TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA QUÍMICA

AUTORES: LIMA, R.L.B. (IF SERTÃO-PE) ; GUIMARÃES, A.S. (IF SERTÃO-PE) ; SOUZA, L.D.R. (IF SERTÃO-PE) ; SILVA, Q.P.S. (IF SERTÃO-PE) ; SANTOS, T.M.M. (IF SERTÃO-PE) ; LIMA, J.A. (IF SERTÃO-PE) ; RODRIGUES, I.S.A. (IF SERTÃO-PE) ; MOTTA, L. (IF SERTÃO-PE)

RESUMO: Com a finalidade de se desenvolver uma forma diferente e prazerosa de se trabalhar a química no ensino médio utilizando diferentes estratégias pedagógicas, foi criada uma ferramenta pedagógica intitulada “Química Fest”, que se baseou na utilização de músicas, experiências em laboratório, montagem de tabelas periódicas, dinâmicas e atividades escritas para despertar e incentivar a criatividade e interação dos alunos, fazendo-os perceber que a química vai muito além de fórmulas e textos. O trabalho foi desenvolvido numa escola pública de Petrolina Pernambuco com alunos do primeiro e segundo ano do ensino médio. Com a aplicação destas atividades pode-se concluir que as intervenções realizadas com atividades dinâmicas, enriqueceram o conhecimento dos alunos em relação à química no ensino médio

PALAVRAS CHAVES: palavras-chave: química, pedagogia, ensino.

INTRODUÇÃO: Diante dos baixos níveis de aprendizagem, demonstrados pelas avaliações da Educação no Brasil (DOURADO, 2005) é urgente à necessidade de melhorar a qualidade da Educação Básica. Para acontecer essa transformação, fazem-se necessárias várias ações, entre elas à melhoria da qualidade das aulas. Sabemos quanto à música tem poder de influenciar, a melodia e a letra em si, podem ser uma importante alternativa para estreitar o diálogo entre alunos, professores e conhecimento científico, uma vez que abordam temáticas com grande potencial de problematização e está presente de forma significativa na vida do aluno (SILVEIRA e KLOURANIS, 2008). Segundo Ferreira (2002), a música pode nos auxiliar no ensino, na medida em que, ela abre possibilidades para um segundo caminho que não é o verbal, que seja possível despertar nos alunos uma sensibilidade na observação de questões inerentes a ela. Pye (2004) corrobora esse tipo de visão, enfatizando o ensino tradicional que tanto se critica. O autor elabora paródias de músicas que apresentam o conjunto melodia e letra conhecida e apreciada pelo público jovem, e as utiliza como uma ferramenta para facilitar o ensino de conceitos de química. Fundamentado nessa concepção, e com a consciência que atividades diversas e concretas podem contribuir para uma aprendizagem significativa, Desenvolveu-se um projeto pedagógico para a otimização do ensino da química, intitulado “QUIMICA FEST” com a finalidade de estreitar as relações dos alunos do ensino médio com a disciplina de química despertando e incentivando a criatividade e interação dos alunos, fazendo-os perceber que a química vai muito além de fórmulas e textos, utilizando como ferramenta pedagógica a música, experiências em laboratório, montagem de tabelas periódicas, dinâmicas e atividades.

MATERIAL E MÉTODOS: O projeto pedagógico “QUÍMICA FEST” foi desenvolvido por alunos do Curso de Licenciatura Plena em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF-Sertão PE) – Campus Petrolina, e realizado na Escola Estadual Prof° Humberto Soares. Foi feito um diagnóstico com os alunos de 1° e 2° ano do ensino médio para identificar as dificuldades encontradas pelos mesmos em relação ao aprendizado da química, que compreendeu na aplicação de um questionário com perguntas direcionadas ao ensino de química e a interpretação individual de conceitos, onde foi possível identificar o nível dos alunos quanto à disciplina e a aplicação de uma dinâmica intitulada “dinâmica da caixa”, que serviu para despertar os alunos, e direcionar as dificuldades dos mesmos, onde havia uma série de objetos agregado a várias frases dentro da mesma, os alunos organizados em círculo, foram passando a caixa de mão em mão, onde retiraria um objeto que melhor representasse sua visão da química e escolhia uma frase que melhor expressava o seu ponto de vista, aproveitando para expor suas dificuldades. Após a aplicação da dinâmica foi realizado um diálogo com os alunos, e professores para se ouvir as opiniões, sugestões e críticas em relação ao modelo de ensino que eles recebiam com a finalidade direcionar os trabalhos que seriam desenvolvidos. Foi sugerida pelos alunos a construção de tabelas periódicas, aulas práticas, experimentos utilizando laboratório. Com base nas informações obtidas através do questionário aplicado; o projeto Química Fest foi planejado com uma séria de atividades que envolveram palestras de ensino, aulas, experimentos em sala de aula, apresentações e discussões sobre temas chave, jogos educativos, dinâmicas, minigincanas e paródias.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através do questionário com perguntas direcionada aos assuntos base de química, aplicado inicialmente foi possível diagnostificar que cerca de 70% dos estudantes tinham uma concepção errônea quanto aos assuntos, e não se identificavam. Com aplicação das atividades desenvolvidas foi possível observar o desenvolvimento dos alunos em relação à assimilação aos conteúdos da química, o interesse em questionar e discutir os assuntos. As informações coletadas com a dinâmica e com as informações através do dialogo, foram importantes para traçarmos as atividades que seriam desempenhadas e as parodias que serviram para complementar as aulas. As aulas foram ministradas com assuntos específicos de maiores dificuldades dos alunos. Com a aplicação da gincana foi possível criar parodias, tabelas periódicas que serviram como material didático para a escola e apresentação de experiências com materiais alternativos. O emprego das paródias demonstrou uma grande ferramenta para a compreensão e criatividade dos alunos como forma lúdica e dinâmica no ensino. Já com a realização de aulas praticas utilizando materiais de laboratórios como vidrarias e reagentes despertou-se a curiosidade e vontade de conhecer mais sobre as ciências químicas. A apresentação de aulas criativas com demonstrações práticas do cotidiano serviu para facilitar o entendimento de forma simples, os alunos observaram algo que acontecia corriqueiramente no seu dia a dia e descobriam mais sobre a química. Após os desfechos do projeto, os alunos foram reavaliados com mais questionários, onde se obtiveram resultados positivos, o aumento do interesse e assimilação dos conteúdos de química e a conscientização da importância de se estudar química. Bem como o interesse de repetir o projeto por parte dos estudantes e dos gestores.

CONCLUSÕES: Após a execução do projeto Química Fest,concluiu-se que as intervenções realizadas com atividades dinâmicas, enriqueceram o conhecimento dos alunos, no que se diz respeito ao estudo de Química no Ensino Médio, desmistificou a idéia de que química é ruim e que é difícil, atraindo assim e motivando a grande participação de todos e o interesse demonstrado durante a realização das diversas atividades desenvolvidas no projeto. Foi alcançado o objetivo de desperta a criatividade o interesse e a interação dos alunos, visto pela empolgação e participação dos mesmos nas gincanas com as parodias e exper

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: DOURADO, L. F. Fracasso escolar no Brasil: Políticas, programas e estratégias de prevenção ao fracasso escolar. Ministério da educação - Secretaria de Educação Infantil e Fundamental. 2005


FERREIRA, M. Como usar a musica na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.


PYE, C. C. Chemistry and song: a novel way to educate and entertain. Journal of chemical educacion, v.81 n. 4, April 2004.

SILVEIRA, M. P.; KLOURANIS, N. M. M. A musica e o ensino de química – Revista Química nova na escola Nº28, maio de 2008.