TÍTULO: A Fantástica Fábrica de Iogurte – A prática revelando a teoria no ensino de Química.

AUTORES: LINS, C.R. (UFPE) ; OLIVEIRA, L.B.F.M. (UFPE) ; GAMA, A.A. (UFPE)

RESUMO: O ensino de química não deve mais ser visto como restrito a memorização de conteúdos explicados em aulas expositivas. Métodos e estratégias de ensino têm sido desenvolvidos a fim de transformar este processo. Uma fábrica de iogurte então, se torna um novo ambiente para se lecionar conteúdos de química orgânica, mistura de substâncias, potencial hidrogeniônico (pH) entre outros.
Sendo o objetivo deste trabalho, motivar os discentes a aprender conteúdos químicos por saber que devido a estes é que um alimento tão apreciado por tantos é produzido. E ainda visando promover a integração da teoria com a prática. Onde os resultados para esta atividade extraclasse são relevantes no ensino além de serem motivacionais, pois o aluno observa a aplicação daquilo que só estudou na teoria.


PALAVRAS CHAVES: iogurte, química e ensino.

INTRODUÇÃO: A origem do iogurte não tem registros oficiais. Porém uma das teorias conta que entre 5.000 a 3.500 a.C, pastores passaram a se alimentar do leite de animais, que quando armazenado, e exposto às altas temperaturas, fermentava e virava um tipo de iogurte. Outra, da Turquia conta que o leite era guardado em bolsas feitas de pele de cabra, que quando expostas a alta temperatura favoreciam a produção de bactérias que acidificavam o leite tornando uma espécie de iogurte (NESTLÉ, 2009).
O iogurte é um leite fermentado obtido da coagulação do mesmo pela ação de dois microrganismos, Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus (Brandão, 1995) que transformam a lactose em ácido lático (LIMA, 1975). Sendo ainda uma excelente fonte de proteína, maior até que o leite (TAMINE et. al., 1991).
O ensino de química não deve mais ser visto como restrito a memorização de conteúdos explicados em aulas expositivas. Métodos e estratégias de ensino têm sido desenvolvidos a fim de transformar este processo (SANTOS et. al., 1996). Uma fábrica de iogurte então, se torna um novo ambiente para se lecionar conteúdos de química orgânica, mistura de substâncias, potencial hidrogeniônico (pH) entre outros.
Sendo o objetivo deste trabalho, motivar os discentes a aprender conteúdos químicos por saber que devido a estes é que um alimento tão apreciado por tantos é produzido. E ainda visando promover a integração da teoria com a prática.

MATERIAL E MÉTODOS: Em sala a fim de introduzir a visita a fábrica de iogurte, foi aplicada uma atividade de leitura de textos relacionados à história, tipos e composição do iogurte, seguida de uma discussão a cerca do assunto.
Na fábrica, o alunado foi acompanhado pelo químico responsável pela produção, que explicou à medida que se passava pelo equipamento, o que acontecia no mesmo relacionando a química do processo.
No caminho para a fábrica um questionário relacionado à visita foi entregue aos alunos orientando os mesmos a preenchê-lo de acordo com o aprendido da visitação.

QUESTIONÁRIO
1. Que tipos de iogurtes são produzidos na fábrica?
( )Tradicional ( )Líquido ( )Batido ( )Bebida láctea

2. Qual a função do pasteurizador?
( ) Fermentar o leite ( ) Homogeneizar a mistura ( ) Eliminar as bactérias indesejáveis

3. Qual é a substância química utilizada para a coagulação do leite?
( ) Ácido Lático ( )Ácido clorídrico ( ) Hidróxido de sódio

4. Qual a substância presente no leite responsável pela fermentação?
( ) Edulcorantes ( )Lactose ( )Aromatizantes

5. Qual a função orgânica da substância produzida na fermentação do leite que é responsável pelo odor do iogurte?
( ) Álcool ( )Cetona ( )Acetaldeído

6. Qual o valor aproximado do pH da mistura durante a transformação da lactose em ácido lático?
( ) 4,5 ( )7 ( ) 14

7. Do ponto de vista do melhor aprender, que aula você prefere?
( )Tradicional em sala de aula ( )Em uma visita


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Esta atividade foi realizada com alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola da rede privada do Recife. Sendo percebido notável interesse do alunado durante e depois da visita, pela formulação de perguntas e atenção dispensada durante todo o curso da visita. A resolução do questionário se deu na volta para a escola, que da análise se evidenciou compreensão de todo o processo de mais de 90% da turma.
Conceitos químicos como mistura de soluções, acidez e basicidade, compostos orgânicos, potencial hidrogeniônico (pH) bem como reações orgânicas, foram estudados através da observação prática e da percepção da importância dos mesmos.
Como complementação do assunto visto na visita e antes discutido em sala de aula, uma prática experimental, definida pelos alunos como deliciosa, foi proposta ao final da visita pelo guia, quando falou que mesmo com tanta tecnologia para a produção do iogurte com qualidade, pessoas da região onde a fábrica está localizada, interior do estado de Pernambuco, ainda fabricam o iogurte caseiro.
A atividade experimental foi a produção de iogurte na escola durante algumas aulas, aplicando-se os processos químicos aprendidos. Permitindo aos alunos relacionar as situações observadas com a química vista teoricamente, promovendo integração entre teoria e prática.

CONCLUSÕES: Esta atividade para concluintes do ensino médio permitiu aos mesmos perceber na prática a importância do estudo de uma disciplina que por muitos não é admirada. Assim merecendo destaque como estratégia motivadora no ensino de química, visto que rompe com a tradição da clássica sala de aula com lousa e livro, despertando o interesse dos jovens por sua aplicabilidade. Destacando-se ainda a relevância das atividades introdutórias de fornecimento de informações, debate e da atividade de colhimento do fixado pelos alunos, que se dando na ausência das mesmas seria uma mera atividade de excursão.

AGRADECIMENTOS: Grupo PET-Química e ao MEC/Sesu.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRANDÃO, S. C. C.; Tecnologia da produção industrial de iogurte. Leite e Derivados, 1995, Nov./Dez., v.5, n.25, p.24-38.
LIMA, U. DE A. Tecnologia das fermentações. Ed. Edgard Blücher, São Paulo, v. 1, 1975.
NESTLÉ DA BRASIL LTDA, 2009; A História do Iogurte, disponível em: http://www.ne stle.com.br/site/anestle/estudantes/estu_prod/refrigerados/estu_prod_refri_hist.aspx acesso em 22/05/10 ás 11h30min.
SANTOS, W. L. P.; SCHNETZIER, R. P. Função social: O que significa ensino de química para formar o cidadão? Revista Química Nova na Escola, Química e Cidadania, n. 4, novembro, 1996.
TAMINE, A Y.; ROBSON, R. K. Iogurte: ciência e tecnologia. Ed. Zaragoza, Acribia, 1991, p. 367