TÍTULO: Jogo da Memória como Metodologia de Ensino-Aprendizagem para as Funções Orgânicas
AUTORES: SILVA, H.F. (IFPB) ; SILVA, A.B.M. (IFPB) ; SILVA, J.L. (IFPB) ; VIEIRA, Y.L.D. (IFPB)
RESUMO: Este trabalho teve como objetivo uma abordagem do assunto de Funções Orgânicas com uma metodologia lúdica de forma a interagir os alunos de maneira divertida e dinâmica, mediante os conteúdos visto em sala de aula, para que os alunos tivessem o conhecimento de forma rica e que despertasse o interesse dos mesmos pelo assunto de um jeito prazeroso com os alunos da 2º série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Cônego Luis Gonzaga de Oliveira (CLGO) localizada no município de João Pessoa - PB. Com a aplicação do jogo serviu para despertar o interesse do aluno pela disciplina Química, tendo o jogo como uma metodologia motivadora para o assunto ministrado em sala de aula.
PALAVRAS CHAVES: metodologia, ensino de química, ensino-aprendizagem.
INTRODUÇÃO: O Processo de ensino-aprendizagem está centrado no educando e dá ênfase tanto ao método quanto ao conteúdo, compreende a organização do ambiente educativo, a motivação dos participantes, o desenvolvimento das atividades de aprendizagem e a avaliação do processo e do produto. O ensino-apredizagem se preocupa não só com as mudanças tecnológicas e comportamentais, que ocorrem em velocidades cada vez maior dentro do ensino, como também, com o desempenho do professor e do aluno neste processo. É, portanto, um desafio para quem deseja construir aprendizagens e estratégias educacionais, levando-se em conta essa evolução pela qual trafegam mestre e aluno.
A ludicidade requerida justifica um ensino por meio de jogos. O jogo é um universo, no qual, através de oportunidades e riscos, cada qual precisa achar o seu lugar. O lúdico é um assunto bastante abrangente, que vem sendo estudado e discutido. Atualmente, o tema jogo, como um agente facilitador da aprendizagem, é bem mais desenvolvido por teóricos e pedagogos do que há algum tempo, até mesmo pela preocupação cada vez maior em estar aliando o ensino a metodologias que garantam eficazes resultados na educação; e por se tratar de algo, dinâmico, exigindo certo cuidado e saber no seu planejamento e execução.
O jogo ajuda-o a construir suas novas descobertas, desenvolve e enriquece sua personalidade e simboliza um instrumento pedagógico que leva ao professor a condição de condutor, estimulador e avaliador da aprendizagem. Neste trabalho, é importante explicar que a palavra jogo foi utilizada para referir-se ao brincar, quando se trata de atividade lúdica, ele está abordando o assunto de Funções Orgânicas, facilitando o aprendizado do aluno para que os mesmos aprendam brincando de forma interativa.
MATERIAL E MÉTODOS: O Jogo da Memória foi confeccionado pelas alunas do curso de Licenciatura em Química do IFPB, que abordava o assunto de Química Orgânica, foi aplicado aos alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Cônego Luis Gonzaga de Oliveira (CLGO), na cidade de João Pessoa – PB. Os alunos colocam em prática o que tinha visto nas aulas anteriores do assunto abordado na sala de aula, melhorando o seu aprendizado sobre o assunto.
O Jogo da Memória é composto por 38 (trinta e oito) peças, sendo 19 (dezenove) pares. Onde uma peça de cada par tem o nome da função orgânica e a outra peça tem o grupo funcional correspondente. O jogo tem como regra: o jogador deve procurar o par para a primeira peça levantada, encontrando o par o jogador pega as duas peças e repete a jogada até não mais não completar o par, quem tiver mais par ganha o jogo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A Figura 1 ilustra o jogo aplicado na sala de aula e a figura 2 mostra os pares formados do jogo da memória.
O jogo da memória tem como método facilitar o ensino do conteúdo de Funções Orgânicas, o jogo produz prazer de forma a divertir os alunos tornando uma brincadeira prazerosa, mas ao mesmo tempo algo que lhe proporcionou um conhecimento amplo sobre o assunto e que ajudou a memorizar o assunto visto na sala de aula.
CONCLUSÕES: O jogo da memória serviu de ótimo incentivo para despertar o interesse do aluno pelo ensino de Química de forma interativa, com o jogo feito a partir de material alternativo, para mostrar aos alunos que existem várias maneiras de aprender Química facilitando o aprendizado dos mesmos de forma significativa, dinâmica e divertida. Nós como educadores precisamos inovar, criar metodologias novas para melhorar o ensino de Química.
AGRADECIMENTOS: Ao CLGO, ao IFPB campus João Pessoa e a Capes pela bolsa do PIBID.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/let01.htm. Acesso em: 01/05/2010
http://www.hottopos.com/videtur18/elian.htm. Acesso em: 01/05/2010
http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/u00004.htm. Acesso em: 01/05/2010
http://www.inep.gov.br/pesquisa/thesaurus/thesaurus.asp?te1=122175&te2=37535. Acesso em: 01/05/2010