Autores

Santana, J.G.F. (IF BAIANO) ; Fernandes, M.B. (IF BAIANO) ; Lima, S.C.M. (IF BAIANO)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo diagnosticar a utilização de materiais alternativos no âmbito do Pibid de Licenciatura em Química do IF Baiano Campus Guanambi, entre os anos de 2014 e 2018, referentes ao Edital Capes Nº 61/2013. Para a análise dos dados, foram avaliados os relatórios parciais e finais do Pibid. Como resultados verificou-se uma diferença na utilização de materiais alternativos pelas escolas parceiras do Pibid, algumas apresentaram relatos de uso destes materiais nos anos analisados, enquanto outras pouco ou nada relataram. Nessa perspectiva, destaca-se a importância do trabalho com estes materiais dado a sua facilidade de obtenção e adequação aos conteúdos didáticos das disciplinas abordadas no projeto Pibid.

Palavras chaves

Materiais Alternativos; Pibid; Ensino de Química/Ciência

Introdução

Materiais alternativos são recursos encontrados no cotidiano que podem ser utilizados como ferramentas didáticas, cujas principais características destacam-se o fato de serem de baixo custo e de fácil aquisição. Esses materiais podem ser empregados como ferramentas de apoio no processo ensino- aprendizagem sustentando a teorização de alguns conceitos fundamentais de maneira prática e experimental sem perder de vista a importância da fundamentação científica do conteúdo ensinado. Com relação ao ensino de Ciências/Química existem alguns problemas que dificultam a construção do conhecimento por parte dos alunos, como a falta de experimentação, que impossibilita aos educandos poder conhecer e ampliar informações relevantes acerca dos conteúdos que estão sendo ministrados. Aliado a isso, observou-se que algumas escolas da região de Guanambi, Bahia também estão inseridas nesse contexto, não dispondo de laboratórios de Química e de instrumentos didáticos para a realização de aulas práticas, inviabilizando parte do processo de ensino-aprendizagem, pois suprime do educando uma ampla compreensão dos conteúdos, afastando-o do conhecimento da Ciência de forma prática, contrapondo o que assegura SILVA et al. (2013, p. 3) “a aula pratica é, no entanto, uma ferramenta de ensino relevante para despertar a curiosidade e envolver os alunos com a pesquisa.” Nesse sentido, o entendimento da Química, enquanto ciência ocorre insatisfatoriamente, pois, a falta de recursos financeiros e tecnológicos, impossibilita o docente de desenvolver seu trabalho de forma coerente e motivadora. Essa relação teoria e prática permite a efetivação de práticas experimentais contextualizadas, desenvolvendo a construção dos conceitos dos fenômenos e transformações químicas que ocorrem através do confronto de ideias ao utilizar a abordagem teórica dentro da perspectiva prática. Desse modo, desenvolve-se no aluno o senso crítico e o pensamento químico, inerentes aos fenômenos presentes no cotidiano. Nessa perspectiva, a busca por opções metodológicas para minimizar a falta de aulas práticas é uma das metas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) Campus Guanambi. O programa se iniciou no ano de 2012, atendendo a seis escolas de ensino médio e duas de ensino fundamental, tendo continuidade no período de março de 2014 a fevereiro de 2018. As atividades experimentais, que anteriormente não aconteciam, passaram a ser realizadas também em sala de aula com a utilização de materiais alternativos, dando suporte às intervenções práticas, sendo uma opção escolhida para contornar a falta de um laboratório. Partindo dessa premissa, o Pibid configura-se como um importante projeto para desenvolver a atividade de experimentação, tendo como objetivo a inserção de graduandos das licenciaturas em instituições públicas que ofertam a educação básica, a fim de contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos futuros docentes, elevar a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura e buscar a melhoria nas condições da educação básica. É uma iniciativa que vem contribuindo de forma significativa para o ensino das Ciências, principalmente no que tange à falta de recursos metodológicos, e para sanar essa dificuldade, uma escolha que tem se tornado cada vez mais recorrente é a utilização de materiais alternativos como forma de adaptar a experimentação à realidade encontrada nas escolas públicas. Sob essa ótica, esta pesquisa tem como objetivo diagnosticar a utilização de materiais alternativos no âmbito do Pibid de Licenciatura em Química do IF Baiano Campus Guanambi, entre os anos de 2014 e 2018, período de vigência do Edital Capes Nº 61/2013. Dentro dessa realidade, é de suma relevância a oportunidade que os bolsistas do Pibid têm de se inserir no cenário escolar, ainda nos anos iniciais de formação, em consonância à possibilidade de ampliar seus conhecimentos de forma significativa mediante as diversas metodologias e práticas pedagógicas desenvolvidas através das ações interventivas. Desse modo, a formação dos sujeitos em questão deve ser pensada, para que se consiga construir uma sociedade com conhecimento crítico, político e reflexivo. Nesse sentido, o Pibid possibilita um avanço na educação sendo um meio de incentivo para as instituições de ensino que estão vinculadas aos subprojetos, visto que os bolsistas, supervisores e coordenadores estão engajados em buscar o novo através de diálogos com o objetivo de superar as dificuldades enfrentadas e propor novas estratégias como, por exemplo, proporcionar o enriquecimento do ensino através da relação teoria e prática.

Material e métodos

Para a concretização desta pesquisa utilizou-se da pesquisa documental através dos relatórios parciais e finais do Pibid IF Baiano Campus Guanambi no período compreendido entre março de 2014 e fevereiro de 2018. A análise documental, de acordo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 6023, 2002, p.2) corresponde a: Qualquer suporte que contenha informação registrada, formando uma unidade, que possa servir para consulta, estudo ou prova. Incluem impressos, manuscritos, registros audiovisuais e sonoros, imagens, sem modificações, independentemente do período decorrido desde a primeira publicação. Nesse sentido, a pesquisa documental permite compreender, ampliar e comprovar os resultados e ideias gerados durante a pesquisa. De acordo com os relatórios do Pibid Química IF Baiano Campus Guanambi, o projeto foi desenvolvido em oito escolas parceiras, duas de ensino fundamental e seis de ensino médio, sendo as de ensino fundamental pertencentes à rede municipal de educação. Em cada escola são alocados no mínimo seis bolsistas de iniciação à docência (ID) para cada supervisor. Como sistema de registro das atividades desenvolvidas pelo Pibid nas escolas, foram adotados, um relatório parcial para cada semestre e um relatório final para cada ano, totalizando oito relatórios parciais e quatro finais a serem analisados neste trabalho. A partir destes, a pesquisa sobre a utilização de materiais alternativos nas diversas atividades do Pibid foi diagnosticada utilizando como conceito destes: materiais encontrados no comércio da cidade de Guanambi e região ou proveniente de doaçoes e sucatas, porém distintos daqueles normalmente associados aos laboratórios de Química tais como vidrarias e equipamentos. Dessa forma, o diagnóstico envolveu o uso destes materiais associado ao conteúdo da Química explorado pelo recurso, bem como o tipo de ensino ministrado pela instituição, se fundamental ou médio.

Resultado e discussão

A abrangência do Pibid Química, do IF Baiano Campus Guanambi o torna ainda mais importante, porque acolhe 100% das escolas públicas de ensino médio da cidade. Do alunado atendido pelas atividades do Pibid, a maioria, 78% (3889) alunos, cursa o ensino médio e 22% (1117) estudantes estão no nível fundamental (Tabela 1). Quanto à disponibilização de espaço para a realização de atividades práticas, em quatro escolas foi relatada a presença de laboratório: Luiz Viana, CEEP, Antônio Batista e Modelo, todas elas de ensino médio. O fato de existir um laboratório para aulas práticas não garante a concretização destas, há necessidade de materiais e equipamentos, cujos custos elevados são empecilho para a realização de práticas experimentais. Sob essa ótica, nas atividades dos Pibid nas escolas parceiras, buscou-se adaptar alguns experimentos utilizando materiais alternativos. O uso de materiais alternativos, de fácil aquisição e/ou de baixo custo não é novidade nas instituições de ensino. De acordo com Horn (2012), ao fazer uso de métodos alternativos, o professor estará colaborando para que os alunos consigam observar a importância da matéria tornando a disciplina divertida e interessante, despertando o interesse e incentivando uma aprendizagem mais significativa. Das escolas conveniadas ao Pibid Química do IF Baiano Campus Guanambi, o Colégio Estadual Idalice Nunes é uma instituição de ensino regular onde são ofertados os níveis médio e fundamental. Observou-se, nas atividades desenvolvidas nesta escola, a utilização de materiais alternativos nos conteúdos específicos do 1º ano do ensino médio, tabela periódica, ligações químicas e ácido-base, assuntos cuja característica abstrata, em sua maioria, dificultam o entendimento por parte dos alunos quando é empregada apenas a aula expositiva. No Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho observou-se uma abordagem da Química Ambiental, através da construção de maquetes de Estação de Tratamento de Água (ETA), conteúdo presente tanto na Química do ensino médio quanto nas Ciências do ensino fundamental, com relativa facilidade de materiais alternativos para o trabalho com recursos didáticos. Notou-se ainda a utilização de materiais alternativos na abordagem do tema gases, pertencente à matriz curricular das turmas do 2º ano do ensino médio. Gurgel et al (2012) defendem que, apesar de aparelhagens confeccionadas com este tipo de material não serem adequadas para resultados quantitativos, apresentam resultados satisfatórios em práticas de nível de ensino médio. Na análise das atividades desenvolvidas com materiais alternativos pela Escola Colônia Agrícola de Ceraíma verificou-se a abordagem da Química Ambiental. Esta temática se fez presente nos recursos didáticos desenvolvidos para os conteúdos envolvendo os processos de separação de misturas, tendo a água como tema desencadeador e o ensino de Eletroquímica. Apesar deste último tema não ser comum no ensino fundamental, ministrado pela unidade escolar em análise, a abordagem do assunto com viés ambiental é de suma importância para o desenvolvimento de uma consciência crítica necessária, por exemplo, no descarte correto de pilhas e baterias, amplamente utilizadas pelos estudantes da faixa etária do ensino fundamental. O Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Gestão (CEEP) apresentou destaque, dentre as escolas analisadas, no uso de materiais alternativos no ensino com um expressivo quantitativo de recursos didáticos desenvolvidos para a abordagem de conteúdos tais como: Tabela Periódica, Compostos Orgânicos e Inorgânicos, Separação de Misturas e Reações Químicas. Na concepção de diversos autores, a exemplo de Gurgel et al (2015), Souza (2011) e Horn (2012) as aulas com metodologias diferenciadas estimulam a construção do conhecimento, além de serem motivadoras e atraentes. Seguindo com a análise dos materiais alternativos utilizados, o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães foi uma das escolas com maior diversidade de materiais e recursos. A escola, que oferta o ensino médio, se distingue das demais unidades escolares parceiras do Pibid, pois, as duas supervisoras tem formação em licenciatura em Química, sendo uma delas em nível de mestrado, podendo ser este um fator preponderante e influenciador para o elevado número de atividades desenvolvidas com materiais alternativos, em sua maioria direcionadas ao 1º ano do ensino médio, sem prejuízo às outras séries, 2º e 3º ano, com a abordagem de conteúdos como Eletroquímica e Hidrocarbonetos. Na análise das atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Antônio Batista, verificou-se uma concentração de atividades nos conteúdos de 1º ano de ensino médio: Tabela Periódica e Modelos Atômicos, valorizando a elaboração de jogos. Nas palavras de Cunha (2012, p. 96) “os jogos didáticos proporcionam aos estudantes modos diferenciados para aprendizagem de conceitos e desenvolvimento de valores”. Parte dos conteúdos, materiais desenvolvidos e práticas experimentais no Colégio Estadual Antônio Batista poderiam ser abordados também no nível de ensino fundamental. Destaca-se a valorização dos jogos educativos no ensino de Química, prática incentivadora da aprendizagem e estímulo ao trabalho docente, servindo de exemplo aos licenciandos bolsistas do Pibid, conforme avaliam Rocha et al (2011, p. 16), “o ensino, através de jogos, além de ser mais prazeroso para o professor e para o aluno, rompe com o ensino tradicional que é motivo de crítica de alguns autores”. O Colégio Estadual Gercino Coelho é uma escola que oferta ensino fundamental e médio tendo estabelecido parceria com o Pibid Química IF Baiano Campus Guanambi no ano de 2014. Talvez esta adesão tardia ao programa tenha contribuído para a escola apresentar em seu relatório apenas uma atividade com materiais alternativos enfocando o conteúdo Densidade, na qual foram empregados materiais comuns ao cotidiano dos alunos, tais como massa de modelar, álcool comercial, água, sucatas de metais. Outros materiais enquadrados como alternativos foram empregados nas atividades do Pibid tais como: descartáveis em geral, principalmente garrafas Pet e latas de refrigerante, materiais de papelaria, sucatas de computadores, fios de cobre e moedas, frutas, refrigerantes, fermento em pó, repolho roxo, dentre outros, demonstrando um leque de possibilidades metodológicas para a abordagem de conteúdos de Ciências e Química, nos níveis fundamental e médio de forma a diversificar e enriquecer a prática docente e, consequentemente, facilitar o aprendizado. Pode se afirmar que o Pibid é um programa multifacetado, uma vez que objetiva, através da parceria ensino superior e educação básica, contribuir para a melhoria do ensino nas escolas parceiras bem como avançar no quesito formação de professores, pois possibilita a inserção do licenciando no ambiente escolar, seu futuro local de trabalho, de forma a vivenciar o dia a dia da escola. Nesse sentido, para Gemignani (2012, p. 6) “há a necessidade de formar professores que aprendam a pensar, a correlacionar teoria e prática, a buscar, de modo criativo e adequado às necessidades da sociedade, a resolução dos problemas que emergem no dia-a- dia da escola e no cotidiano”. Um dos problemas característicos das unidades escolares parceiras do Pibid Química IF Baiano Campus Guanambi é a falta de laboratórios e materiais para a execução de aulas práticas, ressaltando assim a importância do planejamento e realização de atividades utilizando materiais alternativos. Na análise de Souza (2011, p. 21) “a utilização de aulas com demonstrações constitui-se em importante instrumento para despertar o interesse dos estudantes pelo fenômeno exibido sem o uso de salas especiais, podendo ocorrer em salas de aulas regulares”. Na opinião de Dorneles (2015) as atividades lúdicas e a experimentação no ensino são práticas docentes de uma educação que visa à construção do conhecimento aliada ao desenvolvimento de atitudes de cooperação social.

Tabela 1

Escolas cadastradas no Pibid /Química IF Baiano Campus Guanambi

Conclusões

O subprojeto Pibid do IF Baiano Campus Guanambi teve como proposta metodológica a experimentação com vistas a tornar o ensino de Ciências/Química mais prazeroso, contextualizado e interessante para o estudante. Compreende-se que a experimentação não se faz presente apenas em laboratório mas, existe um campo de possibilidades com recursos de baixo custo. Desse modo, a produção de recursos didáticos alternativos ganhou força nas escolas a partir da implementação do Pibid. Nesse sentido, a abordagem de conteúdos das disciplinas de Ciências/Química, bem como outras tornou-se possível com a utilização de materiais ditos alternativos, cuja facilidade de obtenção e baixo custo se constitui em um diferencial que possibilita a abordagem da experimentação até mesmo em escolas com poucos recursos e espaços. Considerando as oito escolas parceiras do Pibid Química IF Baiano Campus Guanambi e seus relatórios sobre o uso de materiais alternativos no ensino, observou-se que é necessário que algumas escolas avancem em suas aulas práticas com este recurso, enquanto outras apresentaram diversas atividades e práticas envolvendo o uso de materiais alternativos possibilitando aos alunos confrontar a relação teoria e prática através de um leque de experimentos com recursos de fácil aquisição e baixo custo, superando o verbalismo teorico /conceitual. Ressalta-se, nos relatórios analisados, a abordagem da temática ambiental como um destaque entre a maioria das escolas atendendo requisitos orientados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de forma a enriquecer e humanizar a formação dos sujeitos envolvidos no processo. A abordagem com materiais alternativos produzidos pelos bolsitas do Pibid (coordenação de área, iniciação à docência e supervisão) foi de fundamental importância para a formação dos alunos, pois possibilitou uma aprendizagem significativa e contextualizada superando o ensino fragmentado e tradicional.

Agradecimentos

Ao Instituto Federal Baiano Campus Guanambi e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) pelo apoio ao projeto Pibid Química.

Referências

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