Autores
Santana, J.G.F. (IF BAIANO) ; Fernandes, M.B. (IF BAIANO) ; Lima, S.C.M. (IF BAIANO)
Resumo
Este trabalho tem como objetivo diagnosticar a utilização de materiais alternativos no âmbito do Pibid de Licenciatura em Química do IF Baiano Campus Guanambi, entre os anos de 2014 e 2018, referentes ao Edital Capes Nº 61/2013. Para a análise dos dados, foram avaliados os relatórios parciais e finais do Pibid. Como resultados verificou-se uma diferença na utilização de materiais alternativos pelas escolas parceiras do Pibid, algumas apresentaram relatos de uso destes materiais nos anos analisados, enquanto outras pouco ou nada relataram. Nessa perspectiva, destaca-se a importância do trabalho com estes materiais dado a sua facilidade de obtenção e adequação aos conteúdos didáticos das disciplinas abordadas no projeto Pibid.
Palavras chaves
Materiais Alternativos; Pibid; Ensino de Química/Ciência
Introdução
Materiais alternativos são recursos encontrados no cotidiano que podem ser utilizados como ferramentas didáticas, cujas principais características destacam-se o fato de serem de baixo custo e de fácil aquisição. Esses materiais podem ser empregados como ferramentas de apoio no processo ensino- aprendizagem sustentando a teorização de alguns conceitos fundamentais de maneira prática e experimental sem perder de vista a importância da fundamentação científica do conteúdo ensinado. Com relação ao ensino de Ciências/Química existem alguns problemas que dificultam a construção do conhecimento por parte dos alunos, como a falta de experimentação, que impossibilita aos educandos poder conhecer e ampliar informações relevantes acerca dos conteúdos que estão sendo ministrados. Aliado a isso, observou-se que algumas escolas da região de Guanambi, Bahia também estão inseridas nesse contexto, não dispondo de laboratórios de Química e de instrumentos didáticos para a realização de aulas práticas, inviabilizando parte do processo de ensino-aprendizagem, pois suprime do educando uma ampla compreensão dos conteúdos, afastando-o do conhecimento da Ciência de forma prática, contrapondo o que assegura SILVA et al. (2013, p. 3) “a aula pratica é, no entanto, uma ferramenta de ensino relevante para despertar a curiosidade e envolver os alunos com a pesquisa.” Nesse sentido, o entendimento da Química, enquanto ciência ocorre insatisfatoriamente, pois, a falta de recursos financeiros e tecnológicos, impossibilita o docente de desenvolver seu trabalho de forma coerente e motivadora. Essa relação teoria e prática permite a efetivação de práticas experimentais contextualizadas, desenvolvendo a construção dos conceitos dos fenômenos e transformações químicas que ocorrem através do confronto de ideias ao utilizar a abordagem teórica dentro da perspectiva prática. Desse modo, desenvolve-se no aluno o senso crítico e o pensamento químico, inerentes aos fenômenos presentes no cotidiano. Nessa perspectiva, a busca por opções metodológicas para minimizar a falta de aulas práticas é uma das metas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) Campus Guanambi. O programa se iniciou no ano de 2012, atendendo a seis escolas de ensino médio e duas de ensino fundamental, tendo continuidade no período de março de 2014 a fevereiro de 2018. As atividades experimentais, que anteriormente não aconteciam, passaram a ser realizadas também em sala de aula com a utilização de materiais alternativos, dando suporte às intervenções práticas, sendo uma opção escolhida para contornar a falta de um laboratório. Partindo dessa premissa, o Pibid configura-se como um importante projeto para desenvolver a atividade de experimentação, tendo como objetivo a inserção de graduandos das licenciaturas em instituições públicas que ofertam a educação básica, a fim de contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos futuros docentes, elevar a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura e buscar a melhoria nas condições da educação básica. É uma iniciativa que vem contribuindo de forma significativa para o ensino das Ciências, principalmente no que tange à falta de recursos metodológicos, e para sanar essa dificuldade, uma escolha que tem se tornado cada vez mais recorrente é a utilização de materiais alternativos como forma de adaptar a experimentação à realidade encontrada nas escolas públicas. Sob essa ótica, esta pesquisa tem como objetivo diagnosticar a utilização de materiais alternativos no âmbito do Pibid de Licenciatura em Química do IF Baiano Campus Guanambi, entre os anos de 2014 e 2018, período de vigência do Edital Capes Nº 61/2013. Dentro dessa realidade, é de suma relevância a oportunidade que os bolsistas do Pibid têm de se inserir no cenário escolar, ainda nos anos iniciais de formação, em consonância à possibilidade de ampliar seus conhecimentos de forma significativa mediante as diversas metodologias e práticas pedagógicas desenvolvidas através das ações interventivas. Desse modo, a formação dos sujeitos em questão deve ser pensada, para que se consiga construir uma sociedade com conhecimento crítico, político e reflexivo. Nesse sentido, o Pibid possibilita um avanço na educação sendo um meio de incentivo para as instituições de ensino que estão vinculadas aos subprojetos, visto que os bolsistas, supervisores e coordenadores estão engajados em buscar o novo através de diálogos com o objetivo de superar as dificuldades enfrentadas e propor novas estratégias como, por exemplo, proporcionar o enriquecimento do ensino através da relação teoria e prática.
Material e métodos
Para a concretização desta pesquisa utilizou-se da pesquisa documental através dos relatórios parciais e finais do Pibid IF Baiano Campus Guanambi no período compreendido entre março de 2014 e fevereiro de 2018. A análise documental, de acordo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 6023, 2002, p.2) corresponde a: Qualquer suporte que contenha informação registrada, formando uma unidade, que possa servir para consulta, estudo ou prova. Incluem impressos, manuscritos, registros audiovisuais e sonoros, imagens, sem modificações, independentemente do período decorrido desde a primeira publicação. Nesse sentido, a pesquisa documental permite compreender, ampliar e comprovar os resultados e ideias gerados durante a pesquisa. De acordo com os relatórios do Pibid Química IF Baiano Campus Guanambi, o projeto foi desenvolvido em oito escolas parceiras, duas de ensino fundamental e seis de ensino médio, sendo as de ensino fundamental pertencentes à rede municipal de educação. Em cada escola são alocados no mínimo seis bolsistas de iniciação à docência (ID) para cada supervisor. Como sistema de registro das atividades desenvolvidas pelo Pibid nas escolas, foram adotados, um relatório parcial para cada semestre e um relatório final para cada ano, totalizando oito relatórios parciais e quatro finais a serem analisados neste trabalho. A partir destes, a pesquisa sobre a utilização de materiais alternativos nas diversas atividades do Pibid foi diagnosticada utilizando como conceito destes: materiais encontrados no comércio da cidade de Guanambi e região ou proveniente de doaçoes e sucatas, porém distintos daqueles normalmente associados aos laboratórios de Química tais como vidrarias e equipamentos. Dessa forma, o diagnóstico envolveu o uso destes materiais associado ao conteúdo da Química explorado pelo recurso, bem como o tipo de ensino ministrado pela instituição, se fundamental ou médio.
Resultado e discussão
A abrangência do Pibid Química, do IF Baiano Campus Guanambi o torna ainda
mais importante, porque acolhe 100% das escolas públicas de ensino médio da
cidade. Do alunado atendido pelas atividades do Pibid, a maioria, 78% (3889)
alunos, cursa o ensino médio e 22% (1117) estudantes estão no nível
fundamental (Tabela 1). Quanto à disponibilização de espaço para a
realização de atividades práticas, em quatro escolas foi relatada a presença
de laboratório: Luiz Viana, CEEP, Antônio Batista e Modelo, todas elas de
ensino médio. O fato de existir um laboratório para aulas práticas não
garante a concretização destas, há necessidade de materiais e equipamentos,
cujos custos elevados são empecilho para a realização de práticas
experimentais. Sob essa ótica, nas atividades dos Pibid nas escolas
parceiras, buscou-se adaptar alguns experimentos utilizando materiais
alternativos. O uso de materiais alternativos, de fácil aquisição e/ou de
baixo custo não é novidade nas instituições de ensino. De acordo com Horn
(2012), ao fazer uso de métodos alternativos, o professor estará colaborando
para que os alunos consigam observar a importância da matéria tornando a
disciplina divertida e interessante, despertando o interesse e incentivando
uma aprendizagem mais significativa. Das escolas conveniadas ao Pibid
Química do IF Baiano Campus Guanambi, o Colégio Estadual Idalice Nunes é uma
instituição de ensino regular onde são ofertados os níveis médio e
fundamental. Observou-se, nas atividades desenvolvidas nesta escola, a
utilização de materiais alternativos nos conteúdos específicos do 1º ano do
ensino médio, tabela periódica, ligações químicas e ácido-base, assuntos
cuja característica abstrata, em sua maioria, dificultam o entendimento por
parte dos alunos quando é empregada apenas a aula expositiva. No Colégio
Estadual Governador Luiz Viana Filho observou-se uma abordagem da Química
Ambiental, através da construção de maquetes de Estação de Tratamento de
Água (ETA), conteúdo presente tanto na Química do ensino médio quanto nas
Ciências do ensino fundamental, com relativa facilidade de materiais
alternativos para o trabalho com recursos didáticos. Notou-se ainda a
utilização de materiais alternativos na abordagem do tema gases, pertencente
à matriz curricular das turmas do 2º ano do ensino médio. Gurgel et al
(2012) defendem que, apesar de aparelhagens confeccionadas com este tipo de
material não serem adequadas para resultados quantitativos, apresentam
resultados satisfatórios em práticas de nível de ensino médio. Na análise
das atividades desenvolvidas com materiais alternativos pela Escola Colônia
Agrícola de Ceraíma verificou-se a abordagem da Química Ambiental. Esta
temática se fez presente nos recursos didáticos desenvolvidos para os
conteúdos envolvendo os processos de separação de misturas, tendo a água
como tema desencadeador e o ensino de Eletroquímica. Apesar deste último
tema não ser comum no ensino fundamental, ministrado pela unidade escolar em
análise, a abordagem do assunto com viés ambiental é de suma importância
para o desenvolvimento de uma consciência crítica necessária, por exemplo,
no descarte correto de pilhas e baterias, amplamente utilizadas pelos
estudantes da faixa etária do ensino fundamental. O Centro Estadual de
Educação Profissional em Saúde e Gestão (CEEP) apresentou destaque, dentre
as escolas analisadas, no uso de materiais alternativos no ensino com um
expressivo quantitativo de recursos didáticos desenvolvidos para a abordagem
de conteúdos tais como: Tabela Periódica, Compostos Orgânicos e Inorgânicos,
Separação de Misturas e Reações Químicas. Na concepção de diversos autores,
a exemplo de Gurgel et al (2015), Souza (2011) e Horn (2012) as aulas com
metodologias diferenciadas estimulam a construção do conhecimento, além de
serem motivadoras e atraentes. Seguindo com a análise dos materiais
alternativos utilizados, o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães foi uma das
escolas com maior diversidade de materiais e recursos. A escola, que oferta
o ensino médio, se distingue das demais unidades escolares parceiras do
Pibid, pois, as duas supervisoras tem formação em licenciatura em Química,
sendo uma delas em nível de mestrado, podendo ser este um fator
preponderante e influenciador para o elevado número de atividades
desenvolvidas com materiais alternativos, em sua maioria direcionadas ao 1º
ano do ensino médio, sem prejuízo às outras séries, 2º e 3º ano, com a
abordagem de conteúdos como Eletroquímica e Hidrocarbonetos. Na análise das
atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Antônio Batista, verificou-se
uma concentração de atividades nos conteúdos de 1º ano de ensino médio:
Tabela Periódica e Modelos Atômicos, valorizando a elaboração de jogos. Nas
palavras de Cunha (2012, p. 96) “os jogos didáticos proporcionam aos
estudantes modos diferenciados para aprendizagem de conceitos e
desenvolvimento de valores”. Parte dos conteúdos, materiais desenvolvidos e
práticas experimentais no Colégio Estadual Antônio Batista poderiam ser
abordados também no nível de ensino fundamental. Destaca-se a valorização
dos jogos educativos no ensino de Química, prática incentivadora da
aprendizagem e estímulo ao trabalho docente, servindo de exemplo aos
licenciandos bolsistas do Pibid, conforme avaliam Rocha et al (2011, p. 16),
“o ensino, através de jogos, além de ser mais prazeroso para o professor e
para o aluno, rompe com o ensino tradicional que é motivo de crítica de
alguns autores”. O Colégio Estadual Gercino Coelho é uma escola que oferta
ensino fundamental e médio tendo estabelecido parceria com o Pibid Química
IF Baiano Campus Guanambi no ano de 2014. Talvez esta adesão tardia ao
programa tenha contribuído para a escola apresentar em seu relatório apenas
uma atividade com materiais alternativos enfocando o conteúdo Densidade, na
qual foram empregados materiais comuns ao cotidiano dos alunos, tais como
massa de modelar, álcool comercial, água, sucatas de metais. Outros
materiais enquadrados como alternativos foram empregados nas atividades do
Pibid tais como: descartáveis em geral, principalmente garrafas Pet e latas
de refrigerante, materiais de papelaria, sucatas de computadores, fios de
cobre e moedas, frutas, refrigerantes, fermento em pó, repolho roxo, dentre
outros, demonstrando um leque de possibilidades metodológicas para a
abordagem de conteúdos de Ciências e Química, nos níveis fundamental e médio
de forma a diversificar e enriquecer a prática docente e, consequentemente,
facilitar o aprendizado. Pode se afirmar que o Pibid é um programa
multifacetado, uma vez que objetiva, através da parceria ensino superior e
educação básica, contribuir para a melhoria do ensino nas escolas parceiras
bem como avançar no quesito formação de professores, pois possibilita a
inserção do licenciando no ambiente escolar, seu futuro local de trabalho,
de forma a vivenciar o dia a dia da escola. Nesse sentido, para Gemignani
(2012, p. 6) “há a necessidade de formar professores que aprendam a pensar,
a correlacionar teoria e prática, a buscar, de modo criativo e adequado às
necessidades da sociedade, a resolução dos problemas que emergem no dia-a-
dia da escola e no cotidiano”. Um dos problemas característicos das unidades
escolares parceiras do Pibid Química IF Baiano Campus Guanambi é a falta de
laboratórios e materiais para a execução de aulas práticas, ressaltando
assim a importância do planejamento e realização de atividades utilizando
materiais alternativos. Na análise de Souza (2011, p. 21) “a utilização de
aulas com demonstrações constitui-se em importante instrumento para
despertar o interesse dos estudantes pelo fenômeno exibido sem o uso de
salas especiais, podendo ocorrer em salas de aulas regulares”. Na opinião de
Dorneles (2015) as atividades lúdicas e a experimentação no ensino são
práticas docentes de uma educação que visa à construção do conhecimento
aliada ao desenvolvimento de atitudes de cooperação social.
Escolas cadastradas no Pibid /Química IF Baiano Campus Guanambi
Conclusões
O subprojeto Pibid do IF Baiano Campus Guanambi teve como proposta metodológica a experimentação com vistas a tornar o ensino de Ciências/Química mais prazeroso, contextualizado e interessante para o estudante. Compreende-se que a experimentação não se faz presente apenas em laboratório mas, existe um campo de possibilidades com recursos de baixo custo. Desse modo, a produção de recursos didáticos alternativos ganhou força nas escolas a partir da implementação do Pibid. Nesse sentido, a abordagem de conteúdos das disciplinas de Ciências/Química, bem como outras tornou-se possível com a utilização de materiais ditos alternativos, cuja facilidade de obtenção e baixo custo se constitui em um diferencial que possibilita a abordagem da experimentação até mesmo em escolas com poucos recursos e espaços. Considerando as oito escolas parceiras do Pibid Química IF Baiano Campus Guanambi e seus relatórios sobre o uso de materiais alternativos no ensino, observou-se que é necessário que algumas escolas avancem em suas aulas práticas com este recurso, enquanto outras apresentaram diversas atividades e práticas envolvendo o uso de materiais alternativos possibilitando aos alunos confrontar a relação teoria e prática através de um leque de experimentos com recursos de fácil aquisição e baixo custo, superando o verbalismo teorico /conceitual. Ressalta-se, nos relatórios analisados, a abordagem da temática ambiental como um destaque entre a maioria das escolas atendendo requisitos orientados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de forma a enriquecer e humanizar a formação dos sujeitos envolvidos no processo. A abordagem com materiais alternativos produzidos pelos bolsitas do Pibid (coordenação de área, iniciação à docência e supervisão) foi de fundamental importância para a formação dos alunos, pois possibilitou uma aprendizagem significativa e contextualizada superando o ensino fragmentado e tradicional.
Agradecimentos
Ao Instituto Federal Baiano Campus Guanambi e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) pelo apoio ao projeto Pibid Química.
Referências
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