TÍTULO: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA DO IFCE CAMPUS MARACANAÚ/CE
AUTORES: SOUSA, A. A. (IFCE) ; SOUSA, T. P. (IFCE)
RESUMO: Este é um estudo, ainda preliminar, sobre a formação de professores de Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE, campus Maracanaú/CE, localizado a 20 km de Fortaleza. A implantação da Licenciatura em Química teve como finalidade atender a demanda, existente na região, fazendo uma formação que integre teoria e prática. Buscamos delinear um pouco a história do Curso, enfocando os dilemas vividos pelos alunos no processo de formação e as demandas impostas pela sociedade em relação ao professor de química.
PALAVRAS CHAVES: licenciatura em química; formação de professores; ensino médio.
INTRODUÇÃO: A formação para as áreas das Ciências Exatas pelo IFCE Campus Maracanaú foi implantada em 2008 com o curso de Licenciatura em Química. A pergunta cerne no processo de implantação era como deve ser formado um professor de Química? Diferentes estudos apontam que o ensino das Ciências Exatas é feito de maneira abstrata sem o entendimento de que a ciência e a tecnologia enquanto empreendimentos humanos, não são neutros e nem infalíveis e nem ocorrem descontextualizados. O excesso de valorização dos conteúdos, em detrimento das ligações que estes fazem com as demais áreas do conhecimento humano, pode ser justificado por meio da dicotomia teoria e prática, que sempre aflora como ponto crítico cada vez que se propõe um novo projeto de ensino, de cunho interdisciplinar assentado em uma pedagógica tradicional. (Santos, 1989). Com o desenvolvimento do curso a pergunta que se faz hoje é de outra natureza: o aluno quer ser professor diante dos dilemas da profissão no País? Esta discussão permeia a formação dos professores no IFCE campus Maracanaú
MATERIAL E MÉTODOS: Esta pesquisa pode ser considerada como um estudo de caso, por desejar entender um fenômeno social complexo. De acordo com Gil (2002) os estudos de caso podem ser essencialmente exploratórios, servindo para obter informação preliminar a cerca do respectivo objeto de interesse. Nessa perspectiva se utiliza questionários com cinco questões abertas: O que você acha do curso de Licenciatura em Química? Quais eram as perspectivas ao entrar no curso? Quais os problemas que você encontra em sua formação? O que você acrescentaria ao curso? Quando concluir o curso, você vai seguir a carreira de professor ou quer ser bacharel? Responderam ao questionário 16 alunos, correspondendo a 40% dos discentes matriculados no curso que estão no 3º e 4º semestre.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: As licenciaturas ofertadas no IFCE estão estruturadas em quatro núcleos: Formação Comum, Formação Didática, Formação Especifica, Formação em Campo Especifico de Atuação e Prática Profissional. O perfil profissional traçado no projeto das licenciaturas considera imprescindível à prática docente de forma contextualizada, favorecendo o desenvolvimento do conhecimento, a partir de problemas concretos. Dessa forma, a prática pedagógica no campus Maracanaú é iniciada já no primeiro semestre, se efetivando por meio de projetos de pesquisas, realizados no próprio IFCE e em outras escolas das redes pública e privada, em turmas do Ensino Fundamental e Médio, escolhidas em comum acordo com os interesses dos futuros professores e da equipe de acompanhamento da prática profissional. (FORTALEZA, 2009).
De acordo com a pesquisa, no tocante a pergunta o que os alunos acham do curso de química, 100% consideram que a Licenciatura em Química tem excelentes professores, mas precisa ser melhorado nos aspectos relacionados à matriz curricular, laboratórios e integração com outros Campi. Com relação à pergunta sobre as perspectivas ao ingressar no curso, 90% buscam uma boa formação docente além, de possibilidades de trabalho tanto no magistério quanto na indústria e 10% responderam que não pretendem seguir a carreira docente, mas abrir possibilidades para ingressar em outros cursos e em outras instituições de Ensino Superior. No tocante a perguntar sobre os problemas da formação, 100% responderam que estes se encontram na falta de livros e laboratórios para estudos. Em relação ao que se acrescentaria ao curso, 100% responderam que desejam uma saída na matriz curricular para o bacharelado. E perguntado se vai seguir a carreira do magistério 100% desejam atuar no magistério e na indústria.
CONCLUSÕES: Os alunos da Licenciatura em Química vivem dilemas, não sabem ao certo se querem ou não seguir na carreira de professor. Apesar da perspectiva inovadora de desenvolver um curso que integre teoria e prática no IFCE campus Maracanaú/CE, as dificuldades de uma instituição jovem, ainda, se estruturando, inclusive curricularmente falando, os baixos salários e as condições precárias da profissão de professor da Educação Básica, causa insegurança aos jovens. Os dados da pesquisa ainda revelam que os alunos querem ser professores, mas se a indústria oferecer melhores condições de trabalho e renda eles vão para o bacharelado, inclusive começam a pressionar por mudanças no currículo, a fim de se acrescentar mais disciplinas, com saídas, possibilitando a formação de bacharéis.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FORTALEZA, IFCE. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. 2009 – 2013. Mimeo. 2009.
GIL. Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. Editora: Atlas, São Paulo, 2000.
MARACANAÚ/CEFET/CEARÁ. Proposta de Implantação do Curso de Graduação em Licenciatura em Química. Mimeo. 2008.
SANTOS, Boaventura de S. Introdução a uma ciência pós-moderna. Editora: Graal, Rio de janeiro, 1989.