Autores
Schoene, F. (IMA) ; Leandro, L.D. (ESCOLA SESC DE ENSINO MÉDIO)
Resumo
O Ensino de Química é um desafio atual. A cozinha pode ser um caminho interessante para a contextualização dos conteúdos dessa disciplina. O trabalho teve como objetivo a demonstração de uma prática lúdica sobre Cálculo Químico. Foi utilizada a metodologia de produção de um bolo de caneca feito no microondas do laboratório de química de alimentos da escola. Os alunos realizaram os cálculos dos ingredientes e associaram as leis ponderais. Como resultados principais citamos a compreensão dos conteúdos citados e a boa integração da turma ao fazer o bolo e principalmente degustá-lo. A conclusão é que os alunos compreenderam o conteúdo e sinalizaram que outras práticas com a temática Química na cozinha poderão ser realizadas.
Palavras chaves
Bolo de Caneca; Química na Cozinha; Laboratório de Química
Introdução
O Ensino de Química é um desafio atual. A cozinha pode ser um caminho interessante para a contextualização dos conteúdos dessa disciplina. O trabalho teve como objetivo a demonstração de uma prática lúdica sobre Cálculo Químico. A cozinha é intrigante, interessante e pode facilmente servir como ambiente de aprendizagem, desde que o professor possa tomar alguns cuidados como: a garantia de utilizar um local seguro de contaminação, o cuidado com o bem estar dos estudantes e a necessidade de correlacionar o espaço com os conteúdos de Química. A prática do Bolo de Caneca feito em microondas é um exemplo desses apontamentos. A atividade já é feita há quase dez anos na Escola Sesc de Ensino Médio. No ano de 2014 a atividade culminou na organização de um livro com receitas propostas pelos alunos com o nome de A Ciência na Culinária Regional, publicado pela Incubadora Cultural da Escola Sesc de Ensino Médio.
Material e métodos
Foi utilizada a metodologia de produção de um bolo de caneca feito no microondas do laboratório de química de alimentos da Escola Sesc de Ensino Médio em 2018. 160 alunos da 2ª série realizaram os cálculos dos ingredientes e associaram as leis ponderais. Os ingredientes foram separados, pesados e adicionados a receita de forma criteriosa e orientada. Cada passo foi discutido e planejado. Ao final, o bolo também foi pesado. Após o debate, toda a turma provou e aprovou o bolo feito por eles mesmos e conseguiram correlacionar com os conteúdos de Cálculos Químicos o que pôde ser comprovado pelo preenchimento de relatório após a prática.
Resultado e discussão
Como resultados principais citamos a compreensão dos conteúdos citados e a
boa integração da turma ao fazer o bolo e principalmente degustá-lo. Um
relatório após a prática fora preenchido, no qual podemos comprovar que
cerca de 95% dos alunos conseguiram relacionar a confecção do bolo, bem como
os cálculos produzidos para adequação da receita ao quantitativo necessário,
às Leis Ponderais de Lavoisier e Proust. Quanto aos 5% que não souberam
inicialmente correlacionar a prática ao assunto estudado, após uma breve
discussão em sala de aula demonstraram maior entendimento ao
correlacionarmos um assunto cotidiano às práticas químicas e aos seus
cálculos.
Conclusões
Concluímos que os alunos compreenderam o conteúdo e sinalizaram que outras práticas com a temática Química na cozinha poderão ser realizadas.
Agradecimentos
Agradecimentos a coordenação e direção da Escola Sesc de Ensino Médio.
Referências
A Ciência na Culinária Regional, por alunos da Escola Sesc de Ensino Médio / Incubadora Cultural. - Rio de Janeiro: Escola Sesc de Ensino Médio, 2014.
ISBN 978-85-66058-24-6.