TÍTULO: IMPRESSÕES INICIAIS DO PROJETO “CIÊNCIAS EM AÇÃO” DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ

AUTORES: RIBEIRO, F.C.P. (SEDUC-PA)

RESUMO: O Plano de Desenvolvimento da Educação pretende melhorias na educação básica e para isso há necessidade de investimento na formação docente. Com esse intuito há o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, concedendo bolsas para estudantes de Licenciatura de algumas áreas. No Instituto Federal do Pará foi elaborado o Projeto “Ciências em ação”, com execução em três instituições em Belém, em quatro disciplinas. A partir da observação das atividades desenvolvidas e do relato dos licenciandos de Química, foram colhidas informações sobre o andamento do projeto. Os resultados preliminares demonstram que o projeto é promissor, porém há necessidade de um acompanhamento até o seu término, com a participação de todos os envolvidos para obtenção de resultados mais conclusivos.

PALAVRAS CHAVES: pde, pibid, projeto “ciências em ação”.

INTRODUÇÃO: A educação brasileira, desde a educação básica até o ensino superior, tem sido objeto de grande preocupação e de muitas discussões, tanto de educadores e estudantes quanto de políticos. Essas discussões revelam, quase sempre, a necessidade de ter profissionais capacitados para a tarefa social de educar.
Para compreender a formação de professores no Brasil é necessária uma pesquisa bibliográfica de pesquisadores da área educacional, através de análise histórica para buscar compreensão em torno das problemáticas vivenciadas hoje, para então formular possíveis soluções, haja vista que o país encontra-se em um sistema educacional com muitas mazelas, a maioria provocada pela má formação inicial de seus docentes que se encontram, entre outras, desprovida de uma concreta e reflexiva relação teórica-prática, pois apenas os estágios oferecidos no final dos cursos não é condição suficiente para uma atuação competente, levando futuros professores a saírem das universidades despreparados para atuarem na realidade que lhes espera, restando apenas a possibilidade de encontrar nas instituições que forem atuar a oferta de uma formação.
Percebendo a necessidade de investimento na área educacional, o Ministério da Educação (MEC), em 2007, elaborou um documento com diversos programas que visam à melhoria na educação básica, denominado de Plano de Desenvolvimento da Educação (MEC1). Nesse livro são descritos também programas direcionados a formação docente e entre eles há o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Após o início da execução desse projeto torna-se relevante o seu acompanhamento, para verificar se os objetivos pretendidos foram alcançados e se o mesmo contribui para a melhoria da formação docente.


MATERIAL E MÉTODOS: A investigação foi desenvolvida no período de junho de 2009 a janeiro de 2010, por meio de estudo exploratório com base na fenomenologia cujo universo a ser pesquisado constitui-se nos discentes bolsistas do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Pará (IFPA) e a partir da análise documental fornecida pelo coordenador do projeto. Pela impossibilidade da leitura de relatórios desenvolvidos na execução do projeto, foram realizadas entrevistas informais e entrega de questionários para os estudantes bolsistas de Química, com as seguintes questões:
1. Você sofreu alguma resistência por parte dos docentes nas escolas freqüentadas? Relate sua experiência.
2. Como ocorreu o primeiro contato com a sala de aula durante o acompanhamento?
3. Relate os aspectos mais relevantes observados durante a sua vivência em sala de aula, com a execução do projeto.
4. Quais as suas expectativas ao término do projeto? Você acredita que esse projeto melhorará a qualidade da educação básica? Justifique
5. Possui algum aspecto do projeto que você acharia importante alterar ou adicionar? Quais?


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após a leitura do questionário, três (03) estagiários relataram que sofreram resistência por parte dos docentes e em conseqüência viram-se “obrigados” a trocarem de professor. Os outros bolsistas relataram que foram bem recebidos pelos docentes e admiraram o comportamento e a disposição dos mesmos em ajudá-los.
Observa-se que o primeiro contato com sala de aula foi normal, pois já haviam se familiarizado com esse espaço em outras disciplinas de vivência, obrigatórias no curso de Licenciatura em Química do IFPA.
Os bolsistas apontaram que não houve imprevistos e situações classificadas como problema. A observação ocorreu de forma tranqüila. Três estudantes que acompanham o mesmo professor afirmaram que admiram o docente por realizar experimentos do cotidiano.
Bolsistas de outra escola afirmaram que o professor era dedicado, porém a sua metodologia era tradicional.
Alguns estudantes são otimistas e acreditam que o projeto é um grande passo para alcançar melhorias na formação docente.Outros afirmaram que o projeto pode alcançar seus objetivos, porém em longo prazo, pois ainda há um impacto muito grande entre os bolsistas, professores e alunos, dificultando o andamento do projeto. Uma bolsista afirmou que talvez dê certo, se todas as propostas do projeto forem aplicadas.
De um modo geral, os estagiários crêem que esse projeto ajudará no exercício da docência.
Os bolsistas na grande maioria não alterariam aspectos do projeto. Só duas bolsistas reclamaram do número de séries, pois como graduandas ainda freqüentam aulas do curso de Química, há reuniões semanais, possuem carga horária elevada e falta de flexibilidade das atividades.
O projeto apresenta quinze bolsistas de Química, porém três não foram encontrados para realização do questionário, não comprometendo a pesquisa.

CONCLUSÕES: Há cumprimento do cronograma das atividades propostas no projeto, mostrando que há seriedade na sua execução e que provavelmente todas as atividades serão estabelecidas em tempo hábil. Percebe-se que a grande maioria dos bolsistas está otimista quanto aos objetivos pretendidos pelo projeto e esperam que até o término do mesmo, obtenham experiência e conhecimentos suficientes para desempenhar papel tão importante que é a docência.
Espera-se, assim, que os objetivos do projeto possam ser alcançados até o término da bolsa.

AGRADECIMENTOS: Agradeço a Deus pela oportunidade da vida e à minha família pelo apoio e outras pessoas que são importantes e que fazem parte da minha vida.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Instituto Federal do Pará. Projeto Institucional “Ciências em ação”, Belém, 2008.

MEC1. Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Brasília, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/pde/>. Acesso: 20 de agosto de 2009


MEC2. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Brasília, 2007. Edital CAPES/Pibid, publicado na web em 24 de janeiro de 2008. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid>. Acesso: 21 de agosto de 2009.