TÍTULO: ELABORAÇÃO DE UMA CARTILHA DIDÁTICA PARA ABORDAGEM DE QUÍMICA, SAÚDE E HIGIENE CAPILAR

AUTORES: BÁRBARA RODRIGUES (IFRJ) ; NATÁLIA CARDOSO (IFRJ) ; MARILZA AGUILAR (FAETEC/UNESA) ; JORGE MESSEDER (IFRJ)

RESUMO: Há muitos mitos e verdades em torno das melhores práticas para garantir a boa aparência dos cabelos, mesmo que não se domine o conhecimento químico das transformações e análises químicas envolvidas nessas atividades rotineiras. No presente trabalho verificou-se a oportunidade de se criar um recurso didático-pedagógico que pudesse ser usado no ensino básico de Química, permeado com a temática saúde. A carência de tal temática norteou a elaboração de uma cartilha intitulada “A química dos cabelos: cuidando da cabeleira”. A análise de tal cartilha mostrou sua viabilidade como um material para uma práxis mais contextualizada do professor de química, permitindo assim, que o aluno visualize essa ciência que se encontra presente em seu cotidiano.

PALAVRAS CHAVES: saúde e química, cabelos; cartilha; recurso didático.

INTRODUÇÃO: A orientação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) sobre a inserção de temáticas transversais na educação tem sido freqüentemente discutida na escola e em cursos de formação de professores. No ensino de Química, a ênfase ao tratamento de “novas temáticas”, vem acompanhada da abordagem da tecnologia como questão que deve permear o ensino, sendo possível perceber esse movimento no modo como os livros didáticos, ao poucos, vão incorporando essas orientações (BRASIL, 2002). Para isso, a realidade do aluno deve ser trazida para a sala de aula, para que ele aprenda a fazer as diversas leituras da mesma e saiba colocar-se diante dela como um sujeito autônomo. Nisso se aplica uma reordenação necessária aos diversos saberes: a transformação dos saberes acadêmico e popular em saberes escolares (CHASSOT, 2006). Assim, não é suficiente trabalhar o conteúdo científico tal qual ele é concebido nas universidades, nem mesmo utilizar os exemplos do cotidiano como ilustração da ciência transmitida. O que se deseja é o confronto dos diversos saberes e sua utilização para o desenvolvimento do senso crítico do estudante. Alguns livros paradidáticos começam a despertar para um ensino de química voltado para situações do cotidiano, por exemplo, com interfaces na área da saúde (USBERCO, 2009). A escolha de fazer uma cartilha com os temas química, cabelos e saúde, veio a partir do apelo incentivado pela mídia, para a utilização dos produtos químicos cosméticos voltados para higiene capilar. O objetivo pedagógico da cartilha produzida é informar, principalmente os jovens, sobre a composição química dos nossos cabelos e as transformações advindas do uso de cosméticos, ensinando-os que um tratamento capilar não se resume no uso de determinados produtos, mas sim numa boa higiene e boa alimentação.

MATERIAL E MÉTODOS: A cartilha foi elaborada usando o programa PowerPoint, contendo 20 slides, e gravada em um CD-ROM. Os slides criados (em ordem de apresentação) contêm as seguintes informações: Cabelos também são pelos - informações sobre a composição química dos cabelos. Estrutura dos cabelos - fisiologia dos cabelos. Quimicamente falando - mostra a origem e função das glândulas sebáceas. A queratina - aspectos químicos da queratina e os benefícios para a saúde dos cabelos. Tipos de cabeleira - informações sobre os tipos de cabelos e quais os xampus devem se usados, aspectos químicos e informações técnicas para de higiene capilar. PH - a importância da higiene capilar o pH dos cabelos. Xampus com pH neutro - informações químicas sobre tais produtos. De onde vem a cor - aspectos da química de colorantes capilares. Por que os cabelos brancos com a idade? - Respostas científicas e mitos populares. Fases capilares - o ciclo biológico do cabelo. Coçando a cabeça - como agem os ectoparasitas (piolhos) e como tratar a pediculose. Caspa eu?- O que vem a ser a caspa e como realizar uma correta higiene. Curiosidades capilares - recortes da história. A pesquisa foi realizada com cinco professores, sendo quatro da Baixada Fluminense/RJ e outro de um colégio público estadual situado na Tijuca, bairro do Rio de Janeiro. Inicialmente os professores foram esclarecidos a cerca do objetivo da cartilha. Pediu-se então que tais professores mencionassem quais os conteúdos de química do Ensino Médio que poderiam ser abordados a partir da cartilha, e suas sugestões para planos de aula que utilizassem tal material como recurso didático. As perguntas em relação aos conteúdos de química foram respondidas em um primeiro momento, já o plano de aula foi respondido numa segunda visita a esses professores.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os professores apontaram os seguintes conceitos presentes na cartilha: ligação química, polaridade, pH, acidez e basicidade, reações químicas. Com relação ao plano de aula, foram obtidos alguns depoimentos: “Inicialmente pode-se verificar o conhecimento que a turma tem sobre pêlos do nosso corpo, que relação há, por exemplo, entre os cabelos, as unhas, os cascos de animais, a seda, os bicos etc. Explicar que o elo entre eles é a queratina, uma proteína de cadeia longa formada por diversos aminoácidos, aí eu posso falar de ligações, cadeias carbônicas. Poderia ficar horas aqui falando desse material.” (Professor A) “Algum aluno pode já ter ouvido falar do registro de níveis elevados de elementos químicos perigosos em seres humanos. Nesse caso, eu posso estimular os comentários. Posso indagá-los de como podem parar no cabelo. Porque isso depende muito da alimentação diária de cada um. Pode ser falado também sobre a questão da limpeza, e que o cabelo sujo é resultado de partículas insolúveis em água. Aí falo da ação dos xampus e condicionadores.” (Professor B) “Se a aula é de reações químicas, por exemplo, posso introduzir no plano de aula a cartilha e dar como exemplo a reação de saponificação.” (Professor C) “Essa cartilha tem muitos conceitos de Química inseridos, então ela pode servir como complemento de um plano de aula.” (Professor D) A leitura da cartilha pode suscitar uma investigação mais aprofundada sobre a composição do cabelo e de produtos que prometem verdadeiros “milagres”. Como recurso didático, a cartilha oferece as vantagens de despertar o interesse e curiosidade nos alunos, estimulando seu senso crítico. Este despertar de curiosidade e senso crítico, segundo Paulo Freire (1996), é algo a que o educador democrático não pode negar-se em sua prática docente.

CONCLUSÕES: Os resultados obtidos mostraram que o uso da cartilha elaborada consiste em um recurso alternativo para o ensino de Química, permitindo que o professor desenvolva de forma contextualizada os conceitos abordados na sala de aula, aproximando-os do cotidiano dos alunos. A tecnologia empregada para a produção de produtos que permitam cuidar do corpo e da aparência justifica um ensino de Química voltado para o desenvolvimento tecnológico, apontado pelos PCNs como necessário, e que deve ser cada vez mais legitimado pelos livros didáticos no tratamento que dá as temáticas relacionadas à saúde.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. PCNs - Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.
CHASSOT, A.I. Alfabetização científica. 4.ed. Ijuí: Unijuí, 2006.
FREIRE, P. , Pedagogia da Autonomia - Saberes Necessários à Prática Educativa Editora Paz e Terra, 36ª ed, São Paulo , 1996.
USBERCO, J. SALVADOR, E. BENABOU, J. E. Química e aparência: a química envolvida na higiene pessoal, Ed. Saraiva, Rio de Janeiro, 2009.