TÍTULO: Dificuldade de Aprendizagem em Química como uma das causas da Evasão Escolar
AUTORES: SILVA, A.M. (UECE) ; FROTA, R.E.G. (UECE)
RESUMO: A presente pesquisa analisa a evasão escolar no ensino médio e as deficiências de aprendizado que tenham em algum momento feito parte da vida de alunos, principalmente dificuldades de aprendizado em disciplinas do ensino médio em especial a Química e algumas soluções para amenizar as mesmas, e também razões pelas quais ocorrem as desistências escolares dos alunos. O trabalho envolve questionamentos sobre por que ocorre tanta dificuldade para alunos do ensino médio em acompanhar os conteúdos, para muitos é uma ciência muito difícil e praticamente impossível de se aprender. Quando conversamos com professores de Química sobre o conteúdo da segunda série, concordam que as matérias que envolvem cálculos são as mais complicadas para a compreensão do aluno.
PALAVRAS CHAVES: evasão escolar, química
INTRODUÇÃO: A escola pública tem passado por momentos difíceis ultimamente, devido a grandes perdas para escolas, alunos, professores e funcionários. A falta de investimentos nas escolas as levou a um estágio avançado de depredação e esquecimentos dos que fazem parte desta instituição. A escassez de gestores competentes aumenta o índice de abandono por parte da comunidade escolar. Os poucos incentivos que recebem do estado causam desânimo por parte de funcionários e principalmente professores que além de serem mal remunerados não têm condições de dar uma aula de qualidade devido à falta de materiais básicos, como, papel, canetas para escrever no quadro branco, salas de informática e laboratórios. A falta de laboratórios de ciências, química e informática em uma unidade escolar é um grande prejuízo para o aprendizado dos alunos da rede pública e uma desvantagem sobre alunos das escolas particulares. Aulas de Química, por exemplo, tornam-se extremamente atraentes quando o aluno entra em contato com experimentos simples, porém que a tornam uma ciência mais próxima do seu cotidiano, pois tudo o que ele imaginar pode ser transformado em objeto de estudo da química. Se todos os alunos do segundo ano do ensino médio pudessem ter aulas práticas abordando os conteúdos de físico-química, veriam que não existe dificuldade em se fazer uma solução e de compreender que ela é formada por um solvente e um soluto e os professores não teriam tantos alunos detestando a química como acontece. O intuito do trabalho é verificar por que alunos do ensino médio do turno da noite têm tão baixo rendimento escolar em algumas matérias, em especial a química, e entender porque motivos eles desistem antes do meio do ano de terminar a série, esses dados foram computados através de informações pessoais.
MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia empregada neste trabalho foi de entrevista por questionários. Foram aplicados questionários a professores e alunos do ensino médio do turno da noite e ao núcleo gestor da escola. Os questionários aplicados aos alunos eram compostos por dez perguntas, dentre as quais três eram subjetivas e sete eram objetivas, as perguntas foram relacionadas desde a idade do aluno, passando por experiências escolares até sobre sua vida pessoal e perspectivas de futuro, como era o relacionamento com professores e núcleo gestor. Aos professores foi aplicado também um questionário contendo oito perguntas, das quais três subjetivas e cinco objetivas, desde idade, formação dos professores e como é a relação com os alunos o comportamento em sala de aula, quais as principais dificuldades dos alunos, como se comporta o núcleo gestor perante professores e alunos. Ao núcleo gestor também foi aplicado o questionário contendo oito perguntas, das quais cinco objetivas e três subjetivas, desde a formação dos componentes do núcleo gestor até como é o andamento da escola e a relação com professores e alunos. Foram entrevistados cento e cinco alunos do ensino médio do turno da noite, quarenta dos primeiros anos, trinta e cinco do segundo ano e trinta do terceiro ano. E cinco componentes do núcleo gestor. E dez professores do turno da noite, professores com formação nas áreas de linguagens e códigos, ciências da natureza e ciências humanas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Um dos grandes problemas da Escola é o número de alunos evadidos no período noturno. Quando questionados o porquê da evasão nesse turno ser tão grande e o que fazer, as respostas obtidas poderiam foram: acreditam que o grande numero de desistência, deve-se ao aluno trabalhar o dia todo e já chegam cansados na Escola. Sobre o que fazer, acreditam que conversar com professores para que tornem suas aulas mais atrativas, seria uma boa alternativa. Uma minoria acredita que nada pode ser feito, pois depende do aluno se dedicar um aulas, Quando o aluno não faz um pequeno esforço, não ha núcleo gestor, nem professor que possam ajudar. Quando perguntado aos alunos sobre as perspectivas de futuro ao terminar o ensino médio e que planos eles teriam, um percentual muito alto de 45% deles não visam nenhum tipo de vestibular ou concurso. Isso é grave, pois que tipo de sonho com o futuro essas pessoas têm? Deve-se repensar a formação desses jovens para que tenham um futuro digno. Sobre a maior dificuldade que o professor enfrenta em sala de aula 67% dos professores acham que a maior dificuldade que enfrenta na sala de aula no período da noite é a falta de interesse dos alunos e a dificuldade de aprendizado dos alunos. 22% acreditam que é a ausência dos alunos durante as aulas. 11% acreditam que é a dificuldade de aprendizado dos alunos. Nas aulas de química é comum encontrarmos as salas um pouco vazias, pois os alunos têm certa aversão, que os professores tentam acabar, mas nem sempre conseguem. Essa falta é ruim para o professor que não pode dar encaminhamento ao seu planejamento e aos colegas que ficam sem ver conteúdos que trazem conceitos que serão aplicados posteriormente. O desinteresse do aluno durante as aulas de química constitui o maior fator de baixo rendimento.
CONCLUSÕES: Diante do que foi pesquisado nos trabalhos científicos podemos concluir que apesar de todas as dificuldades ainda há muitos alunos querendo obter uma formação melhor, querendo entrar numa universidade e fazer concursos públicos. O que nos faz concluir que para a maioria dos alunos é importante passar em um concurso público e também em uma universidade. Os alunos de sexo masculino ainda são os que mais se atrasam nos estudos. Isso se deve principalmente ao fato de ter empregos diurnos desgastantes, que acaba atrapalhando no entendimento dos conteúdos durante as aulas.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BALLONI, G. J. DIFICULDADES de Aprendizagem (ou escolares). Disponível em: http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?sec=19&art=49. 30 nov. 2004. Acesso em: 31 ago. 2009.
NERI, M. Motivos da evasão escolar. Fundação Getúlio Vargas - FGV, 2009.
ULLER, W. Afetividade e cognição no ensino médio: a desconstrução do racionalismo pedagógico. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2006.