TÍTULO: CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINODE QUÍMICA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE CAMPINA GRANDE
AUTORES: GAMA, LUCIANO FERREIRA (UEPB) ; CARVALHO, VALDELUCIA FELICIANO DE (UFPB) ; NASCIMENTO, WELINGOTON ALVES (UEPB) ; MARTINS, GEOVANA DO S. V. (UEPB) ; OLIVEIRA, PRISCILA MACENA DE (UEPB)
RESUMO: A disciplina de Química no Ensino Médio muitas vezes, resume-se a cálculos matemáticos e à memorização de fórmulas e nomenclaturas. Para Lima et al (2000), essa não contextualização da Química pode ser responsável pelo alto nível de rejeição do estudo desta ciência pelos alunos, dificultando o processo de ensino aprendizagem.
O governo, em uma tentativa de minimizar estas dificuldades, criaram os pcns que endossam a autonomia dos sistemas e unidades escolares para contextualizar os conteúdos curriculares de acordo com as características regionais, locais da vida do aluno. Em meio a este contexto, a pesquisa tentou conhecer melhor a prática de ensino dos professores de Química em relação à didática da contextualização e interdisciplinaridade da rede pública, da cidade de Campina Grande.
PALAVRAS CHAVES: contextualização, interdisciplinaridade.
INTRODUÇÃO: Com base na dificuldade apresentada pelos alunos da rede estadual de ensino em relação ao ensino-aprendizagem na disciplina de química, resolvemos fazer um trabalho em cima da compreensão dos docentes sobre contextualização e interdisciplinaridade em suas aulas de química. Para Lima ET, al (2000), essa não contextualização da Química pode ser responsável pelo alto nível de rejeição do estudo desta ciência pelos alunos, dificultando o processo de ensino aprendizagem.
A pesquisa foi realizada com 15 professores, referente a 10% das escolas da rede estadual de ensino de Campina Grande-PB, através de questionários com oito perguntas, relacionadas a contextualização e interdisciplinaridade no ensino de química. O governo, em uma tentativa de minimizar estas dificuldades, criou os PCNs que endossam a autonomia dos sistemas e unidades escolares para contextualizar os conteúdos curriculares de acordo com as características regionais. Em meio a este contexto, a pesquisa tentou conhecer melhor a prática de ensino dos professores de Química em relação à didática da contextualização e interdisciplinaridade da rede pública, da cidade de Campina Grande.
MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia aplica no desenvolvimento do trabalho foi através de questionários aplicados nas escolas de ensino médio na rede estadual deensino da cidade de Campina Grande. Contando com a participação dos docentes quese empenharam na resolução dos mesmos para contribuir com o desenvolvimento continuado. Foram feitas entrevistas com alunos para ver suas necessidades dentro doensino de química e com isso tentarmelhorar a contextualização e interdisciplinaridade dentro do ensino de química
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com base nos questionários aplicados vemos que quanto a formação do corpo docente pesquisado temos: Com base no ano de formação, poderiam saber se este docente teve na academia o contato com os PCNs de sua relativa área, daí conhecendo melhor os PCNs pode fazer uma melhor adaptação de suas aulas com a contextualização e a interdisciplinaridade. As formações dos professores que participaram da pesquisa obedecem:(4) formados antes de 1990(5) formados entre 1990 e 2000,(6) formados entre 2001 a 2008.
A opinião dos pesquisados é que essa proposta, não condiz com a realidade do aluno, porque é necessário uma conjuntura de fatores que a maioria das escolas públicas não apresentam, para que seja colocada em prática essa nova didática.Quando relacionamos as perguntas referentes a contextualização e interdisciplinaridade, Pode-se afirmar que um pequeno grupo de professores contextualiza em sala de aula a partir do conhecimento prévio da realidade do aluno. Uma maioria segue apenas os textos que vem no livro trabalhado, não interdisciplina com outros textos e nem leva em consideração a vivencia do aluno que poderia contribuir para uma melhor aprendizagem. Entre o pequeno grupo que interage com o aluno apenas um realiza em suas aulas experiências para que o aluno tenha uma melhor visão do contexto. Essa didática é positiva e necessária para relação professor–aluno–aprendizagem e permite que as aulas sejam produtivas.
Contextualizar o conteúdo que se quer ser aprendido significa, assumir que todo conhecimento envolve uma relação entre sujeito e objeto (...).O tratamento contextualizado do conhecimento é o recurso que a escola tem para retirar o aluno da condição de espectador passivo. (Brasil, 1998).
CONCLUSÕES: Diante dos dados coletados na pesquisa foi concluído que 9 professores não utilizam a interdisciplinaridade no ensino de química em suas aulas, seja por falta de planejamento escolar ou por dificuldade próprias.No entanto foi possível observar que contextualizam deixando a aula mais dinâmica. O que foi constatado é que os professores que contextualizam, não conseguem dar a motivação necessária à sua turma por diversos motivos. Mas contextualizar significa motivar seus alunos, para que com isso, o mesmo vá a busca de mais conhecimentos. A motivação desempenha um papel central na aprendizagem.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1]LIMA, J. F. L. et al. A contextualização no Ensino de Cinética Química. Química Nova na Escola, n. 11, maio DCE 2000. p.26 – 29.[2]______. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Básica (SEB), Departamento de Políticas de Ensino
Médio.Orientações Curriculares do Ensino Médio. Brasília, DF: MEC/SEB,2004.[3] (Ricardo,2003,v,4,p,11).