TÍTULO: A aplicação de um caso simulado como vivência de estratégia de ensino e aprendizagem com abordagem CTS para professores de Química em formação

AUTORES: GONDIM, M.S.C. (UFU)

RESUMO: Neste trabalho apresenta-se a aplicação e desenvolvimento de um caso simulado realizado com uma turma de licenciandos em Química, objetivando propiciar aos mesmos a vivência de uma estratégia de ensino e aprendizagem com abordagem CTS. O caso proposto era a decisão sobre a abertura de uma indústria de curtume em substituição à outra indústria de curtume que fechou e causava problemas ambientais na cidade. A decisão foi tomada a partir de uma audiência pública fictícia. Percebeu-se que a atividade possibilitou aos licenciandos compreender melhor as relações que a ciência e a tecnologia estabelecem com outros aspectos de nossa sociedade e também vislumbrar situações de ensino em que possam contextualizar questões científicas e tecnológicas conjuntamente aos seus futuros alunos.

PALAVRAS CHAVES: formação de professores, ensino de cts, caso simulado

INTRODUÇÃO: Em nossa sociedade científica e tecnológica é necessário que se tenha uma participação ativa e crítica em relação às questões científico-tecnológicas. Nesse sentido, compreende-se que a escola é o ambiente, por excelência, para que se possa exercer tal postura crítica (CARVALHO e ORQUIZA, 2005).
Dessa forma, o professor torna-se um dos agentes desse processo, já que um dos aspectos importantes levantados por Gil-Pérez e Carvalho (2003) com respeito à formação de professores de ciências é a capacidade de compreender a ciência e suas inter-relações com a tecnologia e sociedade. Diante disso, compreende-se que o movimento CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) com enfoque voltado para área educacional corrobora com esse aspecto.
Auler (2007) coloca que alguns dos objetivos do movimento CTS no contexto educacional, são: promover o interesse dos estudantes em relacionar a ciência com aspectos tecnológicos e sociais, discutir as implicações sociais e éticas relacionadas ao uso da ciência-tecnologia.
Visando atender algumas das necessidades formativas do professor de Química, o curso de licenciatura em Química da Universidade Federal de Uberlândia – UFU – possui, em sua matriz curricular, a disciplina denominada PIPE 4 – Projetos Integrados de Práticas Educativas 4. Nessa disciplina pretende-se desenvolver projetos de Química que se caracterizem pela abordagem integrada de dois aspectos principais: a informação química e o contexto social, com uma preocupação centrada nos aspectos da abordagem CTS (UFU, 2007).
A partir dessa perspectiva, realizou-se, no âmbito da disciplina, uma atividade de caso simulado baseada na proposta de Flôr (2007), tendo como objetivo propiciar ao licenciando em Química a vivência de uma estratégia de ensino e aprendizagem com abordagem CTS.

MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente, fez-se uma montagem de uma reportagem de jornal com as características do jornal da cidade que possui maior circulação, mesclando-se fatos reais – como o fechamento de uma empresa de curtumes da cidade, a demissão de seus funcionários e os problemas ambientais causados pela mesma no bairro em que ela se situava – e situações fictícias – como a possibilidade de abertura de uma nova empresa de curtume na cidade e uma audiência pública em que tal abertura seria discutida com vários representantes dos segmentos da sociedade, entre eles, os donos da empresa, os moradores do bairro e químicos.
Esta reportagem foi distribuída aos alunos que, após a sua leitura, foram comunicados que a audiência pública seria realizada por eles.
A partir disso, a turma movimentou-se para definir quais seriam os grupos representantes da comunidade que participariam da audiência, escolhendo-se: um júri composto por três pessoas e representantes defensores e contrários à instalação da nova empresa, como os desempregados da empresa anterior, políticos, químicos, advogados, representantes do bairro, ambientalistas e grupos que fariam manifestações externas.
Após a definição dos representantes de cada segmento, foi realizado um sorteio para se definir os papéis de cada aluno. Os grupos formados receberam orientações da professora da disciplina para a atuação e as pesquisas a serem realizadas. A apresentação do caso simulado foi feita em aula posterior.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na apresentação da audiência, os alunos atentaram-se para simular uma situação real fazendo uso de toga e martelo do juiz.
A apresentação iniciou-se com os esclarecimentos dos “juízes” sobre a condução da audiência, estipulando tempo e ordem para cada componente manifestar-se.
Os advogados de defesa e de acusação expuseram os seus argumentos e chamaram as suas testemunhas.
Foram levantados vários aspectos, como:a questão trabalhista, enfatizando-se os direitos dos trabalhadores, a utilização de equipamentos de segurança, o desemprego e a insalubridade;os problemas causados por algumas espécies de cromo na saúde e no ambiente e as alternativas que poderiam ser empregadas para substituí-lo; a ocupação de áreas próximas a residências pelas indústrias; os interesses políticos e econômicos envolvidos na implantação de indústrias.
Nesse sentido, percebeu-se que os licenciandos desenvolveram competências voltadas para a argumentação e comunicação e discutiram aspectos econômicos, políticos, sociais, ambientais relativos à ciência e tecnologia.
Ao final da audiência, os juízes deram o veredicto final, não permitindo a instalação da indústria no local e colocando como meta para a reestruturação da cidade a criação de um pólo industrial distante das regiões em que se encontram moradores.
A partir de então, os licenciandos manifestaram compreender melhor as relações que a ciência e a tecnologia estabelecem com outros aspectos de nossa sociedade.
Essa percepção dos licenciandos foi traduzida nas atividades posteriores da disciplina, em que os mesmos redirecionaram seus trabalhos propostos, buscando empregar estratégias de ensino como a utilização de software, jogos, visita a um espaço não-formal, concernentes com uma proposta de ensino de CTS (SANTOS e SCHNETZLER, 1997).

CONCLUSÕES: Essa atividade permitiu que os estudantes de licenciatura em Química tivessem uma compreensão melhor sobre as relações entre ciência, tecnologia e sociedade e também percebessem os aspectos ambientais, econômicos e políticos envolvidos.
Além disso, a vivência de uma estratégia de ensino voltada para as relações CTS possibilitou aos licenciandos vislumbrar situações de ensino em que possam contextualizar questões científicas e tecnológicas conjuntamente aos seus futuros alunos.


AGRADECIMENTOS: Aos alunos da disciplina PIPE 4 do segundo semestre letivo de 2009.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AULER, D. Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade: pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência & Ensino. v. 1, n. especial, 2007.
CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 7a. Ed. São Paulo: Cortez. Coleção Questões da Nossa Época, v. 26, 2003.
CARVALHO, W. L. P.; ORQUIZA, L. M. (org.) Ciência, tecnologia e implicações sócio-ambientais. Bauru: FC/CECEMCA, v. 7, 2005.
FLÔR, C. C. Possibilidades de um caso simulado CTS na discussão da poluição ambiental. Ciência & Ensino. v. 1, n. especial, 2007.
SANTOS, W. L. P. dos; SCHNETZLER, R. P. Educação química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 1997.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA – UFU. Instituto de Química. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química, 2007, 56 p.