Autores

Silva, A.M. (UFC) ; Germano, B.S. (UFC)

Resumo

O uso de drogas é algo cada vez mais constante no cotidiano do aluno e em algumas escolas tornam-se evidentes. Através do diálogo com os alunos sobre a causa ou consequência das drogas, pode-se preveni-los e fazer com que possam de maneira eficiente encorajar-se a dizer não a essas substâncias que podem causar sérios danos à saúde e a sua vida futura. Como é afirmado em Brasil (2006, p. 120): “Na adolescência, sem a participação da família, o adolescente desafiador, que não sabe lidar com as frustrações, apresenta maior chance de desenvolver uso de substâncias”. Nesse sentido, foi aplicado minicurso sobre a química das drogas na EEM João Alves Moreira em Ideal e Vazantes, Aracoiaba-CE.

Palavras chaves

Prevenção; Escola; Drogas

Introdução

O uso de drogas é um fenômeno bastante antigo na história da humanidade e constitui um grave problema de saúde pública, com sérias consequências pessoais e sociais no futuro dos jovens e de toda a sociedade. É preciso prevenir de modo continuo, pois, o consumo de vários tipos de drogas tem aumentado precocemente nos jovens, gerando a violência escolar de muitos alunos que usam e comercializam dentro e nas proximidades da escola. O interesse dos seres humanos pelas drogas, apesar de não haver provas, é tão antigo quanto o interesse por si mesmo. Então, pode-se acrescentar que a droga existe desde que a nossa espécie começou a interagir no mundo. O álcool, até 1250 d.C., era consumido com um baixo teor alcoólico das bebidas fermentadas (de 10º a 20º), só então começaram a serem destiladas, chegando estas a um teor alcoólico de 50º ou mais (AS DROGAS, 2017). Não existe um registro da tradição do consumo de drogas. Cada povo e cada cultura vai tendo as suas. Algumas vezes, o homem procurou nelas a nutrição física, em outras, pela procura de remédio para as suas doenças, e em outras, para alimentar sonhos ou alcançar o transcendente, buscar a paz, influenciar o humor, ou a excitação, enfim, simplesmente para abstrair do mundo que o cerca e o perturba em dado momento da sua existência (MARTINS, 2007). Acredita-se que com esse trabalho e com a apresentação do minicurso para os alunos, pode alertar e prevenir, o quanto é prejudicial para a saúde física e emocional dos mesmos, e também prejudicial para a aprendizagem e ao desenvolvimento desses adolescentes.

Material e métodos

O projeto de pesquisa em questão tem como tema central “A importância da realização de um minicurso temático sobre a química das drogas”. Assim, o processo da argumentação se dará por meio da leitura de autores diversos que permitirão análises e reflexões críticas no tocante a temática - uso indevido de drogas. Todavia, é imprescindível o uso do método científico que dará suporte na coleta e processamento das informações obtidas por meio da pesquisa realizada com jovens e adolescentes em idade escolar. A pesquisa foi desenvolvida por meio de análises teóricas bibliográficas sobre as drogas e visitas a escola para saber o que os professores e a gestão escolar sobre o desenvolvimento desse projeto. Além da aplicação do minicurso na escola que sustentará a argumentação das hipóteses levantadas proporcionando a concretização de um novo olhar sobre o trabalho preventivo do uso de drogas por adolescentes e jovens em idade escolar, bem como na maneira de como os educadores, gestores escolares e diversos segmentos sociais da comunidade se envolvem com o processo preventivo do uso indevido de drogas em Vazantes, em Aracoiaba-CE. O minicurso foi aplicado na EEM João Alves Moreira na unidade Vazantes/Ideal para três turmas, aceita pela Coordenação da escola e também pelos alunos. Foi bastante produtiva pois os alunos participaram, debateram e discutiram o assunto, questionaram tiraram duvidas, foi maravilhosa essa experiência. Questionários foram aplicados antes e depois do minicurso.

Resultado e discussão

Inicialmente um questionário foi aplicado aos alunos antes da realização do Minicurso, em que 70 alunos participaram. O gráfico 1 refere-se quais tipos de drogas que os alunos já ouviram falar. Como pode se observar, os resultados são bem claros que a maconha, cocaína e a LSD, são as mais conhecidas por eles. No gráfico 2 observa-se a opinião dos alunos sobre o uso de drogas e as respostas foram bem diversificadas porem todos percebem prejuízos que o uso das drogas ocasionam a vida, sendo que 20 deles disseram que afeta a saúde e traz sofrimento para a família. Um segundo questionário foi aplicado aos alunos após a realização do Minicurso. Foi aplicado no segundo dia de minicurso. Explicou-se com detalhes as dúvidas dos alunos e em seguida aplicou-se o questionário. No gráfico 3 foi questionado o que são drogas e 35 alunos falaram que são substancias que uma vez utilizada modifica as funções do organismo, mostrando assim, que eles compreenderam bem o assunto. No gráfico 4 questionou-se aos alunos para saber o que eles aprenderam com esse minicurso e se eles acham importante que esse assunto seja trabalhado nas escolas com mais frequência, o resultado foi ótimo todos gostaram, aprenderam mais sobre o assunto e concordam que seja sempre trabalhado esse minicurso nas escolas.

Gráfico 1

Alunos respondendo os tipos de drogas que já ouviram falar.

Gráfico 2

Qual sua opinião sobre o uso de drogas?

Gráfico 3

Respostas dos alunos sobre o conhecimento de drogas.

Gráfico 4

Análise dos alunos a respeito da participação no minicurso.

Conclusões

Diante dos resultados e entendendo que as atividades escolares de ensino e aprendizagem são acontecimentos em evolução que exigem que os professores estejam cada vez mais atualizados com esse tipo de assunto que é fundamental para combater-se o uso indevido das drogas. A aplicação deste minicurso foi essencial, e por esse motivo recomenda-se que outras escolas façam projetos e que eles sejam desenvolvidos para serem trabalhados com os jovens e adolescentes e também com a própria comunidade.

Agradecimentos

1) Coordenação do Curso de Licenciatura em Química EaD da UFC. 2) EEM João Alves Moreira em Ideal e Vazantes, Aracoiaba-CE. 3) Polo de Aracoiaba-CE.

Referências

AS DROGAS ao longo da História (Resumida). Blog Reviva Clínicas – Dependência Química, Alcoolismo e Comorbidades. Disponível em:
http://revivaclinicas.com.br/blog/as-drogas-ao-longo-da-historia-resumida/. Acesso em: 13 set. 2017.

BRASIL, Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas. SNA/MEC/UNB, Brasília: Universidade de Brasília, 2006.

MARTINS, A. G. L. História Internacional da Droga. 2007. Disponível em:
http://www.encod.org/info/HISTORIA-INTERNACIONAL-DA-DROGA.html. Acesso em: 18 set. 2017.