TÍTULO: Química lúdica inspirada no cinema mudo de Chaplin

AUTORES: GONÇALVES JR, P. R. G. (IFMA) ; FERREIRA, A. S. (IFMA) ; BRITO, D. S. (IFMA) ; CARNEIRO NETO, F. J. (IFMA)

RESUMO: A Encenação Teatral, com sua atividade lúdica, propicia utilizar os experimentos químicos e físicos de uma forma divertida e ao mesmo tempo instigante. Este trabalho propõe a utilização do teatro como meio de socialização do conhecimento científico e de desmistificação de que estas disciplinas sejam entediantes, distantes da realidade do aluno e difíceis de serem compreendidas. Objetivamente, demonstra-se a influência do teatro enquanto ferramenta pedagógica de apreensão de conhecimentos e como se pode usá-lo para desmistificar e aproximar alunos de matérias consideradas difíceis como química e física. Além disso, observa-se um melhoramento no desempenho dos estudantes nessas disciplinas com a participação efetiva destes alunos com a produção e montagem do espetáculo cênico.

PALAVRAS CHAVES: química, física, teatro

INTRODUÇÃO: Giordan, M., 1999, defende que é consenso que a experimentação desperta interesse entre os alunos, independente do nível de escolarização. Arroio, 2006, afirma que durante a realização de experimentos demonstrativos, o conhecimento do professor sobre comportamento e propriedades do sistema químico, e a forma como o professor manipula os sistemas químicos funcionam como um modelo não somente de técnica, mas também de atitude. O teatro, por sua forma de fazer coletivo, possibilita o desenvolvimento pessoal não apenas no campo da educação não-formal, mas amplia, entre outras coisas, o senso crítico e o exercício da cidadania. Isso é obtido através de sua vivência, seus jogos dramáticos e seus símbolos lúdicos.

MATERIAL E MÉTODOS: O projeto iniciou-se em maio de 2009. Primeiramente, foram elaborados questionários com perguntas objetivas e subjetivas visando a verificação de quais seriam as dificuldades e expectativas presentes em sala de aula. Utilizaram-se experimentos alternativos de química e física que fossem de fácil execução e compreensão tendo em vista o estudo com base nas referências de autores que trabalham com experiências dinâmicas e divertidas, utilizando materiais alternativos, que prendem as atenções dos alunos em relação às disciplinas. A forma como foram apresentadas e executadas as experiências despertou a curiosidade e atraiu a atenção dos que assistiram à apresentação. Vale ressaltar que apresentação teatral foi aceita de forma positiva por parte da classe discente e que a escola deverá continuar promovendo constantemente atividades iguais ao que foi empregado na realização desse trabalho, permitindo uma maior interdisciplinaridade.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Por meio dos questionários aplicados em professores e estudantes de algumas escolas públicas municipais do ensino fundamental da cidade de Santa Inês percebeu-se que os alunos não possuem hábitos de leitura científica, ou seja, os estudantes não têm acesso a livros e revistas que abordam temas das ciências exatas e naturais. Outro aspecto relevante no que diz respeito ao ensino de ciências exatas e naturais (química, física e biologia) é fato de professores sem formação nas áreas citadas lecionarem essas disciplinas sem preparo algum, tão pouco afinidade com a disciplina. Isto implica em aulas que deixam a desejar na qualidade de ensino. Aliado a esta dificuldade, há também escolas sem estrutura de laboratórios para complementar a formação científica dos alunos. Para tentar minimizar estes problemas o presente trabalho propôs a encenação de peça teatral que aborda de maneira lúdica as disciplinas química e física. Abaixo estão alguns experimentos realizados na peça teatral.



CONCLUSÕES: Objetivamente, demonstrou-se a influência do teatro enquanto ferramenta pedagógica de apreensão de conhecimentos e como se pode usá-lo para desmistificar e aproximar os alunos das disciplinas química e física. Além disso, observou-se um melhoramento no desempenho dos estudantes nessas disciplinas com a participação efetiva destes alunos com a produção e montagem do espetáculo cênico.

AGRADECIMENTOS: Ao IFMA Campus Santa Inês pelo apoio financeiro e institucional.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Giordan, M.; Química Nova na Escola, 10, 43, 1999.
Arroio, A. et al. O show da química: motivando o interesse científico. Química Nova, 29, 1, 173-178, 2006.