Nº: |
Titulo: |
Autor: |
173 |
A aplicação de um caso simulado como vivência de estratégia de ensino e aprendizagem com abordagem CTS para professores de Química em formação |
GONDIM, M.S.C. (UFU) |
25 |
A contribuição da atividade lúdica no processo de ensino-aprendizagem da Tabela Periódica dos Elementos Químicos |
CAVALCANTE, L (UFRN) ; NASCIMENTO, L. A (UFRN) |
10 |
A contribuição das tecnologias de informação e comunicação para o ensino de química |
SANTIAGO, A.S (UEPB) ; COSTA, N.M (UEPB) ; ANDRADE, D.P.F (UEPB) ; SALES, E.M (UEPB) ; ALBUQUERQUE, R.R (UEPB) ; MELO, J.B (UEPB) |
226 |
A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM CIÊNCIAS NATURAIS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA |
PACHECO; H. F. (UESPI) ; CARVALHO; R. C. P. S. (UESPI) ; OLIVEIRA; M. L. (UESPI) |
239 |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUA IMPORTÂNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. |
REIS, S.M. (UERN) ; BENEVIDES, M.G. (UERN) ; PINTO, C. H. C. (UERN) |
98 |
A Fantástica Fábrica de Iogurte – A prática revelando a teoria no ensino de Química. |
LINS, C.R. (UFPE) ; OLIVEIRA, L.B.F.M. (UFPE) ; GAMA, A.A. (UFPE) |
231 |
A FORMAÇÃO DE UMA CULTURA QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
BOTTECHIA, JULIANA A. DE A. (UEG/SEDF) ; SANTOS, WILDSON L. P. DOS (UNB) |
152 |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA DO IFCE CAMPUS MARACANAÚ/CE |
SOUSA, A. A. (IFCE) ; SOUSA, T. P. (IFCE) |
5 |
A importância da contextualização para a compreensão dos modelos atômicos em aulas de ensino médio. |
SANTOS,O. (UEPB) ; SOUZA,J.M.A. (UEPB) ; MELO,J.A. (UEPB) ; MOURA,C.D.M. (UEPB) ; SANTOS,T.M. (UEPB) |
155 |
A importância da História da Química em livros de Ensino Médio |
SOUZA,M.M.C. (IFRN) ; COSTA,W.I.S (IFRN) ; NASCIMENTO,R.V (IFRN) |
48 |
A Importância da Tabela Periódica para a História da Química |
SILVA, M. D. B (UEPA) ; MACHADO, R. D. S. (SEDUC) ; COSTA, D. G. (UEPA) |
105 |
A IMPORTÂNÇIA DE JOGOS EDUCATIVOS APLICADOS EM SALAS DE AULAS NA MELHORIAR DA APRENDIZAGEM SOBRE RADIOATIVIDADE E ELETROQUÍMICA |
GOMES, M.E.M (UFCG) ; OLIVEIRA, G.S (UFCG) ; SILVA, J.F.S (UFCG) ; SILVA, J.F (UFCG) ; SILVA, G.M (UFCG) ; SANTOS, J.C.O (UFCG) |
44 |
A IMPORTÂNCIA DE UM ENSINO DE QUÍMICA CONTEXTUALIZADO PARA A APRENDIZAGEM E A FORMAÇÃO DO EDUCANDO COMO CIDADÃO, EM ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE PICOS-PI |
SOUSA, M.M. (SEDUC-PI) |
75 |
A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. |
VERAS, E.Y.F. (IFCE) ; SILVEIRA, F.A. (IFCE) ; SOUSA, A.A. (IFCE) ; PAIVA, P.E.C. (IFCE) |
82 |
A IMPORTÂNCIA DO MONITOR NA GRADUAÇÃO EM QUÍMICA |
SOUSA, J. M. T (UFMA) ; CARVALHO, R. M. S (UFMA) ; DOURADO, G. L (UFMA) ; MARQUES, H. V. C. F (UFMA) ; OLIVEIRA, C. E. L (UFMA) |
81 |
A importância do “aprender a fazer” na vivencia dos licenciandos de Química na disciplina Didática I. |
AMORIM, D.C.G. (IF SERTÃO-PE) ; COSTA, B.R. (IF SERTÃO-PE) ; PEIXINHO, C.M. (IF SERTÃO-PE) ; DAMASCENO, I.C. (IF SERTÃO-PE) ; SOUZA, J.L. (IF SERTÃO-PE) ; SILVA, J.E. (IF SERTÃO-PE) ; FERRAZ, P.P. (IF SERTÃO-PE) |
130 |
A INDISCIPLINA COMO FATOR NEGATIVO NA APRENDIZAGEM DA QUÍMICA |
SILVA, A.M. (UECE) ; OLIVEIRA, E.F. (UECE) |
35 |
A influência do projeto PIBID para a formação dos licenciandos em Química do IFRJ-Campus Nilópolis |
CASTRO, D.L. (IFRJ) |
230 |
A MONITORIA DE QUÍMICA ANALÍTICA E A PREOCUPAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE |
SILVA, D.L. (UFPB) ; N, M.D.O. (UFPB) ; TOSCANO, I. A. S. (UFPB) ; BARROS, SARA REGINA C DE (UFPB) |
156 |
A Química e as dificuldades de aprendizagem: Estudo de caso na rede estadual do Município de Maracanaú-CE |
DUARTE, R.A.S. (IFCE) ; FREITAS, M.Z.S. (IFCE) ; OLIVEIRA, M.R.M. (IFCE) ; SOUSA, A.A. (IFCE) |
214 |
A QUÍMICA ORGÂNICA E SUA RELAÇÃO COM A QUÍMICA DOS ALIMENTOS, A PARTIR DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. |
NASCIMENTO,K.N.S. (IF-SERTÃO PE) ; ANDRADE,A.P. (IF-SERTÃO PE) ; GOMES,A.M. (IF-SERTÃO PE) ; SILVA,E.C. (IF-SERTÃO PE) ; NASCIMENTO,E.C.V. (IF-SERTÃO PE) ; BEZERRA,S.B. (IF-SERTÃO PE) ; CARVALHO,G.L. (IF-SERTÃO PE) ; SILVA,I.B.A (IF-SERTÃO PE) ; BEZERRA,J. (IF-SERTÃO PE) ; AGUIAR,L.O. (IF-SERTÃO PE) |
65 |
A temática plásticos como recurso facilitador para o Ensino de Química |
SILVA, M. D. B. (UEPA) ; SILVA, H. N. C (UEPA) ; COSTA, D. G. (UEPA) ; NEVES, P. A. P. F. G. (UEPA) |
181 |
A utilização de defensivos agrícolas no ensino de Bioquímica para o curso de Agronomia |
BELINELO, V.J. (UFES) ; BELINELO, P.G. (UNEC) ; NATALLI, V.D. (UFES) ; BONELLA, A.F. (UFES) ; GOUVEA, D.S. (UFES) ; MELLO, I.O. (UFES) |
34 |
A utilização de jogos didáticos como prática metodológica no ensino de Química |
MONTEIRO,A.A.P. (IFPA) ; BARBOSA, A. R. (IFPA) ; LOPES, A. N. S. (IFPA) ; JESUS, J. A. (IFPA) ; GONÇALVES, W. S. (IFPA) |
45 |
A UTILIZAÇÃO DE TEXTOS COMPLEMENTARES PARA O ENSINO DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR |
LIMA, R.A (UNIR) ; BENARROSH, P.F.P.M. (FSL) |
47 |
A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DIANTE DAS NOVAS PROPOSTAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
QUEIROZ, G. D (UEPA) ; SILVA, M. D. B (UEPA) ; COSTA, D. G. (UEPA) |
174 |
Abordando a Química com experimentos simples em sala de aula. |
GAMELEIRA,S.T. (IFRN) ; FERREIRA,U.V.S. (IFRN) ; ARAÚJO,A.V.N. (IFRN) |
138 |
Alquimia: Crenças de licenciandos sobre História da Química e formação docente |
PINHEIRO, MAURÍCIO FAÇANHA (IFRN) ; CAMPELO, JÂNIO KELIO (IFRN) ; BARROS, TÁSSIA N. (IFRN) ; FREITAS, WILLIANE S. (IFRN) ; SANTOS, ROBERT P. (IFRN) |
133 |
AMOSTRA DE CIÊNCIAS: O USO DE ANALOGIAS PARA O ENSINO DOS MODELOS ATÔMICOS. |
SANTOS,E.S. (UFCG) ; LIMA,M.J.S. (UFCG) ; ARAÚJO,L.L.S. (UFCG) ; SILVA,A.C. (UFCG) ; MELO,M.J.M. (UFCG) ; SANTOS,J.C.O. (UFCG) ; PORTO,T.N.V. (EEEFMOVS) |
32 |
ANÁLISE DA TEORIA ATÔMICA DE DALTON DE UM LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA, PERÍODO DE 1975 A 2005, PARA O ENSINO MÉDIO À LUZ DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS. |
SILVA, F.C.V. (UFRPE) ; ALMEIDA, M.A.V. (UFRPE) |
3 |
Análise de dados de solubilidade do ácido málico em misturas hidro-alcoólicas como contribuição ao estudo da melhoria do sabor de produtos alimentícios. |
FRANCO JUNIOR (UFU) ; OLIVEIRA (UNEMAT) ; COLOMBO (UFU) |
207 |
ANÁLISE DO ENSINO DE QUÍMICA AMBIENTAL NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO ARNALDO MAROJA |
FILHO,G.P.O (UEPB) ; FERNANDES,D,D,S (UEPB) ; BEZERRA, A,F. (UEPB) ; ANSELMO,G,C,S. (UFCG) |
237 |
ANÁLISE QUÍMICA QUALITATIVA DE ÍONS EM MEDICAMENTOS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA CURSOS DE FARMÁCIA |
BARROS, P.T.S (UFMA) ; NUNES, S.P.H (UFMA) ; NUNES, P.M. (IFMA) ; ABREU, A.P.A (UFMA) |
108 |
APLICAÇÃO DA QUÍMICA NO COTIDIANO COMO UMA FERRAMENTA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM |
SILVA, A.M. (UECE) ; LEITE, E. L. L. (UECE) |
245 |
As Funções Orgânicas e as embalagens alimentícias: Uma proposta para estudar os compostos do carbono no Ensino Médio |
FERREIRA, C. L (UFAM) ; HAPUQUE, Q.F.R (UFAM) ; FONSECA, S.A (UFAM) |
85 |
ATIVIDADES DO PIBID DE QUIMICA COMO ARTICULAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO. |
LIMA, M.J.S. (UFCG) ; MELO, M.J.M (UFCG) ; SILVA, A,C. (UFCG) ; SANTOS, E.S. (UFCG) ; SANTOS, J.C.O. (UFCG) ; PORTO,T.N.V. (EEEFMOVS) ; ARAUJO, L.L.S. (UFCG) |
184 |
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA CONTRIBUI PARA UM ENSINO DE QUALIDADE |
SILVA, M.V.S. (UFC) ; LOIOLA, B.G. (UFC) ; CAVALCANTE, R. (UFC) ; ARAÚJO, P.S. (UFC) ; SOUZA, M.N.P. (UFC) |
129 |
AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA: INVESTIGANDO SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA |
MATOS, K. F. O. (UNIBAN) ; ROMÃO, F. D. (UNIBAN) ; CORREIA, G. D. (UNIBAN) ; NEZIO, K. P. F. (UNIBAN) ; GALVÃO, A. M. P. (FATEC) |
221 |
Avaliação do rendimento escolar |
FERNANDES,D.D.S. (UEPB) ; COSTA,G.B. (UEPB) ; BEZERRA,A.F. (UEPB) ; OLIVEIRA,G.P. (UEPB) ; BARROS,R.A. (UEPB) ; XAVIER,M.B.C. (UEPB) ; ANSELMO,G.C.S. (UFCG) |
107 |
Baralho atômico - atividade lúdica para o ensino da evolução dos modelos atômicos. |
VASCONCELOS, E.S (IFPB) |
206 |
Biodiversidade Tropical e a interdisciplinaridade no ensino de Bioquímica ao Curso de Ciências Biológicas |
BELINELO, P.G. (UNEC) ; BELINELO (UFES) ; FERNANDES, B.D. (UFES) ; ANTUNES, J.V.M (UFES) ; FELIX, M.R.S.C. (UFES) ; SILVA, I.A.R. (UFES) |
116 |
Brincando eletronicamente com as funções orgânicas |
LOIOLA, B.G. (UFC) ; SILVA, M.V.S. (UFC) ; CAVALCANTE, R. (UFC) ; ARAÚJO, P.S. (UFC) ; SOUZA, M.N.P. (UFC) |
60 |
CARTILHA QUIMICANDO: ATIVIDADES LÚDICAS INFLUÊNCIANDO NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS |
SILVA, J. F. S. (UFCG) ; SILVA, J.F (UFCG) ; GOMES, M. E. M. (UFCG) ; SILVA, G. M. (UFCG) ; OLIVEIRA, G. S. (UFCG) ; SANTOS, J. C. O. (UFCG) ; SILVA, E. C. A. (UFCG) |
247 |
Casa da Física: Construção de Kit de Química pelos alunos de ensino médio. |
HAPUQUE, Q.F.R (UFAM) ; FERREIRA, C. L (UFAM) |
205 |
Charada Química: uma metodologia inovadora no projeto Ciências em Ação. |
SANTOS, L.R.N.; LOBO, V.M.Q. (IFPA) |
154 |
CLUBE DA QUIMICA: EXPERIÊNCIA PILOTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO IFCE – CAMPUS MARACANAÚ. |
SOUSA, A. A. (IFCE) ; SOUSA, T. P. (IFCE) ; QUEIROZ, M. P. (IFCE) |
212 |
Conceitualizando Reações Químicas por Abordagem de um Tema Transversal |
SANTOS, CPF (UFCG) ; JAVIER, LAT (UFCG) ; SILVA, TTL (UFCG) ; OLIVEIRA, TP (UFCG) ; SILVA, AM (UFCG) |
169 |
CONSTRUÇÃO DE MODELOS DE CÉLULAS DE BAIXO CUSTO A PARTIR DE MATERIAIS ALTERNATIVOS APLICADOS EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO |
SÁ, A. M. (IFPB) ; TAVARES, M. R. S. (IFPB) ; SILVA, A. L. (IFPB) ; HORA, P. H. A. (IFPB) ; GUEDES, S. D. F. (IEG) ; WANDERLEY, L. P. M. (IFPB) |
111 |
Construção de modelos tridimensionais de estruturas moleculares como um auxiliar para a compreensão da disposição espacial das moléculas. |
OLIVEIRA, M.H. (IFPR) |
126 |
CONSTRUÇÃO DE UM MOINHO DE FACAS ALTERNATIVOS PARA ARGILOMINERAIS DESTINADO AO PREPARO DE AMOSTRAS DIRECIONADAS A AULA DE QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITAVA |
WARDERLEY. L. P. M. (IFPB) ; TAVARES, M. R. S. (IFPB) ; SILVA, A. L. (IFPB) ; HORA, P. H. A. (IFPB) |
91 |
CONSTRUÇÃO DE UMA CAPELA DE EXAUSTÃO COM MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS |
TAVARES, M. R. S. (IFPB) ; SILVA, A. L. (IFPB) ; SÁ, A. M. (IFPB) ; SILVA, H. C. (IFPE) ; LORENZO, J. G. F. (IFPB) ; SANTOS, M. L. B. (IFPB) |
58 |
Construção e utilização de um jogo para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem da Tabela Periódica. |
OLIVEIRA, M. H. (IFPR) ; POLLI, A. C. C. (UFPR) ; ARSIE, E. L. B. (UFPR) ; DA MOTTA NETO, J. D. (UFPR) |
234 |
CONSTRUINDO MODELOS ATÔMICOS ILUSTRATIVOS |
SANTOS, A. O (IFPB) |
157 |
CONTEÚDOS DE QUÍMICA NOS CURSOS DE ENGENHARIA: OPINIÕES DOS DISCENTES |
AGUILAR, M.S. (UNESA/FAETEC) ; MESSEDER, J.C. (IFRJ) |
141 |
CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DE AULAS PRÁTICAS |
SILVA, A..M (UECE) ; PEREIRA, C.B (UECE) |
223 |
CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINODE QUÍMICA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE CAMPINA GRANDE |
GAMA, LUCIANO FERREIRA (UEPB) ; CARVALHO, VALDELUCIA FELICIANO DE (UFPB) ; NASCIMENTO, WELINGOTON ALVES (UEPB) ; MARTINS, GEOVANA DO S. V. (UEPB) ; OLIVEIRA, PRISCILA MACENA DE (UEPB) |
49 |
CONTEXTUALIZAÇÕES NO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS POR MEIO DO TEMA PLANTAS MEDICINAIS |
CAVAGLIER, M.C.S. (IFRJ) ; MESSEDER, J.C. (IFRJ) |
213 |
CONTRIBUIÇÕES DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PARA O ENSINO DO ASSUNTO INTRODUTÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA NUMA TURMA DE 2° ANO DO ENSINO MÉDIO |
ARAÚJO, S.M.F. (IFPB) ; OLIVEIRA, N.F. (IFPB) |
145 |
CONTRIBUIÇÕES DE LAVOISIER PARA O ENSINO DE QUÍMICA |
SOUSA, J. M. T (UFMA) ; CARVALHO, R. M. S (UFMA) ; DOURADO, G. L (UFMA) ; MARQUES, H. V. C. F (UFMA) |
167 |
Corrosão metálica associada ao uso de produtos de limpeza doméstica: uma proposta de atividade experimental para a observação dos fenômenos corrosivos |
NUNES,P.M. (IFMA) ; ROCHA JÚNIOR,L.C. (IFMA) ; PEREIRA, F.P. (IFMA) ; ARAÚJO, T.A. (IFMA) ; CORREIA, J.M.C. (IFMA) ; DOS ANJOS, D.F (IFMA) |
68 |
CSI Recife: Aplicação de uma Atividade Lúdica e Interativa para o Ensino de Química |
DE OLIVEIRA, L.B.F.M. (UFPE) ; LINS, C.R. (UFPE) ; PALMEIRA, D.J. (UFPE) |
92 |
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFCG: UM INCENTIVO PARA VESTIBULANDOS |
SOUTO, M.V.M (UFCG) ; LIMA,M.J.S. (UFCG) ; MELO,M.J.M. (UFCG) ; SANTOS,J.C.O. (UFCG) ; TEIXEIRA,G. (UFCG) |
219 |
DADO QUÍMICO: Uma atividade lúdica para o ensino de Ligações Químicas |
ROCHA; I. F. (IFPB) ; ROSÁRIO; R. M. F. (PIBID-IFPB) ; SILVA; J. P. (PIBID-IFPB) ; LORENZO; J. G. F. (IFPB) ; SANTOS; M. L. B. (IFPB) |
189 |
Desenvolvendo jogos didáticos para o ensino de química |
OLIVEIRA. L.M.S. ( I.C-IFRN) ; REGO, F.W.R. (IFRN) |
50 |
DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA QUÍMICA |
LIMA, R.L.B. (IF SERTÃO-PE) ; GUIMARÃES, A.S. (IF SERTÃO-PE) ; SOUZA, L.D.R. (IF SERTÃO-PE) ; SILVA, Q.P.S. (IF SERTÃO-PE) ; SANTOS, T.M.M. (IF SERTÃO-PE) ; LIMA, J.A. (IF SERTÃO-PE) ; RODRIGUES, I.S.A. (IF SERTÃO-PE) ; MOTTA, L. (IF SERTÃO-PE) |
194 |
Determinação Qualitativa de Polifenóis em Amostras de Chá, Vinho e Café: Uma Abordagem Educacional |
SILVA.A.L (IFPB) ; TAVARES, M. R. S. (IFPB) ; LIMA, M. B (IFPB) ; HORA, P. H. A (IFPB) |
147 |
Dificuldade de Aprendizagem em Química como uma das causas da Evasão Escolar |
SILVA, A.M. (UECE) ; FROTA, R.E.G. (UECE) |
77 |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM QUÍMICA DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA. |
SILVA, C.B.A. (IFCE) ; SILVEIRA, F.A. (IFCE) ; GOMES, R.O.A. (IFCE) ; SANTOS, J.E.P. (IFCE) |
196 |
DIFICULDADES NO ENSINO APREDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO EM ALGUMAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO SUDESTE DE TERESINA |
PAZ; G. L. (UESPI) ; NETO; C. O. C. (UESPI) ; OLIVEIRA; M. L. (UESPI) |
132 |
Disciplina Química: Relato da importância das aulas de apoio no Ensino Médio |
TAKASE, I. (UFRJ) ; LUCAS, L.B. (UFRJ) ; CARPENTER, T.M. (UFRJ) ; MANUEL,T.J. (COL.EST.O.G.) |
220 |
Discriminação de Corpos Aquáticos por Análise Multivariada Através de Parâmetros Ambientais Avaliados em Aulas Práticas de Química Analítica Ambiental |
ARRUDA, N.P. (IFRJ) ; ARRUDA, A.L.P. (CEFET-RJ) ; VIEIRA, F.A. (PUC-RJ) ; ALMEIDA, J.C.M. (IFRJ) |
62 |
DOMINÓ QUÍMICO: UMA FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO- APRENDIZAGEM EM QUÍMICA |
MELO, M. J. M. (UFCG) ; LIMA, M. J. S. (UFCG) ; SILVA. A. C. (UFCG) ; SILVA, E. S. (UFCG) ; SANTOS, E. S. (UFCG) ; ARAÚJO, L. L. S. (UFCG) ; PORTO, T. N. V. (EEEFMOV-CUIT) ; SANTOS, J. C. O. (UFCG) |
43 |
EAD E ODA NAS AULAS PRÁTICAS DE QUIMICA |
TAVARES, J.M. (IFBA) ; SOUZA, A. C. (IFBA) ; MACHADO, A. L. (IFBA) |
99 |
ELABORAÇÃO DE UMA CARTILHA DIDÁTICA PARA ABORDAGEM DE QUÍMICA, SAÚDE E HIGIENE CAPILAR |
BÁRBARA RODRIGUES (IFRJ) ; NATÁLIA CARDOSO (IFRJ) ; MARILZA AGUILAR (FAETEC/UNESA) ; JORGE MESSEDER (IFRJ) |
100 |
ENEM 1998 a 2008: A Presença da Química na Retrospectiva Histórica que Evidencia a Construção da Interdisciplinaridade do Ensino de Ciências Naturais no Brasil. |
MUNIZ, L. R. (COLÉGIO MAGN) ; MUNIZ, L. R. (COL. STA MAR) |
15 |
ENSINANDO A ENCONTRAR O CALOR ESPECIFICO EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA NO ENSINO DE TERMOQUÍMICA |
BORGES (UFU) ; FRANCO JUNIOR (UFU) |
136 |
ENSINANDO CINÉTICA QUÍMICA ATRAVÉS DO ESTUDO DA VELOCIDADE DE OXIDAÇÃO DE FRUTAS POR IMAGENS DIGITAIS |
HORA, P.H.A. (IFPB) ; TAVARES, M.R.S. (IFPB) ; SILVA, A.L. (IFPB) ; SÁ, A.M. (IFPB) ; SANTOS, S.R.B. (IFPB) |
137 |
ENSINO DE QUÍMICA E A PRODUÇÃO DE REFRIGERANTES |
VIEIRA, CARLOS ALEXANDRE (ISED/INESP ) ; FERREIRA, MARCELO SEVERINO (ISED/INESP) ; GOMES, MARIANA CRUVINEL (ISED/INESP) ; ROCHA, MARÍLIA (ISED/INESP) ; ALVES, SILMARA LÚCIA GREGO (ISED/INESP) ; NEVES, ALESSANDRA MIRTES MARQUES (ISED/INESP) ; BARBIERI, ROBERTO SANTOS (UNEC/FAMINAS) ; ALVES, RODRIGO DA SILVA (ISED/INESP) ; AMARAL, PATRÍCIA NASCIMENTO (ISED/INESP) |
12 |
Ensino de Química: metodologias alternativas |
RIBEIRO, F.C.P. (SEDUC-PA) |
30 |
EQUILÍBRIO QUÍMICO NA VISÃO DE ALUNOS E PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA NO RIO DE JANEIRO |
CASTRO, D.L. (IFRJ) ; MAGALHÃES, V.H.P. (IFRJ) |
80 |
Estimulando nos futuros professores do Ensino Fundamental o gosto pelas atividades práticas com materiais de baixo custo |
MOREIRA, T.S. (IFPB-JP) ; VASCONCELOS, E. S. (IFPB-JP) ; LIMA, J. F. (IFPB-JP) ; LORENZO, J.G.F (IFPB-JP) |
159 |
Exemplo para o ensino de regressão linear na disciplina Estatística Aplicada a Química |
LEAL, E. L. (IFPI) ; GOMES, M. S. S. O. (IFPI) |
21 |
EXPERIMENTAÇÃO BASEADA EM PRÁTICAS DE PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS PARA CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA EM ESCOLA DE CAMPO |
COSTALLAT, G. (UNIPAMPA) ; CRUZ, V.S. (UNIPAMPA) ; MELLO, L.D. (UNIPAMPA) |
94 |
Experimentação no Ensino de Química: concepções dos estudantes |
FADIGAS, J. C. (UFRB) ; SANTOS, F. R. DOS (UFRB) ; CHAVES, J. L. (UFRB) ; VIRIATO, L. A. (UFRB) ; SANTOS, N. O. DOS. (UFRB) |
29 |
experimentando a quimica |
PEREIRA, A.S.V. (IF SERTÃO) ; SOUZA, A.L.S. (IF SERTÃO) ; PEREIRA, C.R. (IF SERTÃO) |
76 |
Feira de ciências com atividades lúdicas como facilitadora da aprendizagem |
OLIVEIRA, G.S. (UFCG) ; SANTOS, A.F. (EEPF-PICUI) ; GOMES, M.E.M. (UFCG) ; SILVA, G.M. (UFCG) ; SILVA, J.F. (UFCG) ; SILVA, J.F.S. (UFCG) ; SANTOS, J.C.O. (UFCG) |
160 |
GINCANA DA RETROSPECTIVA: Uma nova abordagem para revisar o conteúdo de Química lecionado durante o ano letivo. |
SILVA; J. P. (PIBID-IFPB) ; ROCHA; I. F. (IFPB) ; LORENZO; J. G. F. (IFPB) ; SANTOS; M. L. B. (IFPB) ; ROSÁRIO, R. M. F. (PIBID-EEEFMP) |
63 |
Gincana de Química: Ensinar e Aprender Química de Maneira Lúdica |
LIMA, M. J. S. (UFCG) ; MELO, M. J. M. (UFCG) ; SILVA, E. S. (UFCG) ; SILVA, A. C. (UFCG) ; SANTOS, E. S. (UFCG) ; ARAÚJO, L. L. S. (UFCG) ; PORTO, T. N. V. (E.E.E.F.M.O.) ; SANTOS, J. C. O. (UFCG) |
151 |
Gincana Educativa envolvendo conceitos químicos: Um estudo de caso no interior paraibano |
SANTOS, J.C.O. (UFCG) ; SILVA, J.F. (UFCG) ; GERLANEA SILVA OLIVEIRA (UFCG) ; GERLANDIA MIGUEL DA SILVA (UFCG) ; MAYARA EUNICE DE MACEDO GOMES (UFCG) ; JOSÉ FRANKLIN SANTOS SILVA (UFCG) ; EDNA CARLA ARAÚJO SILVA (UFCG) |
54 |
História de vida: implicações do ambiente escolar sobre a escolha da docência em Química |
GONDIM, M.S.C. (UFU) ; AMAURO, N. Q. (UFU) |
186 |
Identificação de ácidos orgânicos por cromatografia em papel, uma abordagem educacional |
LIMA, M. B (UFPB) ; SILVA.A.L (IFPB) ; TAVARES, M. R. S. (IFPB) ; HORA, P. H. A (IFPB) |
112 |
Importância da contextualização ecopedagógica no ensino de química |
SOUSA, P. A DE A. E. (UFPI) ; SILVA, R.A.O. (UFPI) ; GOMES NETO, A. F. (UESPI) ; TORRES, J. R. DE O. (UESPI) ; TORRES, T. D. (UFPI) |
153 |
IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA |
LEITE, R.A. (UECE) ; SILVA, A.M. (UECE) |
9 |
IMPRESSÕES INICIAIS DO PROJETO “CIÊNCIAS EM AÇÃO” DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ |
RIBEIRO, F.C.P. (SEDUC-PA) |
188 |
INDICADORES NATURAIS DE ÁCIDOS E BASES: ENSINO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA DIALÉTICA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO |
SILVA, I. M.1,2,3 (FABEJA-CAP-U) ; ALBUQUERQUE, J. F. C. (UFPE) |
67 |
Jogo da Memória como Metodologia de Ensino-Aprendizagem para as Funções Orgânicas |
SILVA, H.F. (IFPB) ; SILVA, A.B.M. (IFPB) ; SILVA, J.L. (IFPB) ; VIEIRA, Y.L.D. (IFPB) |
148 |
JOGO DIDÁTICO COMO RECURSO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DE ALGUNS CONTEÚDOS DE QUÍMICA PARA O ENSINO MÉDIO. |
REIS, S.M. (UERN) ; SILVA, L.M. (UERN) ; CRUZ.K.C.A. (UERN) ; FILHO, J.R.L. (UERN) ; COSTA, P.H.C.S. (UERN) ; TARGINO, O. (UERN) ; SOUZA,L. (UERN) |
61 |
Laboratório Virtual de Química |
SILVA, M. M. (UFCG) ; SANTOS, C. P. F. (UFCG) ; SANTOS, J.C.O. (UFCG) ; ARAÚJO, E. C. (UEPB) |
127 |
Lixo: O desafio do século XXI |
ARAÚJO, J.R.S. (EEEFMJR) |
118 |
Magia da Ciência |
CAVALCANTE, R. (UFC) ; LOIOLA, B.G. (UFC) ; SILVA,M.V.S. (UFC) ; ARAÚJO,P.S. (UFC) ; SOUZA,M.N.P. (UFC) |
110 |
MAPAS CONCEITUAIS: ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOBRE REAÇÕES QUÍMICAS |
SOUZA JUNIOR, F. S. (UFRN) ; NUNES, A. O. (IFRN) ; GONDIM, J. A. M. (UFRN) ; HUSSEIN, F. R. G. S. (UFRN) |
193 |
Memória no Laboratório: Utilização do lúdico facilitando a aprendizagem sobre Materiais de Laboratório no Ensino de Química |
SILVA, J.L. (IFPB) ; SILVA, H.F. (IFPB) ; VIEIRA, Y.L.D. (IFPB) ; SILVA, A.B.M. (IFPB) |
195 |
Métodos experimentais para uma aprendizagem lúdica e palpável da ciência |
ARAÚJO, P.S. (UFC) ; SILVA, M.V.S. (UFC) ; LOIOLA, B.G. (UFC) ; CAVALCANTE, R. (UFC) ; SOUZA, M.N.P. (UFC) |
22 |
MOSTRA DE ALIMENTAÇÃO – PROJETO INTERDISCIPLINAR |
PERES, S.R.R. (UNIPAMPA) ; MELLO, L.D. (UNIPAMPA) |
190 |
MULTIMÍDIA COMO INSTRUMENTO NORTEADOR DA APRENDIZAGEM NAS AULAS DE QUÍMICA |
ANDRADE, R. B. DE (UFPB) ; OLIVEIRA, A. M. DE (UEPB) ; SILVA, G. N. DA (UEPB) ; ALMEIDA, J. B. S. (UEPB) ; GONÇALVES, E. M. DE A. (UEPB) ; LIMA, L. A. (UFPB) |
66 |
NOVAS FERRAMENTAS NO ENSINO DE ESTRUTURA ATÔMICA: DINÂMICAS E USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS. |
QUEIROZ, V.B. (UFC) ; UCHOA, D.K. (UFC) ; BRANDÃO, L.A.E. (SEDUC-CE) |
115 |
O CICLO DA AREIA NA PERSPECTIVA DA COMUNIDADE: OUTRA FASE DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE UMA INOVAÇÃO CURRICULAR APOIADA NAS CIÊNCIAS DO SISTEMA TERRA |
ANA ROSA (SEE/SP) ; GLAUCO (SEE/SP) |
114 |
O cotidiano na construção da aprendizagem |
SANTOS T.M. (UEPB) ; SANTOS O. (UEPB) |
224 |
O CURRÍCULO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA INSERÇÃO DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA MATRIZ CURRICULAR DA LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA DA UEPB |
PIRES NETO, J.P (UFRPE) ; FARIAS,G.G. (UEPB) |
164 |
O ensino de química na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso no CEJA, Crato-Ceará. |
GÓES, M. I. L. (SEDUC/URCA) ; SILVA FILHO, F. V. DA. (UFRN) ; MATOS, Y. M L. S. DE. (19ª CREDE/ID) ; SILVA, S. F. DA. (URCA) |
102 |
O Ensino de Química: As dificuldades de aprendizagem dos alunos da rede estadual de ensino do município de Maracanaú-CE |
DUARTE, R.A.S. (IFCE) ; FREITAS, M.Z.S (IFCE) ; OLIVEIRA, M.R.M. (IFCE) ; SOUSA, A.A. (IFCE) |
46 |
O ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DA TABELA PERIÓDICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
LIMA, R.A. (UNIR) ; BENARROSH, P.F.P.M. (FSL) |
73 |
O JOGO EDUCATIVO EO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA |
SILVA, G. M. (UFCG) ; OLIVEIRA, G. S. (UFCG) ; GOMES, M. E. M. (UFCG) ; SILVA, J. F. (UFCG) ; SILVA, J. F. S. (UFCG) ; SANTOS, J. C. O. (UFCG) |
93 |
O lúdico no ensino de química: uma alternativa para aprendizagem |
SANTIAGO,L.P. (IFCE) ; DE ANDRADE,T.P. (IFCE) ; DE PAIVA,D.M. (UECE) ; GOMES,R.O.A. (IFCE) |
142 |
O lúdico para a melhoria do aprendizado no Ensino de Química |
SILVA, A.M. (UECE) ; OLIVEIRA JUNIOR, R.R.E. (UECE) |
64 |
O PAPEL DA ESCOLA NA BUSCA DA COSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL: PROPOSTAS E REFLEXÕES |
SILVA, E. S. (UFCG) ; SANTOS, J. C. O. (UFCG) |
79 |
O perfil dos Professores na Educação de Jovens e Adultos na Cidade de Campina Grande |
GAMA, LUCIANO FERREIRA (UEPB) ; MARTINS, GEOVANA DO S. V. (UEPB) ; NASCIMENTO, WELINGTON ALVES (UEPB) ; ALVES, AFONSO HENRIQUE (UEPB) ; CARVALHO, VALDELUCIA FELICIANO DE (UFPB) |
227 |
O PIBID: RESGATANDO A IMPORTANCIA DA AULA EXPERIMENTAIS PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE TRÊS ESCOLAS DA PARAÍBA. |
NÓBREGA, M.D.O. (UFPB) ; SILVA, D. L. (UFPB) ; MELO, E.M.G. (UFPB) ; BRASILINO, M.G.A. (UFPB) |
222 |
O TEMA DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM TESES E DISSERTAÇÕES DA ÁREA DE EDUCAÇÃO |
MÓL, G. S. (PPGEC/UNB) ; SANTOS, G. A. (PPGEC/UNB) ; NETO, J. D. (PPGEC/UNB) ; BRITO, A. G. (PPGEC/UNB) ; RAPOSO, P. N. (FE/UNB) |
57 |
O uso da História da Ciência para o Ensino de Química na visão dos alunos de uma Escola do Ensino Médio da Cidade de Belém do Pará. |
SILVA, M. D. B. (UEPA) ; REIS, A. S. (UEPA) ; NEVES, P. A. P. F. G. (UEPA) ; BUZA, R. G. C (UEPA) |
232 |
O uso de agrotóxicos nas áreas de cultivo de hortaliças no município de Cametá-Pará |
BARBOSA, C.F. (UEPA) ; SANTOS, E.C.D. (UEPA) ; SANTOS, V. L. (UEPA) ; FILGUEIRAS, L.A. (UEPA/SEDUC) |
242 |
O USO DOS AGROTÓXICOS: Uma Proposta para o Ensino de Química |
ANJOS, D. F. DOS (IFMA) ; CORREIA, M. J. M. (IFMA) ; ARAÚJO, J. A. DE (IFMA) ; ARAÚJO, J. A. DE (IFMA) ; DOURADO, E. C. S. (IFMA) |
90 |
Oficina de sabonete e perfume: uma forma empreendedora de aprender Química. |
SILVA; J. P. (PIBID-IFPB) ; FERNANDES; L. M. (PIBID-IFPB) ; FALCÃO; B. G. (PIBID-IFPB) ; SOARES; P. S. (IFPB) ; SANTOS; A. D. O. (PIBID-IFPB) ; ROSÁRIO; R. M. F. (PIBID-EEEFMP) ; MARTINS; L. S. (PIBID-IFPB) |
210 |
Orientação Epistemológica das aulas de Química em Angola vista por alunos da 7ª classe (alunos com 12 anos de idade) |
BACA, L. (ISCED) ; ONOFRE, M. T (FMH) ; PAIXÃO, M. F. (ESEIPCB) |
117 |
OS COMBUSTÍVEIS E A EDUCAÇÃO EM QUÍMICA |
SILVA, C.C. (IFG) ; SILVEIRA, R.F. (IFG) ; LACERDA, K.A.P. (IFG) |
113 |
Os conceitos químicos no curso de Licenciatura em Educação do Campo |
CUNHA, M. B. M. (SEC/BA) ; PENHA, A. F. DA (UNEB) ; MORADILLO, E. F. DE (UFBA) ; PIMENTEL, H. O. (UFBA) ; FRAGA, M. (SEC/BA) ; PINHEIRO, B. C. (UFBA) |
248 |
Os Reflexos da Fragmentação no Ensino de Química Dificultando a Compreensão das transformações atuais |
CORREIA, M.J. M (IFMA) ; ANJOS, D.F.DOS (IFMA) ; CHAVES, D.C. (IFMA) |
17 |
Percebendo a Biossegurança: relatos do ensino diferenciado de química na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fiocruz |
MURITO, M. M. C (EPSJV/FIOCRU) ; COSTA, M. A. F. (EPSJV/FIOCRU) ; FINETE,V. L. M. (EPSJV/FIOCRU) |
246 |
PIBID Ipanguaçu: Iniciação à Docência em Educação Química |
OLIVEIRA, RUAMA GLÁUCIA H. (IFRN) ; SILVA, ELISANDRA M. (IFRN) ; OLIVEIRA, MAÍDA A. C. (IFRN) ; MATIAS, JÉSSICA N. R. (IFRN) ; OLIVEIRA, MARLIZIA ADJA L. (IFRN) ; SOUZA, ELINE M. S. M. (IFRN) ; VICENTE, PAULO GUTEMBERG (IFRN) ; MOREIRA, F. ELDER (IFRN) ; FERREIRA, WHAKSON K. S. (IFRN) ; FREITAS, WILLIANE S. (IFRN) ; CAMPELO, JÂNIO KELIO (IFRN) ; PINHEIRO, MAURÍCIO FAÇANHA (IFRN) |
101 |
PLANTAS MEDICINAIS E SABEDORIA POPULAR: A ESCOLA RESGATANDO VALORES |
SOUTO, M.V.M (UFCG) ; MELO, M.J.M (UFCG) ; LIMA, M.J.S (UFCG) ; CONCEIÇÃO,M.M (UFCG) ; SILVA,M.M. (UFCG) |
209 |
Processo de Ensino-aprendizagem do Aluno que Cursa Química no Ensino Médio: Colégio Estadual Liceu de Maracanaú-CE. |
ALMEIDA, L.A. (IFCE) ; SANTOS, S.F. (IFCE) ; SOUSA, A.A. (IFCE) |
238 |
PRODUÇÃO DE MANUAIS PARA AULAS PRÁTICAS DOS CURSOS DE LICENCIATURA E BACHARELADO EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS |
MESQUITA, D. W. O. (UFAM) ; BARROS, I. C. L. (UFAM) ; PEDROZA, G. R. (UFAM) ; MÁXIMO, A. C. (UFAM) |
170 |
Química Ambiental Experimental Dentro da Perspectiva da Observação do Cotidiano |
ARRUDA, N.P. (IFRJ) ; ARRUDA, A.L.P. (CEFET-RJ) ; VIEIRA, F.A. (PUC-RJ) |
217 |
Química complementando a biologia |
SOUZA, M.N.P. (UFC) ; ARAÚJO, P.S. (UFC) ; CAVALCANTE, R. (UFC) ; LOIOLA, B.G. (UFC) ; SILVA, M.V.S. (UFC) |
208 |
Química lúdica inspirada no cinema mudo de Chaplin |
GONÇALVES JR, P. R. G. (IFMA) ; FERREIRA, A. S. (IFMA) ; BRITO, D. S. (IFMA) ; CARNEIRO NETO, F. J. (IFMA) |
78 |
QUÍMICA VERDE E OS ERROS CONCEITUAIS DOS ESTUDANTES DE QUÍMICA DA UFRN |
GONDIM, J. A. M. (UFRN) ; OLIVEIRA, O. A. (UFRN) ; FERNANDES, N. S. (UFRN) |
122 |
Química Verde: Uma Realidade Possível no Conteúdo Programático do Ensino Médio Brasileiro |
MUNIZ, L. R. (C. STA MARIA) |
51 |
QUÍMICA: COTIDIANO E ENSINO REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA NO/PARA O COTIDIANO |
FREITAS, D.M.S. (UFRPE) ; MAIA, M.L.F. (UFRPE) |
128 |
RECICLAGEM DE PLÁSTICOS UTILIZADA COMO PROPOSTA DE SITUAÇÃO PROBLEMA NO ENSINO DE QUÍMICA |
SANTOS,E.S. (UFCG) ; LIMA,M.J.S (UFCG) ; MELO,M.J.M (UFCG) ; SILVA,A.C. (UFCG) ; SANTOS,J.C.O. (UFCG) ; PORTO,T.N.V. (EEEFMOVS) ; ARAÚJO,L.L.S. (UFCG) |
168 |
REFLEXÕES SOBRE EQUÍVOCOS NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS NO ESTUDO DA AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO EM CIÊNCIAS E QUÍMICA. |
AQUINO,G.S (UFCG) ; NETO,L.P.X (UFCG) |
89 |
REFORÇO ESCOLAR: AUXILIO A ALUNOS COM BAIXO RENDIMENTO EM QUÍMICA |
SALES, L.L.M (UFCG) ; SANTOS, J. E (UFCG) ; OLIVEIRA, A.C.B (UFCG) ; SILVA, E.V (UFCG) ; ARAÚJO, M.R.S (UFCG) ; CANDEIA, R.A (UFCG) |
229 |
RELATO DE ATIVIDADE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR ENTRE AS DISCIPLINAS QUÍMICA E HISTÓRIA |
HORA, P. H. A. (IFPB) ; TAVARES, M. R. S. (IFPB) ; SILVA, A. L. (IFPB) ; SÁ, A. M. (IFPB) ; LORENZO, J. G. F. (IFPB) ; SANTOS, M. L. B. (IFPB) ; WANDERLEY. L.P.M. (IFPB) |
87 |
RÓTULOS DE ALIMENTOS: UM RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUIMICA |
MAZUR, L. (UNIBAN) ; OLIVEIRA, I.B (SEESP/SP) |
134 |
SECA-VIDRARIAS: EQUIPAMENTO ALTERNATIVO DE BAIXO CUSTO PARA ESCOLAS PÚBLICAS |
SÁ, A. M. (IFPB) ; WANDERLEY, L. P. M. (IFPB) ; NETO, A. S. (UFPB) ; LORENZO, J. G. F. (IFPB) ; SANTOS, M. L. B. (IFPB) |
95 |
SESQUÍMICA SHOW - DESPERTANDO O INTERESSE DA QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO |
TAVARES, M. R. S. (IFPB) ; SILVA, A. L. (IFPB) ; SÁ, A. M. (IFPB) ; SILVA, H. C. (IFPE) ; LORENZO, J. G. F. (IFPB) ; SANTOS, M. L. B. (IFPB) ; MACHADO, S. (IFPB) ; ROCHA, D. (IFPB) |
185 |
Sistema Digestório e Química: Relato de atividade interdisciplinar com alunos do Ensino Técnico Integrado do IFPB |
HORA, P.H.A. (IFPB) ; FALCÃO, B.G. (IFPB) ; TAVARES, M.R.S. (IFPB) ; SILVA, A.L. (IFPB) ; SÁ, A.M. (IFPB) ; SANTOS, M.L.B. (IFPB) ; QUEIROZ, M.F.V. (IFPB) ; ALVES, C.V. (IFPB) |
191 |
SITUAÇÃO-PROBLEMA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ALGUNS ASPECTOS DA QUÍMICA DO CARBONO. |
CAMPOS, A.F. (UFRPE) ; BASTOS, M.F.P. (UFRPE) |
233 |
TABELA PERIÓDICA: Proposta Lúdica útil no processo de ensino e aprendizagem |
ROCHA; I. F. (IFPB) ; AMORIM; E. M. J. (UFPB) |
88 |
TEORIAS ATÔMICAS DE DALTON E RUTHERFORD: UM RECURSO DIDÁTICO ALTERNATIVO CRIADO POR ALUNOS |
MARTINS, T.V. A. (IFRJ ) ; MESSEDER, J.C. (IFRJ) |
23 |
Trilha Química: Metodologia Lúdica Facilitando o Conhecimento das Ligações |
VIEIRA, Y.L.D (IFPB) ; SILVA, H.F. (IFPB) ; SILVA, A.B.M (IFPB) ; SILVA, J.L. (IFPB) |
84 |
Um Novo Indicador Natural ácido-base como Alternativa no Ensino de Química |
LEMOS, R.G. (UFAM) ; PENAFORTE, G.S. (UFAM) |
83 |
UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA USANDO A EPISTEMOLOGIA DE BACHELARD A PARTIR DOS CONCEITOS DE OXIDAÇÃO E REDUÇÃO |
SANTOS, J. E (UFCG) ; SALES, L. L. M (UFCG) ; DA SILVA, F. J. S. (UFCG) |
72 |
Uma avaliação da interaçãoaprendizagem em disciplina dos alunos do curso de licenciatura em Química na modalidade a distância |
BRITO, A. C. F. DE (UFRN) ; GOMES, A. V. (UFRN) ; PONTES, D. L. (UFRN) |
177 |
Uma demonstração utilizando palitos de fósforos para o Ensino de Distribuição Normal na disciplina de Estatística aplicada a Química |
LIMA, C. A. (IFPI) ; GOMES, M. S. S. O. (IFPI) |
4 |
UMA VISÃO ALTERNATIVA AO SEGUNDO VOLUME DO 1º ANO DA PROPOSTA PEDAGOGICA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO. |
SANTOS,R.L.S. (SEEDUSP) |
144 |
USO DE BEBIDAS ALCOOLICAS: ENSINO DE QUIMICA E CIDADANIA |
ALVES, RODRIGO DA SILVA (ISED/INESP) ; SILVA, ALEXANDRE FERNANDO DA (ISED/INESP) ; MELO, CAIO CÉSAR NOGUEIRA DE (ISED, INESP) ; CASSIMIRO, LUCAS PEREIRA (ISED/INESP) ; BARBIERI, ROBERTO SANTOS (UNEC/FAMINAS) ; VIEIRA, CARLOS ALEXANDRE (ISED/INESP) |
109 |
Uso de dispositivos tecnológicos no acompanhamento do ponto de ebulição de uma substância pura |
MACHADO, A. L. (IFBA) ; TAVARES, J. M. (IFBA) ; RIBEIRO, N. M. (IFBA) ; CARVALHO, P. R. W. G. (UFBA) |
135 |
UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE COMPUTADOR COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA |
SILVA, A.M. (UECE) ; ALVES, J.M. (UECE) |
182 |
Utilização de Recursos Metodológicos no Ensino de Química: Experiências no Estágio Supervisionado e na Monitoria |
CAVALCANTE, G. S. (FAFIDAM-UECE) ; QUEIROZ, Z. F. (FAFIDAM-UECE) |
120 |
Utilização de Software educacional no ensino das propriedades periódicas dos elementos químicos, proposto para a fixação e aprofundamento de conteúdos. |
SILVA, M. F. S. (IF-PE) ; VIEIRA, S. A (IF-PE) ; MATIAS, F. S. (IF-PE) |
172 |
UTILIZAÇÃO DE TERMOS INDEVIDOS OU INFORMAÇÕES INCOMPLETAS NOS LIVROS DIDÁTICO DE ENSINO MÉDIO |
PASSOS, M.H. DA S. (IFPI PICOS) ; SANTOS, A.O. DOS (IFPI PICOS) ; ROCHA, T.V. DE S. (IFPI PICOS) ; GOMES, R. DE C (IFPI PICOS) ; SOUZA, J.M. DE (IFPI PICOS) ; SOUSA, N.M.S. (IFPI PICOS) |
69 |
UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE CROCODILE CHEMISTRY COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM AULAS DE QUÍMICA EXPERIMENTAL |
SANTIAGO, A. S. (UEPB) ; SANTOS, G. L. L. (UEPB) ; MELO, J. B. (UEPB) ; COSTA, N. M. (UEPB) ; SILVA, L. C. (UEPB) |
143 |
UTLIZAÇÃO DE MODELOS EXPLICATIVOS DA CONSTITUIÇÃO DA MATÉRIA PARA ALUNOS DA 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL |
SILVA. T. C. (UNICSUL) ; AMARAL, C. L. C. (UNICSUL) |