Autores

Ferreira, G.L.A. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Lima, M.H.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Fernandes, A.C. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)

Resumo

O presente texto visa apresentar os resultados de um estudo quantitativo feito com ingressantes do curso de licenciatura em química da Universidade Federal do Pará, o qual visava conhecer as concepções dos discentes sobre: aprender, relação ensino-aprendizagem e as ideias de avaliação no ensino. O mesmo se baseia na concepção de que é preciso desenvolver um diagnóstico das concepções dos futuros professores sobre avaliação, tendo em vista que no quadro da educação atual existe um pensamento equivocado em torno dos processos avaliativos, que é responsável, fomenta ações que não contribuem nem para a aprendizagem nem para a formação cidadã já que, os mesmos possuem um objetivo que não é consonante com o da Lei de Diretrizes da Educação.

Palavras chaves

Ensino e aprendizagem; avaliação; ensino de química

Introdução

Neste trabalho foi verificado algumas concepções de estudantes ingressantes, do ano de 2017, no curso de licenciatura em Química na Universidade Federal do Pará sobre o ato de avaliar. Dessa maneira, o estudo tem o objetivo de conhecer as ideias desses estudantes com relação ao processo de ensino e aprendizagem, que podem influenciar na maneira como estes entendem a avaliação da aprendizagem do aprendiz. Para isso foi desenvolvido um questionário em uma turma do curso citado. A avaliação está inserida na educação visando contribuir para sua melhoria, buscando melhores resultados, causas para resultados ruins e melhorias. No contexto atual, em que existe uma valorização de notas nas avaliações em detrimento do aprendizado, a avaliação de ensino-aprendizagem recebe menos atenção, decorrente de outras demandas requisitadas da comunidade escolar, tais como a quantidade de conteúdos ministrados em um curto espaço de tempo. Luckesi (2008) destaca e critica a atual prática da avaliação escolar, a qual é marcada pela demonstração de autoritarismo docente, onde se atribui um juízo de valor ao educando, e por uma estratificação relacionada às notas. Não é difícil se encontrar ainda ideias de avaliação apenas como atribuição de notas ao processo de aprendizagem dos educandos, Ramos e Moraes (2010) afirmam que se deve superar o pensamento de uma avaliação sancionadora. Segundo Luckesi (2000) a avaliação é composta de duas ações fundamentais, o diagnóstico e a decisão. Pensar nos motivos de se fazer diagnósticos e tomar decisões, com base nos mesmos, seria verificar como está a qualidade do ensino e como seria possível melhorá-lo, isto é concepção do processo de ensino-aprendizagem de duas vias no qual professor e educando possuem responsabilidades.

Material e métodos

A pesquisa qualitativa foi realizada com graduandos por meio de um questionário estruturado com 5 perguntas objetivas e 1 discursiva. O material aborda questões epistemológicas do aprender, do ensino-aprendizagem e de avaliar, assim como, a opinião deles quanto a constituição de um processo avaliativo. A seguir é apresentado, por meio do quadro 1, o questionário: Quadro 1 - Questionário sobre o processo de avaliação PERGUNTAS ALTERNATIVAS 1) Na sua opinião, como se pode caracterizar o ato de aprender? a) Processo gradativo composto das fases: sala de aula e estudo em casa; b) Processo construtivo no qual o professor media o conhecimento para o estudante; c) Processo construtivo no qual o professor media o conhecimento numa via de ensino-aprendizagem, “mão dupla”. 2) O que você entende por ensino-aprendizagem? a) Processo no qual o professor ensina um conhecimento para ser aplicado em uma prova; b) Processo no qual o professor promove condições para que o educando construa o conhecimento; c) Processo no qual o professor transmite um conteúdo para ser aprendido de maneira passiva pelo educando. 3) Na sua opinião o processo avaliativo deve ser constituído: a) Deve ser constituído só de uma prova; b) Deve ser constituído só por produções dos estudantes; c) Deve ser constituído por provas e atividades extras. 4) Qual a função da avaliação? a) Medir o conhecimento; b) Verificar individualmente ensino e aprendizagem; c) Verificar o processo de ensino-aprendizagem conjuntamente. 5) O que você pode afirmar sobre os resultados ruins do processo avaliativo? Justifique. a) A culpa é exclusivamente do estudante; b) A culpa é exclusivamente do professor; c) Ambos possuem responsabilidades no processo. 6) Na sua opinião, como melhorar os resultados ruins do processo avaliativo?

Resultado e discussão

Para tal análise teve-se o seguinte gráfico com as determinadas percentagens às perguntas propostas e tecemos uma análise destes. A partir disso, destacou-se os resultados de cada pergunta de acordo com a ordem dada anteriormente. Cabe ressaltar que neste gráfico possui a percentagem apenas das questões objetivas (o foco neste estudo). Quadro 2: Gráfico das respostas dos questionários Fonte: Autoria própria 2018 À primeira questão, 21,05% dos estudantes que assinalaram a letra a, pelo qual podemos constatar que ainda existem pessoas que acreditam na aprendizagem pelo único esforço do estudante. Porém, quando se trata do entendimento o ensino-aprendizagem, todos os entrevistados concordam que a ação docente é essencial para tal processo. A terceira questão destaca que a maioria dos entrevistados tiveram a opção por escolher a alternativa que apresenta mais de um instrumento de avaliação durante o processo de ensino e aprendizagem. No entanto, na quarta questão, 36,84% dos estudantes ainda acreditam que a função da avaliação é verificar individualmente do processo de ensino e aprendizagem. Com isso, pode-se observar várias ideias contraditórias de acordo com as alternativas dadas e assim, entende-se que as concepções de aprendizagem que um discente no início do curso poderá refletir na maneira que o mesmo conceitua as funções da avaliação. Com relação à quinta questão, esta possui um asterisco, pois 15,18% dos estudantes não assinalaram nenhuma das alternativas, porém, argumentaram em todas elas. Pode-se analisar nesta que grande parte dos indivíduos entendem que a responsabilidade do processo avaliativo depende do interesse de ambos, mas ainda preocupa a pequena parcela que individualiza essa responsabilidade.

Quadro 2: Gráfico das respostas dos questionários.

Gráfico que relaciona as alternativas do questionário e a quantidade de respostas dadas pelos sujeitos da pesquisa

Conclusões

Conclui-se que os estudantes ao ingressarem à universidade possuem opiniões formadas, quanto a avaliação na própria academia, e àquela vivenciada no ensino médio. Precisa-se trabalhar na formação inicial de professores para que haja uma reconstrução epistemológica quanto às ideias de avaliação e a relação destas com as definições de aprender e do ensino-aprendizagem. Para isso, os discentes podem ter oportunidades de reconstruir seus conceitos acerca do processo avaliativo durante o curso, a qual se faz essencial para acompanhar as evoluções (ou não) da aprendizagem dos educandos.

Agradecimentos

Referências

LUCKESI, C. C. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem. Revista Pátio, v. 12, p. 6-11, 2000.
_____________. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. Cortez editora, 2008.
RAMOS, Maurivan G.; MORAES, Roque. A Avaliação em Química: contribuição aos processos de mediação da aprendizagem e de melhoria do ensino. Ensino de química em foco. Ijuí: Editora Unijuí, 2010.