TÍTULO: SESQUÍMICA SHOW - DESPERTANDO O INTERESSE DA QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

AUTORES: TAVARES, M. R. S. (IFPB) ; SILVA, A. L. (IFPB) ; SÁ, A. M. (IFPB) ; SILVA, H. C. (IFPE) ; LORENZO, J. G. F. (IFPB) ; SANTOS, M. L. B. (IFPB) ; MACHADO, S. (IFPB) ; ROCHA, D. (IFPB)

RESUMO: A química é considerada um disciplina abstrata e muitas vezes recusadas pelos alunos.
Com isso o presente trabalho tem como objetivo despertar o interesse dos alunos pela
ciência realizando atividades práticas de forma fascinante sempre focalizando o
conteúdo teórico-prática para aprendizagem.

PALAVRAS CHAVES: show da química; ensino-aprendizagem; atividades experimentais

INTRODUÇÃO: Realizado para interagir a química com os alunos, o SESQUÍMICA teve com objetivo
despertar no educando o interesse por essa ciência e levar os estudantes a perceber que
a Química está presente em sua vida e que ela pode ajudá-los a compreender muitos dos
assuntos dos quais ouvem falar e dos quais são informados pelos meios de comunicação,
como também aguçar o interesse pela pesquisa cientifica, vivenciar a importância do
trabalho em equipe, discutir a função social do conhecimento químico, no sentido da
formação de sujeitos críticos e criativos, capazes de intervir de forma mais
qualificada na sociedade e nos ambientes onde atuam.


MATERIAL E MÉTODOS: A platéia foram os alunos Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem
SESQUICENTENÁRIO do ensino noturno.
Foram realizados os seguintes experimentos:
Chopp Químico
Varinha Mágica
Explosão do Sódio Metálico
Bomba de Hidrogênio
Chama Fria
Teste da Chama
Foguete a Álcool
Garrafa Azul


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através de experimentos de laboratório, os alunos visualizam, na prática, a teoria
ensinada em sala de aula.
O SESQUÍMICA aproxima as pessoas do estudo da Química pelo fato de utilizar
materiais que podem ser facilmente encontrados para a realização dos experimentos em
casa, mas o contato com determinadas substâncias requer o acompanhamento de um
responsável.






CONCLUSÕES: Com isso, pode-se concluir que as aulas de química ficaram mais interessantes e
participativas após a realização do Show da Química. Além disso, o grupo realiza esse
evento em outras instituições de ensino despertando no aluno o ensino da química em
todo município de João Pessoa.

AGRADECIMENTOS: CAPES – CNPq – PIBID;
Diretores e alunos do SESQUICENTENÁRIO;
Ao IFPB

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: http://www.upf.br/quimica/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=21
 http://www.gluon.com.br/blog/2005/07/07/explosoes-sodio/
http://www.searadaciencia.ufc.br/sugestoes/quimica/quimica008.htm
http://www.mctlondrina.uel.br/index.php?id=experimentos