Autores

Maciel Moreira, L. (UFRJ) ; Adolpho Pessanha Félix, F. (UFRJ) ; de Oliveira Bezerra, L. (IFRJ)

Resumo

A Educação Ambiental é um tema de extrema relevância no âmbito da Química, e por isso foram desenvolvidas três atividades com a turma do segundo ano do ensino médio, entretanto, o presente trabalho busca analisar a resposta de uma pergunta do roteiro da primeira atividade realizada na Casa da Ciência (exposição “Portinari e o Meio Ambiente”) e identificar nas respostas dos alunos discussões sobre a educação ambiental evocada durante a mediação, e para isso, responder o objetivo geral do trabalho: “através de uma atividade didática utilizando a abordagem CTS-Arte (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Arte), pode favorecer o desenvolvimento de uma mediação sobre a Educação Ambiental aproximando a Arte com a Química?”.

Palavras chaves

CTS-ARTE; Ensino de Química; Educação Ambiental

Introdução

A educação em química na perspectiva CTSA (Ciência, Tecnologia ,Sociedade e Ambiente) surgiu para aproximar a ciência junto com a tecnologia devido serem um dos grandes meios de dominação cultural no cotidiano dos países capitalistas e com isso a educação em química notou a grande importância que abarca no contexto mundial (MORTIMER , 1992). No cenário brasileiro está discussão toma as mesmas proporções devido aos grandes índices de transformações sociais dadas pela tecnologia que estão ocorrendo durante os últimos anos e com isso a tecnocracia vem ganhando forças sobre a democracia, gerando na sociedade efeitos criados por técnicos sem uma participação efetiva na política democrata (RICARDO, 2007). Dentro de sala de aula, existem muitas abordagens que facilitam o processo de ensino-aprendizagem e uma delas é a contextualização, que para muitos docentes não se passa apenas de uma menção do cotidiano no decorrer da aula para tentar aproximar o conteúdo mediado à realidade do aluno, mas esse estilo de comentário é apenas uma forma de colocar um pano de fundo para encobrir a abstração excessiva de um ensino puramente de deposito (FREIRE, 2005).Por isso, a abordagem CTS no Brasil sofre com muitos profissionais que julgam a didática desses temas uma mera menção um tema relacionado com a aula, mas ao mesmo momento está muito distante devido a falta de oportunidade da discussão dos alunos, favorecendo assim o ensino tradicional que não trás consigo a perspectiva inovadora que a abordagem CTSA exige. (SANTOS,2007) Em seu texto que aborda as dificuldades sobre a implementação da educação CTSA dentro da escola, Elio Carlos Ricardo(2007), aborda uma dificuldade da escola de adotar estas temáticas em sala de aula, pois existe uma grande distância das disciplinas responsáveis pela abordagem desses quatro pilares devido ao próprio currículo e com isso os assuntos que acontecem no cotidiano se tornam dificultosos. Para este autor a solução para estes problemas seria a elaboração de uma inovação na parte mais diversificada do currículo e além disso propor uma conversa das disciplinas Física, Biologia e Química (RICARDO,2007). Além disso, para o autor a ideia de problematização dos temas sociais dos alunos, assegura um comprometimento social com o educando. Com isso, é importante evidenciar abordagens sobre a tecnologia atual, a qual agrega valores culturais e em contrapartida apresenta riscos para a vida humana .Entretanto neste trabalho a proposta a ser discutida está na educação CTS-Arte (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Arte) proposta por Roberto Dalmo da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), esta proposta se aproxima do viés CTS apresentado por Elio (2007). CTS-Arte é uma abordagem que busca dentro da diversidade cultural possibilitar uma interação entre a cultura científica e a cultura humanística (cultura desenvolvida no cotidiano dos seres humanos) , atingindo pontos pouco discutidos nas ciências exatas e da natureza. (OLIVEIRA,2013). A educação problematizadora de Freire (2008) faz com que os discentes consigam se conscientizar dos respectivos assuntos e ter uma análise critica gerando uma problematização da temática envolvida e para os alunos o contexto gerado em sala de aula é incluso no seu cotidiano. De acordo com essa perspectiva foi desenvolvida uma investigação que envolveu a abordagem CTS-Arte articulada ao tema educação ambiental. A questão que motivou a investigação foi: Em que medida uma atividade didática permeada pela Química e pela Arte pode favorecer a educação ambiental? Nesse contexto o objetivo desta pesquisa é identificar os conhecimentos sobre educação ambiental evocado durante uma atividade que articula Química e Arte.

Material e métodos

Elaborou-se uma pesquisa qualitativa (GIL, 2008) dentro de uma atividade, de um colégio particular do município de Belford Roxo, no estado do Rio de Janeiro. A turma que participou da atividade continha 28 alunos que cursaram o segundo ano do ensino médio e foram desenvolvidas três atividades, mas nesse trabalho a atividade que será analisada será apenas a primeira: 1° primeira atividade – visitar a exposição “Portinari e o Meio Ambiente”; 2° segunda atividade – subir a trilha do pão de açúcar; 3° terceira atividade – participar de um monologo apresentado pelo professor do texto “Palavras x Soluções” de Francisco Junior Souto. A Primeira atividade consistia na interação com a exposição “Portinari e o Meio Ambiente”, e neste momento os alunos responderam um questionário de oito perguntas simultaneamente as apresentações. A pesquisa será realizada de acordo com os dados coletados no preenchimento questionário. Pelo motivo de ser a publicação do artigo a análise se resumira a apenas a primeira atividade, na qual as analises exigidas no objetivo do trabalho será respondida através uma pergunta dentre as oito perguntas feitas no roteiro da exposição. Antes de ir à visitação, os alunos preencherão termos de assentimento e seus pais preencheram o termo de consentimento da realização do material analisado. Nestes termos estão inclusos o uso dos dados e a utilização da imagem dos mesmos para a produção de materiais científicos. Os dados foram coletados na Casa da Ciência. Esta instituição foi criada em 1995 com o intuito de popularizar as Ciências com o objetivo principal de conectar assuntos do cotidiano com a Arte e as Ciências da natureza. No período de 26 de outubro à 26 de novembro apresentou uma exposição de Portinari, que foi composta por 23 réplicas digitais de imagens conflitantes que impulsionam a reflexão do cotidiano com respeito a preservação do meio ambiente e a atitude cidadã. A pesquisa foi analisada de forma qualitativa (GIL, 2008) as respostas da pergunta oito: 8)Portinari tem suas obras focadas principalmente nas dificuldades sociais, na interação entre o homem e o seu meio. Se nos dias atuais você fosse convocado para opinar sobre sua próxima obra em relação ao meio ambiente. Qual seria sua proposta para o artista em relação à conservação dos ambientes naturais do seu estado?

Resultado e discussão

A exposição mediou 28 imagens digitais de Portinari que expressa a fauna, flora brasileira , o homem e sua relação com o meio ambiente , dentre outras. As imagens são impactantes pois demonstrava durante os anos 50 os impactos que o homem realizava sobre a natureza. Ao levar os alunos da Baixada Fluminense para se encontrar com um dos cartões postais do Rio de Janeiro, remete a um choque social, local visitado por apenas 6 alunos do total de 28 alunos para poder discutir como o nosso meio Ambiente é preservado nos locais elitizados e como é a preservação do meio ambiente onde ele mora, é a oportunidade dada ao oprimido de refletir sobre as atitudes opressoras vivenciadas pela falta de cuidados da Prefeitura de Belford Roxo com o espaço em que os alunos vivem. De acordo com Freire : “Estes, que oprimem, exploram e violentam, em razão de seu poder ,não podem ter ,neste poder, a força de libertação dos oprimidos nem de si mesmos. Só o poder que nasça da debilidade dos oprimidos será suficientemente forte par libertar ambos.” (Freire, 2013). De acordo com a proposta a pergunta número oito será analisada de acordo com o que a Arte junto com a Química consegue permear na educação Ambiental. As respostas preenchidas pelos alunos são: Resposta aluno 1: “relataria algumas coisas boas e ruins” Resposta aluno 2: “Fazer um relato bem real sobre a baia de Guanabara que vem sofrendo com a poluição tem afetado a população como foi na ultima olimpiadas ...Para fazer um choque e de alguma maneira mudar essa situação para tem esse bem natural novamente” Resposta aluno 3: “Seria reciclagem, saneamento básico e diminuição das queimadas”. Resposta aluno 4: “reciclar, diminuição de queima e saneamento básico.” Resposta aluno 5: “Fazer relatos sobre a violência”. Resposta aluno 6: “ Relatar os assuntos abrangentes de hoje como a extração do petróleo que danifica os mares.” Resposta aluno 7: “ Relataria os assuntos mais abrangentes de hoje em dia como a extração do petróleo que danifica os mares.” Resposta aluno 8: “ Relataria alguns dos mesmos assuntos, que ainda é frequente nos dias de hoje”. Resposta aluno 9: “Representaria alguns dos mesmos assuntos que vimos, é presente no dia de hoje”. Resposta aluno 10: “Retrataria os mesmos assuntos”. Resposta aluno 11: “Um relato bem real sobre a Baia de Guanabara e o Rio Tiête que sofre com a poluição”. Resposta aluno 12: “ Pintar sobre o acumulo de lixo nas praias”. Resposta aluno 13 : “Relataria alguns dos mesmos assuntos, que ainda é frequente nos dias de hoje”. Resposta aluno 14 : “Fazer um relato bem real sobre a Baia de Guanabara quem vem sofrendo com a poluição e tem afetado a população, como foi na ultima olimpíadas, Para haver um choque e de alguma maneira mudar essa situação para ter esse bem natural novamente.” Resposta aluno 15 : “Fazer um relato bem real sobre a baia de Guanabara que vem sofrendo com a poluição como foi na olimpíadas do RJ”. Resposta aluno 16 : “Faria um relato sobre a poluição que tem afetado a população, como aconteceu nas olímpiadas , forma de enquadrar de alguma maneira pode mudar essa situação” Resposta aluno 17 : “Fazer uma proposta bem diferente ou um relato bem real sobre a poluição, que tem afetada a poluição”. Resposta aluno 18 : “Falaria para tentar fazer uma obra sobre a poluição da Baía de Guanabara quem vem sendo um grande problema.” Resposta aluno 19 : “Teria uma proposta diferente, nosso ambiente natural de hoje em dia é completamente poluente, as pessoas têm uma visão ampliada e cabeça aberta para isso, e sim seria uma exposição que deixasse as pessoas com uma visão diferente e tenta ter uma melhoria no estado.” Resposta aluno 20 : “ Relataria alguns dos mesmos assunto que ainda são presentes nos dias de hoje”. Resposta aluno 21 : “Pintar sobre o acumulo de lixos nas praias” Resposta aluno 22 : “Fazer um relato bem real sobre a Baia de Guanabara quem vem sofrendo com a poluição e tem afetado a população, como foi na ultima olimpíadas, Para haver um choque e de alguma maneira mudar essa situação para ter esse bem natural novamente.” Resposta aluno 23 : “Mostrar as pessoas o que está acontecendo e as consequências disto no futuro”. Resposta aluno 24 : “ Quadros que conscientize a população”. Resposta aluno 25 : “A poluição de água e a poluição das mata”. Resposta aluno 26 : “ Fazer um quadro bem real e chocante, representando a Baía de Guanabara, que sofre com a intensa poluição causada pela quantidade de lixo e esgoto que é depositado lá”. Resposta aluno 27 : “Fazer um relato bem real sobre a Baía de Guanabara que vem sofrendo com a poluição e tem afetado a população como foi na ultima olimpíada, para causar um choque na população e eles começarem a fazer despoluição da Baía”. Resposta aluno 28 : “Colocar pessoas coletando o lixo de alguns lugares na pintura”. Com a participação na atividade os alunos associaram em grande parte a sua próxima obra aos problemas gerados pelo lixo, os mesmos problemas identificados pela sua vivência no seu município. Por conseguinte, a cidade passou por grandes problemas referentes ao lixo e durante as respostas este problema foi o mais relatado, todos trataram o problema do lixo com uma análise preservacionista com a finalidade de conscientizar as pessoas que reside no seu município. Os alunos afirmam também que a poluição da Baía de Guanabara afeta a população e com isso precisa ser tratado nos próximos quadros uma imagem real da situação apresentada pela Baía atualmente e com isso associaram com a fala da mediadora que estava os acompanhado na exposição, pois lhes apresentou uma reportagem que os representantes dos jogos olímpicos do Rio de Janeiro propuseram que o projeto para recepcionar os jogos olímpicos seria a revitalização da Baía de Guanabara e a mesma não sofreu nenhum tipo de tratamento antes, durante e depois dos jogos Olímpicos assediados no Rio de Janeiro em dois mil e dezesseis. Além dos fatos acima mencionados, alguns alunos abordaram a poluição , outros abordaram a preservação ambiental das praias e alguns desejariam permanecer com as pinturas criticando as mesmas coisas que Portinari, estes relatos afirmam que a ideia dada pelo autor das obras ainda estão sendo problemas ambientais presentes nos dias de hoje mesmo após a passagem de mais de cinquenta anos perduram a vida ecológica. As respostas dos alunos não citam conceitos químicos de forma direta, mas os assuntos da Química abordados em sala de aula estão ligados diretamente aos problemas ambientais e este tipo de aula pode se tornar um tema gerador para vários temas da Química. Desta forma, os discentes refletiram durante as aulas sobre os problemas do cotidiano. A Arte de Portinari junto com a mediação dos monitores da Casa da Ciência favoreceram o encontro dos alunos com a Arte e a Química gerando uma conexão científica e humanística entre os dois pilares. Ao observar as respostas pode-se perceber que a conversa entre a Arte e a Química promoveu a ideia preservacionista de onde saiu o termo “ideia preservacionista” , isto é, os alunos passaram a ter uma consciência ambiental e assim conseguiram associar estes problemas com algumas situações vividas em sua própria cidade.

Conclusões

Com relação ao uso do questionário, pode–se observar que existem cópias entre os alunos das respostas, além disso, alguns alunos não demonstraram interesse em responder o questionário através da escrita, eles preferiram que as perguntas fossem feitas de forma oral e poderia ser analisada através da produção de vídeo ou gravação de áudio. Observou-se que a CTS e a CTS-Arte apresentam muitos aspectos parecidos e a Arte pode ser um fator diferencial para inserção cultural, isto foi caracterizado pela interação dos alunos com a exposição.Foi impactante para a nossa prática docente esta atividade devido ao envolvimento apresentado dos alunos nas análises das obras junto com os monitores. Vale ressaltar que a utilização de muitas perguntas no questionário pode atrapalhar ao realizar uma análise qualitativa devido ao excesso de informações, logo neste trabalho foi realizado apenas a análise de uma pergunta pois nela se resumia todo o objeto idealizado. Por fim, pode-se concluir que a Arte e a Química favorece a formação de conceitos sobre a educação ambiental, e as atividades didáticas mediadas com esse viés possibilitará uma interação mais próxima da realidade do aluno pois o ato do mesmo sair da escola e ser perguntado como um cidadão o que ele pode fazer para modificar o meio ambiente gera uma responsabilidade social no mesmo, que o atrai para o assunto. Por isso, indico que produzam trabalhos com essa abordagem.

Agradecimentos

Agradeço ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEQUI-IQ)

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 47. ed. Brasil: Paz e Terra, 2008. 213 f.
FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. 31. ed. Brasil: Paz e Terra, 2008. 158 p. 213 f.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MORTIMER, Eduardo Fleury. Pressupostos Epistemológicos para uma metodologia de ensino de Química:Mudança conceitual e perfil epistemológico. Química Nova, Brasil, v. 3, n. 15, p.242-249, 1992.
OLIVEIRA, Roberto Dalmo Varallo Lima de et al. A abordagem CTS-Arte nos estudos das estações de tratamento de esgoto: uma prática no ensino fundamental. Revista Práxis, Volta Redonda-rj, v. 11, p.65-78, jun. 2014.
OLIVEIRA, Roberto Dalmo Varollo Lima de. CTS-Arte: uma possibilidade de utilização da arte em aulas de Ciências. Conhecimento e Diversidade, Niterói, n. 9, p.90-98, 2013.
RICARDO, Elio Carlos. Educação CTSA:obstáculos e possibilidades para sua implementação no complexo escolar. Ciência e Ensino, São Paulo, v. 1, p.1-12, 2007.