TÍTULO: Disciplina Química: Relato da importância das aulas de apoio no Ensino Médio

AUTORES: TAKASE, I. (UFRJ) ; LUCAS, L.B. (UFRJ) ; CARPENTER, T.M. (UFRJ) ; MANUEL,T.J. (COL.EST.O.G.)

RESUMO: Este projeto propõe-se a oferecer apoio pedagógico no Colégio Estadual Olinto Gama Botelho da rede pública do Rio de Janeiro através da rede de integração do licenciando– professor-aluno do ensino médio.O desenvolvimento deste trabalho iniciou-se em maio de 2009 com o objetivo de proporcionar aos graduandos em licenciatura em química a vivência do ensino em sala de aula, a estrutura física e administrativa de uma escola e principalmente aprimorar a compreensão dos métodos pedagógicos específicos, no caso a disciplina de Química,as atividades foram trabalhadas em todos os temas, visando sempre a utilização atividades lúdicas e experimtais. Estimulando assim, o aluno a observar, criar e executar, construindo assim, o pensamento critico e reflexivos.

PALAVRAS CHAVES: licenciandos, pibid, ensino médio

INTRODUÇÃO: A educação brasileira está em pauta nas principais discussões acerca do desenvolvimento do país. Com isso órgãos governamentais promovem diversos programas, projetos e ações para o melhoramento e evolução do setor. O projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ) está sendo implantado em determinadas escolas estaduais de educação básica, principalmente Ensino Médio. Tendo como meta a valorização do magistério, incentivando os estudantes que optaram pela carreira docente; promover a melhoria da qualidade de educação básica e diminuir a evasão escolar. Uma das escolas selecionadas foi o Colégio Estadual Olinto Gama Botelho que está localizado em Pilares, zona norte do Rio de Janeiro, esta escola possui em torno de 200 alunos ingressantes e um total de 520 alunos/ano e funciona nos três turnos. Neste trabalho será relatada a importância de um programa de integração entre o licenciando - professor do ensino médio e do ensino superior-aluno do ensino médio.

MATERIAL E MÉTODOS: O desenvolvimento iniciou-se em maio de 2009 e o publico alvo foram os alunos do 1o ano do Ensino Médio. No primeiro momento os licenciandos foram as salas de aula fazer o convite aos alunos para participarem das aulas de apoio. No segundo momento observou o professor do ensino médio atuando na sala de aula, para que este faça uma analise as principais dificuldades de aprendizagem dos alunos. Na reunião semanal, o professor e o licenciando, planejam e discutem sobre as estratégias das atividades extra classes, afim de, aperfeiçoar as metodologias futuras. Foram realizadas as atividades de aula de apóio através de exercícios e atividades lúdicas proposta por Soares(2003)e Canto(2009); experimentos utilizando materiais do cotidiano e vidrarias de laboratórios proposta por Mateus(2008) e também visitas cientificas . As aulas de apoio foram distribuídas de acordo com a disponibilidade das turmas no contra turno. Cada turma possui em torno de 28 a 32 alunos, num total de 4 turmas. Nesta escola participaram dois graduandos de licenciatura em química. Foi estipulado no princípio que os alunos com notas abaixo da média teriam prioridade em participar nas atividades extra curriculares.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: As primeiras provas foram aplicadas antes de se iniciarem as aulas de apoio. No inicio, uma baixa porcentagem de alunos freqüentou aulas extra curriculares, o aumento foi gradativo e o interesse pelas aulas de química também, já que os licenciandos procuram dinamizar ao máximo as aulas com métodos diferenciados e interativos. No segundo bimestre, foram discutidos sobre de que forma poderia aperfeiçoar o trabalho para envolver os alunos e estimular-lo a entender e gostar da disciplina de química. Foram promovidos pequenos jogos envolvendo o conteúdo abordado na sala de aula, como palavras-cruzadas , forca com palavras relativas à Química, jogos da velha onde em cada quadrado tinha uma palavra e o grupo que explicasse corretamente o conceito poderia colocar o símbolo no local. O campo prático foi muito explorado, pois a escola possui laboratório de ciências que é indispensável para a visualização e estímulo do interesse dos alunos. Através da pesquisa avaliativa revelou que os alunos se sentem mais estimulados com as aulas experimentais,verificado presença de quase 100% dos alunos. No terceiro e o quarto bimestre, deu-se a continuidade das metodologias apresentadas, diversificando a matéria e acrescentando o que fosse necessário para a melhoria do curso.Para o encerramento da ultima aula de apoio de 2009, foi realizado uma gincana de Química, com as seguintes etapas: Caça palavra, verdadeiro ou falso e Desafio, questões abortadas no vestibular. A avaliação deste trabalho foi a melhoria quantitativa no aprendizado do aluno, observado pela sua maior participação na sala de aula. Pode ser notado através das avaliações realizadas durante os bimentres, com um aumento de 60% dos alunos que obtiveram o grau acima de 5,0.


CONCLUSÕES: A participação do licenciando neste projeto mostra dois resultados confinantes: como a atuação do licenciando na escola do ensino médio diminuiu o índice de reprovação na disciplina de química.A participação como licenciando do projeto têm sido fonte de grande aprendizado, uma vez que permite ao estudante de graduação adquirir mais experiência e segurança no exercício de sua profissão.As aulas experimentais mostraram uma melhor alternativa para atrair o interesse dos alunos, pois intensifica a interlocução entre aluno-professor atuando assim, na melhoria do ensino–aprendizagem.

AGRADECIMENTOS: Aos professores e alunos do Colégio Estadual Olinto Gama Botelho,CAPES/PIBID,UFRJ-IQ

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SOARES,M.I.P.;OKUMURA,F. e CAVALHEIRO,E.T.G..Proposta de um jogo didático para o ensino do conceito de equilibrio químico.Química Nova na Escola,n18,p13-17,2003.
CANTO,A.R. E ZACARIAS,M.A.Utilização do jogo super trunfo árvores brasileiras como instrumento facilitador no ensino dos biomas brasileiros.Ciencias &Cognição,v14,n1,p.144,2009.
MATEUS,A.L.;Química na Cabeça, editora ufmg,Belo Horizonte,2008