Autores
Sousa, B. (UFMA-CAMPUS BACANGA) ; Bezerra, C. (UFMA-CAMPUS BACANGA) ; Cantanhede, S. (UFMA CAMPUS CODÓ) ; Cantanhede, L. (IFMA-CAMPUS CODO)
Resumo
Este trabalho, pretende apresentar uma reflexão sobre a orientação dos pressupostos teóricos do movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nas produções científicas apresentadas durante os últimos cinco anos, nos maiores eventos da área de ensino em Química no país. Buscando fundamentar a temática realizamos um levantamento sobre as características, potencialidades e contribuições de materiais de divulgação científica para inserção da abordagem CTS e CTSA no ensino de Química. Para isso, fizemos uma revisão na literatura tentando encontrar artigos relacionados a abordagem CTS e CTSA direcionados para o ensino da Química. A metodologia utilizada é de natureza quali-quantitativa, pautada no reconhecimento das palavras chave, resumo e título dos trabalhos investigados.
Palavras chaves
Ensino De Química; CTS; Eventos Cientificos
Introdução
Nas décadas de 1950 e 1960, além das discussões acerca dos impactos negativos (bomba atômica, uso desenfreado de pesticidas, catástrofes ambientais, etc.) gerados em virtude do progresso científico e tecnológico, indagações sobre a ciências e os malefícios gerados a partir de suas produções, começaram a ser questionados. O livro de Rachel Carson do ano de 1962, Primavera Silenciosa, potencializa as discussões sobre a temática, pois aborda em seu conteúdo propostas relacionadas as relações entre Ciência e Tecnologia e suas implicações e consequências para a sociedade (AULER; BAZZO, 2001; STRIDER; KAWAMURA, 2008). O movimento que remete às relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), surge no século passado como um resultado da insatisfação da sociedade e com o objetivo de propor reflexões e tomadas de atitudes contrárias a supervalorização e neutralidade da ciência, intensificando o discurso crítico a respeito do modelo desenvolvimentista vigente, que não demonstrava preocupação quanto ao crescimento desfreado e os impactos negativos do progresso científico e tecnológico gerado na sociedade e no meio ambiente (SANTOS; SCHNETZLER, 2003). Estimulados pelos argumentos presentes nas discussões sobre a qualidade e relevância do enfoque CTS/CTSA para o contexto do ensino de Química, e considerando a carência de materiais didáticos disponíveis para os professores é que procuramos investigar quais os principais enfoques, metodologias e recursos são utilizados e/ou sugeridos para os professores como viáveis para fomentar o ensino de conteúdo específicos de ciências naturais/Química, como também a inclusão de temáticas com abordagem CTS/CTSA em sala de aula. Ou seja, este trabalho se propõe a investigar e analisar, mediante a pesquisa bibliográfica, trabalhos que evidenciam as abordagens CTS e CTSA e apresentam relação com o ensino de Química. Para isso, trabalhos sobre essa temática foram procurados em três dos principais eventos relacionados a área de ensino de Química. Encontro Nacional de Ensino em Química – ENEQ. Evento nacional que teve sua primeira edição realizada no ano de 1982, na Faculdade de Educação da Unicamp, coordenado pelas professoras Roseli Pacheco Schnetzler e Maria Eunice Ribeiro Marcondes. Que atualmente, consta dezoito edições, sendo a última realizada em Florianópolis (SC). E possui 12 áreas temáticas para submissão de trabalhos, entre elas: Ciência, Tecnologia e Sociedade; Currículo e Avaliação; Educação Ambiental; Educação em espaços não-formais e divulgação científica; Ensino e Aprendizagem; Experimentação no Ensino; Formação de Professores; História, Filosofia e Sociologia da Ciência; Inclusão e Políticas Educacionais; Linguagem e Cognição; Materiais Didáticos; Tecnologias da Informação e Comunicação. Congresso Brasileiro de Química – CBQ. Evento organizado anualmente e tem como principal proposta reunir representantes da comunidade química como profissionais e estudantes buscando intensificar as pesquisas, a divulgação e o conhecimento químico. Este evento por ser realizado em distintos Estados, favorece a participação das comunidades locais, possibilitando a apresentação, para as outras regiões do país, dos resultados das pesquisas e dos avanços científicos e tecnológicos específicos da região. O evento integra cursos, palestras, mesas redondas (debates ou painéis) e apresentação de trabalhos, além de convidar pesquisadores do Brasil e exterior para fazerem suas contribuições na área. Simpósio Brasileiro de Educação Química – SIMPEQUI, realização da Associação Brasileira de Química – ABQ. Todos os anos no mês de julho este evento é organizado e realizado nos diferentes estados do país, promovendo a socialização de trabalhos, apresentação de palestras e mesas redondas. A iniciativa possibilita para os representantes da área analisar o desenvolvimento do ensino da Química em seus distintos aspectos. Além disso, o evento se apresenta como um espaço aberto para novas pesquisas e alternativas para a área. Nesse contexto, autores como Fernandes e Megid Neto (2007), destacam que a divulgação e socialização da produção acadêmica têm dificuldades em estabelecer um parâmetro sobre o que pensam os grupos de pesquisa, quais os caminhos percorridos, as linhas teórico-metodológicas utilizadas, os resultados encontrados e a efetiva contribuição das pesquisas acadêmicas para a qualidade da educação científica. Sendo assim, a apresentação e socialização dos resultados dessa pesquisa torna-se relevante por reunir e disponibilizar, em um único material, um conjunto de informações e conhecimentos sobre as potencialidades da inserção da abordagem CTS/CTSA no contexto do ensino de Química, como possibilidade de fomentar a aprendizagem de conteúdo específicos e a alfabetização científica.
Material e métodos
O ponto de partida para a coleta de dados tem início com a seleção dos eventos científicos relacionados a área de ensino de Química no período compreendido entre 2012 a 2017. A preferência pelos eventos como meio de pesquisa tem como justificativa sua representatividade no país diante da área de educação em ciências – Química, e por estabelecer um ambiente para socialização e debate das pesquisas na área. O recorte representativo de eventos para busca e seleção dos trabalhos são provenientes da notoriedade e credibilidade das suas publicações acadêmicas, assim como da possibilidade de organização em anais, acesso livre e on-line dos resumos e trabalhos completos. Quanto a seleção dos textos uma busca criteriosa em todas as edições dos eventos já realizados, no período considerado, foi realizada por meio das palavras chave, títulos e resumos que destacassem os termos relacionados a Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS, Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente – CTSA. Sendo assim, foi com base nessas palavras que os trabalhos foram prioritariamente escolhidos. O procedimento de identificação desses termos teve o propósito de realizar um mapeamento quantitativo de trabalho publicados nos eventos selecionados, que apresentassem indicativos das abordagens CTS e CTSA, entre os anos de 2012 a 2017. Para a análise e caracterização dos textos, utilizamos como metodologia a leitura criteriosa dos resumos, e em alguns casos em trabalhos completos, procurando identificar a frequência com que as metodologias e recursos com indicativos da relevância e necessidade da inserção das abordagens CTS e CTSA no contexto escolar tiveram destaque. Para os títulos e resumos com informações breves, os textos foram lidos na íntegra, empregando como referencial o trabalho de Abreu, Fernandes e Martins (2009). Neste trabalho, as autoras realizaram um levantamento da produção científica, na linha de CTS e CTSA, apresentando como objeto de análise os eventos da área de pesquisa em ensino de ciências (Congresso Brasileiro de Química – CBQ; Encontro Nacional de Ensino em Química - ENEQ, evento que acontece bienalmente e é realizado pela Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), nos últimos 10 anos). A coleta dos dados foi pautada na busca de informações nas vertentes CTS e CTSA.
Resultado e discussão
A análise proveniente da investigação buscou identificar a frequência com
que as metodologias e recursos com indicativos da relevância e necessidade
da inserção CTS e CTSA no contexto do ensino de Química, nos eventos com
representatividade e credibilidade na área, e resultou em um quantitativo de
294 artigos. A seguir, apresentamos um quadro demonstrativo com a
distribuição dos artigos que apresentaram indícios da proposta CTS e CTSA,
como recurso para o ensino de Química e formação para o exercício da
cidadania, nos anos investigados, considerando suas particularidades.
A partir dos resultados da investigação, disposta no Quadro 1, é possível
identificar que nos últimos 5 anos, os eventos científicos na área de ensino
de Química, aconteceram nas diversas regiões do país, aproximando
estudantes, professores e profissionais de educação da área de ensino de
Química, dos resultados de pesquisas e experiências científicas
desenvolvidas no meio acadêmico. O recorte representativo de nossa análise
foi constituído por 294 artigos, distribuídos entre os respectivos eventos:
ENEQ, CBQ e SIMPEQUI.
Para o evento do ENEQ, obtivemos o quantitativo mais expressivo, com um
total de 251 artigos, cuja temática apresentou relações com a abordagem
investigada. A incidência maior de trabalhos encontrados neste evento com
tendências CTS e CTSA, possivelmente se justifica em virtude da presença
de uma área específica para trabalhos, com essa natureza. Nas edições do
CBQ, encontramos 30 trabalhos distribuídos em diversos temas correlacionados
as temáticas investigadas, dentre estes obtiveram destaque daqueles
referentes a currículo, formação e prática docente, estruturação de
materiais didáticos, experimentação, atividade investigativa, leitura
crítica, utilização de temas sociocientíficos, sequencia didática, recursos
da tecnologia de informação, construção de maquetes, todos com indicativos
de metodologias aptas para auxiliar na inserção da abordagem CTS e CTSA no
ensino de Química.
Outros trabalhos reportaram sobre o indicativo de revistas, jornais e
materiais de divulgação científica como recursos que podem possibilitar a
contextualização dos conteúdos químicos fundamentados na perspectiva
CTS/CTSA. Nesse sentido, a literatura sinaliza a viabilidade de utilização
desses materiais, tendo em vista que são capazes de estimular o hábito da
leitura científica nos estudantes, propiciando gradativamente a construção
do pensamento crítico e reflexivo (MARTINS; NASCIMENTO; ABREU, 2004). Como
exemplo, destacamos os trabalhos: Análise e Caracterização de Textos de
Divulgação Científica como ferramenta possibilitadora a inserção do enfoque
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente no Ensino Médio De Química;
Reportagens na Sala De Aula: possibilidades de articulações entre conceitos
químicos e o odelo CTS de ensino; Materiais eletroeletrônicos e a
obsolescência programada: uma abordagem CTS nas aulas de Química do Ensino
Médio.
Nas edições do SIMPEQUI, foram encontrados 13 trabalhos distribuídos entre
os anos investigados. Entretanto, destacamos que nos anos de 2012 e 2013,
nenhum trabalho apresento traços correspondentes aos aspectos CTS/CTSA
direcionados para o ensino da Química. O Quadro 2, representa a distribuição
dos artigos selecionados, a partir da análise e caracterização dos aspectos
relativos ao enfoque CTS/CTSA.
A partir dos resultados constatamos que um número significativo de trabalhos
aponta para perspectiva CTS/CTSA, mas também priorizam outras metodologias
possíveis de contribuírem para o desenvolvimento do ensino da química,
dentre algumas podemos citar: o desenvolvimento de oficinas experimentais,
intervenções didáticas, atividades investigativas, produção de ilhas de
interdisciplinaridade, utilização de temas sociocientíficos, etc. Os títulos
a seguir, caracterizam alguns desses argumentos: Uma Abordagem Da Disciplina
De Ciência, Tecnologia E Sociedade (CTS) No Ensino Superior – investigação
sobre o processo de construção de concepções CTS, no decorrer da disciplina
ciência, tecnologia e sociedade, no curso de Química, a Universidade
Estadual do Ceará; CTSA: visão dos professores e abordagem dos livros
didáticos em escolas públicas do agreste pernambucano - apresenta os
resultados do trabalho desenvolvido na Universidade Federal do Pernambuco e
obtidos com base na análise das concepções de alunos e professores de
escolas da rede pública do agreste Pernambucano. Tomando como princípio a
relevante do desenvolvimento e divulgação das pesquisas no tocante a
identificação de concepções de professores e alunos, sobre a perspectiva
CTS/CTSA, o trabalho dos autores Firme e Amaral (2008) vem corroborar, tendo
em vista que as significações, de forma positiva ou negativa, podem
influenciar na formação para cidadania e na prática docente.
Três trabalhos evidenciaram a utilização de temáticas sócio científicas como
potencialmente viável para a inserção da abordagem CTS/CTSA. Neste sentido,
a contextualização de temáticas correspondentes a problemáticas atuais do
cotidiano dos estudantes, estimula a curiosidade, o espírito investigativo e
a construção crítica e reflexiva acerca das questões científicas,
tecnológicas, sociais e ambientais. Para Auler (2006), a compressão de
problemas reais agregados ao desenvolvimento científico e a tecnológico,
deveria ser integrado ao papel de todos os cidadãos, seja qual for sua
posição econômica. Nos trabalhos direcionados ao ensino básico, dentre as
metodologias sugeridas pelos autores, destacamos a utilização de temas
sociocientíficos, problematização, contextualização e atividades
investigativas com a utilização de experimentos como principais
metodologias, sugeridas a partir da inserção CTS/CTSA em sala de aula.
Sendo assim, refletir sobre o ensino, a partir do enfoque CTS/CTSA permite a
oportunidade de pensar sobre a prática docente para além da transmissão de
conhecimentos científicos, possibilitando a escola, caracterizada como
principal instituição formadora na sociedade, uma formação educacional
crítica e reflexiva. Neste sentido, considerando as orientações
curriculares nacionais que orienta a educação em nosso país, e que sugerem a
inserção de metodologias que propiciem a formação crítica e reflexiva dos
alunos, permitindo a liberdade de constituição do espírito crítico e
investigativo, como também a relevância de uma formação escolar que
compreenda os pressupostos teóricos, pesquisas, relatos e sugestões
metodológicas que sejam capazes de auxiliar o ensino-aprendizado.
Distribuição dos artigos que apresentaram indícios da proposta CTS e CTSA, como recurso para o ensino de Química.
Distribuição dos artigos de acordo com a análise e caracterização dos aspectos relativos ao enfoque CTS/CTSA selecionados no evento do SIMPEQUI.
Conclusões
Diante do exposto, concluímos que a produção nacional nos âmbitos dos eventos científicos, obtiveram um crescimento acentuado de publicação nos últimos anos, permitindo possibilidades de reflexões sobre o exercício docente. Entretanto, mesmo com as crescentes discussões em torno dessa temática, ainda são pequenas as iniciativas que consideram as propostas CTS/CTSA em cursos de formação de professores. A incidência maior de artigos é direcionada as concepções e significações tanto de professores quanto de alunos licenciandos sobre CTS/CTSA. Considerando a ação docente carregada de concepções e significações próprias, enraizadas no ato de lecionar, como uma das principais intervenções no ensino e aprendizado de Química, pontuamos como relevante o contato de professores, licenciandos, bem como todos os profissionais envolvidos na formação dos indivíduos, com materiais produzidos a partir de resultados de pesquisas, intervenções didáticas, metodologias e enfoques atuais no ensino de Química, tendo em vista a necessidade crescente em formar estudantes, capazes de apresentar um posicionamento crítico e reflexivo na sociedade.
Agradecimentos
Agradecemos a CAPES, à UFMA, ao IFMA, ao PPCEM- Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e ao GEPQUIMA -Grupo de Pesquisa em ensino de Química do
Referências
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