TÍTULO: O CURRÍCULO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA INSERÇÃO DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA MATRIZ CURRICULAR DA LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA DA UEPB

AUTORES: PIRES NETO, J.P (UFRPE) ; FARIAS,G.G. (UEPB)

RESUMO: É consenso na literatura especializada que práticas pedagógicas realizadas na perspectiva da História e Filosofia da Ciência – HFC no campo das ciências naturais fornecem subsidio para a melhoria do ensino de ciências. O objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar de que forma a HFC está inserida na matriz curricular do curso de Licenciatura Plena em Química – LPQ da Universidade Estadual da Paraíba. Como procedimento metodológico, foi feita análise documental – Projeto Político Pedagógico do referido curso e um estudo comparativo entre as matrizes curriculares de cursos de LPQ de algumas Instituições de Ensino Superiores do Brasil. Os resultados evidenciaram a real necessidade da inserção de componentes curriculares centrada em abordagens na HFC.

PALAVRAS CHAVES: currículo, história e filosofia da ciência, ensino de química

INTRODUÇÃO: No campo do Ensino de Ciências Naturais tem-se constatado que práticas pedagógicas realizadas na perspectiva da História e Filosofia da Ciência - HFC contribuem para a melhoria do ensino de ciências (BASTOS, 1998; PEDUZZI, 2001; MARTINS, 2006). A inserção da HFC na matriz curricular de cursos de formação de professores de Ciências Naturais, especificamente em Química poderá habilitar o estudante-professor à tomada de postura epistemológica com viés na contextualização de conteúdos específicos, na produção de materiais didáticos e no fortalecimento no processo de formação do profissional e do cidadão. O objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar de que forma a HFC está inserida na matriz curricular da Licenciatura Plena em Química da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Para atacar o problema central desta pesquisa, por um lado, buscou-se analisar o Projeto Político Pedagógico (PPP) do referido curso, e por outro lado, buscou-se compreender a situação da matriz curricular no universo no qual está inserido, através de análises comparativas com currículos de outras Instituições de Ensino Superiores do Brasil. As respostas às questões levantadas formam a base para reflexão e construção de concepções sobre a importância da inserção da HFC na matriz curricular da Licenciatura Plena em Química.

MATERIAL E MÉTODOS: Neste processo de investigação encontram-se apoio em concepções epistemológicas que convergem para compreensão da Natureza da Ciência (NDC), dentre elas, o referencial apresentado pela História e Filosofia da Ciência que permitiu estabelecer relações importantes na pesquisa. O trabalho tem abordagem predominantemente qualitativa, justificada principalmente pela natureza e complexidade do tema/problema/hipótese, pelo nível de profundidade requerido pelo estudo e pelo tipo de observações, informações e análises necessárias para responder à questão central deste estudo. Quanto ao procedimento metodológico, adotou-se o estudo de caso justificado por se tratar de um método em que os aspectos qualitativos são mais evidenciados. Realizou-se também uma análise em documentos institucionais como: PPP do curso em Licenciatura Plena em Química da UEPB; Matrizes Curriculares, da UEPB e de todas as IES do Estado da Paraíba que oferecem curso de graduação em Licenciatura em Química, bem como as Composições Curriculares de IES brasileiras escolhidos sob o critério da proporcionalidade regional.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao analisar o ementário da Licenciatura em Química da UEPB na perspectiva da inserção da HFC na matriz curricular, observa-se que há incoerência entre o que se propõe em documento (PPP)e a proposta curricular, ou seja, o PPP(UEPB,2007) vislumbra-se a expectativa de que o estudante tenha uma bagagem formativa nas questões epistemológicas da ciência, nesse caso, da Química e por outro lado, não há suporte manifestado no currículo para isso, uma vez que aparece em apenas dois momentos componentes curriculares com tal abordagem, no primeiro momento com abordagem apenas relacionada a História da Química e no segundo categorizada como eletiva. Ao analisar os componentes curriculares de 21 Instituições de Ensino Superiores do Brasil, percebe-se que apenas em uma instituição tem a disciplina denominada de História e Filosofia da Ciência, correspondendo a apenas 4,8 %. A História da Ciência está presente em 5 instituições (23%)e Filosofia da Ciência em apenas 3 instituições (14%), as duas disciplinas: História da Ciência e Filosofia da Ciência aparecem juntas em apenas uma instituição, configurando um conhecimento fragmentando sobre a Natureza da Ciência.
Corroborando com os dados apresentados, El-Hani (2006) acrescenta que “Os currículos de Ciências praticamente não mudaram, retratando a prática científica como se fosse separada da sociedade, da cultura e da vida cotidiana e não possuísse uma dimensão histórica e filosófica”(p.5).
Por outro lado há que se ter especial atenção em apenas incluir componentes curriculares apenas para acompanhar tendências, nesse sentido reportamos a Praia, J. et al (2005) em que “[...]os professores bem (in)formados nesta área podem recuperar um mau currículo e professores com graves deficiências de formação podem matar um bom currículo”(p.140).



CONCLUSÕES: Esta pesquisa concluiu que não há interesse manifesto por parte das Instituições de Ensino Superiores do Brasil aqui pesquisadas, inclusive UEPB, quanto à inclusão nos currículos dos cursos de LPQ de componentes com abordagem histórica e filosófica, no campo do ensino de ciências naturais. Os resultados evidenciaram a real necessidade da inserção de componentes curriculares centrada em abordagens na História e Filosofia da Ciência no ensino de ciência, que abordem o campo da educação, a Educação Química, seus alcances e limites.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:
EL-HANI, Charbel Niño. Notas sobre o ensino de História e Filosofia da Ciência na educação
científica de nível superior. In: SILVA, Cibele Celestino. (org). Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo, SP. Ed. Livraria da Física, 2006.

PRAIA, J. F, CACHAPUZ. A; GIL-PEREZ, D. Problema, Teoria e Observação em
Ciências: para uma reorientação epistemológica da Educação em Ciência. Ciência &
Educação, 8 (1), 127-145, 2002.

UEPB, Centro de Ciências e Tecnologia. Projeto Político Pedagógico da Licenciatura
Plena em Química. Campina Grande, 2007. Documento digitado, 30 p.