Autores

Sanches Filho, P.J. (IFSUL)

Resumo

O ensino de química analítica instrumental em diferentes níveis vem tradicionalmente sendo desenvolvido através de aulas expositivas que caracteriza a “educação bancária, contrariando essa forma de ensinar, a educação problematizadora naturalmente transforma o ato participativo em conhecimento dinâmico. Na busca da construção de uma experiência de ensino de conteúdos de espectrometria atômica nesta vertente, alunos do curso técnico em química foram desafiados a realizar determinações de potássio em amostras a sua escolha. Para tal os alunos tiveram que identificar amostra onde este analito esta presente, níveis de concentração e organizar uma metodologia que permitisse a determinação deste, em um fotômetro de chama. Foram organizados procedimentos que permitiram a determinação de potássio

Palavras chaves

Fotometria de chama; Experimentação; Ensino de Química

Introdução

O ensino de química analítica instrumental em diferentes níveis vem tradicionalmente sendo desenvolvido através de aulas expositivas, reproduzindo relação aluno-professor do tipo narradoras ou dissertadoras, onde o professor deposita o conhecimento nos educandos, meras incidências que recebem pacientemente, memorizam e repetem os conhecimentos, modelo que caracteriza a “educação bancária” (Leite e Soares 2015). Por sua vez o trabalho prático é desenvolvido, orientado por roteiros predeterminados, sendo que para realização do experimento os alunos devem seguir uma sequência linear, o que restringe o raciocínio e o questionamento (Gil-Perez et al., 1999. Mesmo assim após as atividade teóricas e práticas muito dos conteúdos não são adequadamente apropriados pelos alunos que muita vezes apresentam-se passivos e desmotivados. Contrariando essa forma de ensinar, a educação problematizadora naturalmente transforma o ato participativo em conhecimento dinâmico e importante para o aluno, (Freire, 2011). Desta foram o aluno é colocado no centro do processo ensino aprendizagem como sujeito pela sua capacidade de transformar e aprender junto, assim como o professor (Ferreira ,et al.,2010). A fotometria de chama é a mais simples das técnicas analíticas baseadas em espectroscopia atômica. Nesse caso, a amostra contendo cátions metálicos é inserida em uma chama e analisada pela quantidade de radiação emitida pelas espécies atômicas ou iônicas excitadas. Trabalha conteúdos relacionados com radiação eletromagnética, absorção de energia, excitação emissão e determinação de metais alcalinos (Okumura et al 2004). O uso de amostras presentes no cotidiano é reconhecidamente importante para atrair a atenção do estudante, melhorando o aproveitamento do conteúdo abordado. Neste contexto foi propostos aos alunos do curso Técnico em química a tarefa de determinação de potássio através da fotometria de chama em amostras a serem escolhidas pelos alunos com o objetivo de trabalhar os conhecimentos da fotometria de chama a partir da tarefa proposta.

Material e métodos

O trabalho foi desenvolvido com os alunos do curso subsequente em química, na disciplina de Análise Instrumental. Os alunos após a exposição inicial da teoria da fotometria de chama e da dinâmica do trabalho foram separados em grupos com a missão de escolher uma amostra, definir metodologia, e realizar a determinação de Potássio utilizando o fotômetro de chama. Para isto realizaram uma pesquisa buscando identificar quais os tipos de amostra onde o potássio está presente, bem como suas concentrações. A partir disto criaram um roteiro prático para execução da tarefa. Após as experimentações os resultados obtidos, foram demonstrados em uma avaliação prática.

Resultado e discussão

Como resultado 5 experimentos foram delineados para as seguintes amostras: Vinagre, Vinho branco, Fertilizante organomineral NPK, batata e isotônico. Nesta caminhada os alunos como centro do processo geraram as seguintes questões; qual o nível de potássio esperado em cada amostra? Qual o tratamento adequado para cada amostra (diluições, secagens dissoluções), massa ou volume inicial das amostras, faixa de concentração adequada ao aparelho, entre outras. Respondendo estas questões foram capazes de elaborar e executar as metodologias desenvolvidas, trabalhando de forma motivada, indicada por 100% de frequência e pela qualidade das respostas quando arguidos durante apresentação pratica. Diversos conteúdos como, fotometria de chama, nutrição, legislação entre outros foram discutidos, construindo um trabalho interdisciplinar, e crítico. Outras competências também foram observadas como trabalho em equipe, organização do laboratório e operações técnicas do fotômetro. A tabela 1 apresenta os resultados esperados e encontrados pelos grupos

Tabela de comparação entre os resultados esperados e encontrados

A tabela apresenta os valores de K encontrados na bibliografia e os valores determinados

Conclusões

A experiência permitiu aproximar os alunos ao estudo da química analítica, análise instrumental e da iniciação científica. Como agentes nesta aprendizagem ol alunos criaram e responderam suas próprias questões. Os experimentos estruturados a partir de ações participativas conduziram a construção de saberes críticos, técnicos, sem a imposição, o que facilitou as relações de ensino e aprendizagem

Agradecimentos

Ao Curso Técnico em química, aos alunos do curso técnico em química e ao Instituto Federal Sul-rio-grandense

Referências

LEITE, V. C., SOARES, M. H.F. B. 2015. Intervenção Problematizadora no Ensino de Química: um Relato de Experiência , Rev. Virtual Quim. Vol 7 n° 1007-1029

FERREIRA,L. H.; Hartwig, D. R.; OLIVEIRA, R. C. 2010. Ensino de química: Uma abordagem investigativa contextualizada, Química Nova na Escola vol 32 n° 2, 101-106.


FREIRE, P.; Pedagogia do Oprimido. 50a. ed.,
Paz e Terra: Rio de Janeiro, 2011.

OKUMURA, F., CAVALHEIRO, E.T. G., NÓBREGA, J. A. Experimentos simples usando fotometria de chama para ensino de princípios de espectrometria atômica em cursos de química analítica, Quim. Nova, Vol. 27, n° 5, 832-836, 2004