do Ensino Médio também têm a chance de se tornarem bolsistas por meio do programa de iniciação científica PIBIC-EM ou IC-Jr, promovendo a formação científica de recursos humanos e desenvolvendo talentos promissores (CNPq, 2017).
Palavras chaves
Pesquisa; Iniciação Científica; Aprendizagem
Introdução
A educação pode ser compreendida como o processo de socialização dos indivíduos. Durante muito tempo, ela foi privilégio de poucos; somente aqueles que dispunham de dinheiro e tempo podiam ter acesso a ela. Muitos anos mais tarde, a educação passou a ser um direito universal, que deveria ser assegurado a todos, embora ainda até os dias atuais isso não aconteça em sua plenitude. É de conhecimento da maior parte da população que os professores enfrentam grandes desafios diariamente em sala de aula, e um deles é exatamente estimular o interesse dos jovens em aprender. Faz-se necessário, para tanto, que o professor seja criativo, tornando suas aulas mais diversificadas e atrativas. Um assunto muito comentado em formações para educadores atualmente é a implementação de novas metodologias, tentando transformar a sala de aula em um espaço mais agradável e onde se tenha maior qualidade de ensino. A iniciação científica se insere como uma alternativa viável para promover esse objetivo, possibilitando o crescimento intelectual dos estudantes e instigando-os à produção científica por meio de atividades que cativem e encantem. Não existe uma área do conhecimento humano sequer que não necessite da pesquisa para se desenvolver. É graças às descobertas científicas, produzidas por meio de muito estudo, que surgem tantas conquistas. A proposta de educar pela pesquisa deve prover meios eficazes de estímulos à aprendizagem do educando, ampliando sua visão de mundo. A partir de estudos mais aprofundados dos conteúdos e outros temas de interesse, os estudantes irão conseguir obter resultados mais satisfatórios e construirão boa base para cursar o nível superior. Dessa forma, este trabalho propôs-se a incorporar projetos que que permitam a pesquisa como meio de efetivar a aprendizagem.
Material e métodos
Este trabalho foi realizado na Escola de Ensino Médio Zélia de Matos Brito, situada à rua Coronel Francisco de Matos Brito, na cidade de Guaramiranga – CE. A escola pertence à rede estadual de ensino, sendo uma instituição mantida pelo Governo do Estado do Ceará. Conta com aproximadamente 300 alunos regularmente matriculados e tem funcionamento nos turnos manhã e tarde, sendo atendidas nos dois turnos as turmas de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. No primeiro encontro com os estudantes, foi aplicado um questionário para 60 alunos das turmas do 2º ano, no qual os alunos foram solicitados a responder a algumas perguntas para fazer um levantamento sobre os assuntos que abordam o tema iniciação científica. Também foram realizadas outras atividades, como aula expositiva, debates e orientações para elaboração e execução de projetos de pesquisa. No segundo encontro, foi apresentada a parte teórica do projeto e exposto aos estudantes o significado de iniciação científica, da importância da pesquisa para a aprendizagem e de projeto de pesquisa. A explanação foi feita com o auxílio de recurso multimídia, notebook e projetor. Foi feita uma discussão sobre os temas citados através de slides e vídeos e, em seguida, foi realizado um breve debate a partir dos conhecimentos adquiridos. Os educandos puderam relatar suas opiniões e dar sugestões para a melhoria da aprendizagem. No terceiro encontro, os estudantes puderam apreciar os gráficos gerados a partir das respostas dadas por eles na aplicação do questionário. Foi feita a análise de cada gráfico, esclarecendo as principais dificuldades dos educandos em relação ao tema em questão, o que permitiu uma reflexão acerca da forma como os educandos estão se dedicando ao seu processo de ensino-aprendizagem.
Resultado e discussão
Em relação ao conhecimento que os alunos possuem sobre pesquisa e iniciação
científica, foi realizada a aplicação de um questionário para 60 alunos das
turmas do 2º ano. Você tem costume de ler? 83% dos alunos realizam leitura
esporadicamente. A falta de boa leitura implica em resultados desfavoráveis
na educação. 14% responderam que têm o hábito de ler, e somente 3%, não
costumam ler. O resultado obtido quando questionado sobre o que os alunos
entendem sobre iniciação científica, a maior parte desconhecem, totalizando
58%. Já 27% ouviram falar do assunto, mas não demonstram estar cientes de seu
significado. Ainda assim, 15% deles sabem o que quer dizer iniciação
científica, pois participam de projetos que envolvem esse tema. Com que
frequência você realiza pesquisa escolares? 62% responderam que realizam às
vezes, provavelmente quando solicitadas pelo professor ou quando um assunto
chama atenção. 25% responderam que quase sempre realizam pesquisas escolares,
muito importantes para a consolidação da aprendizagem, 3% fazem isso sempre,
logo possivelmente têm melhor aproveitamento dos assuntos estudados e 10%
disseram que raramente fazem pesquisas. Você sabe o que é um Projeto de
Pesquisa? Mais da metade, 52%, sabe o que é um projeto de pesquisa. Esse
entendimento sobre o assunto veio através de participação em projetos da
escola e esclarecimento em aulas. 40% disseram que sabem muito pouco, o que
pode indicar que esse assunto é muito cobrado apenas no Ensino Superior,
estando distante da realidade dos alunos do Ensino Médio. Os demais,
totalizando 8%, responderam que não sabem o que é um projeto de pesquisa.
Conclusões
A análise do cenário educacional atual requer atenção especial ao uso de novas metodologias, pois as técnicas utilizadas já não geram grande interesse nos jovens. A construção de projetos de iniciação científica no Ensino Médio fornece subsídios para instigar os alunos à pesquisa, aumentando o desejo pela leitura, e através disso a prática docente se torna um trabalho mais prazeroso. Destaca- se, portanto, que a implantação de projetos como esse pode ser adotada por outras escolas de nível médio ou até fundamental, a fim de criar uma relação próxima entre os estudantes e a pesquisa.
Agradecimentos
1) Coordenação Curso Licenciatura de Química EaD da UFC. 2) Escola de Ensino Médio Zélia de Matos Brito, Guaramiranga-CE. 3) Polo de Aracoiaba-CE.
Referências
BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola: o que é como se faz. 21. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2007. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=NmQY7Gn_rDUC&pg=PA16&dq=o+que+é+pesquisa?&hl=ptBR&sa=X&ved=0ahUKEwiizPj20dfWAhVEDJAKHbw9AQ4Q6AEILjAC#v=onepage&q=o que é pesquisa?&f=false>. Acesso em: 04 out. 2017.
CNPq. Programas Institucionais de Iniciação C&T. 2017. Disponível em: <http://cnpq.br/apresentacao>. Acesso em: 10 out. 2017.
EDUCAR pela pesquisa. Portal Educação. 2013. Disponível em:
<https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/educar-pela-pesquisa/25949>. Acesso em: 15 out. 2017.