TÍTULO: A importância da contextualização para a compreensão dos modelos atômicos em aulas de ensino médio.

AUTORES: SANTOS,O. (UEPB) ; SOUZA,J.M.A. (UEPB) ; MELO,J.A. (UEPB) ; MOURA,C.D.M. (UEPB) ; SANTOS,T.M. (UEPB)

RESUMO: Este estudo apresenta o grau de conhecimento dos estudantes do colégio estadual Irmã Estefanie de tempo integral acerca do estudo dos modelos atômicos. Sendo abordadas também questões sobre a relação deste conteúdo com a sua vida cotidiana e sobre a relevância que este tema tem com a sociedade atual. Com o objetivo de verificar como este tema é abordado em sala de aula e se é contextualizado ou não. Foram entrevistados 50 alunos de ambos os sexos dos turnos manhã e tarde e determinamos o nível de entendimento do conteúdo baseados nas suas respostas.

PALAVRAS CHAVES: ensinode química, cognição e aprendisagem

INTRODUÇÃO: Dentre os problemas enfrentados pelo ensino de ciências mais especificamente o ensino de química é substituir as aulas do ensino tradicional por aulas que utilizem recursos múltiplos a fim de implementar as aulas e melhorar a compreensão acerca da química. Destacamos a contextualização como uma das formas de aproximar o aluno dos conteúdos de forma significativa com os mais variados contextos presente na vida cotidiana e acadêmica a não utilização deste recurso pedagógico tornaria os conteúdos distantes s da realidade dos alunos logo não significativos. Para que o processo de aprendizado se desencadeie não basta que os alunos se encontrem frente a conteúdos para aprender, é necessário que, diante destes, possam comparar com algo que já conhecem, fazer suas associações e assim construir seu conhecimento. “Na medida em que isso acontece, pode-se dizer que está se produzindo uma aprendizagem significativa dos conteúdos, pois se considera uma distância adequada entre o que se sabe e o que se tem que aprender” (ZABALA,1998).O que se pretende ao ensinar os modelos da química atômica não é que os alunos saibam tudo sobre este conteúdo, mas que o conhecimento, devidamente transposto didaticamente em uma linguagem acessível possa se constituir como um conhecimento lhes permita ter um posicionamento mais consciente frente aos problemas e situações que possam aparecer. Assim consideramos a verdadeira aprendizagem quando o aluno não só aprende o conteúdo mais que relacione este com diversas situações de modo que tenham uma visão mais critica e não que apenas aceitem tudo que lhe são dito. Este trabalho apresenta o grau de conhecimento dos estudantes de química da escola Irmã Estefanie tem acerca dos conteúdos de tabela levando em conta a contextualização das aulas com o seu cotidiano e a relevância pessoal, profissional e social deste conteúdo e a partir de suas respostas traçarem um panorama das aulas de química verificando se é contextualizado ou não.

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi realizada na escola Irmã Estefanie situada no bairro das Malvinas, um dos maiores bairros da cidade de campina grande com cerca de 40 mil habitantes segundo o IBGE (2000). Foram entrevistados 50 alunos nos turnos manha e tarde de ambos os sexos e na faixa etária 14 aos 18 anos.
A coleta de dados para a pesquisa foi obtida a partir de um questionário conforme apêndice A. foi abordado questões sobre o que é a tabela periódica sua importância para a química e para a vida cotidiana e se esse conteúdo foi contextualizado em sala de aula. A fim de se traçar um panorama das aulas de tabela periódica e verifica se este conteúdo vem sendo ministrado de forma contextualizada ou de acordo com o modelo tradicional de ensino.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: A pesquisa foi feita com 50 entrevistados 26 eram do sexo feminino e 24 do sexo masculino e a idades variou entre 14 e 18 anos.
Quando questionados sobre o que é o átomo. Apenas 12% afirmaram não saber. Porém quando perguntados sobre quais as partes que constituíam o átomo 68% não sabiam.
Foram também questionados se os modelos atômicos tem alguma relação com a vida cotidiana.78% afirmaram que sim.
Quando perguntados se o desenvolvimento dos modelos atômicos é uma importante conquista que contribui para o avanço da ciência e desenvolvimento da sociedade. Questão 92% afirmou que sim.
Em relação à contextualização nas aulas de química 90% afirmou que o professor relacionou os conteúdos dos modelos atômicos com algum fenômeno observado no cotidiano.
Embora tenham apresentado um baixo conhecimento sobre a estrutura do átomo a pesquisa foi satisfatória nos itens relacionados à importância do estudo das estruturas atômicas tanto para eles mesmos quanto para a sociedade.
Quando perguntados sobre quais as profissões que utilizavam os conhecimentos dos modelos atômicos em seu cotidiano. 28% responderam engenharia química, 22% licenciatura em química, 12%química bacharelado, 10% bioquímica, 6% física, 6% outras. Não souberam ou não responderam 16%. Do total dos entrevistados que responderam 68% não se identificavam com estas profissões.


CONCLUSÕES: Apesar do baixo conhecimento apresentado acerca das estruturas atômicas o estudo apresentou uma ótima avaliação dos estudantes que se mostraram conscientes da importância do estudo das estruturas atômicas para a ciência e para a sociedade.O estudo das estruturas atômicas no ensino médio apesar de teórico se mostra dinâmico quando estudado sob varias perspectivas nos mais diversos contextos da sociedade. Varias profissões utilizam os conhecimentos da atomística em seu cotidiano não só a química e a física, mas também podemos ver em outras áreas como da saúde

AGRADECIMENTOS: A Deus.





a todos da universidade estadual da Paraiba.





AO meu orientador prof. Givanildo

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ZABALA, a. A prática educativa: como ensinar. Porto alegre: Ed. Artmed, 1998.