Autores

Silva, A.M. (UFC) ; Apolonio, S.O. (UFC)

Resumo

Esta pesquisa buscou avaliar os efeitos de Seminários Educativos sobre Biocombustíveis para alunos de 1º Ano da Escola de Ensino Fundamental e Médio Centro dos Retalhistas, em Fortaleza-CE. O tema abordado no Seminário foi relacionado com os Biocombustíveis, produzidos à base de plantas energéticas, como é o caso do milho, dos cereais, das beterrabas açucareiras e das plantas oleaginosas. Realizou-se oficinas e aplicaram-se questionários com a finalidade de saber a opinião e o nível de conhecimento a respeito dos benefícios e malefícios de sua utilização.

Palavras chaves

Seminários Educativos; Biocombustíveis; Oficinas Temáticas

Introdução

É de grande importância a aplicação do projeto de pesquisa sobre biocombustíveis, pois o tema é de interesse mundial e aborda os benefícios que estes combustíveis podem trazer nos aspectos de qualidade de vida, meio ambiente e ganhos socioeconômicos, principalmente quando são aplicados ao ensino médio. A sociedade em termos industriais e urbanos se desenvolve rapidamente, fazendo com que o planejamento do crescimento seja um conjunto de princípios de sustentabilidade, pensando nisso, é necessário que se pense em formas de não prejudicar o meio ambiente, isso só é possível se educarmos as futuras gerações com consciência que a geração e o consumo de energia podem ser feitas com o mínimo de geração de poluentes. Conforme Donato (2012, p. 38) “É preciso que a população mundial seja educada quanto ao problema da geração, conservação e consumo de energia”. Além de alertar os alunos nesse Seminário específico sobre a preservação do meio ambiente, a ideia foi mostrar como tudo começou, informando o estudo inicial (1977) do pesquisador Expedito Parente da Universidade Federal do Ceará (UFC) que começou a fazer pesquisas com oleaginosas, constatando que conseguia produzir combustível de boa qualidade, capaz de substituir o diesel mineral, por meio da transesterificação, obtendo patente em 1983 sendo assim a primeira do gênero no país (BIODIESELBR, 2014). Uma das vantagens dos biocombustíveis é a redução de lançamento de gases que aumentam o Efeito Estufa com isso estabilizar-se-ia a quantidade de gás carbônico presente na atmosfera (BENEFÍCIOS, 2017).

Material e métodos

No primeiro momento foi aplicado um questionário para saber quais os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema: Biocombustíveis. A aplicação foi realizada com duas turmas do 1º Ano, A e B respectivamente, totalizando 42 alunos que participaram e demonstraram interesse pelo tema desde o primeiro momento, ficando ansiosos pelo dia dos seminários e já especulando do que se tratava o tema. Logo após a aplicação deste questionário, realizou-se os seminários, com os mesmos 42 alunos do turno da manhã que responderam o questionário inicial, estas foram realizadas em suas próprias salas de aula, no primeiro dia iniciou-se a apresentação do tema por meio de palestra e visualização de slides, neste momento foi exposto resumidamente o que é um Biocombustível e para que serve o mesmo, neste momento os alunos já começaram a interagir a respeito dos tipos que já tinham ouvido falar na mídia, em sua maioria o Etanol e uma parcela do Biodiesel. Ao termino dos seminários foi aplicado um segundo questionário para averiguar o que os 42 alunos aprenderam sobre o tema e o quanto estes consideram importantes para o futuro do meio ao qual eles vivem.

Resultado e discussão

Foi aplicado questionário inicial aos alunos antes dos Seminários, nas turmas de 1º Ano do ensino médio, A e B respectivamente, sempre no final das aulas de Química, um total de 42 alunos participaram dos mesmos. Ao serem indagados se entendiam o que são Biocombustíveis, 48% disseram não saber do que se tratava, 40% entendiam parcialmente e 12% disseram saber. O pouco que eles conhecem é o que é divulgado na mídia que na maior parte das vezes é de forma resumida e pouco esclarecedora. Grande parte deles (50%) não soube dizer qual a matéria prima dos Biocombustíveis, 35% citaram a cana–de–açúcar, principalmente, vegetais, madeira, plantas, material orgânico e aproximadamente 15% citaram de forma equivocada, o petróleo e a gasolina como matérias primas (gráfico 1). Ao serem indagados se a produção de Biocombustíveis afetaria a produção de alimentos no país, 64% acreditavam que talvez, já 24% afirmaram que sim, poderia afetar a produção e 12% não acharam que afetaria (gráfico 2). Isto ocorre devido a pouca informação sobre este tema. Após a realização dos Seminários, aplicou-se aos mesmos alunos o questionário final, e agora 84% responderam que materiais como cana-de-açúcar, milho, soja, dendê, material orgânico, biomassa e óleos vegetais são matérias primas para os biocombustíveis. Em relação a sua obtenção, 73% citou que são obtidos através da extração de óleos dos materiais, outros 27% não souberam responder (gráfico 3). No gráfico 4, observa-se que 21% não acredita que seja um fator de preocupação, enquanto 50% não soube responder se esta preocupação deve ser levada em conta, e 29% acreditam que sim.

Gráfico 1

Opinião dos alunos sobre as matérias primas dos biocombustíveis.

Gráfico 2

Respostas dos alunos se a produção de biocombustíveis afetaria a produção de alimentos.

Gráfico 3

Informações dos alunos sobre a obtenção de biocombustíveis.

Gráfico 4

O que opinaram os alunos se a produção de biocombustíveis causaria diminuição na oferta de alimentos.

Conclusões

As opiniões apresentadas pelos alunos mostram que o tema é pouco divulgado na mídia de uma forma geral mais aprofundada, e como biocombustíveis não é trabalhado em sala de aula mesmo sendo importante para os mesmos, os Seminários são alternativas para suprir essas deficiências. Deve ser utilizado oficinas gerando debates sobre o tema, principalmente nas aulas de Química, formando uma ligação do tema com o cotidiano, com a finalidade de formar indivíduos críticos e conscientes da valorização das alternativas de preservação do meio ambiente.

Agradecimentos

1) Coordenação do Curso de Licenciatura em Química EaD da UFC. 2) Escola de Ensino Fundamental e Médio Centro dos Retalhistas, Fortaleza-CE 3) Polo de Aracoiaba-CE.

Referências

BENEFÍCIOS dos Biocombustíveis para o Meio Ambiente. Disponível em: http://biocombustivel.info/#vantagens-desvantagens-biocombustiveis. Acesso em: 09 out. 2017.

BIODIESELBR, 2014. Disponível em:
https://www.biodieselbr.com/biodiesel/historia/oleos-vegetais-biodiesel-brasil.htm. Acesso em: 09 out. 2017.

DONATO, Vitório. Logística Para a Indústria do Petróleo, Gás e Biocombustíveis. São Paulo: Érica, 2012.