TÍTULO: CONSTRUÇÃO DE MODELOS DE CÉLULAS DE BAIXO CUSTO A PARTIR DE MATERIAIS ALTERNATIVOS APLICADOS EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

AUTORES: SÁ, A. M. (IFPB) ; TAVARES, M. R. S. (IFPB) ; SILVA, A. L. (IFPB) ; HORA, P. H. A. (IFPB) ; GUEDES, S. D. F. (IEG) ; WANDERLEY, L. P. M. (IFPB)

RESUMO: Uma das grandes dificuldades no ensino de ciências é o entendimento das visualizações
de células apenas tratada de forma abstrata nas aulas, tanto do ensino médio quanto no
ensino fundamental. A visualização de células corresponde à principal ferramenta no
aprendizado do ensino de citologia, além disso, o custo de equipamentos como
microscópio é alto e muitas escolas são desprovidas de tal recurso.
O trabalho tem como objetivo a construção de modelos células a partir da utilização de
bisqui como matéria prima. A vantagem do uso deste material é a facilidade de ser
encontrado, o que facilita a vida dos estudantes como também dos professores de
ciências, geralmente professores de química do 9°ano.

PALAVRAS CHAVES: materiais alternativos; estruturas celulares; ensino.

INTRODUÇÃO: É possível que todos já tenham ouvido falar que a célula é a unidade fundamental da
vida. Isso significa dizer que para um "ser vivo" possuir vida, no mínimo, ele deverá
ser formado por uma célula. Assim, nada mais natural, que para o aprendizado sobre de
ciências, analisarem as estruturas presentes em uma célula e suas funções seja
através da Citologia. Muitos professores de química são responsáveis pelo ensino do
9°ano, isso engloba os conteúdos de biologia, química e física, portanto, para a
visualização de células é necessário a utilização de um microscópio, porém muitas
escolas são desprovidas desse equipamento, com isso, a utilização dos modelos
alternativos nas aulas os alunos ficam mais concentrados e interessados pelo
conteúdo.
Segundo o PCN (1998), é imprescindível considerar o mundo vivencial dos alunos, sua
realidade próxima ou distante, os objetos e fenômenos com que efetivamente lidam, ou
os problemas e indagações que movem sua curiosidade. Com isso, pode incluir reações
químicas, visualizações de estruturas celulares e fenômenos físicos.


MATERIAL E MÉTODOS: A partir de modelos de células comerciais e de referências, o grupo sugeriu a
construção dos mesmos utilizando bisqui. Foi feita uma revisão da literatura, e
poucos trabalhos sugerem a utilização de materiais alternativos para tal uso, segundo
Silveira et al (2004), a utilização de técnicas com o uso materiais alternativos,
tais como a modelagem de estruturas pode ser uma forma alternativa para produzir
peças ou modelos anatômicos ou celulares, que normalmente são de difícil obtenção
através de dissecação, por serem muito pequenas ou de difícil acesso; nestes casos,
tais técnicas tornam-se ferramentas eficientes para produção desses modelos, com
custo relativamente baixo e de fácil aquisição, para serem utilizados no processo
ensino-aprendizagem no estudo de biologia. Além disso, obtenção de peças anatômicas
humanas ou lâminas de variáveis tipos de células para fins de estudos e pesquisas é
dificultada em virtude da legislação vigente no país (para peças anatômicas), ainda
que para preparar tais peças ou lâminas é um processo que exige paciência, dedicação
e conhecimento, pois devem expor bem as estruturas evidenciadas e ser esteticamente
agradável sua visualização (RODRIGUES, 2005).
Portanto, todos podem trabalhar com essa técnica, pois a confecção das mesmas
necessitam de matérias como vaselina, maisena, vinagre, e que pode ser de fácil
aquisição.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os modelos confeccionados foram de grande sucesso, pois os alunos participaram
integralmente na construção dos modelos alternativos das células, no que foi grande
aproveitamento e rendimentos dos estudantes nas aulas de introdução a citologia do
9°ano do ensino fundamental e que também são utilizados nas aulas da 1ª série do ensino
médio tornando o conteúdo menos abstrato sem a presença de um microscópio.



CONCLUSÕES: Uma proposta de integração do entre alunos e professor na confecção de modelos
celulares em aulas sobre a citologia no ensino de nível fundamental e médio é
apresentada. Modelos de células foram desenvolvidos e aplicados com bons resultados
nesse nível de ensino, além da aceitação das escolas não portadores de equipamentos ou
suportes para isso tipo de aula.

AGRADECIMENTOS: Aos diretores do IEG

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. MEC. SEF. Parâmetros Curriculares para o Ensino Fundamental. Brasília, 1998.

http://www.colegioweb.com.br/biologia/citologia1, acesso em 24 de março de 2010.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Biologia_celular, acesso em 25 de abril de 2010.

Rodrigues, H. (2005). Técnicas Anatômicas.Propria: Vitoria, 58p.

Silveira, T.L.; Beu, C.C.L.; Ribeiro, F.L.C.; Fenato, R.R.; Neto, R.M., Cintra, J.C.; Magro, V.S. (2004). Preparo de peças didáticas para o estudo prática de Anatomia. Arq. Apadec, 8 (supl. 2): 27 – 27.