TÍTULO: O Ensino de Química: As dificuldades de aprendizagem dos alunos da rede estadual de ensino do município de Maracanaú-CE

AUTORES: DUARTE, R.A.S. (IFCE) ; FREITAS, M.Z.S (IFCE) ; OLIVEIRA, M.R.M. (IFCE) ; SOUSA, A.A. (IFCE)

RESUMO: O Presente artigo tem como objetivo analisar os fatores que implicam nas dificuldades de aprendizagem enfrentadas pelos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Martins Filho, localizada no Município de Maracanaú-CE. A metodologia adotada foi o Estudo de Caso [1]. Os resultados da pesquisa mostram que, no universo de 91 participantes, 62,64% admitem possuir dificuldades na aprendizagem ao passo que 86,81% dizem que a metodologia utilizada pelo professor tem bastante influência no processo de aprendizagem. Esses resultados revelam que se devem fazer estudos mais aprofundados que apresentam soluções para esse grave problema, uma vez que cada vez mais temos jovens concluindo o Ensino Médio com uma visão deturpada da disciplina de Química.

PALAVRAS CHAVES: química, aprendizagem, aluno

INTRODUÇÃO: As discussões atuais sobre o ensino de química são intensas, suas dificuldades de aprendizagem são e a formação dos professores desta área. Nesse contexto, uma vez alunos de Licenciatura em Química, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Maracanaú, nos vemos inquietos ao observarmos essa situação. Cada vez mais temos alunos concluindo o Ensino Médio sem ter aprendido a importância dessa disciplina e como a mesma está presente em nosso cotidiano. Assim, objetivamos com essa pesquisa conhecer através da visão dos alunos quais são essas dificuldades que influenciam no processo de ensino-aprendizagem.

MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com 91 alunos do 1º, 2º e 3º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Martins Filho de Maracanaú-Ce, configurando-se assim em um estudo de caso, onde o instrumento utilizado foi o questionário, dos quais foi possível coletar importantes informações para tal concretização.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao indagarmos a seguinte pergunta: Você gosta de Química? A resposta obtida: 39,56% dos estudantes dizem que gostam da disciplina, 32,97% disseram não gostar e 27,47% afirmam gostar mais ou menos. Vale ressaltar que dentre os alunos questionados que afirmam possuir problemas para aprender essa disciplina, não estão apenas os que não gostam da matéria, existem também, aqueles que apreciam e estudam para obter melhores resultados na compreensão do assunto, porém, afirmam encontrarem dificuldades. Trazemos uma opinião de um dos participantes da pesquisa que ilustra esse aspecto: “[...]Bom, eu gosto de Química, mas eu não sei por que tenho tanta dificuldade de aprender, mesmo eu praticando[...]” (Aluno do 1º ano do Ensino Médio). Esse quadro nos faz acreditar na importância da percepção do professor dentro da sala de aula, levando-o a analisar porque esses alunos mesmo querendo não conseguiram aprender. Sabemos que são vários os fatores que implicam numa boa aprendizagem das Ciências, porém um dos mais levantados, sem dúvidas foi a Metodologia usada pelos professores. Sabemos que a mesma tem influente papel nesse processo de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva é importante ressaltar que durante a coleta de dados, o fator mais relevante de influência na aprendizagem, a maioria (86%) destaca a Metodologia do professor. Aliada a essas informações ainda temos um ponto reconhecido como fundamental para tal aprendizagem, que seria a prática laboratorial, as escolas precisam de recursos para que seus laboratórios funcionem, tornando assim as aulas de Químicas mais reais, logo, mais interessantes.

CONCLUSÕES: A Química é uma Ciência experimental, portanto, ela está totalmente presente em nossas vidas, seja nas funções mais essenciais aos seres humanos como respirar, pensar, quanto nas mais específicas de desenvolvimentos científicos e tecnológicos, a mesma está dentro dos laboratórios, e percebe-se mais que uma estratégia de ensino faz-se necessário que as escolas disponham desses e de outros recursos áudio- visuais, uma vez que trabalha-se muito a capacidade de abstração durante o ensino.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: [1] PONTE, J.P. 2006 Estudo de caso em educação matemática.