Autores
Oliveira Bezerra, L. (IFRJ CAMPUS NILÓPOLIS) ; Gonçalves Silva, I. (IFRJ CAMPUS NILÓPOLIS) ; Pessanha Felix, F.A. (UFRJ)
Resumo
O presente trabalho apresenta a Educação Ambiental como um caminho para utilizar uma abordagem interdisciplinar para ensinar química e está fundamentado em um estudo de caso atual. O ''incidente de vazamento na Baía de Guanabara'' foi o problema utilizado para ensinar densidade e incluir a química de forma prática e problematizadora, entre os alunos a fim de conscientizá-los e sensibilizá-los ambientalmente e economicamente, quanto a crise ambiental evidenciadas no presente momento. Trabalhar EA em sala de aula de forma interdisciplinar contribui para a construção de uma sociedade sustentável e uma geração mais atuante neste quadro de crescente degradação socioambiental.
Palavras chaves
química; contextualização ; ambiente
Introdução
A atual crise ambiental salienta a importância do uso da educação ambiental para buscar a interdisciplinaridade em sala de aula. De acordo com a BNCC (BRASIL, 2016), é preciso exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções com base nos conhecimentos de diferentes áreas. A escola é um espaço privilegiado para estabelecer conexões para criar condições e alternativas que estimulem os alunos a terem concepções e posturas cidadãs, como integrantes do meio ambiente. A educação formal continua sendo um espaço importante para o desenvolvimento de valores e atitudes comprometidas com a sustentabilidade ecológica e social (LIMA, 2004). O trabalho teve como objetivo sensibilizar os alunos quanto a preocupação com tais problemas ambientais. Para isso, buscou-se dar maior sentido ao ensino, através da utilização do método de ensino por estudo de casos. Segundo Sá et al (2010), o método de Estudo de Caso é uma variante do método Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). O caso ambiental de vazamento de óleo na baía de Guanabara foi apresentado em uma turma do Ensino Fundamental para trabalhar o conceito de densidade discutindo com os alunos, assuntos econômicos e problemas ambientais. Educação Ambiental é um conjunto de conteúdos e práticas ambientais orientadas para a resolução dos problemas concretos do ambiente, através do enfoque interdisciplinar e de uma participação ativa e responsável de cada indivíduo da comunidade (DIAS, 1999). Com isso, a densidade pode ser interessante, uma vez que seus conceitos se aplicam em várias situações do cotidiano.
Material e métodos
Para o seguinte trabalho foi realizado em sala de aula na disciplina de Ciências, uma atividade com os alunos a fim de conscientizá-los sobre os problemas ambientais, buscando o entendimento de que esses casos ligados ao meio ambiente apresentam relação direta com a disciplina. Foi realizado um estudo transversal com abordagem quali-quantitativa com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Venâncio Pereira Velloso, localizada no Município de São João de Meriti-RJ. Durante a aula de Ciências, os conceitos de densidade e diferença de misturas foram trabalhados com os alunos e a seguir, a turma recebeu uma cópia da reportagem sobre o vazamento da PETROBRAS ocorrido na Baía de Guanabara em 2000, que foi selecionada para o estudo de caso. Na etapa seguinte, realizou-se uma aula experimental com material de fácil acesso e baixo custo como óleo, água, detergente, areia, moeda, para o desenvolvimento do tema, trabalhando os conceitos de densidade, misturas homogêneas e heterogêneas. A avaliação dos alunos foi feita através da aplicação de um questionário com perguntas objetivas referentes a aula com relação ao caso abordado em sala, ao tema educação ambiental e o conceito de densidade. Foi aplicado a todos os alunos que aceitaram participar da pesquisa e responder as perguntas.
Resultado e discussão
Para o estudo de caso, os alunos fizeram a leitura do texto da reportagem
sobre o vazamento da PETROBRAS e realizou-se um pequeno debate sobre o
impacto ambiental causado pelo acidente. Para que os alunos pudessem
associar a questão sócio-ambiental com o conteúdo abordado em aula, a turma
foi motivada a relacionar a densidade da água e a solubilidade dos materiais
com a situação do óleo derramado.
Os conceitos desenvolvidos dessa forma permitem uma contextualização do
conhecimento trabalhado em sala, sendo possível, conscientizar os educandos
para os problemas ambientais e criar relação com a disciplina.
Durante a realização da aula prática, buscou-se evidenciar a diferença de
densidade das substâncias. Houve um grande envolvimento da turma, durante a
realização dessa atividade, sendo possível perceber a motivação de todos.
Com a aula experimental alguns alunos também conseguiram relacionar a
diferença de densidade da água e do óleo com o caso de vazamento de petróleo
trabalhado em sala de aula.
Ao final da aula, foram apresentadas 2 questões relacionadas com o trabalho
desenvolvido durante a aula:
1 - De acordo com a reportagem, relacione o problema ambiental com o
conteúdo abordado na aula de densidade?
2 - De que forma, você poderia ajudar?
As respostas foram analisadas, para avaliar a importância da inserção de
temas ambientais, no ensino de Química e 3 tópicos foram mais abordados
pelos alunos:
1º tópico – Necessidade de conscientização – 10 alunos
2º tópico – Protesto contra a poluição – 11 alunos.
3º tópico – Divulgação, Criação de ONGs, Eventos – 6 alunos
As respostas apresentadas pelos alunos permitem perceber que o debate
proporcionou um momento de reflexão sobre a questão ambiental, indo além da
compreensão dos conceitos teóricos relacionados com o tema.
Imagem aula prática de diferença de densidade
Conclusões
Durante o desenvolvimento do trabalho, os alunos demonstraram interesse sobre o tema e participaram de toda a discussão, na busca de soluções. Na análise das respostas, foi possível perceber a compreensão das relações entre o tema abordado e os conteúdos na aula de Ciências. O ensino de química a partir de temas ambientais permitiu que o educando pudesse participar de forma mais ativa na construção do conhecimento. É possível associar a densidade com os problemas ambientais dando grande significado as aulas de Química em que se torna a aula produtiva e interessante.
Agradecimentos
A todos os alunos, professores e colaboradores da Escola Venâncio Pereira Velloso.
Referências
[1] BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC 3ª versão. Brasília, DF, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov/abase/#introdução> Acesso em 08 Mar. 2018.
[2] LIMA, W. Aprendizagem e classificação social: um desafio aos conceitos. Fórum Crítico da Educação: Revista do ISEP, Brasília, v. 3, n. 1, p. 29-56, 2004. Disponível em: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/6979/1/FORUM%20Critico%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Vol3.%20n%C2%BA%202.pdf . Acesso em: 10 abr 2018.
[3] SÁ, L. P., FRANCISCO, C. A., QUEIROZ, S. L. Estudos de caso em química. Química Nova, São Paulo, v. 30, n. 3, maio/jun 2007. Disponível em:<http://w3.ufsm.br/laequi/wp-content/uploads/2015/03/Estudos-de-caso.pdf> Acesso em 09 Mar. 2018.
[4] DIAS, G.F. Educação Ambiental, Princípios e Prática. São Paulo: Ed. Gaia, 1992., Elementos para Capacitação em Educação Ambiental. Ilhéus: Editus. Ed. UESC,1999.