TÍTULO: O JOGO EDUCATIVO EO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA
AUTORES: SILVA, G. M. (UFCG) ; OLIVEIRA, G. S. (UFCG) ; GOMES, M. E. M. (UFCG) ; SILVA, J. F. (UFCG) ; SILVA, J. F. S. (UFCG) ; SANTOS, J. C. O. (UFCG)
RESUMO: Neste trabalho foi testado uma experiência didática desenvolvida em uma escola pública na cidade de Picuí, com alunos de 1ª e 2ª série do Ensino Médio, com a finalidade da utilização de jogos didáticos no ensino de química. Nesse sentido propomos um material didático que consiste em um jogo, chamado de Jogo do Adivinha abordando a tabela periódica. Os motivos da proposta deste jogo estão relacionados às dificuldades que os alunos apresentam no aprendizado das propriedades, da tabela periódica.
PALAVRAS CHAVES: ensino médio, tabela periódica, jogo educativo
INTRODUÇÃO: Um interesse maior em aprender ciência pode ser despertado no aluno através de ambientes lúdicos que harmonizam conhecimento e prática dos conceitos repassados em sala de aula. Para tanto, este trabalho apresenta a criação de um jogo com informações de Química e pode ser aplicado a diversos conteúdos trabalhados em sala de aula durante o ano letivo. Este jogo foi preparado pelos alunos bolsistas, voltados para jovens do ensino médio de escola pública na cidade de Picuí - PB onde o projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas a Iniciação a Docência) atua. O jogo, considerado um tipo de atividade lúdica, possui duas funções: a lúdica e a educativa, onde as mesmas devem coexistir em equilíbrio, se a função lúdica prevalecer, não passará de um jogo e se a função educativa for predominante será apenas um material didático. O lúdico apresenta dois elementos que o caracterizam: o prazer e o esforço espontâneo, além de integrarem as várias dimensões do aluno, como a afetividade, o trabalho em grupo e das relações com regras pré-definidas.
MATERIAL E MÉTODOS: Os jogos educacionais podem ser bastante simples como os de perguntas e respostas, mas podem ser ambientes de aprendizagem ricos e complexos, fornecendo um micro mundo (mundo imaginário) para ser explorado pelo aluno. Para tanto, aplicação de jogos para despertar o interesse dos alunos para o ensino de Química, é um dos objetivos desse projeto. O material utilizado para construção do jogo foi bastante simples: cartolina, papel oficio, plástico adesivo, cola, impressão e tesoura. Material que qualquer escola dispõe. O professor pode produzir o jogo. O conteúdo desenvolvido no jogo foi tabela periódica. Foram construídos sessenta e cinco cartões com perguntas e vintes cartões com as respostas possíveis. É através de jogos e brincadeiras que o aluno desenvolve a capacidade de perceber suas atitudes de cooperação e adquire oportunidades de descobrir seus próprios recursos e testar suas próprias habilidades, além do que, também, aprende a conviver com os colegas numa interação. No jogo podem participar quatro ou mais alunos. As cartas são colocadas na mesa todas viradas, de modo que os participantes não vejam a resposta. As possíveis respostas que são os cartões com os símbolos, nome do símbolo e numero atômico ficam viradas para os alunos verem sua resposta. Da inicio o jogo com a escolha do primeiro participante. Pode ser escolhido no par ou impar. Ele escolhe se pergunta ou responde primeiro. O jogo pode ser utilizado também em gincanas como passa ou repassa, com vários grupos, vai depender da necessidade do aluno ou professor. As regras são: 1 – acertando a resposta a equipe somará dois pontos; 2- resposta errada é acrescentado um ponto para equipe adversária.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Neste trabalho nos já tínhamos o perfil dos alunos, uma vez que já estamos trabalhando na escola a mais de um ano, o que nos ajudou a encontrar uma solução para as dificuldades de aprendizagem dos estudantes em alguns conteúdos de Química. Como a tabela periódica é um dos conteúdos iniciais de Química optamos por ela. Sendo assim podemos através dos trabalhos realizados, ajudar aos alunos na compreensão deste conteúdo e revisando o assunto para o 2° ano. Durante a aplicação do jogo, observou-se a integração e a participação dos alunos. Aqueles que tinham um maior conhecimento da tabela periódica mostraram um melhor desempenho ao jogar os alunos que não se saíram muito bem tiveram a preocupação em ter conhecimento da tabela periódica, as propriedades dos elementos, suas aplicações etc. No geral, a aplicação do jogo foi positiva na aprendizagem dos alunos sobre o assunto abordado. O que podemos observa é que o professor não deve apenas transmitir conhecimentos, de forma homogênea pois na sala há uma grande variação de alunos, desde de sua condição social, física até a dificuldade em interagir com pessoas de sua idade, de forma que um aluno pode não entende de uma forma e pode compreender de outra. E as atividades lúdicas pode ser um aliado importante para despertar no aluno e interesse, a integração social interesse, a integração social o seu aprendizado sobre qualquer conteúdo abordado.
CONCLUSÕES: A prática lúdica, que pode ter diferentes abordagens no contexto escolar como alternativa de resgatar interesse e integração social, contribuiu para ampliar os conhecimentos e possibilitar aos alunos um interesse maior pela química quando passa a conhecer os elementos químicos e suas aplicações.
AGRADECIMENTOS: PIBID/CAPES/FNDE/UFCG
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, volume 3; Brasília: 1999.