TÍTULO: RÓTULOS DE ALIMENTOS: UM RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUIMICA

AUTORES: MAZUR, L. (UNIBAN) ; OLIVEIRA, I.B (SEESP/SP)

RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi trabalhar o conteúdo de Quimica no Ensino Médio tornando-o mais compreensível para o aluno. Na presente proposta fez-se a análise de rótulos de alimentos nos quais encontram-se informações nutricionais associando-as ao conteúdo científico a ser estudado. Esta pesquisa foi realizada com alunos do 2º ano do Ensino Médio na disciplina de Química.
A implementação desta proposta se deu em 3 etapas e o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula ocorreu aliada a atividades elaboradas relacionando informações nutricionais contidas nos rótulos de alimentos com o conteúdo de valores energéticos, grupos de nutrientes e diferenciação termos diet e light. Esta abordagem propiciou a observação da evolução conceitual dos alunos sobre o referido tema.


PALAVRAS CHAVES: informações nutricionais, quimica, ensino-aprendizagem

INTRODUÇÃO: O conhecimento sobre a produção, processamento e composição dos alimentos é importante para o desenvolvimento da sociedade. A leitura dos rótulos dos alimentos, na hora das compras, é condição obrigatória para quem se preocupa com Saúde e Qualidade de Vida. Mas não basta ler, é preciso entender o que está ali impresso e assim fazer a melhor escolha. Os rótulos dos alimentos podem ajudar a fazer escolhas bem informadas quanto ao que vai ser incluido na dieta.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), nos rótulos deve ser impressos, obrigatoriamente, o valor energético (em Kcal), e as quantidades de carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio. Essas informações nutricionais terão que fornecer a quantidade da porção do alimento em grama ou mililitro, e o correspondente em medida caseira(1,2).
Segundo Monteiro, Coutinho e Recine (2005)(3), a rotulagem nutricional, como qualquer outra fonte de informação, faz parte de um processo educativo. A intenção da educação é a mudança da condição humana do individuo que adquire o conhecimento. Para isso, é importante que o saber faça sentido na realidade do aluno e que o conhecimento possa ser adaptado a sua bagagem sociocultural, visando à melhoria nas condições de vida e de saúde do mesmo.
No dia-a-dia da sala de aula, percebe-se a dificuldade de entrosamento entre teoria e vivência cotidiana do aluno, acarretando num distanciamento da compreensão do conteúdo pelo educando. Falta algo que chame sua atenção, que os motive para estudar e estimule o aprendizado(4,5).
A composição e valores nutricionais de alimentos é um assunto que pode ser abordado desde o Ensino fundamental até o Ensino Médio por meio de explicações de conceitos quimicos.

MATERIAL E MÉTODOS: Tendo como contexto a rotulagem nutricional, foi solicitada a turma do 2ºano do EM da EE Lins do Rego que trouxessem rótulos dos diferentes alimentos que eles mais consomem. A turma era composta de 30 alunos com idade média de 16 anos e o processo de ensino aprendizagem foi realizado no 1º bimestre de 2010.
A partir do manuseio e leitura dos rótulos foi, inicialmente, feito um teste investigativo (pré teste), por meio de 15 questões, sobre o conhecimento prévio dos alunos em relação tipos de nutrientes, unidades de energia, compreensão dos rótulos e relação entre as informações nutricionais e saúde. Este teste trouxe informações sobre conhecimento de composição química de alimentos, valores nutricionais e importância disso na dieta alimentar do ser humano.
A segunda etapa da atividade consistiu de 2 aulas expositivas. Nestas aulas foram explicados temas como constituição de rótulos segundo a ANVISA, tipos de nutrientes, função e exemplos de alimentos ricos em cada um deles e definição dos termos diet e light. Para este processo de ensino, discussão e reflexão, o tema foi direcionado para o conteúdo programático em estudo: Biologia (nutrientes, pirâmide alimentar) e Físico-Quimica (reações: função energética/calórica).
O fechamento da pesquisa se deu com a divisão da sala em grupos para averiguação de valores energéticos dos alimentos. Inicialmente foi solicitado que todos convertessem os valores para 100g ou 100mL para efeito de comparação e melhor análise dos rótulos e verificação do rendimento da aprendizagem da turma.
Na última etapa do estudo foi realizado um pós teste, ou seja, repetiu-se o teste investigativo com o intuito de verificação da estatística do processo de ensino-aprendizagem. Este questionário apresentava as mesmas perguntas do pré teste.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A análise dos resultados foi baseada na participação dos alunos que se mostraram bastante interessados. Com esta análise foi possível correlacionar questões químicas e biológicas dos alimentos com os conteúdos estudados. A primeira questão trabalhada nos pré e pós teste verificava o conhecimento dos alunos sobre nutrientes e unidades de energia. A Figura 1 demonstra o conhecimento adquirido sobre unidades de energia. O trabalho desenvolvido com os alunos facilitou a compreensão da unidade caloria, investigando a questão calórica dos alimentos. Os alunos padronizaram todos os rótulos a fim de ser possível compará-los em termos de porções especificas de alimentos. Eles fizeram a conversão das unidades trabalhadas entendendo o conceito relativo a cada uma. Nesta parte do trabalho o intuito foi exclusivamente o conhecimento de valor energético, observado nos resultados, e cálculos envolvidos e não mudança dos hábitos nutricionais dos alunos.
A Figura 2 ilustra um resultado obtido de 10 questões que continham o mesmo tipo de respostas. Alguns pontos abordados foram sobre o conhecimento de nutrientes, compostos químicos presentes nos alimentos, quais nutrientes fornecem mais energia para os seres vivos, definições diet e light e alimentação saudável e balanceada. Analisando os resultados obtidos, observou-se que baseado nos temas estudados o conhecimento adquirido foi bastante satisfatório. Estas aulas propiciaram abordagem e conhecimento científico, esclarecendo que há uma tendência geral por parte dos consumidores em conhecer o valor nutricional dos alimentos(6).Neste trabalho, foi possível observar que a leitura das informações nutricionais dos rótulos, permitiu ao aluno uma análise crítica de seus hábitos alimentares,possibilitando inclusive uma melhor reflexão do tema





CONCLUSÕES: A utilização de rótulos de alimentos, por meio das informações nutricionais, permitiu uma integração entre o conteúdo e motivação da aprendizagem. Foi possível fazer uma relação entre conceitos teóricos e a vivência diária dos alunos.
A contextualização foi importante, pois permitiu a assimilação de aspectos quimicos envolvidos na alimentação. Com a análise dos resultados apresentados no pré e no pós teste, foi observado um processo de ensino aprendizagem bastante significativo.
Reitera-se que o presente trabalho pode contribuir para uma educação mais dinâmica e atraente da Quimica.

AGRADECIMENTOS: Aos alunos do 2º E do Ensino Médio da Escola Estadual Lins do Rego, Diretoria Sul 2, São Paulo/SP.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1) ANVISA. Resolução de Diretoria Colegiada nº10 Aprova o regulamento técnico para rotulagem nutricional obrigatória de alimentos e bebidas embalados, constante do anexo desta Resolução. Brasília 21 de março de 2001. Disponível em:<
FAO/OMS. Diet, nutrition and prevention of chronic diseases. WHO Technical Report Series 916. Geneva, 2003.

2) Rotulagem Nutricional - Novas Resoluções Aprovadas. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/alimentos/rotulos/resolucoes.htm>. Acesso em: 23 de abril de 2009.

3) MONTEIRO, RA.; COUTINHO, JG.; RECINE, E. Consulta aos rótulos de alimentos e bebidas por freqüentadores de supermercados em Brasília, Brasil. Revista Panam Salud Publica (Panam. J. Public Healt), Washington, v. 18, n. 3, p. 172-177, 2005.

4) NEVES, A.P.; GUIMARAES, .P.I.C; MERÇON, F. Interpretação de rótulos de alimentos no ensino de química. Química Nova na Escola, v.31. nº 1. 2009.

5) SILVA, E.M.R.A.; SCHIMIN, E.S. Informações nutricionais dos rótulos: um recurso didático no estudo da composição química da célula. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1084-4.pdf?PHP SESSID=2009080609120817> Acesso em 23 d abril de 2009.

6) NASCIMENTO, S. P. Rotulagem Nutricional. Higiene Alimentar. v. 15, n.83, o Paulo, 2001, p. 71-75.