TÍTULO: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM QUÍMICA DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA.
AUTORES: SILVA, C.B.A. (IFCE) ; SILVEIRA, F.A. (IFCE) ; GOMES, R.O.A. (IFCE) ; SANTOS, J.E.P. (IFCE)
RESUMO: A finalidade deste trabalho foi analisar as principais dificuldades de aprendizagem dos alunos do curso licenciatura em química, nas disciplinas de química. Esta investigação teve como objetivo geral: analisar as principais dificuldades de aprendizagem dos alunos da licenciatura em química nas disciplinas de química. Como objetivos específicos: Identificar a partir dos alunos do curso de licenciatura as disciplinas de química considerados mais difíceis; elencar os conhecimentos considerados difíceis nessas disciplinas; ponderar sobre as dificuldades de aprendizagem colocadas pelos alunos a partir dos pressupostos teóricos. Teve como método o estudo de caso. Concluiu-se que as disciplinas consideradas mais difíceis foram química orgânica e química inorgânica.
PALAVRAS CHAVES: reprovação- aprendizagem-ensino de química
INTRODUÇÃO: Uma pesquisa realizada em 2009, na instituição de ensino superior, objeto dessa investigação, apresentou que 35% dos alunos matriculados na disciplina química geral no curso de licenciatura em química, foram reprovados. Dado considerado preocupante ao considerar que os alunos da disciplina citada, serão docentes dessa área de conhecimento. A partir da problemática surgiu esta pesquisa que procura responder ao seguinte questionamento: Quais as principais dificuldades de aprendizagem dos alunos do curso de licenciatura em química, nas disciplinas de química? Essa investigação buscou fundamentar com dados, as futuras ações de intervenção para reversão desse quadro de alto índice da reprovação. Com esse intuito foram definidos como objetivo geral: Analisar as principais dificuldades de aprendizagem dos alunos da licenciatura em química nas disciplinas de química e como objetivos específicos: Identificar a partir dos alunos do curso de licenciatura as disciplinas de química consideradas mais difíceis; Elencar os conhecimentos considerados difíceis nessas disciplinas; Ponderar sobre as dificuldades de aprendizagem colocadas pelos alunos a partir dos pressupostos teóricos.
MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia utilizada nessa investigação foi um estudo de caso único. Com amostra composta de alunos regularmente no curso licenciatura em Química. Foram sujeitos da pesquisa 25 alunos, selecionados aleatoriamente, que receberam a numeração de 1 a 20 no momento da análise, para preservar seu anonimato. Teve como lócus o campus universitário. O instrumento utilizado foi uma entrevista semi-estruturada, composta por cinco questões, versando sobre os conteúdos considerados mais difíceis de apreender e a identificação das causas dessa dificuldade. Após a coleta esses dados foram organizados e analisados em duas categorias: disciplinas consideradas difíceis pelos alunos, conhecimentos trabalhados nessas disciplinas. A terceira categoria surgiu do cruzamento das duas categorias com as teorias sobre aprendizagem humana.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os dados coletados, a partir das entrevistas, foram analisados estatisticamente. Um dos resultados revelou que os sujeitos consideraram como disciplinas mais difíceis de aprender química orgânica (25%) e química inorgânica (20%). Dos nove sujeitos que consideraram como disciplina mais difícil a disciplina Química Orgânica mereceu destaque a afirmativa do sujeito (22) em justificar sua dificuldade por “não ter boa base do ensino médio”. Reforçando a teoria de Oliveira (2007) ao anunciar que o adulto traz uma história de vida mais longa e mais complexa, com suas experiências, conhecimentos acumulados, com reflexões sobre o mundo externo, acerca de si mesmo e a respeito das outras pessoas, o que torna peculiar sua forma de encarar a dificuldades de aprender. O sujeito (19) respondeu que a disciplina mais difícil é Química Inorgânica e atribuiu como dificuldade a interpretação dos conteúdos. Segundo Gadamer (1998) a tomada de consciência do processo histórico e científico passa pela interpretação do que nos condiciona como seres no mundo. O conteúdo considerado como mais difícil pelos entrevistados foi reações químicas (20%), conforme o sujeito (02), essa dificuldade se agrava “quando temos que representar os orbitais”. Essa dificuldade superada por ações aproximam do conceito de aprendizagem proposto pela teoria vygotskyana, de mediação com os colegas, mais experientes. No qual essa aprendizagem pode ocorrer mediante o compartilhamento dos saberes do colega mais experiente, mediado por suas experiências, problemas e aprendizagens com o colega menos experiente.
CONCLUSÕES: Identificou-se a partir dos alunos do curso de licenciatura que as disciplinas de química considerados mais difíceis são Química Orgânica e Química Inorgânica. Concluiu-se ao elencar que o estudo das reações químicas foi considerado como conhecimento mais difícil das disciplinas. Ao ponderar sobre as dificuldades de aprendizagem colocadas pelos alunos a partir dos pressupostos teóricos constatou-se que a aprendizagem do aluno da licenciatura em química pode ser alcançada com ações coletivas mediadas por colegas que possuam esses saberes a serem apreendidos.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GADAMER, H. G.. The universality of the hermeneutic problem. Londres: Blackwell, 1998. Disponível em: http://www.up.ac.za/dspace/bitstream/2263/11414/1/Duvenhage_Philosophike(2000).pdf>. Acesso em: 19 maio 2010.
OLIVEIRA, M.K. de. Ciclos de vida: algumas questões sobre a psicologia do adulto. Educação e Pesquisa., São Paulo, v. 30, n. 2, 2007. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo Acesso em: 06 mai.2010.
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. Tradução do Grupo de desenvolvimento e Ritmos Biológicos, São Paulo: Martins Fontes, 1988.Original em Russo.
______, L.S. A Formação Social da Mente. Tradução do Grupo de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos São Paulo: Martins Fontes, 1999a.Original em Russo.