TÍTULO: REFORÇO ESCOLAR: AUXILIO A ALUNOS COM BAIXO RENDIMENTO EM QUÍMICA

AUTORES: SALES, L.L.M (UFCG) ; SANTOS, J. E (UFCG) ; OLIVEIRA, A.C.B (UFCG) ; SILVA, E.V (UFCG) ; ARAÚJO, M.R.S (UFCG) ; CANDEIA, R.A (UFCG)

RESUMO: O projeto de reforço escolar no tópico de Eletroquímica no Ensino de Química tem como objetivo sanar problemas na aprendizagem de alunos com baixo rendimento e orientar tanto a escola como os professores sobre a importância de desenvolver um trabalho pedagógico voltado às necessidades de cada aluno. O presente trabalho analisa a proposta de reforço escolar determinando fatores sócio-culturais e a importância nos estudos de recuperação na unidade Eletroquímica no Ensino de Química para alunos de baixo rendimento das escolas publicas estaduais de Pombal – PB, no alto sertão da Paraíba. Entre os 42 alunos entrevistados, 73% dos alunos estão fora de idade ideal da série que estuda, 67% afirmaram que durante o 3º ano não foram realizadas aulas experimentais. Após a aplicação do reforço 95% dos

PALAVRAS CHAVES: reforço escolar, ensino de química, eletroquímica

INTRODUÇÃO: O ensino de química para maioria dos alunos é de difícil compreensão, devido à inexistência de metodologias adequadas. Uma parcela desta dificuldade está na falta de interligação entre teoria e prática e ainda do aluno não dispor de aulas de reforço, um mecanismo de melhorar os níveis de aprendizagem. A maneira como se trabalha o ensino de química, os conteúdos, a prática, a relação com o cotidiano do estudante, o interesse do professor, são alguns fatores que influenciar o ensino de química. Pesquisas na área apontam que a maioria dos professores utiliza os mesmos métodos e técnicas de ensino em sala de aula: aulas expositivas, nas quais o professor transmite o conteúdo e o aluno assimila individualmente, as atividades propostas estão em apostilas, livros ou em cadernos e o uso de quadro e giz. (Trevisan & Martins, 2006). Sempre que o processo educacional considerar, que existe uma relação muito próxima entre as políticas educacionais, a organização e a gestão escolar e as práticas pedagógicas, todos que participam direta ou indiretamente serão beneficiados e o fruto deste processo é a melhoria na qualidade de ensino (Libâneo, 2004). Desta forma a atividade de reforço escolar é importante para alunos com baixo rendimento no processo educacional. Como toda ação pedagógica, o reforço escolar requer um cuidadoso planejamento, definição de metas, escolha de alternativas e o envolvimento dos interessados. Podemos apontar alguns caminhos e ações que discutem assuntos considerados importantes para que o reforço escolar complemente com êxito o trabalho realizado em sala de aula e, sobretudo, seja parte do plano pedagógico da escola. (CENPEC, 1999).

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho em foco foi planejado com o intuito de construir o sucesso do alunado. Baseado nessa estratégia desenvolveu um questionário sócio-cultural e com aspectos na unidade Eletroquímica de forma subjetiva, a fim de avaliar a real situação que os alunos do alto sertão da Paraíba. Seguindo esta metodologia constatamos alguns aspectos que prejudicam o processo de ensino-aprendizagem na unidade Eletroquímica. Concluída essa primeira fase, desenvolvemos e aplicamos o projeto pedagógico da seguinte forma: Num primeiro momento foi apresentado à turma um exercício de fixação com o objetivo de detectar o grau de dificuldade dos alunos em aprender Eletroquímica. Em seguida, realizou-se um reforço voltado especificamente para as questões de maior dificuldade apresentadas pelos alunos, visando dessa forma o aperfeiçoamento da aprendizagem. Por fim aplicou-se uma atividade de verificação com o desejo de alcançar a aprovação dos alunos no processo final, tornando desta forma o projeto bastante satisfatório e de importância relevante.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Visando melhorar a percepção dos alunos sobre a importância do reforço escolar, alunos do curso de Licenciatura em Ciências do CFP/UFCG, realizaram atividades de reforço com os alunos em recuperação do 3º ano do ensino médio das escolas estaduais Arruda Câmara e Mons. Vicente Freitas do município de Pombal-PB. O reforço escolar teve como tema a “Eletroquímica”. Na pesquisa, constatou-se que 73% dos alunos estão fora da idade ideal para a série que estuda, sendo que alguns deles estavam fora de sala de aula há vários anos. Além disso, estes alunos sofrem algum tipo de preconceito, devido ao um “atraso” substancial nos conteúdos em sala de aula como conseqüência das dificuldades de aprendizagem. Fatores como, ausência de aulas práticas e pouca relação entre a química e o cotidiano, diminuem o rendimento dos alunos. Entre os 42 alunos pesquisados, 67% afirmaram que durante o 3ª ano do ensino médio não foram realizadas aulas práticas, porque a escola em que estudavam não possui laboratório de química ou de ciências, ou quando possuem, não o usam, devido a falta de conhecimento dos docentes e falta de apoio técnico. Estas dificuldades têm aumentado o desinteresse pela disciplina, gerando dificuldades de aprendizagem. Nas escolas que não possuem laboratório cerca de 90% dos alunos apresentam dificuldades de aprendizagem. A experimentação permite que os alunos manipulem objetos e idéias e significados entre si e com o professor durante a aula (BUENO et al., 2010).
Constata-se que em uma das análises feitas pelos professores dos 42 alunos pesquisados, 20 alunos apresentaram bom rendimento, 13 alunos rendimento regular ou satisfatório e os demais apresentaram dificuldades de aprendizagem no conteúdo apresentado.
Com a aplicação do exame final houve uma melhoria significativa n

CONCLUSÕES: Verificou-se a problemática de alunos fora da idade ideal e de abandono das atividades educacionais nessas escolas o qual trás enormes prejuízos ao processo educacional. Podemos ressaltar que quando trabalhamos os conteúdos de uma forma mais dinâmica e objetiva envolvendo os alunos com o objetivo proposto, teremos com certeza resultados satisfatórios É muito importante que a equipe pedagógica valorize atuação de projeto educativo como reforço escolar e desenvolva encontros entre professores, pais e voluntários para possibilitar a troca de informações sobre os progressos dos alunos. Com novas atividades e avaliações, verificou-se que 95% dos alunos de baixo rendimento tiveram aprovação minimizando as dificuldades encontradas antes da aplicação do mecanismo de reforço.

AGRADECIMENTOS: Aos alunos e ex-alunos do curso de Licenciatura em Ciências do CFP/UFCG que tornaram possível este trabalho e ao Centro de Formação de Professores da UFCG.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: TREVISAN, Tatiana Santino; MARTINS, Pura Lucia Oliver. A prática pedagógica do professor de química: possibilidades e limites. Unirevista. Vol. 1 n. 2. Paraná, 2006.
LIBANIO, J. B. Ideologia e Cidadania. 2ª edição; São Paulo: Moderna, 2004;
CENPEC. Reforço Escolar: Construindo o Sucesso. Coleção Amigos da Escola. São Paulo, 1999.
BUENO et al. O ensino de química por meio de atividades experimentais: a realidade do ensino nas escolas. www.unesp.br/prograd/%20Encontro%20de%20Ensino/T4.pdf acesso em 18/05/2010.