TÍTULO: Trilha Química: Metodologia Lúdica Facilitando o Conhecimento das Ligações

AUTORES: VIEIRA, Y.L.D (IFPB) ; SILVA, H.F. (IFPB) ; SILVA, A.B.M (IFPB) ; SILVA, J.L. (IFPB)

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo a aplicação de uma metodologia lúdica, empregando uma abordagem dinâmica e interativa. Para tanto, utilizou-se de conteúdos químicos para a criação do jogo, mediando os conhecimentos através do mesmo, afim de que estes possam ser reelaborados de forma rica e prazerosa no Ensino de Química, com alunos da 1ª série do Ensino Médio do Instituto de Educação da Paraíba, escola que integra a rede estadual do município de João Pessoa-PB. Com o auxílio do jogo para ensinar o conteúdo Ligações Químicas foi possível discutir e avaliar o uso deste, como meio de facilitação do aprendizado para conceitos químicos. E a execução de recursos didáticos neste ensaio, serviu como estratégia pedagógica motivante que agregou aprendizagem de conteúdo ao desenvolvimento de aspecto.

PALAVRAS CHAVES: jogos, ensino aprendizagem, ensino da química

INTRODUÇÃO: O método de ensino baseado nos jogos, denominado lúdico-pedagógico, consiste em conciliar o conteúdo escolar com jogos adaptados para tal fim. Muitos educadores utilizam os jogos nas escolas, mas poucos conciliam o conteúdo com os jogos. Utilizam os jogos com a finalidade de divertimento ou com a finalidade de desenvolvimento das habilidades cognitivas e de interação social, segundo Silva (2007).
Os jogos didáticos podem ser empregados em uma variedade de propósitos, dentro do contexto de aprendizado. Ativando o pensamento e a memória, além de oportunizar a expansão das emoções e da criatividade dos alunos. Enriquecendo as visões de mundo e as trocas de experiências entre eles. Tendo em vista, que cada indivíduo não é dotado do mesmo conjunto de competências, por isso, nem todos aprendem da mesma forma, segundo a teoria das múltiplas inteligências de Gardner (1985). No entanto, não devem ser usados como um único meio de ensino, mas como ferramenta complementar do ensino-aprendizado.
Segundo Piaget (1978), o conhecimento é um processo que se resulta da interação entre o organismo e o seu meio. Nesta perspectiva, o presente trabalho lançou mão de uma atividade lúdica, a qual foi empregada como uma metodologia alternativa para se fazer uma abordagem dinâmica e interativa. Para tanto, utilizou-se de conteúdos químicos para a criação dos jogos, mediando os conhecimentos através do mesmo, afim de que estes possam ser reelaborados de forma rica e prazerosa.

MATERIAL E MÉTODOS: O Jogo Trilha Química confeccionado pelas alunas do curso de Licenciatura em Química do IFPB, abordando o conteúdo Ligações Químicas, foi aplicado durante uma de Química no final do 2º semestre de 2009, para estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Instituto de Educação da Paraíba (IEP), João Pessoa - PB. Na respectiva aula, os discentes colocaram em prática tudo o que, a priori, haviam aprendido sobre o assunto teórico acima citado ministrado em sala de aula.
A Trilha da Química é composta por 6 (seis) botões que devem ficar em poder de cada participante, um dado para indicar quantas casas os botões devem andar, 25 cartas-resposta, 25 cartas ‘mico’ e a Trilha, que possui vários obstáculos pelos quais os participantes devem atravessar. Tudo elaborado com materiais de fácil aquisição e baixo custo.
Ao iniciar o jogo cada participante deve jogar o dado, quem tirar o maior número começa a brincadeira. Então, este participante deve jogar o dado novamente e andar o número de casas indicado pelo dado. Os obstáculos pelos quais os alunos devem passar são perguntas referentes ao conteúdo químico discutido na aula, e também algumas ordens para animar o jogo, como “avance 5 casas”, “volte 2 casas”, “1 rodada sem jogar” e “mico”. O vencedor é quem ultrapassa os desafios primeiro e chega ao final.
Este jogo foi usado como ferramenta nas aulas de estágio para facilitar a aprendizagem.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: As Figuras 1 e 2, ilustram jogo e a participação dos alunos, bem como o momento de interação entre estes, na mencionada escola durante a execução do respectivo jogo.
O uso do jogo, Trilha Química, como método de ensino para os tema Ligações Químicas, mostrou-se uma excelente ferramenta de ensino. A facilidade de confecção e aplicação deste jogo, também foi bem valorizada pelos alunos envolvidos. Os resultados obtidos têm motivado a busca de novas versões para que se aprofundem os conhecimentos da Química de forma simples e fácil aceitação.





CONCLUSÕES: O jogo pedagógico mostrou-se bastante útil como recurso didático alternativo, demonstrando para professores e alunos que existem diferentes maneiras de se efetivar um aprendizado significativo, dinâmico e principalmente com bases concretas, sem fugir das matrizes curriculares. Cabendo ao professor empregá-los na forma mais adequada a atingir os objetivos pretendidos. E isso é possível quando estamos abertos para buscar novos caminhos. Precisamos, enquanto educadores nos colocarmos como participantes, acompanhando todo o processo da atividade.

AGRADECIMENTOS: Ao IEP, ao IFPB campus João Pessoa e a Capes pela bolsa do PIBID.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GARDNER, H. Frames of Mind: The Theory of Multiple Intelligences. New York: Basic Books, 1985.
SILVA, P. S. Jogar e Aprender, Contribuições Psicológicas ao Método Lúdico-Pedagógico, São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2007.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança, imitação, jogo e sonho, imagem e representação, Rio de Janeiro: Koogan, 1978.