Autores

Barros, E.S.S. (UFAL) ; Freitas, D.S. (UFAL) ; Oliveira, B.N. (UFAL) ; Malta, V.R.S. (UFAL)

Resumo

As estratégias de ensino da química se modificaram nas últimas décadas que conduziram para o crescimento de uma melhor estruturação de um aprendizado mais proficiente que se emprega incontáveis aplicações educacionais. Neste sentido, o presente trabalho foi desenvolvido com finalidade de demonstrar as diferentes abordagens das práticas pedagógicas educacionais na área da Química, a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre a sua divulgação científica nos últimos 10 anos, através Periódicos Capes e SCIELO-BR (Scientific Electronic Library Online). Os resultados permitiram observar a importância da aplicação dessas práticas em conjunto com a parte teórica visando uma resposta mais significativa na aplicação dos conteúdos para os estudantes e como também a comunicação entre aluno-professor.

Palavras chaves

Práticas educacionais; Processo de aprendizagem; Química.

Introdução

Inúmeras inovações foram implantadas nas áreas educacionais, compreende-se que os docentes vigentes ainda se encontram aplicando metodologias tradicionalistas, já que estes possuem certas dificuldades de aplicar e auxiliar os alunos com novas pratica educacional. Grande parte dessa oposição deve-se ao fato da grade curricular e como também o sistema de aprendizado estabelecido a esse profissional (CIRÍACO, 2009).Não obstante as orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) por conta da Lei nº. 9394/96, as disciplinas ditas pedagógicas tais como, as didáticas, práticas de ensino, psicologia, sociologia, e metodologia, ainda não são vistas de forma consistente pelos licenciando, assim como ainda encontram, por parcela dos professores formadores de professores, certa resistência, o que não lhes permite uma elaboração pedagógica no sentido de uma adequação a aprendizagem das crianças e adolescentes (CIRÍACO, 2009, p. 5). Outro fator primordial foi à modificação na base curricular para do curso de química na década de noventa, com o objetivo de tornar o professor mais preparado para atuar em sala de aula através de novas metodologias de ensino para substituir à tradicionalista. Temos que levar em consideração que os materiais pedagógicos estão sendo substituídos com o objetivo de atender o ponto de vista da nova geração de estudantes, professores e das novas didáticas (SANTOS 2013). Cunha (2012) afirma que para usufruir de um sistema de aprendizagem mais eficiente é necessário estabelecer regras no desenvolvimento de atividades em sala de aula e verificar possíveis dúvidas dos discentes. Através dessas dúvidas que o docente é capaz de encorajar seus alunos a procurarem mais conhecimento sobre o assunto sem se preocupar com possíveis questionamentos do professor. Existem inúmeras estratégias que os professores e instituições podem utilizar a favor da educação que podem ser de baixo custo, como por exemplo, músicas, vídeos, dinâmicas em grupos entre outras. De acordo com os levantamentos por Moraes et al. (2015), sinalizam que tal modelo de aprendizagem desempenha um papel de grande importância na preparação dos jovens, que por sua vez desenvolve a capacidade intelectual destes com mais facilidade.Diante do exposto, este estudo teve o objetivo de analisar como as práticas/metodologias educacionais influenciam no sistema aprendizagem dos alunos e de professores em sala de aula com intuito de melhorias no ensino na disciplina de química.

Material e métodos

A pesquisa realizada trata-se de uma revisão bibliográfica do tipo narrativa, a fim de identificar artigos de interesse sobre a temática, no período compreendido entre: 2008 a 2018. As buscas foram realizadas nas seguintes bases de dados nacionais: Periódicos Capes e SCIELO-BR (Scientific Electronic Library Online), no idioma: português. Os artigos passaram por uma triagem, com o intuito de classificar aqueles que iriam ser aproveitados no estudo literário. Os descritores utilizados na pesquisa foram: práticas educacionais; processo de aprendizagem; química; metodologias de ensino; química tradicional e nova; ciências; ensino médio; ensino fundamental. Os critérios de exclusão foram textos bibliográficos anteriores ao período especificado acima, artigos que não condiziam com a temática, incompletos e/ou duplicados.

Resultado e discussão

A educação vigente procura incentivar os estudantes a obterem mais conhecimentos através de dilemas encontrados no seu cotidiano e desta forma torná-los indivíduos mais ativos, críticos e reflexivos perante a sociedade. Mas, para que isso ocorra é fundamental que a aprendizagem tradicionalista seja interrompida e assim instituída em seu lugar as novas técnicas de aprendizagem (ALTARUGIO; DINIZ; LOCATELLI, 2010). Além disso, Lima destaca que essa problematização encontrada nos ensinos básicos pode ser causada por alguns fatores, tais como, o currículo do profissional, falta de interesse tanto do aluno como do professor, falta de materiais didáticos, baixos salários dos profissionais entre outros motivos que afetam direta e indiretamente a educação (LIMA, 2012). Podemos destacar que o ensino, principalmente, da química na atualidade pode ser subdivido em duas categorias a teórica e a prática. Segundo alguns estudos a aplicação desse tipo de aprendizagem a parte, faz com que os discentes não compreendam o assunto aplicado causando-lhes falta de interesse ou até mesmo seja insignificante para sua vida acadêmica. Os assuntos abordados tanto pela parte teórica quanto prática deve está associada com problematizações do dia- a- dia e materiais acessíveis, no qual vai fazer com que os alunos se interessem mais sobre as temáticas abordadas (BUENO et al., 2008). Mas, que dependendo da metodologia empregada é necessário correlacionar o processo teórico, problematização e a dinâmica (jogos, musica, vídeos entre outros) de modo que possa se aproveitar o máximo do aluno. Esses processos de aprendizagem podem ser realizados por inúmeras vezes com objetivo de que os jovens aprendam diante de questionamentos e que se utilizem o que aprenderam em sala de aula e com o senso existente em suas vidas (MORAES et al., 2015). Nesse contexto, a química como matéria se torna essencial no meio escolar visto que ela abriga inúmeros conhecimentos de transformações ocorridas ao longo do tempo. Além de que, essa ciência pode estar interligada com outras matérias fazendo com que estimule o aluno a questionar-se sobre problematizações vivenciadas por estes no seu cotidiano e assim torná-lo mais auto-reflexivo e crítico diante do mundo (MACENO; GUIMARÃES, 2013). “Mortimer destaca que essa aprendizagem ocorre por meio de uma apropriação gradual de significados, em que há possibilidade de construção de hibridizações entre as linguagens científicas e cotidianas” (SANTOS, 2013, p.1573). Para os autores Wartha et al. e Zanon explicitam que tanto criações de situações que envolvem o bom senso do aluno,uma boa contextualização em conjunto como a aplicação da interdisciplinaridade faz com que estes desenvolvam novas perspectivas sobre os assuntos abordados (SANTOS, 2013). Muitos autores explicitam que são necessárias novas metodologias (Tabela 1) que acomodem experimentos em sala de aula, pesquisas, visões epistemológicos que faça com que o aluno se torne mais critico e reflexivo em sala de aula. Assim, sendo qualquer nova metodologia aplicada faz com que a visão de uma escola com uma aprendizagem tradicionalista seja extinta (LIMA, 2012). Tabela 2 apresenta os resultados referentes ao número de artigos publicados entre os anos de 2008 a 2018 relacionados aos tópicos fundamentais para elaboração do presente trabalho: práticas educacionais na química – 270 artigos; química tradicional e nova – 481 artigos; processo de aprendizagem na química – 402 artigos. Deste modo, observa-se a preocupação constante com as inovações aplicadas ao ensino, com intuito de tornar a aprendizagem mais eficaz, além de apresentar a disciplina de uma forma mais atrativa.







Conclusões

Desta forma, mesmo com tantas transformações ocorridas desde o surgimento da química no campo educacional percebemos que no cotidiano a escola não é somente um lugar que propicia conhecimento para o seu educando. Hoje essas instituições educacionais são vistas como “lares” transformadores, ou seja, um local onde cria cidadãos críticos, reflexivos de acordo com as problematizações do seu cotidiano. Para que isso se torne real é necessário que as antigas metodologias tradicionalistas sejam minimizadas ou extintas. As novas práticas educacionais que são implantadas em escolas têm como objetivo preparar o aluno para a sociedade. Através dos dados coletados, podemos observar que existe uma enorme quantidade de metodologias que podem ser empregadas em sala de aula, mas, mesmo com tantos avanços na parte da educação, principalmente, de química existe muita dificuldade de se implantar essas práticas por diversos fatores. Portanto, verifica-se que existe metodologias que podem auxiliar o professor dentro e fora da sala de aula e ressalta a importância da aplicação dessas práticas em conjunto com a parte teórica visando uma resposta mais significativa na aplicação dos conteúdos para os estudantes e como também a comunicação entre aluno-professor.

Agradecimentos

As professoras Ana Carolina Coutinho e Valéria Malta pelo apoio e dedicação ao nosso projeto.

Referências

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