TÍTULO: O lúdico para a melhoria do aprendizado no Ensino de Química

AUTORES: SILVA, A.M. (UECE) ; OLIVEIRA JUNIOR, R.R.E. (UECE)

RESUMO: Este trabalho “O lúdico para a melhoria do aprendizado no Ensino de Química” na visão dos alunos do ensino médio de uma escola pública do município de Fortaleza é uma pesquisa que tem como objetivo principal analisar, sob o ponto de vista do docente e do discente, como se encontra a aprendizagem dos alunos do Ensino Médio na disciplina de Química, visando a melhorá-la com novas técnicas de ensino, como o lúdico. O professor tem o papel de estimular este interesse e abrir a mente do aluno diante da importância da disciplina de Química. A partir desse fato, percebeu-se que é preocupação de quase todos os professores trabalharem com o intuito de fornecer, de forma mais prazerosa possível, a aprendizagem principalmente na Química.

PALAVRAS CHAVES: lúdico no ensino de química

INTRODUÇÃO: Considerando o aumento significativo de trabalhos na área de jogos, esta pesquisa pretende apresentar e discutir os referenciais teóricos da área de jogos em educação, além de propor métodos de análise e aplicação de jogos em ensino de química, no intuito de fornecer subsídios para futuros trabalhos científicos e que estes não fiquem restritos a meras aplicações sem que se recolha e analise adequadamente os dados à luz do referencial sobre o ludismo. Este trabalho foi desenvolvido como parte de um projeto mais abrangente, cuja meta é a construção, aplicação e avaliação de jogos voltados para o Ensino de Química, para verificar sua contribuição na superação de dificuldades de aprendizagem e como recurso mediador/facilitador da construção do conhecimento. Mais especificamente, o objetivo desse estudo é apresentar a avaliação realizada pelos alunos sobre sete jogos voltados para o ensino de Química: Baralho-War, Magia Química, Quebra-Cabeça Químico, Quebra-Cabeça Químico (A Disputa), Memória Química, Química do Cotidiano e Química em Pistas. Pretende-se mostrar neste trabalho o quanto o campo é amplo, seja somente em termos de contribuições por meio de jogos, seja pelo estudo teórico dos mesmos. Não se quer ditar caminhos ou rumos, somente esclarecer idéias, fomentando o debate para o engrandecimento dessa linha de pesquisa em nível nacional, pois se acredita e observa-se o quanto ela vem sendo efetiva em sala de aula, em todos os níveis de ensino. Dessa forma, o ludismo se caracteriza como uma unidade complexa, envolto pela organização sistêmica de suas estruturas padrão, definida pelo seu ambiente (contexto). Seria então incoerente negar a existência de elementos característicos que podem até ser chamado de partes, ou seja, sob o prisma do pensamento complexo.

MATERIAL E MÉTODOS: Os jogos foram aplicados nas turmas de 1º, 2º e 3º anos do ensino médio do colégio José de Alencar, em Messejana-CE. Sendo duas turmas de 1ºano, uma de 2º ano e uma de 3º ano. Em cada turma foram aplicados dois jogos, havendo assim a participação da maioria dos alunos e a melhor retenção do aprendizado que cada jogo pode oferecer. Seria necessário um tempo maior de pesquisa para que todos os jogos fossem aplicados na mesma turma, porém, ao se concluir o último, os alunos não se lembrariam dos primeiros, desse modo a pesquisa poderia analisar falsas hipóteses. A aplicação teve início em uma turma de 1º ano, que ficou um pouco desorganizado, pois a turma não colaborava muito. Os jogos foram: Química em Pistas e Memória-Química. Foram jogados quatro vezes o Química em Pistas e apenas uma vez o Memória-Química, pois este já era mais simples. Os alunos gostaram dos dois jogos. Praticamente, não houve diferença de gosto, pois o primeiro era bem diferente, motivava o aluno a pensar onde poderia encontrar alguns elementos químicos na natureza, tendo nas cartas montadas ou na Tabela Periódica na qual construiu-se um reforço, para desenvolver o raciocínio dos alunos. Já no segundo, lembrava suas infâncias, sendo, portanto, um modo diferente de voltar a ser criança pela química. Foram aplicadas em duas aulas, 100 minutos, para aplicá-los.



RESULTADOS E DISCUSSÃO: Respostas de alguns alunos:“É um colégio que busca sempre melhorar a aprendizagem do aluno”. “Precisa haver coisas mais inovadoras,como aulas de campo, visitas às universidades, vídeos, palestras”. “O colégio entrou em greve e nos prejudicou muito”. “Falta motivação”. “Boas estratégias de ensino”. “Apesar de ser uma escola pública, tem um bom ensino”. “Trabalha com o que o aluno precisa”. “Falta organização e planejamento em relação ao horário das aulas”. “É uma boa escola, mas há muita falta de informação”. De acordo com as respostas dos alunos, é um colégio que está no rumo de melhorias no ensino e aprendizado, porém ainda buscam meios de melhores condições de trabalho. De acordo com os resultados dessa pesquisa, faz-se necessário estimular os alunos a estudarem por meio de técnicas especiais. Pois, como foi dito pelos próprios alunos, é de relevante importância a aplicação de jogos, já que eles naturalmente despertam no aluno o interesse de aprender, envolvendo-o completamente no objetivo do jogo. O lúdico desperta no aluno o espírito do dinamismo, da criatividade, da atenção, do conhecimento, da competição; enfim, de fatores que um dia o mundo lhe exigirá, na luta pelo mercado de trabalho.
A aplicação dos jogos foi uma maneira incrível que os professores tiveram para estimular cada vez mais os alunos a aprender determinado assunto de determinada matéria. Mas cabe a cada professor saber o momento certo de aplicação, pois se aplicado em momentos inoportunos, poderá acarretar fracassos nos seus objetivos. De repente, uma idéia tão genial, pode acabar num momento de vaia. É como não saber contar uma piada. Ir ao laboratório sem ter um roteiro de prática, só por ir, também não é interessante. Pode ser na primeira vez, porém fica desorganizado e vira bagunça.


CONCLUSÕES: A criatividade, o raciocínio lógico, a concentração, a visão da química e das ciências de forma agradável, a coletividade, a competitividade, a observação de fatos do cotidiano e o espírito esportivo são um dos objetivos que fazem parte deste trabalho. Mediante o resultado da pesquisa, as conseqüências das contribuições dos resultados analisados poderão resultar em mudanças significativas nas instituições de ensino, pois em virtude da imensa deficiência de métodos de aprendizagem nas escolas públicas, este pode ser um grande avanço para a melhoria do ensino público.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BROUGERE, G. O Jogo e a Educação. Porto Alegre: Artmed, 1998.
PROENÇA, D. J. Critérios e experiências no uso de jogos pedagógicos. Brasília: REDES, 2002.
SOARES, M. H. F. B. O Lúdico em química: jogos em ensino de química, São Carlos. Programa de Pós Graduação em Química - UFSCar, 2004. Tese de Doutorado, 175p.