TÍTULO: DADO QUÍMICO: Uma atividade lúdica para o ensino de Ligações Químicas

AUTORES: ROCHA; I. F. (IFPB) ; ROSÁRIO; R. M. F. (PIBID-IFPB) ; SILVA; J. P. (PIBID-IFPB) ; LORENZO; J. G. F. (IFPB) ; SANTOS; M. L. B. (IFPB)

RESUMO: Este trabalho focaliza a experiência de elaboração, construção e aplicação da atividade lúdica Dado Químico no ensino de química, com alunos do 1° ano do ensino médio de uma escola pública em João Pessoa-PB, nele apresentamos a importância do presente jogo no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo do jogo é combinar elementos da tabela periódica para formar substâncias através da estruturação de suas fórmulas.
A avaliação se deu através de questionários e observações. Analisando os resultados dos questionários e dos textos escritos pelos alunos, observou-se que houve uma motivação quanto à metodologia, tendo a atividade contribuído no processo de ensino-aprendizagem em nossa escola.


PALAVRAS CHAVES: atividade lúdica, ensino de química, ligações químicas

INTRODUÇÃO: De acordo com Bernadelli (2004), o ensino da química seria bem mais simples e agradável se fossem abandonadas as metodologias ultrapassadas muito utilizadas no ensino tradicional, isto é, os métodos onde os únicos recursos didáticos utilizados pelo professor para repassar os conteúdos aos alunos são o quadro, o pincel e a linguagem oral e se investissem mais nos procedimentos didáticos alternativos.
O jogo ou atividade lúdica tem como conseqüência natural a motivação e é de se esperar que o mesmo aconteça quando esses jogos e atividades são aplicados ao ensino.
Uma proposta que contribui para a mudança é a utilização de atividades lúdicas, um elemento motivador e facilitador do processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo a elaboração de um jogo educacional que possibilite agregar conhecimentos e despertar o interesse dos alunos pela química, assim, foi criado o jogo Dado Químico que possibilita aos alunos uma forma de aprender brincando como combinar elementos da tabela periódica para formar substâncias através da estruturação de suas fórmulas, onde o interesse é despertado em função do desafio que ele impõe ao aluno, assim o aprendizado de ligações químicas adquirido em função do jogo se torna significativo.


MATERIAL E MÉTODOS: De início a metodologia a ser trabalhada consistiu na definição do assunto, em seguida foi feita uma pesquisa bibliográfica e depois a construção do jogo. Os alunos tiveram a aula introdutória de ligações químicas através de um vídeo e após a introdução, ocorreu a apresentação do jogo e por fim a aplicação do mesmo e a avaliação.
O dado químico é um jogo formado por dois dados onde em cada face temos famílias da tabela periódica. Um dos dados apresenta famílias que tem as valências positivas e o outro com valências negativas. O jogo foi aplicado em duas turmas de 1° ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental Monsenhor Pedro Anísio Bezerra Dantas em João Pessoa-PB, estando presentes 32 alunos participantes.
Foi aplicado um questionário (pré) para uma análise do grau de conhecimento da turma sobre o assunto. A turma foi dividida em quatro grupos e distribuída dois dados e uma tabela periódica para cada grupo e assim deu-se início ao jogo. Cada jogador deverá jogar um dos dados e selecionar a família dos elementos químicos que foi sorteada e o mesmo é feito com o outro dado. Depois de selecionados as famílias, o jogador deverá procurar na tabela periódica as duas famílias sorteadas e escolher um elemento de cada uma delas, anotando seu respectivo número atômico. Escolhidos os elementos químicos, o jogador deve fazer a distribuição eletrônica de cada um deles e através da quantidade de elétrons da camada de valência montar a fórmula molecular e classificando essa ligação química. O jogador que conseguir montar o maior número de compostos durante o tempo estipulado pelo Professor será o vencedor do jogo.
Após a aplicação do jogo foi realizada uma avaliação da atividade e do conhecimento adquirido através do jogo pela aplicação de um questionário (pós).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O instrumento de avaliação continha quatro questões abordando o assunto sobre Ligações Químicas. Analisando os dados coletados antes do jogo, observou-se que apenas dois alunos acertaram a primeira questão, confrontando os dados obtidos dos questionários (pré e pós) houve um crescimento visível na aprendizagem e compreensão do aluno com o assunto, conforme mostra o gráfico da figura 1. Através dos resultados dos questionários e dos textos escritos pelos alunos, observou-se que houve uma motivação quanto à metodologia, interação dos alunos e um crescimento com o assunto. Quando foram solicitados para justificar a sua resposta, os alunos responderam que os jogos serviam de estímulo para o estudo, onde 28% acharam legal, para 19% acharam o jogo interessante e 6% classificaram como dinâmico, conforme o gráfico da figura 2.





CONCLUSÕES: Assim, de conformidade com os dados coletados, podemos concluir que ensinar brincando pode ser muito mais eficiente e produtivo do que com os outros métodos tradicionais.
Podemos afirmar que a introdução da atividade lúdica no cotidiano escolar é muito importante, pois torna mais fácil e dinâmico o processo de ensino-aprendizagem.


AGRADECIMENTOS: O presente trabalho foi realizado com o apoio da CAPES, entidade do Governo Brasileiro voltada para a formação de recursos humanos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BERNADELLI, M. S. Encantar para ensinar – um procedimento alternativo para o ensino de Química. In: Convenção Brasil Latino América, Congresso Brasileiro e Encontro Paranaense de Psicoterapias Corporais. 1., 4., 9., Foz do Iguaçu. Centro Reichiano, 2004. CD-ROM. [ISBN – 85-87691-12-0,] Acesso em 14 Mai 2010. Disponível em:
http://www.centroreichiano.com.br/artigos/anais/Marlize%20Spagolla%20Bernardelli.pdf