TÍTULO: A contribuição das tecnologias de informação e comunicação para o ensino de química
AUTORES: SANTIAGO, A.S (UEPB) ; COSTA, N.M (UEPB) ; ANDRADE, D.P.F (UEPB) ; SALES, E.M (UEPB) ; ALBUQUERQUE, R.R (UEPB) ; MELO, J.B (UEPB)
RESUMO: A implementação de algumas tecnologias no ambiente escolar diferem moderadamente de acordo com as práticas pedagógicas e realidade tanto do aluno como também da escola, após alguns anos de tentativas de propagar tais técnicas uma importante consideração foi notada, como essas tecnologias podem ser trabalhadas na escola, como os professores poderiam se enquadrar nesse novo e rico círculo digital. A metodologia aplicada foi no quesito qualitativo as perguntas foram direcionadas a 25(vinte e cinco) alunos do nono ano e 1(um) professor de uma escola particular na cidade de Campina Grande – PB e a entrevista com os discentes e com o educador aborda quesitos fundamentais como: ter facilidade na disciplina da química, se há técnicas na escola, se a mesma é usada e como os recursos são utilizados.
PALAVRAS CHAVES: tecnologias, educador, discentes
INTRODUÇÃO: A iniciativa dessa pesquisa é mostrar como as tecnologias podem caminhar junto com a ciência, ou melhor, com a química no percurso do ensino aprendizagem, tendo por finalidade entrelaçar química e informática, já que tal disciplina é descrita pelos os alunos de difícil e complicada. Com base em alguns autores (Moran 2003; Masetto 2003; Lipsman 2001) a abordagem da tecnologia na educação deixa de ter um aspecto distante, remoto e passa a ser algo possível e que se pode alcançar. A tecnologia que os autores tratam são as inovações dentro da escola movendo professores a um único ideal a aprendizagem e incentivo do aluno ao saber. Tais tecnologias podem ser vistas de uma forma superficial e monótona ou detalhada e atraente, tudo irá depender de um agente que é o professor e sua atenção para o assunto, os dados recolhidos de um professor e vinte cinco alunos em uma escola particular na cidade de Campina Grande – PB com educandos de nono ano (oitava série) confirma a suspeita, a mediação do professor no processo pedagógico é valioso e determinante vendo do ponto de vista que os alunos tem uma visão dupla da disciplina, essa visão dupla se dá quando o aluno tem prazer na matéria e o mesmo está aprendendo, do contrário se o conteúdo não fixa no aluno se ele encontrar dificuldade nessa recepção não irá ter uma interação entre o estudante e o saber vendo o tema abordado com um olhar negativo, nesse aspecto depende unicamente de como o educador está levando tal informação e quais ferramentas ele utiliza para os educandos se sentirem dentro do processo aprendizagem e motivados a pesquisa. A primeira etapa irá tratar a relação do professor com a máquina, do aluno com o computador. A segunda etapa será abordada como o computador/informática oferece a sua contribuição para o ensino.
MATERIAL E MÉTODOS: O método utilizado nesse projeto foi um questionário com base nos quesitos fundamentais como a facilidade na discilpina, do domínio do conteúdo e observações para avaliar as novas tecnilogias. O material envolvido neste trabalho pode ser o datashow, o computador e o principal que é o programa, no caso o software de química como por exemplo:CROCODILE CHEMISTRY, YENKA e FX CHEMSTRUCT 12032.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados dessa pesquisa possibilitaram o uso dos recursos tecnológicos nas aulas de química para com alunos do ensino fundamental veio como facilitador da aprendizagem, e como dosador desses recursos o professor mediador, percebe-se que a velocidade do raciocínio e o intelecto desses indivíduos foram consideráveis com o uso freqüente do computador e softwares em determinados assuntos.
Ficou evidenciado que o computador junto com o educador mediador contribui na assimilação das matérias, por exemplo: misturas homogêneas, heterogênea, ligações químicas, com a associação do teórico e a visualização na máquina ( estruturas e desenhos)pode-se observar que a compreensão do conteúdo estudado em sala se tornou mais acessível.
CONCLUSÕES: Ficou evidenciado que o computador junto com o educador mediador contribui na assimilação das matérias, por exemplo: misturas homogêneas, heterogênea, ligações químicas, com a associação do teórico e a visualização na máquina ( estruturas e desenhos)pode-se observar que a compreensão do conteúdo estudado em sala se tornou mais acessível. Foi visto que apesar de inúmeras barreiras imaginadas pelo próprio educador a relação do professor com o computador está passando para um novo estágio, onde o educador sente necessidade de se atualizar mesclando o seu conhecimento científico.
AGRADECIMENTOS: Primeiramente agradecemos a Deus por me presentear com esse projeto, as meus colegas pelo trabalho e essêncialmente ao professor Joaldo Bezerra de Melo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: PORTAL EDUCAÇÃO. Implicações das TIC´s na Educação. Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/educacao/principal/conteudo.asp?id=2372. Acesso em 5 de junho.2009.
MORAN, Jose Manuel ; MASETTO, Marcos T. ; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Ed. 7. São Paulo: Papirus, 2003.
SANCHO, Juana Maria. Para uma tecnologia educacional. São Paulo: Ed. 2, 2001.
LITWIN, Edith. Tecnologia educacional. São Paulo: Ed. 2, 2001.