TÍTULO: Gincana de Química: Ensinar e Aprender Química de Maneira Lúdica

AUTORES: LIMA, M. J. S. (UFCG) ; MELO, M. J. M. (UFCG) ; SILVA, E. S. (UFCG) ; SILVA, A. C. (UFCG) ; SANTOS, E. S. (UFCG) ; ARAÚJO, L. L. S. (UFCG) ; PORTO, T. N. V. (E.E.E.F.M.O.) ; SANTOS, J. C. O. (UFCG)

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo oferecer aos alunos uma aprendizagem prazerosa e eficiente, cuja proposta foi intervir no ensino de química em turmas da terceira série do ensino médio de uma escola pública de Cuité-PB, visando assim um maior interesse pela química e uma aprendizagem prazerosa. Foi realizada uma gincana com o tema meio ambiente e química com atividades que despertasse o interesse dos alunos, a criatividade para a construção de modelos teóricos químicos e promovesse o trabalho em equipe, cujas provas abordaram conhecimentos químicos relacionados ao meio ambiente, a arrecadação de garrafas PETs e latinhas de refrigerantes, alguns jogo didáticos e brincadeiras de pátio, resultando em maior motivação e satisfação nos alunos e docentes envolvidos no processo.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química, meio ambiente, atividades lúdicas

INTRODUÇÃO: As atividades lúdicas são atividades físicas ou mentais que cria na escola uma atmosfera de motivação permitindo ao aluno participar ativamente do processo ensino-aprendizagem, assimilando experiências, informações e incorporando atividades e valores. O ensino de química utilizado atualmente nas escolas é um ensino tradicional, o qual promove a desvinculação entre o cotidiano e o científico e vice-versa, de forma tal que os estudantes dispõem simultaneamente de dois tipos de conhecimento: o que é útil na vida diária e outro, produzido pela Ciência, que se aplica somente no contexto da escola. Uma maneira de apresentar o universo da química cheio de possibilidades, para os alunos é por meio do lúdico que atua como elemento motivador e facilitador do processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos. Objetivando não só a memorização do assunto abordado, mas conduzindo o aluno ao raciocínio e a reconstrução do seu conhecimento. Uma grande preocupação dos educadores é como fazer para tornar prazeroso o processo de ensino-aprendizagem de química? Pensando nisso, este trabalho tem como objetivo promover aos alunos uma aprendizagem prazerosa e eficiente, Já que o ensino de química é, em geral, tradicional, centralizando-se na simples memorização e repetição de nomes, fórmulas e cálculos, totalmente desvinculados do dia-a-dia e da realidade em que os alunos se encontram.O trabalho foi desenvolvido por intermédio de uma gincana como tema, meio ambiente e Química, realizada com turmas da terceira série do Ensino Médio de uma escola pública de Cuité-PB.

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi desenvolvido por intermédio de uma gincana como tema, meio ambiente e Química, realizada com turmas da terceira série do Ensino Médio de uma escola pública de Cuité - PB, dividido em três etapas: a primeira etapa consistiu na organização da gincana, a partir deste momento surgiu o tema meio ambiente e a química, o qual tinha o intuito de conscientizar para ações de preservações ao meio ambiente.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A gincana foi proposta aos alunos com propósitos de despertar o interesse dos alunos, estimular a criatividade, promover o trabalho em equipe embasado no senso de uma consciência ambiental e ensinar química de forma lúdica. Os mesmo aceitaram o desafio e formaram duas equipes: “Os Terezas” com vinte e sete integrantes, representando as turmas do 3º ano A e “ os Heterogêneos”, com vinte e quatro participantes, representando a turma do 3º ano B . A equipe vencedora foi a “Os Terezas”. Entre garrafas PETs e latinhas de refrigerantes foram arrecadado um total de mil quatrocentos e vinte e oito itens, os quais foram doados para uma usina de reciclagem; as equipes construíram um terrário e apresentaram explicando os fenômenos nele envolvido, um experimento com material de baixo custo, uma paródia defendendo a Química e o Meio Ambiente e vários objetos feitos com materiais recicláveis abordado os 3Rs. As provas foram todas executadas com muita desenvoltura e entusiasmo, os alunos mostraram suas capacidades e habilidades em criar, explicar e trabalhar em equipe. A gincana oportunizou aos alunos e a equipe organizadora através das provas que envolvia questões, a aprendizagem de alguns conceitos sobre química e meio ambiente. Dentre alguns depoimentos de alunos e professores sobre o evento, pode-se perceber que as atividades lúdicas no ensino de química, desperta o interesse do aluno desmistificando o ensino de química tradicional numa perspectiva de aprendizado e muita motivação, os fazendo entender que a química está presente em nosso dia-a-dia.





CONCLUSÕES: Com a realização deste trabalho pode-se concluir que as atividades lúdicas em termos de ensino de química vêm se mostrando uma alternativa para os docentes em suas práticas pedagógicas, considerando-se o prazer e o divertimento na atividade, além do aprofundamento conceitual por meio da diversão. Outro aspecto relevante foi vivenciar juntamente com os alunos de turmas diferentes, que o processo de ensino-aprendizagem em química pode ser uma dinâmica motivadora e prazerosa, tanto para os docentes, quanto para os alunos, desde que haja criatividade e comprometimento de ambas as partes.

AGRADECIMENTOS: PIBID/CAPES/FNDE/UFCG

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, volume 3; Brasília: 1999.