TÍTULO: Processo de Ensino-aprendizagem do Aluno que Cursa Química no Ensino Médio: Colégio Estadual Liceu de Maracanaú-CE.
AUTORES: ALMEIDA, L.A. (IFCE) ; SANTOS, S.F. (IFCE) ; SOUSA, A.A. (IFCE)
RESUMO: Sabendo das dificuldades de aprendizagem dos alunos do ensino médio na disciplina de Química, foi realizado um estudo de caso no Colégio Estadual Liceu de Maracanaú. Com a finalidade de identificar os fatores que interferem no processo de ensino-aprendizagem, fundamentando-se em artigos de periódicos e livros, foram elaborados questionários e entrevistas com os alunos, professores e coordenador de gestão, para coleta de dados. Com isso, também foi possível uma análise da infra-estrutura e do seu funcionamento escolar. Alguns fatores constatados foram: a carga horária reduzida das aulas, a carência de professores de Química, a falta de um ambiente propício ao desenvolvimento da aprendizagem. Diante disso, a escola, na verdade, deve ser uma facilitadora de aprendizagem.
PALAVRAS CHAVES: ensino de química. ensino médio. aprendizagem.
INTRODUÇÃO: A aprendizagem de Química no ensino médio não tem, em sua maioria, uma linguagem acessível por parte dos professores, visto que muitos não são licenciados, consequentemente, não conseguem transmitir o conhecimento de forma esclarecedora para os seus educandos. O ensino de química, como quaisquer áreas exatas, é uma área carente de professores, “não é mera coincidência que as áreas mais deficitárias sejam também as mais antipatizadas pelos estudantes” (SAYAD, 2005). Diante disso, os objetivos desse estudo são: analisar os fatores que motivam os alunos para aprendizagem da Química, observar o método de ensino dos professores e a participação da escola durante o processo de ensino-aprendizagem.
MATERIAL E MÉTODOS: Foi realizada uma pesquisa qualitativa, a fim de avaliar as condições do meio em que os alunos estão inseridos. Para isso, realizou-se uma pesquisa de campo no Colégio Estadual Liceu de Maracanaú, cujo trabalha somente com o ensino médio. Os dados foram coletados através da observação e de entrevistas semi-estruturadas, com a participação de 3 professores, 30 alunos e 1 coordenador de gestão, além da aplicação de um questionário, elaborado e administrado pelos licenciandos em Química do IFCE, possibilitando quantificar a importância da Química para os alunos. Foi avaliado, também, o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Química. Como fundamentação teórica, analisou-se artigos publicados em revistas e em sítios eletrônicos e fontes primárias (livros), a fim de saber se os objetivos gerais do ensino da Química foi alcançado no Colégio Estadual Liceu de Maracanaú.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O Colégio Estadual Liceu de Maracanaú possui a modalidade de ensino apenas para o ensino médio. Em seu Projeto Político Pedagógico, encontra-se um ensino semestral: o primeiro semestre as áreas humanas e o segundo as áreas exatas. No início, a escola teve uma recusa por parte dos professores, e o seu rendimento caiu. Um ano depois, o rendimento da escola melhorou e foi contemplada com o primeiro lugar em gestão escolar no Ceará e com o quinto lugar nacional, e primeiro lugar no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará. Os projetos apresentados pelos alunos na Feira de Ciências, quando premiados, participam de outras feiras fora do Ceará. Dependendo do desempenho desses projetos, os alunos ganham credenciais para apresentá-los fora do país. Nessa instituição, nem todos os professores são licenciados. Além disso, há carência de professores. “A gente divide a Química, porque a gente não pode ter vários professores de Química. A carga horária é muito reduzida, se fosse maior seria mais fácil”, diz a professora de Química. De acordo com os alunos, alguns professores usam uma linguagem mais acessível, enquanto outros têm uma didática menos compreensível. “Como campo disciplinar, a Química tem sua razão de ser, sua especificidade, seu modo de interrogar a natureza, controlar respostas por meio de instrumentos técnicos e de linguagem peculiares” (BRASIL, 2006). Os alunos não conseguem associar à Química, as outras disciplinas contrário ao objetivo do ensino da Química que é “estabelecer relações entre os fenômenos químicos e as outras áreas de conhecimento humano” (BRASIL, 1992). Portanto, "a interdisciplinaridade escolar conduz ao estabelecimento de ligações de complementaridade entre as matérias escolares" (BATISTA E LAVAQUI, 2007).
CONCLUSÕES: Nos resultados obtidos verifica-se que a carga horária das aulas, a carência de professores licenciados, a ausência de interdisciplinaridade, a metodologia de ensino e a relação professor/aluno são os principais fatores que influenciam no processo de ensino-aprendizagem da Química, no Colégio Estadual Liceu de Maracanaú. A falta de um ambiente mais propício ao desenvolvimento da aprendizagem dos alunos na escola dificulta o rompimento com o esquema tradicional de alunos passivos e receptivos (YUS, 2002). Portanto, a escola deve ser sobretudo uma facilitadora de aprendizagem.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: [1] BATISTA, I.L.; LAVAQUI, V. Interdisciplinaridade em ensino de ciências e de matemática no ensino médio. Ciência e Educação. v. 13, n. 3, 2007, p. 399-420. Disponível em:<http://www2.fc.unesp.br/cienciaeeducacao/viewarticle.php?id=480>. Acesso em: 17 de abril de 2010.
[2] BRASIL – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Conhecimentos de Química. In: Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2006. v. 2, p.101-134.Disponível em:<http://www.cespe.unb.br/vestibular/2VEST2010/.../book_volume_02_internet.pdf>. Acesso em: 17 de abril de 2010.
[3] BRASIL – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Química. In: Proposta Curricular: Física, Química, Biologia e Programa de Saúde. Fortaleza: Imprensa Oficial do Ceará, 1992. p.35.
[4] SAYAD, A. Cadê meu professor?. Revista Educação. Ano 8, nº95, p. 34-39, março de 2005.
[5] YUS, R. Educar a Partir da Experiência. In: Educação integral: uma educação holística para o século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2002. p.91-108.