TÍTULO: RECICLAGEM DE PLÁSTICOS UTILIZADA COMO PROPOSTA DE SITUAÇÃO PROBLEMA NO ENSINO DE QUÍMICA
AUTORES: SANTOS,E.S. (UFCG) ; LIMA,M.J.S (UFCG) ; MELO,M.J.M (UFCG) ; SILVA,A.C. (UFCG) ; SANTOS,J.C.O. (UFCG) ; PORTO,T.N.V. (EEEFMOVS) ; ARAÚJO,L.L.S. (UFCG)
RESUMO: A utilização de plástico aumentou muito no final do século passado, gerando sérios danos ao meio ambiente, uma maneira de minimizar estes danos é a reciclagem. Desta forma, este trabalho tem como objetivo utilizar a “Reciclagem do plástico", a fim de incentivar a auto-estima dos alunos, visando despertar o interesse e uma reflexão sobre o meio ambiente nas aulas de química da 3ª ano do ensino Médio, com ênfase no ensino de química ambiental, que visa por meio de uma metodologia alternativa abordar a coleta e reciclagem do plástico no seu cotidiano e estimular os estudantes para compreensão e conscientização da educação ambiental. Portanto, o resultado foi bastante satisfatório uma vez que utilizou a reciclagem do plástico como situação problema no processo de ensino aprendizagem de química e da educação ambiental.
PALAVRAS CHAVES: meio ambiente, reciclagem do plástico, ensino de química
INTRODUÇÃO: Os livros didáticos de química destinados ao Ensino Médio pouco aborda o assunto de química ambiental e quando faz é de forma resumida, dando à impressão que a química não faz parte do nosso cotidiano, assim o ensino dessa disciplina abordado nas escolas tem contribuído para a difusão de concepções distorcidas dessa ciência, uma vez que os conceitos são apresentados de forma puramente teórica sendo entediante para a maioria dos alunos, como algo que se deve memorizar e que não se aplica a diferentes aspectos da vida cotidiana. Nos dias atuais vem sendo muito discutido a respeito de questões ambientais nos meios de comunicação, que os problemas ambientais mais comuns são devido aos “produtos químicos”, assim melhorar o processo de ensino-aprendizagem de química, a partir do conhecimento cientifico e do conhecimento cotidiano é necessário para desmistificar o conceito errôneo que a população tem.
No campo educacional, uma das propostas seria a resolução de problemas, pelo fato de se constituir um recurso que auxilia a construção de conceitos, procedimentos e atitudes relacionados a esta disciplina. Visando minimizar esta problemática este trabalho tem como objetivo utilizar a “Reciclagem do plástico", a fim de incentivar a auto-estima dos alunos, visando despertar o interesse e a refletirem sobre a atual situação em que se encontra o nosso ambiente e na forma de como aprender Ciências e entender os processos químicos que ocorre na natureza.
MATERIAL E MÉTODOS: As atividades desse projeto foram realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Orlando Venâncio dos Santos, situado na cidade de Cuité – PB, com duas turmas da terceira série do ensino Médio, no qual os bolsistas do programa institucional de bolsas de iniciação a docência – PIBID, propôs aos alunos que realizassem duas atividades tais como o recolhimento de plásticos e a construção de objetos alternativos a partir dos materiais recolhidos, com o intuito de gerar a motivação, capacidade e a criatividade dos alunos. Os objetos confeccionados pelos alunos foram apresentados e explicados durante uma gincana realizada na escola, despertando assim uma consciência ecológica necessária para seu desenvolvimento.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O trabalho realizado com os alunos mostrou o quanto é importante trabalhar o ensino de química ambiental nas aulas. As atividades propostas foram aceitas sem resistências, Com a realização destas atividades foi possível observar o grande interesse dos alunos em mostrar as vantagens da redução do volume de plásticos nas ruas, e a importância da reciclagem estabelecendo relação entre a economia e meio ambiente e como a reciclagem pode influenciar no fator social, assim a reciclagem tem trazido consigo a geração de emprego e renda através de cooperativas de catadores, promovendo a inclusão social das camadas menos favorecidas, e promovendo uma melhor qualidade de vida para a população. Na apresentação dos objetos alternativos criados pelos alunos, foi possível observar a inovação e o senso de investigação, dessa forma, os alunos deixam de ser simples expectadores e passam a ser todos produtores do processo de reciclagem do plástico. Portanto vimos que inserir a química num contexto ambiental ajuda a motivar e atrair alunos, a refletirem sobre a atual situação em que se encontra o nosso ambiente e na forma de como aprender Ciências.
CONCLUSÕES: Ao utilizar o ensino de química ambiental como estratégia didática notou-se que os alunos ficaram bastante interessados com o tema, mostrando através das atividades realizadas a importância de criar uma responsabilidade social com a coleta e a reciclagem de plástico. Dessa forma, foi possível verificar que despertar a atenção dos alunos para uma problemática certamente darão resultados duradouros, fazendo-o sujeito do processo de conhecimento, buscando informações em fatos reais e palpáveis capazes de transformar o Ensino das Ciências.
AGRADECIMENTOS: PIBID/FNDE/CAPES/UFCG
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MATOS, Kedima F. de Oliveira. Historia da Ciência X Ensino de Química .: Um Estudo de Casos a Cerca da Visão dos Alunos do Ensino Médio. XIV.ENEQ.julho 2008.
ALBUQUERQUE, E. A Importância da Reciclagem do Lixo. Revista VEJA. 18 agosto de 1999; pág. 20-24.