Relatório Técnico
A Associação Brasileira de Química e sua Regional Rio Grande do Norte realizaram nos dias 25 a 27 de julho de 2010, no Centro de Eventos do Hotel Praiamar Natal, em Natal, RN, o 8º Simpósio Brasileiro de Educação Química – SIMPEQUI.
O Simpósio, como sempre, teve em seu primeiro dia a Secretaria aberta para retirada de material e novas inscrições. À noite, ocorreu a Solenidade de Abertura que reuniu cerca de 220 pessoas entre participantes e convidados. A palestra de abertura foi ministrada pelo Prof. Dr. Airton Marques da Silva da UECE que falou sobre o Ensino de Química ontem, hoje e amanhã. Após a solenidade e a palestra os participantes foram convidados para uma confraternização sendo servido um coquetel.
Na manhã do dia seguinte a Programação Científica começou logo cedo com a apresentação de trabalhos em formato de pôsteres. Seguindo-se a mesma, a seção de Comunicações Orais, com a apresentação de 5 trabalhos escolhidos entre os aceitos para o evento.
Seguiu-se a palestra do prof. Marcelo Brito Carneiro Leão da UFRPE que falou sobre as tecnologias da informação e comunicação no ensino de Química.
Na parte da tarde, nova seção de pôsteres e em seguida o Painel sob o tema “A Química Verde e o Ensino de Química”. Seguindo-se a palestra do Prof. Gerson de Souza Mól sob o tema Química cidadã: uma nova proposta de ensino.
Este dia encerrou-se com a primeira aula do curso “Ensino de Química e educação ambiental: princípios norteadores, desafios e perspectivas” ministrado pela Profa. Rita de Cássia Vieira Alves.
No dia 27, pela manhã nova seção de pôsteres e em seqüência seção de Comunicações Orais com a apresentação de 5 trabalhos. Em seqüência o Prof. José Luis de Paula Barros Silva da UFBA falou sobre a importância do modelo atômico de orbitais no ensino médio de Química.
No início da tarde nova seção de pôsteres e o Painel “Ferramentas alternativas no ensino de Química”, seguindo-se a palestra de Ana Cristina Facundo de Brito da UFRN sobre Educação a distancia.
Fechou o dia e o evento a 2ª aula do curso.
Alguns números importantes do SIMPEQUI:
- Participantes: 278.
- Curso: 112 inscritos.
- Palestras: 5.
- Painéis: 2.
- Comunicações Orais: 10.
- Trabalhos Recebidos: 216.
- Trabalhos Aceitos: 183.
Trabalhos apresentados em Comunicações Orais:
Primeira seção:
A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DA QUÍMICA EM LIVROS DE ENSINO MÉDIO |
SOUZA, M. M. C. (IFRN); COSTA, W. I. S (IFRN); NASCIMENTO, R. V. (IFRN) |
CONSTRUÇÃO DE MODELOS TRIDIMENSIONAIS DE ESTRUTURAS MOLECULARES COMO UM AUXILIAR PARA A COMPREENSÃO DA DISPOSIÇÃO ESPACIAL DAS MOLÉCULAS. |
OLIVEIRA, M. H. (IFPR) |
DISCIPLINA QUÍMICA: RELATO DA IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE APOIO NO ENSINO MÉDIO |
TAKASE, I. (UFRJ); LUCAS, L. B. (UFRJ); CARPENTER, T. M. (UFRJ); MANUEL, T. J. (COL. EST. O. G.) |
MAGIA DA CIÊNCIA |
CAVALCANTE, R. (UFC); LOIOLA, B. G. (UFC); SILVA, M. V. S. (UFC); ARAÚJO, P. S. (UFC); SOUZA, M. N. P. (UFC) |
O CICLO DA AREIA NA PERSPECTIVA DA COMUNIDADE: OUTRA FASE DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE UMA INOVAÇÃO CURRICULAR APOIADA NAS CIÊNCIAS DO SISTEMA TERRA |
SOUZA, A. R. J. (SEE/SP); GLAUCO(SEE/SP) |
Segunda seção:
AS FUNÇÕES ORGÂNICAS E AS EMBALAGENS ALIMENTÍCIAS: UMA PROPOSTA PARA ESTUDAR OS COMPOSTOS DO CARBONO NO ENSINO MÉDIO |
FERREIRA, C. L. (UFAM); HAPUQUE, Q. F. R. (UFAM); FONSECA, S. A. (UFAM) |
ANÁLISE DO ENSINO DE QUÍMICA AMBIENTAL NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO ARNALDO MAROJA |
FILHO, G. P. O. (UEPB); FERNANDES, D. D. S. (UEPB); BEZERRA, A, F. (UEPB) ; ANSELMO, G. C. S. (UFCG) |
ENSINO DE QUÍMICA: METODOLOGIAS ALTERNATIVAS |
RIBEIRO, F. C. P. (SEDUC-PA) |
EXPERIMENTAÇÃO BASEADA EM PRÁTICAS DE PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS PARA CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA EM ESCOLA DE CAMPO |
COSTALLAT, G. (UNIPAMPA); CRUZ, V. S. (UNIPAMPA); MELLO, L. D. (UNIPAMPA) |
ORIENTAÇÃO EPISTEMOLÓGICA DAS AULAS DE QUÍMICA EM ANGOLA VISTA POR ALUNOS DA 7ª CLASSE (ALUNOS COM 12 ANOS DE IDADE) |
BACA, L. (ISCED); ONOFRE, M. T. (FMH); PAIXÃO, M. F. (ESEIPCB) |
O evento teve representantes de vinte e duas das vinte e sete unidades da Federação. Isto demonstra a sua condição de evento nacional institucionalizado no contexto dos eventos de Ensino / Educação de Química no país, estando entre os três maiores em numero de participantes e de trabalhos recebidos.
Este ano pela primeira vez o SIMPEQUI contou com inscrito vinda do exterior. Até então tinha tido representantes de outros países (EUA, Argentina, Portugal, Espanha) na condição de convidados palestrantes.
No gráfico de barras pode ser observado que nunca houve no SIMPEQUI uma descendente entre uma versão e a subseqüente em numero de participantes e de trabalhos. Temos certeza que isto ocorrerá em algum momento, mas é estimulante que em oito versões somente se tenha caminhado para cima. Ocorrerá um momento de maturidade que haverá uma equalização de números, mas vamos trabalhar para isto ainda demore.
Na certeza de que o crescimento permanecerá nos próximos anos, o 9º SIMPEQUI já está confirmado novamente para a cidade de Natal de 17 a 19 de julho de 2011, sob o tema “Ensino de Química e Desenvolvimento”.